Pular para o conteúdo principal

Comissão vai apontar religiosos que ajudaram a ditadura

Paulo Sérgio Pinheiro
Pinheiro disse ser importante revelar
quem colaborou com os militares
A Comissão Nacional da Verdade criou um grupo para investigar padres, pastores e demais sacerdotes que colaboraram com a ditadura militar (1964-1985), bem como os que foram perseguidos.

“Os que resistiram [à ditadura] são mais conhecidos do que os que colaboraram”, afirmou Paulo Sérgio Pinheiro (foto), que é o coordenador desse grupo. “É muito importante refazer essa história."

Ele falou que, de início, o apoio da Igreja Católica ao golpe de Estado “ficou mais visível”, mas ela rapidamente se colocou em uma “situação de crítica e resistência.”

O bispo Carlos de Castro, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, admitiu que houve pastores que trabalharam como agentes do Dops, a polícia de repressão política da ditadura. Mas disse que nenhuma igreja apoiou oficialmente os militares.

No ano passado, a imprensa divulgou o caso do pastor batista e capelão Roberto Pontuschka. De dia ele consolava os presos, falando sobre Deus, e à noite os torturava. Em maio deste ano, a Comissão de Anistia concedeu indenização ao evangélico Anivaldo Padilha, 72, que foi denunciado ao regime pelo bispo Isaías Fernando Sucasas e pastor José Sucasas Jr, da Igreja Metodista. Os sacerdotes desses casos já morreram.

O batista Enéas Togninini, 97, é um religioso que ficou do lado da repressão militar. Ele chegou a pedir aos aos fiéis um dia jejum e oração ao regime. "Não me arrependo porque eles [os militares] fizeram um bom trabalho", disse ele recentemente à revista Istoé. "Salvaram a pátria do comunismo."

O novo grupo da Comissão da Verdade vai pesquisar documentos, depoimentos, teses e arquivos internacionais. O resultado desse trabalho será divulgado em um relatório final.

"Podemos indicar elementos de igreja que trabalharam como informantes da ditadura, mas não condená-los", disse Pinheiro.

Pastor torturava à noite presos da ditadura e de dia falava da Bíblia
junho de 2011

Comissão indeniza vítima da ditadura delatada por pastores
maio de 2012

Comentários

Anônimo disse…
O que queriam os ingenuos revolucionarios ?
Anônimo disse…
Regiliosos são apenas oportunistas, so querem estar aliados ao poder de plantão para manter seus privilégios.
Não são confiaveis, os que tentam fazer algum tipo de trabalho são discriminados na sua propria ordem.
Uma coisa esta aflorando desta comissão a sede de obter indenizações e comissões milionarias, pagas pela viuva ( nossa nação).
fgoes disse…
Espero que chegue a Dom Eugenio Sales.
Anônimo disse…
Os evangélicos e a ditadura militar
http://www.istoe.com.br/reportagens/141566_OS+EVANGELICOS+E+A+DITADURA+MILITAR
Anônimo disse…
Declaração do atual Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, sobre o seu apoio à ditadura militar:
http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_42012591952585.jpg
Anônimo disse…
Você iria ver o governo cair de pau em cima da igreja se eles fossem uma força revolucionaria contra todo o sistema capitalista imperialista mundano ,mais eles sempre foram aliados desse sistema prestando um serviço aos poderosos distraindo os pobres com mentiras e falsas promessas de um deus totalmente alheio aos seres humanos. A igreja sobrevive do dinheiro do pobre padres pastores bispos etc estão todos abastados, para o povo eles prometem o céu, mais enquanto o povo busca o céu eles contam o dinheiro e se ri do negócio lucrativo que é explorar o povo. O dia que a igreja se tornar inimiga do mundo ela iria ser perseguida e repreendida por todos os lugares, mais isto nunca vai acontecer ,porque para o alto clero da igreja esta tudo bom eles tem dinheiro e dinheiro do povo pobre e idiota que acredita que vai cair riquezas do céu em suas vidas repentinamente.

