Pular para o conteúdo principal

TRE cassa mandato de deputado que fez campanha em cultos

João Henrique Caldas
Foto mostra JHC distribuindo "santinho" em show de R.R. Soares
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Alagoas cassou por 4 votos a 3 o mandato do deputado estadual João Henrique Caldas (PTN), na foto, por se aproveitar em 2010 de eventos evangélicos para fazer campanha política. Naquele ano, o nome do então candidato foi citado em pelo menos oito vezes nesses eventos.  JHC, como é chamado, compareceu a dois deles.

Em uma foto da época, acompanhado de cabos eleitorais, JHC aparece distribuindo “santinhos” a participantes de um show no interior de Alagoas do líder da Igreja Internacional da Graça, pastor R.R. Soares.  JHC chegou a subir no palco, ficando ao lado do pastor.

Quem denunciou JHC ao TRE foi Linaldo Araújo, que desistiu da ação, mas o MPE (Ministério Público Eleitoral) levou o caso adiante. O radialista Bekman Amorin de Moura, do FNCCE (Fórum Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral), foi uma das testemunhas.

A decisão do TRE de Alagoas serve como alerta aos candidatos para que, nas próximas eleições, não usem pastores como cabos eleitores. Pelos critérios desse tribunal, se José Serra (PSDB) ou Celso Russomanno (PRB) tivesse sido eleito prefeito de São Paulo, o seu mandato poderia ser questionado, dado o envolvimento de sua campanha com líderes religiosos.

Valdemiro Santiago, chefe da Igreja Mundial, chegou a abençoar a candidatura de Serra, em um culto que teve a presença do candidato. No caso de Russomanno, um templo da Igreja Universal lhe serviu como comitê eleitoral.

Com informação do Terra, entre outras fontes.

Em SP, igreja impõe a pastores meta de votos para Russomanno
7 de setembro de 2012

Religião na política.

Comentários

Claudio Tavares disse…
Por falar em Valdemiro, ele anda sumido, né?
Anônimo disse…
Já foi um, falta só mais uma caralhada de gente que usa igreja como palanque eleitoral.
TRE-PT disse…
Se o pastor ou padre estiver fazendo campanha pro PT, então pode.
Anônimo disse…
para o pt pode chupa crentelhooooooooooooooo.....
Abraço por trás disse…
Eu acho que o pastor ou o padre tem o direito de se posicionar e dar seu apoio ao candidato de seu agrado. Normal, faz parte do processo democrático.

Mas candidato apoiado por pastor não deve se eleger. Senão, adeus democracia. Esse país não precisa de político evangélico. Essa corja tem que ficar fora da política. Nunca vi um políticop ecangélico que prestasse. Todos que conheço são canalhas. Da pior espécie.
Rita Candeu disse…
e como ficam os candidatos que Malafaia se gabou de ter conseguido eleger?

ele - o Mala - disse que:

Fora isto, foram eleitos milhares de vereadores evangélicos, dezenas e dezenas de prefeitos evangélicos, sem contar o número gigante de candidatos evangélicos a vice-prefeito, foi um verdadeiro show! Vamos ver se a imprensa vai fazer um levantamento para confirmar o que estou falando.

6- Por bondade, graça e misericórdia de Deus, apoiamos 18 candidatos a vereador (segundo especialistas, a eleição política mais difícil é a de vereador), 16 foram eleitos, incluindo, entre eles, o irmão Alexandre Isquierdo, membro de nossa igreja, oitavo vereador mais votado no Rio de Janeiro. Ajudamos diretamente, com nosso apoio, 25 candidatos a prefeito: 18 venceram e 7 foram derrotados.

