Pular para o conteúdo principal

TRE cassa mandato de deputado que fez campanha em cultos

João Henrique Caldas
Foto mostra JHC distribuindo "santinho" em show de R.R. Soares
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Alagoas cassou por 4 votos a 3 o mandato do deputado estadual João Henrique Caldas (PTN), na foto, por se aproveitar em 2010 de eventos evangélicos para fazer campanha política. Naquele ano, o nome do então candidato foi citado em pelo menos oito vezes nesses eventos.  JHC, como é chamado, compareceu a dois deles.

Em uma foto da época, acompanhado de cabos eleitorais, JHC aparece distribuindo “santinhos” a participantes de um show no interior de Alagoas do líder da Igreja Internacional da Graça, pastor R.R. Soares.  JHC chegou a subir no palco, ficando ao lado do pastor.

Quem denunciou JHC ao TRE foi Linaldo Araújo, que desistiu da ação, mas o MPE (Ministério Público Eleitoral) levou o caso adiante. O radialista Bekman Amorin de Moura, do FNCCE (Fórum Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral), foi uma das testemunhas.

A decisão do TRE de Alagoas serve como alerta aos candidatos para que, nas próximas eleições, não usem pastores como cabos eleitores. Pelos critérios desse tribunal, se José Serra (PSDB) ou Celso Russomanno (PRB) tivesse sido eleito prefeito de São Paulo, o seu mandato poderia ser questionado, dado o envolvimento de sua campanha com líderes religiosos.

Valdemiro Santiago, chefe da Igreja Mundial, chegou a abençoar a candidatura de Serra, em um culto que teve a presença do candidato. No caso de Russomanno, um templo da Igreja Universal lhe serviu como comitê eleitoral.

Com informação do Terra, entre outras fontes.

Em SP, igreja impõe a pastores meta de votos para Russomanno
7 de setembro de 2012

Religião na política.

Comentários

Claudio Tavares disse…
Por falar em Valdemiro, ele anda sumido, né?
Anônimo disse…
Já foi um, falta só mais uma caralhada de gente que usa igreja como palanque eleitoral.
TRE-PT disse…
Se o pastor ou padre estiver fazendo campanha pro PT, então pode.
Anônimo disse…
para o pt pode chupa crentelhooooooooooooooo.....
Abraço por trás disse…
Eu acho que o pastor ou o padre tem o direito de se posicionar e dar seu apoio ao candidato de seu agrado. Normal, faz parte do processo democrático.

Mas candidato apoiado por pastor não deve se eleger. Senão, adeus democracia. Esse país não precisa de político evangélico. Essa corja tem que ficar fora da política. Nunca vi um políticop ecangélico que prestasse. Todos que conheço são canalhas. Da pior espécie.
Rita Candeu disse…
e como ficam os candidatos que Malafaia se gabou de ter conseguido eleger?

ele - o Mala - disse que:

Fora isto, foram eleitos milhares de vereadores evangélicos, dezenas e dezenas de prefeitos evangélicos, sem contar o número gigante de candidatos evangélicos a vice-prefeito, foi um verdadeiro show! Vamos ver se a imprensa vai fazer um levantamento para confirmar o que estou falando.

6- Por bondade, graça e misericórdia de Deus, apoiamos 18 candidatos a vereador (segundo especialistas, a eleição política mais difícil é a de vereador), 16 foram eleitos, incluindo, entre eles, o irmão Alexandre Isquierdo, membro de nossa igreja, oitavo vereador mais votado no Rio de Janeiro. Ajudamos diretamente, com nosso apoio, 25 candidatos a prefeito: 18 venceram e 7 foram derrotados.

tudo no "Verdade Gospel" - ironia esse nome
Anônimo disse…
na próxima campanha que venha o papa no brasil ser cabo eleitoreiro de algum candidato é normal e nem da nada.
Anônimo disse…
nas próximas eleições eu vou ajudar celular na mão e horas de culto se gravar pastor dentri de igreja pedindo voto vou denunciar , porque infelizmente ninguém fiscaliza nada neste brasil , tanto que o ministerio publico só descobre algo quando algum cidadão denuncia como foi o caso do terreno doado a igreja evangélica.
Anônimo disse…
Sumido daqui do blog, né?
Anônimo disse…
Tome cuidado!
Plunct Plact Zum disse…
Pra justiça eleitoral, divulgar o nome é campanha eleitoral.
Satanás o Único e Verdadeiro. Eu Sou. disse…
A igreja é tão sem graça que eu durmo ,só me divirto quando um doente fica se debatendo e o pastor gritando sai diabo..sai em nome de Jesus..hahaha

Por isso que político só vai na igreja quando é pra pedir votos ,igreja é um tédio .. Mais é do meu trabalho andar por todos os lugares.
Anônimo disse…
Pois é, na campanha eleitoral da televisão eles nem falam o nome, né? Aliás, nem tem alguns que apenas falam o nome, né? Divulgar o nome nem deveria ser considerado campanha eleitoral, né? Né? Né? Né???
Anônimo disse…
Só podia ser o cabeça de vento maria vai com as outras mesmo!
Anônimo disse…
É por isso que...