Sera que os idiota esperam ganhar na mega-sena, na raspadinha, sera como que eles acreditam que vão ficar ricos dando dinheiro para igreja se na maioria dos casos são pessoas semi analfabetas , eu queria que um pastor que jura que quem participa dando aluguel e metade do dinheiro que tem para eles como que elas vão ficar ricas fazendo isto,

A única maneira de uma pessoa ficar rica ou é ganhando na mega-sena, ou a longo prazo montar um comercio de sucesso , mais agora o evangélico compra um carro parcelado em 50x e diz que esta prosperando, kakaka prosperando esta teu pastor com o teu dinheiro, isto ai nas igrejas é crime de 171 ninguém que da dinheiro pra igreja nessas milhares de mega campanhas que eles inventam vai ficar rico, era preciso denunciar o ministerio público que não faz nada, mais denunciar pra quem? É crime de estelionato uma vez que nem os pastores sabe como que um semi analfabeto pode ficar rico dando dinheiro a eles, eles aproveitam do pobre pra fazer suas fortuna, vê essas mega igreja se elas mantem alguma obra de caridade importante, eles não mantem nenhuma obra de caridade importante, mais jatinho , mansões , canal de tv e radio , donos de tv a cabo, graficas , gravadoras ,fazendas , helicopteros ..pra manter tudo isto eles tem dinheiro..

Acorda povo evangélico, vocês sofreram uma lavagem cerebral e estão sendo verdadeiramente roubados e nem se dão conta disso bando de paspalhos,

a igreja na história sempre fica do lado de quem está vencendo seja hitler, seja a ditadura eles só não querem sacrificar suas mordomias clericais e por em risco a vida facil que eles levam.
Anônimo disse…
Desde a época da Inquisição a igreja pratica uma torturazinha para mostrar seu total apoio aos governos tirânicos.
Anônimo disse…
Warner é verdade a ala podre do cristianismo que é cerca de uns 95% tenta esmagar os pequenos na sua própria ordem..o malamerda é um desses que xinga e tenta desmoralizar todos os que não concordam com suas heresias neo-pentecostais americanas, mais o negócio está feio no mundo evangélico a coisa está toda arrebentada ,o povo parece que esta acordando e não vai durar mais nem uns 10 anos este tipo de igreja mercenaria pop star cair de uma vez póis a queda dela já comecou.

O pastor não está rico com relógio de ouro mansão seguranças armados avião de uso particular porque deus gosta mais dele do que dos outros ele esta rico porque ele pega dinheiro todo dia e com o dinheiro do dizimo ele abre negócios mundano que não beneficia em nada a igreja e nem beneficia em nada a vida do fiel. Beneficia somente a ele o pastor , então um pastor não é voltado pra obras de igreja porcaria nenhuma, ele é voltado para os bens dele que beneficia somente a ele, e no que ele investe o dinheiro não trás nada de "espiritual" para igreja e nem para o povo.

O edir macedo que auto se intitula bispo, o que a record trás e acrescenta para a igreja para o espiritual do povo? Então eles mantem um pacto com deus e um pacto com o mundo, eles não são voltados 100% para o reino . E falando em macedo ele esta gastando milhões na construção de um templo idolotra, salomão morreu e jesus dizia ser maior que salomão, o templo tem a ver com o talmud e as leis judaicas, o templo de salomão só seria alegria para judeus não cristãos, póis templo de salomão não tem nada a ver com cristianismo, que também é só mais uma religião lendaria da invencão humana, quem pesquisa sabe disso.

O mundo religioso é porco e nefasto no meu ponto de vista.
Anônimo disse…
A igreja aprendeu com o mestre que não se levanta contra o mundo porque senão leva pau.

Que igreja está afim de se sacrificar pelo mundo? Nenhuma , porque se a igreja se levantar contra o mundo , eles vão levar pau e mais pau, então a igreja é mais uma corderinha do mundo capitalista imperialista, e esta bom para o pastor , e esta bom para o padre..então o resto que se dane.

A igreja é covarde em todos os sentidos, ela sempre se omitiu e sempre foi aliada da ala burguesa ,a igreja catolica sempre amou os emergentes sociais, vê um padre num velório de rico ele vai com todas as vestimentas clericais, e vê num velório de pobre ,ele vai de terno e gravata faz lá uma oraçãozinha e vai embora, se isto não é intransigência eu não sei o que é então.