tudo no "Verdade Gospel" - ironia esse nome
Anônimo disse…
na próxima campanha que venha o papa no brasil ser cabo eleitoreiro de algum candidato é normal e nem da nada.
Anônimo disse…
nas próximas eleições eu vou ajudar celular na mão e horas de culto se gravar pastor dentri de igreja pedindo voto vou denunciar , porque infelizmente ninguém fiscaliza nada neste brasil , tanto que o ministerio publico só descobre algo quando algum cidadão denuncia como foi o caso do terreno doado a igreja evangélica.
Anônimo disse…
Sumido daqui do blog, né?
Anônimo disse…
Tome cuidado!
Plunct Plact Zum disse…
Pra justiça eleitoral, divulgar o nome é campanha eleitoral.
Satanás o Único e Verdadeiro. Eu Sou. disse…
A igreja é tão sem graça que eu durmo ,só me divirto quando um doente fica se debatendo e o pastor gritando sai diabo..sai em nome de Jesus..hahaha

Por isso que político só vai na igreja quando é pra pedir votos ,igreja é um tédio .. Mais é do meu trabalho andar por todos os lugares.
Anônimo disse…
Pois é, na campanha eleitoral da televisão eles nem falam o nome, né? Aliás, nem tem alguns que apenas falam o nome, né? Divulgar o nome nem deveria ser considerado campanha eleitoral, né? Né? Né? Né???
Anônimo disse…
Só podia ser o cabeça de vento maria vai com as outras mesmo!
Anônimo disse…
É por isso que...

♪♫ ...não vai a lugar nenhum! ♪♫
Anônimo disse…
Espero que seja abduzido, assim como os outros "ficibóis de jezuis".
Anônimo disse…
Pô, Satanás, melhore aí o Português - parece até os encostos das igrejas, que só sabem falar no dialeto brasilês-mentecapto. Ora, cê não era o anjo mais sábio de todos? Cê não é o verdadeiro mantenedor do mundo? Pô, cê deveria saber fluentemente todos os idiomas, até os extintos. E não vale consultar o GoogleTradutor, que é obra divina - Google assassinou Jeová e fez da internete a nova casa de oração e adoração.
Anônimo disse…
Pastores e padres têm o direito é de ficarem calados. Aliás, calados já estão muito do errados.
Anônimo disse…
Crente idiota. Quando a casa cai para os queridos dele, eles sempre vem querer desviar o foco.
Filhos de Satã disse…
Satanás agradece pela sua conversão, o mestre é sábio e fez tudo pra tocar você . Fique atento.
Mário Antonio Gama disse…
Já passou da hora de dar um basta a esses candidatos evangélicos em especial da universidade do crime Universal.Todos dizem que vão ser o sal da terra e fazer a diferença, quando chegam lá:são funcionários fantasmas;venda de apoio a projetos do governo;consguir do governo consessão de rádios;empregar parentes e amigos nos cargos das empresas públicas. Vejam o Marcelo Crivela é sobrinho do macêdo chefe da universal, é ministro da pesca do governo que defende aborto e maconha, apoia o PT o partido do mensalão, então o bispo senador Crivela apoia toda essa sujeira.
O bispo Rodrigues,um dos fundadores da universal e coordenador político da IURD já foi condenado e agora a universal pulou para o PR e faz de conta que o mensalão não foi com eles.A fórmula é sempre a mesma:conseguir o voto dos irmãos e após assumir dedicar-se a atacar os cofres públicos, isso ocorre em todas as igrejas o irmão que vota continua sem ter qualque beneficío mas o pastor que apoiou o candidato ganha dinheiro, cargos para os filhos e outras sacanagens que passam a valer, igual a Record comprada com dinheiro da igreja,hoje em nome do macêdo e apresenta a fazenda com muitas bundas e sacanagem do jeito que o diabo gosta: Simmm ou Nãoooo.
Anônimo disse…
Tã errado o que uma coisa tem a ver com outra?
Não se usa o bolas família, obras que só ficam prontas na véspera da eleição? cotas raciais, Se o pastor permitiu, vota nele quem quiser.
Daqui a pouco vão proibir o voto de religiosos, isto é ditadura do estado dizendo o que vc pode fazer.
Como é que o TRe sabe que todos os votos que ele recebeu foram dados por religiosos? O lula n esta sendo julgado, no mensalão mesmo sendo o maior beneficiário da compra de votos será que a regra n é a mesma ?
Anônimo disse…
Os caminhos que o senhor usa, são certos e assertivos. Incomodou sem nenhum esforço uma alma desesperada.
Pqdrocha.
José Ferro disse…
Politica e religião tem tudo a ver, ambos vivem de sulgar a população indefeza, isso é lamentável, vejo pessoas deixando dividas atrazar para dá pra igrejas, essa corja deveria ao menos pagar impostos, já que grandes empresas que arrrecerdam bilhões...
Plunct Plact Zum disse…
Os apresentadores de televisão todo dia aparecem divulgando o nome e a justiça eleitoral não diz que é campanha eleitoral.
Plunct Plact Zum Plim! disse…
A justiça eleitoral obriga o eleitor a apertar qualquer botão da urna, dando a opção de apertar em branco, que dá o mesmo resultado de alguém que não apertou nenhum botão.
Anônimo disse…
Tem aí bastante 'material' para o TSE investigar. Deixem o Malafeio dando bandeira...
Anônimo disse…
Nos ônibus da Baixada Fluminense, há um sistema de televisão chamado BusTV.