♪♫ ...não vai a lugar nenhum! ♪♫
Anônimo disse…
Espero que seja abduzido, assim como os outros "ficibóis de jezuis".
Anônimo disse…
Pô, Satanás, melhore aí o Português - parece até os encostos das igrejas, que só sabem falar no dialeto brasilês-mentecapto. Ora, cê não era o anjo mais sábio de todos? Cê não é o verdadeiro mantenedor do mundo? Pô, cê deveria saber fluentemente todos os idiomas, até os extintos. E não vale consultar o GoogleTradutor, que é obra divina - Google assassinou Jeová e fez da internete a nova casa de oração e adoração.
Anônimo disse…
Pastores e padres têm o direito é de ficarem calados. Aliás, calados já estão muito do errados.
Anônimo disse…
Crente idiota. Quando a casa cai para os queridos dele, eles sempre vem querer desviar o foco.
Filhos de Satã disse…
Satanás agradece pela sua conversão, o mestre é sábio e fez tudo pra tocar você . Fique atento.
Mário Antonio Gama disse…
Já passou da hora de dar um basta a esses candidatos evangélicos em especial da universidade do crime Universal.Todos dizem que vão ser o sal da terra e fazer a diferença, quando chegam lá:são funcionários fantasmas;venda de apoio a projetos do governo;consguir do governo consessão de rádios;empregar parentes e amigos nos cargos das empresas públicas. Vejam o Marcelo Crivela é sobrinho do macêdo chefe da universal, é ministro da pesca do governo que defende aborto e maconha, apoia o PT o partido do mensalão, então o bispo senador Crivela apoia toda essa sujeira.
O bispo Rodrigues,um dos fundadores da universal e coordenador político da IURD já foi condenado e agora a universal pulou para o PR e faz de conta que o mensalão não foi com eles.A fórmula é sempre a mesma:conseguir o voto dos irmãos e após assumir dedicar-se a atacar os cofres públicos, isso ocorre em todas as igrejas o irmão que vota continua sem ter qualque beneficío mas o pastor que apoiou o candidato ganha dinheiro, cargos para os filhos e outras sacanagens que passam a valer, igual a Record comprada com dinheiro da igreja,hoje em nome do macêdo e apresenta a fazenda com muitas bundas e sacanagem do jeito que o diabo gosta: Simmm ou Nãoooo.
Anônimo disse…
Tã errado o que uma coisa tem a ver com outra?
Não se usa o bolas família, obras que só ficam prontas na véspera da eleição? cotas raciais, Se o pastor permitiu, vota nele quem quiser.
Daqui a pouco vão proibir o voto de religiosos, isto é ditadura do estado dizendo o que vc pode fazer.
Como é que o TRe sabe que todos os votos que ele recebeu foram dados por religiosos? O lula n esta sendo julgado, no mensalão mesmo sendo o maior beneficiário da compra de votos será que a regra n é a mesma ?
Anônimo disse…
Os caminhos que o senhor usa, são certos e assertivos. Incomodou sem nenhum esforço uma alma desesperada.
Pqdrocha.
José Ferro disse…
Politica e religião tem tudo a ver, ambos vivem de sulgar a população indefeza, isso é lamentável, vejo pessoas deixando dividas atrazar para dá pra igrejas, essa corja deveria ao menos pagar impostos, já que grandes empresas que arrrecerdam bilhões...
Plunct Plact Zum disse…
Os apresentadores de televisão todo dia aparecem divulgando o nome e a justiça eleitoral não diz que é campanha eleitoral.
Plunct Plact Zum Plim! disse…
A justiça eleitoral obriga o eleitor a apertar qualquer botão da urna, dando a opção de apertar em branco, que dá o mesmo resultado de alguém que não apertou nenhum botão.
Anônimo disse…
Tem aí bastante 'material' para o TSE investigar. Deixem o Malafeio dando bandeira...
Anônimo disse…
Nos ônibus da Baixada Fluminense, há um sistema de televisão chamado BusTV.

A Igreja Universal paga esse tal de BusTV para que ela divulgue informações falsas que beneficiam seus candidatos e aliados.
Plunct Plact Zum Plim Tchan! disse…
O voto em branco tem o mesmo efeito que o voto nulo, ou seja, tanto faz perder tempo apertando vários botões, quanto apertar só o branco.

Muita gente pensa que ainda existe diferença entre o branco e o nulo, então gastam seus dedos apertando botões por medo de estarem ajudando o candidato preferido ao votar em branco, mas isso não existe mais, desde setembro de 1997.
Otário Anônimo disse…
Mas... então esses ônibus não cobram passagem dos usuários, né mermo???
Anônimo disse…
Deixa ver se eu entendi, se o cara foi eleito usando a Igreja como apoio, pode ser cassado? Na minha terra o prefeito faz isso direto, dá dinheiro para as igrejas evangélicas, usa dinheiro publico para fazer eventos evangelicos, e fez campanha dentro dos templos evangélicos. Teria como eu cassar o evangélico safado???
Anônimo disse…
E o Fernando Haddad (PT-SP), que obteve apoio de alguns pastores e católicos que fizeram campanha pra ele?

O TSE tem que investigar e cassá-lo também.
Haddad e seus cabos eleitorais religiosos disse…
Paulopes disse:

"A decisão do TRE de Alagoas serve como alerta aos candidatos para que, nas próximas eleições, não usem pastores como cabos eleitores. Pelos critérios desse tribunal, se José Serra (PSDB) ou Celso Russomanno (PRB) tivesse sido eleito prefeito de São Paulo, o seu mandato poderia ser questionado, dado o envolvimento de sua campanha com líderes religiosos."

Só o Serra e o Russomano?

Vale lembrar que alguns pastores evangélicos e líderes católicos apoiaram Fernando Haddad (PT), candidato a prefeito de SP, atuando como cabos eleitorais, fazendo campanha e pedindo aos fiéis que votassem nele.

Sendo assim, é hora de questionar a legitimidade dessa eleição e, em respeito à legislação e ao Estado laico, cassar/anular o mandato do petista Fernando Haddad, que contou com lideranças religiosas como cabos eleitorais.
Anônimo disse…
Se for a favor do PT, religiosos podem fazer campanha eleitoral - garantem petistas e ateus satisfeitos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...