Toda igreja é podre.
stefan disse…
JÁ CONHECE A NOVILINGUA DO PT? Confira-a na net. COMISSÃO DA VERDADE = Comissão de que o PT acha certo ou errado; DEMOCRACIA = o partido, o dono do partido e EM NOME DO POVO = em nome dos membros do partido, etc. É preciso ser conhecida para sabermos as ciladas existentes por detrás dela e dos outros membros do PT nos pronunciamentos ao público.
Todos os seus discursos são uma fraude, uma cilada: falam uma coisa aparentemente interessante mas significa outra em contrario.
Sem dúvidas, o PT é o mais dissimulado, uma farsa como partido. Se v é católico e é eleitor do PT saiba que trocou sua “CERTIDÃO DE BATISMO” por “CERTIDÃO DE PETISMO” ou atéismo, sendo excluído da Igreja no ato.
Anônimo disse…
hahahahaahahahaahaha
Unknown disse…
esses delírios cxonsparicionistas, véio tu não acha que esses chavões já estão muito usado.

Warning: Do not feed the Trolls.
Anônimo disse…
Mais uma ameba delirante ignorante do processo democrático brasileiro, quer mais amigo das igrejas do que o pt , em são paulo quem fazia e faz pressão com a lei do silêncio e não dando novos alvaras é o kassab.

Que força tem o pt além do processo democrático. Eu acho que este troll é o reinaldo azevedo ou é um cria dele. Eu sou ateu e não sou petista , e o candidato petista que já foi eleito na minha cidade a população não quer saber dele nunca mais de tão pessimo administrador que ele foi, eu votei num candidato do pmdb então agora o pmdb é um partido ateista porque eu votei num candidato deste partido para prefeito..

Anônimo disse…
Stefan quem sempre fez isto foi tua igreja. Me responde uma coisa o que você espera de um partido político?
Anônimo disse…
Stefan você também deve usar bordões do tipo gayzista, abordista, esquerdista.

Mais agora vem cá senhor da direita religiosa delirante, o que você quer que o governo faça em relação aos homossexuais , e o que você quer que se faça com mulheres que abortam, e o que é a esquerda pra você hoje no cenário político nacional ,quem é a esquerda e como eles estão atuando dentro do cenário político atual.
Carrasco disse…
O periodo da ditadura foi a salvação do Brasil, período onde o pais mais se modernizou, período onde houve um mior crescimento cultural (tropicalismo, bossa nova, rock nacional e etc), período em quem se respeitava autoridade e o alheio, não se tinha medo de sair de casa. Hoje com essa "democracia brasileira" o que mudou? Só corrupção, adolescentes matando e assaltando impunemente, erotismo em todos os horários em canais abertos, presos com mais direitos que os cidadãos comuns (bolsa-preso, alimentação, motel e drogas a vontade). queria eu que os militares tomassem o poder novamente e mostrasse com se governa uma nação com ordem e respeito as leis e ao cidadão.
Carrasco disse…
*mior= maior, queria=Queria, com=como. Desculpe os erros.
Carrasco disse…
*mior= maior, queria=Queria, com=como. Desculpem os erros.
Anônimo disse…
corrupção e desgraça: eis a condição humana.
Anônimo disse…
Carrasco eu quase me caguei de tanto rir da sua postagem, o que tem a ver o movimento artistico humano com a ditadura.. Se não tivesse tido fim a ditadura o brasil estaria na miséria afundado numa guerra fria num verdadeiro caos urbano com diversos grupos separatistas lutando pelo poder, Eu mesmo teria meu grupo ha.ha.ha.
Felipe... disse…
Fala agora Silas malafaia, bolsonaro e etc...
Anônimo disse…
Essa comissão da "verdade" é a maior palhaçada.
Não tem nenhum compromisso com a verdade e sim com apenas um lado dela.
Wendell disse…
Porque o PT tanto se implica com a Igreja e atenta-se contra ela e mesmo com os evangélicos, hem? Por detrás disso há grande vontade de os destruir, afinal o PT é materialista e ateu, e adota o sistema relativista de religião, o adotado nas teorias da NWO - supermercado de religiões, onde cada um escolhe a mais conveniente a si e ambos são opositores.
Por detrás do PT quanta sujeira escondida: por ex., os mensalões da vida, os casos Toninho do PT e Celso Daniel, tudo indicando ser o caso do último disputa interna por causa de euros, devendo ser isso bem esclarecido em breve, embora tudo indique essa via.
É bom saber que a Igreja possui a parte divina inerrante, porém compõe-se também de frágeis membros humanos, como a qualquer um de nós, inclusive dos seus cáusticos críticos desejosos de se passarem por perfeitos, mas se lhes adentrassem o interior e avaliassem comportamentos exteriores pareceria o de sepulcros caiados, quem sabe...
Devagar com o santo; é de barro e pode quebrar-se...
Anônimo disse…
Wendell você delira ,não existe nada mais intocavel neste brasil do que a religião.