A Igreja Universal paga esse tal de BusTV para que ela divulgue informações falsas que beneficiam seus candidatos e aliados.
Plunct Plact Zum Plim Tchan! disse…
O voto em branco tem o mesmo efeito que o voto nulo, ou seja, tanto faz perder tempo apertando vários botões, quanto apertar só o branco.

Muita gente pensa que ainda existe diferença entre o branco e o nulo, então gastam seus dedos apertando botões por medo de estarem ajudando o candidato preferido ao votar em branco, mas isso não existe mais, desde setembro de 1997.
Otário Anônimo disse…
Mas... então esses ônibus não cobram passagem dos usuários, né mermo???
Anônimo disse…
Deixa ver se eu entendi, se o cara foi eleito usando a Igreja como apoio, pode ser cassado? Na minha terra o prefeito faz isso direto, dá dinheiro para as igrejas evangélicas, usa dinheiro publico para fazer eventos evangelicos, e fez campanha dentro dos templos evangélicos. Teria como eu cassar o evangélico safado???
Anônimo disse…
E o Fernando Haddad (PT-SP), que obteve apoio de alguns pastores e católicos que fizeram campanha pra ele?

O TSE tem que investigar e cassá-lo também.
Haddad e seus cabos eleitorais religiosos disse…
Paulopes disse:

"A decisão do TRE de Alagoas serve como alerta aos candidatos para que, nas próximas eleições, não usem pastores como cabos eleitores. Pelos critérios desse tribunal, se José Serra (PSDB) ou Celso Russomanno (PRB) tivesse sido eleito prefeito de São Paulo, o seu mandato poderia ser questionado, dado o envolvimento de sua campanha com líderes religiosos."

Só o Serra e o Russomano?

Vale lembrar que alguns pastores evangélicos e líderes católicos apoiaram Fernando Haddad (PT), candidato a prefeito de SP, atuando como cabos eleitorais, fazendo campanha e pedindo aos fiéis que votassem nele.

Sendo assim, é hora de questionar a legitimidade dessa eleição e, em respeito à legislação e ao Estado laico, cassar/anular o mandato do petista Fernando Haddad, que contou com lideranças religiosas como cabos eleitorais.
Anônimo disse…
Se for a favor do PT, religiosos podem fazer campanha eleitoral - garantem petistas e ateus satisfeitos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Ministro do STF diz que crucifixo é cultura, e não religião

Peluso está ligado à corrente da teologia da libertação O ministro Antonio Cezar Peluso (foto), 70, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu a presença do crucifixo no espaço público porque, para ele, esse símbolo é uma expressão da formação da cultura brasileira, e não de uma religião. Peluso falou sobre esse assunto ao site Consultor Jurídico, em uma entrevista de despedida do STF. Com 45 anos de magistratura — 9 dos quais no Supremo —, Peluso vai se aposentar no segundo semestre. Na quinta-feira (19), ele entregará a condução da instituição ao ministro Carlos Ayres Britto. Em sua argumentação a favor da permanência do crucifixo no espaço público, incluindo nos tribunais, Peluso disse que Pilatos, para não ter de tomar uma posição, promoveu um julgamento democrático de Cristo, e “o povo foi usado como instrumento de uma ideologia para oprimir um homem inocente”. Nesse sentido, disse, o crucifixo é uma advertência aos juízes e à sociedade sobre as c...