A igreja nunca sofreu nenhum ataque governantal e nem partidário de quem quer que seja , não seja desonesto e para de delirar.

A igreja sempre mamou nas teta do governo.
Satanás o Único e Verdadeiro .Eu Sou. disse…
D.i.t.a.d.u.r.a HaHaha
Anônimo disse…
O que esperar de um cara que usa Carrasco como nick, é claro que é besteira.
Anônimo disse…
Wendell, por que você suspendeu o usa da medicação? Volte a tomar seus tarja-preta imediatamente e pare de delirar.


Psiquiatra do Wendell
Anônimo disse…
Wendell para de ler blogs conspiracionistas com conteúdo psicoticos desligados da realidade ,você deve ler muito júlio severete ha.ha.ha
Anônimo disse…
Houve religiosos apoiando e combatendo a ditadura, porém o que se deve saber é de que lado estava a ESTRUTURA eclesiástica e a ICAR, ainda que com o engajamento de Dom Hélder Câmara e os Teólogos da Libertação, era, por baixo dos panos, aliada dos militares, isso é fato. As demais vertentes cristãs eram ainda nanicas na época, mas é interesse ver como cresceram a partir dos idos 70. Por posturas coniventes ou engajadas? Exemplos de pastores do lado dos militares já há, contra não há um que despontou.
Dá pra ter uma idéia do que se pode concluir disso, né?

Winston Smith
Anônimo disse…
Religiofrenia detected.
Anônimo disse…
Esqueceu de dizer que foi o período em que quem não andava de acordo com o que o governo queria, desaparecia sem deixar rastro.
Da pra pra entender perfeitamente o paralelo com o que vcs fanáticos extremistas sonham para o país: a ditadura teocrática.
Anônimo disse…
facepalm x 2923982398
Anônimo disse…
Francamente... Eu estava lendo os comentários dos leitores deste post quando li o deste Stefan. Eu me recuso a crer que esse pessoal olavista-reinaldista-malafaiaista delirante ainda vai insistir com essa conversa. Aff ... É demais para qualquer um... Eu queria que essa comissão fosse pra valer!
Anônimo disse…
O próprio movimento cultural-artístico humano daquela época ,que ele citou na postagem dele, só apareceu e floresceu em insurgência ao regimme. Francamente...
Anônimo disse…
Esse Stefan deve ser desse tucaninhos que tem orgasmo lendo as asneiras do Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi, verdadeiros intelectuais para ele. No mais, o que e' que a merdalhada que o troll escreveu tem a ver com o assunto da matéria?

Ruggero
Ruggero70 disse…
Áh, o PT que insurge contra a Igreja!?que tremenda inversão dos fatos! Não e' o PT que esta' ditando a missa ou o culto, mas e' a igreja que quer meter o bico no governo.
Anônimo disse…
Agora vão jogar a merda no ventilador.

Estamos começando a chegar a algum lugar.
As Testemunhas de Jeová são conhecidas por manterem neutralidade em relação às nações da Terra e às suas instituições governamentais e militares. Divulgam mundialmente uma mensagem que alegam estar baseada na Bíblia, anunciando que o Reino de Deus é o único meio pelo qual os que amam a justiça podem obter paz, prosperidade e felicidade. Devido a essa crença, mantêm-se estritamente neutras no que diz respeito aos conflitos entre as nações, rejeitando o racismo e a xenofobia. Esta posição tem resultado em algumas críticas ou mesmo em perseguição por parte de organizações políticas e religiosas.
Unknown disse…
me engana que eu gosto.
Comissão da Verdade disse…
Os revolucionários que lutavam contra o governo militar apenas queriam implantar a ditadura comunista com que sonhavam.

E queriam poder perseguir, punir, torturar e matar todos que fossem contra eles.

(continuamos querendo)
Lia de Souza disse…
Igual em Cuba? Lá pode tanto falar contra o governo que só tem um jornal, um partido, presos são usados como mão de obra escrava sem nenhum direito e um ditador que já dura 50 anos e nem o capeta, se existir, o quer...

O que estraga o avanço do secularismo é esse viés de atrelamento às trevas. De esquerda, mas trevas, tanto quanto as trevas religiosas que são de direita e esquerda.

O conhecimento da verdade é libertador e não é só libertador das trevas religiosas. mas de certas ideologias políticas trevosas também.

Por isso é tão raro um livre-pensador, ele não tem rabo preso com ideologias nem credos.
Lia de Souza disse…
TJ são uns chatos, se não existissem seria uma 'bênção', mas que sejam o que quiserem desde que não venham alugar olhos de quem está aqui porque não gosta desse seu proselitismo ou estariam num blog religioso.

Que saco!
Anônimo disse…
Foi o que eu imaginei.
Anônimo disse…
Omitir-se da política é fazer política da omissão ,o que não deixa de ser um modo de política, varias pessoas não votam ou anulam o voto. Se o mundo dependesse das covardes testemunhas de jeova, hitlher hoje estaria com o poder do mundo, já que as covardes testemunha de jeova não se alista no exercito..
Anônimo disse…
O fã do astrólogo está neste post também? Ninguém merece!
Anônimo disse…
Se alguém não viu, precisam ver a comunidade do Orkut Olavo de Carvalho...os olavetes piraram com a vitória do Obama.Só tem insano naquilo lá.
qaz disse…
Começou a ação contra os evangélicos históricos para os enfraquecer perante a opinião pública e com isso, conseguir a aprovação do PL 122 sem resistência.

Os militares estavam errados em torturar e matar?
Estavam.
E os "revolucionários" que também mataram, estavam certos?

Isso nada mais é do que REVANCHISMO, PURO E SIMPLES.

Eles queriam derrubar a ditadura militar para implantar uma ditadura comunista.

O que é pior, dedurar um "revolucionário" ou um "revolucionário" "justiçar" alguém que considerava traidor?

Porque não se levanta a lebre dos justiçamentos perpetrados pelos "revolucionários"??

Unknown disse…
essas olavetes da um sono...
Wendell disse…
SAIAM DE CIMA DO MURO!
Os TJs são campeões mundiais da alienação; vivemos na "polis", cheias de problemas e quem não participa de política como os TJs é alienado, relativista para quem os outros ditam ordens.
Ponha os pés no chão, seus TJs!
Deixem de viver no espaço, ainda não chegou a hora!
Desçam do muro!
stefan disse…
Dom Hélder poderia fingir que seria da Igreja mas comportava-se como comunista, basta ver o que fez quando titular na Arquidiocese de Olinda-Recife, seu sucessor deu duro para acabar como o socialismo que implantou lá e mais alguns poucos bispos atuantes da Teologia da Libertação, como D Casaldáliga e outros; Ele e muitas dezenas de padres dissensos à Igreja católica deram uma imensa força oa comunismo no país via PT, sendo que muitos deles são vinculados ao decadente PT-lulista das tretas e trambiques com dinheiro público.
São da mesma laia esses dissensos!
Wendell disse…
OS TJs COM ELOS COM A MAÇONARIA...
Vocês são testemunhas, sabe de quem? Do fundador dessa seita, proveniente de 3 subseitas, fundada por William Miller e co-fundador Charles Russell.
E por citar o Charles Russell, marcou 2 vezes o fim do mundo, ao total já marcram oficialmente 5 vezes, são fatos históricos que negam, tinha ligação com a maçonaria e seu túmulo na cidade de Ross, EUA, conf. na net, tem em cima de sua sepultura uma pirâmide com todos os símbolos de enterro de um maçon grau 33; foi o modo que acharam para despedir-se dele, dos amigos da maçonaria.
Porque será essa homenagem da maçonaria a uma seita que se parecia cristã?
Seria mera coincidencia e (ou) algo mais, hem?