Avança emenda que submete decisões do STF ao Congresso

Campos, líder da bancada evangélica, criticou o "ativismo judiciário" Com apoio da bancada evangélica, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), da Câmara dos Deputados, aprovou ontem (25) por unanimidade a Proposta de Emenda Constitucional que permite ao Congresso Nacional sustar decisões do STF (Supremo Tribunal Federal).  De autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), a PEC passou a ser prioritária aos deputados da militância evangélica e católica após a decisão do STF que permite o aborto de fetos anencéfalos. O deputado João Campos (foto), coordenador da bancada evangélica, disse que a PEC, se aprovada, vai acabar com o “ativismo judiciário”. "Precisamos pôr um fim nesse governo de juízes”, disse o deputado do PSDB-GO. “Isso já aconteceu na questão das algemas, da união estável de homossexuais, da fidelidade partidária, da definição dos números de vereadores e agora no aborto de anencéfalos." Evangélicos querem se impor como em países isl...

Colégio adventista ensina dilúvio em aula de história

Professor coloca criacionismo e evolução no mesmo nível No Colégio Adventista de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), o dilúvio é matéria de ensino não só nas aulas de religião, mas também nas de história, embora não haja qualquer indício científico de que tenha havido esse evento da natureza conforme está descrito na Bíblia. Para Toni, estudantes "confirmaram' a crença A foto do professor Toni Carlos Sanches  em uma sala de aula do 6º ano considerando na lousa a possibilidade de os fósseis terem se formado na época do dilúvio tem gerado acalorado debate no Facebook, a ponto de o colégio ter emitido uma nota tentando se justificar. O colégio informou que ministra aulas de criacionismo em conjunto com evolucionismo, admitindo, assim, que coloca os textos bíblicos no mesmo patamar de credibilidade da teoria do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), autor do livro "A Origem das Espécies". A nota procura dar ideia de...

Christopher Hitchens afirma que Jesus supera Deus em crueldade

'Jesus foi quem primeiro  falou do fogo eterno' Atualização: Hitchens morreu no dia 15 de dezembro de 2011 .  O Novo Testamento, o do Deus pai de Jesus, costuma ser citado por cristãos conscienciosos como uma espécie de upgrade,  com menos bugs,  do Velho Testamento, onde está o Deus mesquinho, cruel e insano. Para Christopher Hitchens (foto abaixo), contudo, o Novo Testamento é mais terrível que o Velho.

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Caridade das religiões não as absolve de suas atrocidades

de Cogita Tibi em resposta a Willian Papp  sobre Violência ‘em nome de Deus’ não é culpa da religião, diz papa Willian: "As religiões podem ser usadas para qualquer fim. Podem-se promover obras de caridades e massacres em nome de Deus." Religião católica é responsável pelo sofrimento de milhões de pessoas Isso é verdade, mas pode ser dito de tudo. E, nesse sentido, esse fato não exime as religiões, ou qualquer outra organização, de ser responsabilizada por seus atos daninhos ou prejudiciais. Reconhecer que uma organização religiosa pode ser direcionada para ajudar alguém, não a absolve, por exemplo, de ter protegido pedófilos para se proteger. Willian: "Uma faca é culpada de ter degolado alguém? Não seria aquele que usa a faca o verdadeiro culpado?" Não exatamente, a comparação tem alguns problemas. Por exemplo, um sapato e uma faca podem ser utilizados para machucar, mas qual dos dois objetos tem maior capacidade ofensiva e maior eficácia em causar...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...