Unknown disse…
esse wendell precisa de tratamento, urgente
Unknown disse…
essa stephany cross fox, vou te dizer hein.
Iluminati disse…
Oh não! Eles descobriram nosso plano secreto anti-cristãos!
Anônimo disse…
Como da sociopata nesse blog...
David disse…
Essa "comissão da verdade" só vê o lado dos guerrilheiros esquerdistas. Estranho, não ?
Também nunca vi uma "ditadura" entregar o poder de "mão beijada".
Por isso sempre me refiro a esse período de Regime Militar.
Anônimo disse…
Não, não é estranho.Veja, os guerrilheiros, a esquerda sofreram as maiores baixas (mas não é o caso), os militares REPRESENTAVAM O ESTADO e só eles tem dados a respeito de quem foi preso, se morreu, como morreu,quem foi o autor, onde está o corpo...O ESTADO DEVE TER todas as informações , se não todas, muitas respostas pra muitas dúvidas, que é basicamente o que deve apurar essa comissão
Em memória de quem lutou por Democracia disse…
Eles queriam derrubar a ditadura militar para implantar uma ditadura comunista.

Claro, claro... E daí para nos "proteger" do Comunismo os milicos nos presentearam com 20 anos de trevas.

Eles pensaram assim: "Bom, já que os comunistas querem implantar uma Ditadura do Mal, vamos implantar uma Ditadura do Bem (também chamada de 'Ditabranda' pelos humoristas, digo, jornalistas da Folha de S.Paulo), onde a gente pode descer o cacete em nome da ordem - a ordem que nós vamos inventar".

Para nos poupar das prováveis mortes da Ditadura do Mal, o pessoal da Ditadura do Bem perseguiu, torturou e matou algumas centenazinhas de "subversivos" - incluindo aqueles sujeitos que estavam no lugar errado na hora errada.

Vai ver foi por isso que os lambe-botas dos generais introduziam baratas nos genitais das mulheres e fios de cobre nos genitais dos homens durante as intermináveus sessões de tortura: era para nos proteger das atrocidades que estes comunistas poderiam praticar se estivessem no lugar dos lambe-botas.

Esse é o resultado da Globo ter ganho as concessões de radioteledifusão dela: produziu uma massa de anencéfalos que acreditam piamente na máxima dita um dia por Roberto Marinho - "Se não deu no Jornal Nacional, não aconteceu".

Os veículos do grupo Globo omitiram todas as atrocidades do Regime Militar, daí esse bando de playboys alienados acredita que a luta armada contra a Ditadura foi apenas uma quermesse como a dos "caras-pintadas", e que os milicos não promoveram o horror durante duas décadas. Afinal se não deu no JN não aconteceu, né?

O cara vê cada uma nessa internet...
Em memória de quem lutou pela Democracia disse…
De "mão beijada"? Os caras abafaram insurgências durante 20 anos e mataram centenas de pessoas!

Eu acho que você anda lendo muita ficção, porque é só nas histórias romantizadas que soldados lutam até o fim. Na vida real a coisa é um pouco diferente.

Os generais farrapos se renderam ao Império (e ainda entregaram mil lanceiros negros numa emboscada) quando sentiram que iam para a forca. Hitler se suicidou quando sentiu que estava encurralado. Os argentinos se renderam quando viram que iam morrer todos nas Malvinas. Os exemplos são vários.

A Ditadura brasileira já estava perdendo força e credibilidade devido ao insucesso no campo econômico, uma vez que o tal "Milagre Brasileiro" não acontecia na prática, e a morte do jornalista Vladimir Herzog - que teve repercussão internacional - abalou ainda mais um regime que respirava por aparelhos.

Entre o anúncio do Geisel em 1974, sobre a abertura "lenta, gradual e segura", e a volta da Democracia ainda transcorreu 10 anos! Põe lenta e gradual nisso, já que segura todo mundo sabe que não foi.

Na verdade a Comissão da Verdade vai restaurar a verdade. A verdade que foi omitida pelos militares, pela imprensa e pelos grupos conservadores que sustentavam a Ditadura.

Muita coisa há de aparecer. Mas surpreso mesmo só vai ficar quem comprou a versão dos "esquerdistas-comunistas-terroristas".
Unknown disse…
Se a comissão fosse da verdade, o que certamente não é, os sacerdotes que apoiaram a guerrilha terrorista assassina,existente à época do regime militar, deveriam ser devidamente apontados.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa