Pular para o conteúdo principal

Atea recebe até 10 denúncias por mês de preconceito

Título original: O preconceito com quem não crê em Deus

por Juan Meloni para O Popular, de Goiás

Daniel Sottomaior
Sottomaior diz que vítimas têm
medo e sentimento de culpa
Imagine a cena: um mendigo pede esmola no semáforo e recebe o dinheiro de uma pessoa. O pedinte agradece dizendo “Graças a Deus”!. “Obrigado, mas sou ateu”, responde o doador. Sem pestanejar, o mendigo devolve o donativo, deixando seu ofertante atônito. O episódio pode parecer insólito, mas é um exemplo de situações constrangedoras vividas por aqueles que se assumem ateus.

Segundo uma pesquisa de 2008 da Fundação Perseu Abramo, esse grupo desperta repulsa e ódio em 17% da população e antipatia em 25%. Ou seja, 42% dos brasileiros tem aversão a ateus. No Nordeste, esse índice chega a 51%. Já uma pesquisa encomendada ao CNT/Sensus, a pedido da revistaVeja em 2007, mostrou que 59% dos brasileiros não votariam em um ateu.

“Pessoas são abandonadas pelo cônjuge por se declararem ateias. Algumas não são contratadas por causa do ateísmo, outras são despedidas. Há casos até de agressão dentro de casa, como um garoto de 12 anos do Paraná que se recusava a fazer o sinal da cruz e o pai o agredia com a ajuda da mãe. Sei que logo depois disso tiraram o acesso à internet dele”, diz o presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), o engenheiro civil Daniel Sottomaior (foto), 41 anos.

Foi com o intuito de combater este preconceito que a associação foi criada em 2008. Com 7 mil membros, 200 mil fãs no Facebook e 8 mil no Twitter, a Atea tem foco no ativismo, interesse na laicidade do Estado e respeito a quem não acredita em divindades. A página da associação na internet divulga casos de preconceito, mas a associação tem tido dificuldade em levar as denúncias à frente principalmente por causa do medo e do sentimento de culpa das vítimas. “Temos que estimular as pessoas”, afirma o presidente que recebe entre cinco e dez denúncias por mês.

De acordo com o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem 15.335.510 de pessoas, das quais 486.914 são goianas. Entretanto, os números são incertos, já que o IBGE não utiliza o termo “ateu”, mas sim “pessoas sem religião”, o que inclui os agnósticos, aqueles que têm dúvidas sobre a existência de Deus.

Gisele Toassa
Gisele reage mostrando
contradições da Bíblia
Para a professora mestre da Universidade Federal de Goiás (UFG), Gisele Toassa (foto), 34 anos, há uma repressão muito forte por parte da sociedade contra aqueles que se assumem ateus. “Esse é um termo pejorativo inventado pela Igreja, que foi atribuído a pessoas que não acreditam em Deus”, critica. Nascida em uma família católica, ela conta que foi na faculdade que suas concepções começaram a mudar. “Foi vital à minha formação. Na instituição, tive acesso a outros grupos, ao conhecimento da ciência que me fez negar a existência de Deus”.

A professora conta que já sofreu discriminação, mas que aprendeu um método eficaz e hoje não sofre mais. “Eu mostro as contradições, devolvo as perguntas porque eu conheço muito bem a Bíblia, e por isso mesmo eu a nego. Não faço uma crítica tola, mas sim fundamentada.”

O historiador Clovis Matos, de 57 anos, lembra que os pais não viram com bons olhos o seu afastamento da Igreja. “Por eles serem católicos cheguei a fazer primeira comunhão, mas desde aí já não tinha convicção da presença de Deus. Não se trata de acreditar ou não, é saber que esta figura tão idolatrada não existe”, enfatiza.

No Brasil, o ensino religioso faz parte do currículo de escolas públicas e particulares. Para o cirurgião dentista José Augusto Milhomem da Mota, 48 anos, essa prática é inconstitucional, já que o Estado se diz laico. “Não tenho nada contra a religião, desde que ela fique no seu domínio. A pessoa deve escolher uma quando tiver entendimento para tal, e não goela abaixo. Estão querendo fazer lavagem cerebral com as crianças”.

O historiador Clovis Matos enxerga essa prática com mais severidade. “Vejo-a de forma mais ditatorial possível, já que a religião é uma escolha e não uma disciplina escolar. Não a aceito nem em escolas comandadas por religiosos. Nem todos que estudam nestas escolas estão ali procurando Deus e sim conhecimentos gerais”, reflete.

Daniel Sottomaior acha que a religião deveria ser escolhida pelas pessoas depois de uma idade mínima. “A religião deveria ser como a bebida alcóolica, liberado só na maioridade, depois dos 18 anos, quando a pessoa já tem um senso mais crítico”. Ele também encara com extremo rigor a influência dos pais neste processo. “Os pais doutrinam as crianças. Não existe criança religiosa, assim como não existe criança marxista. Ela sofre um estupro intelectual, é uma vítima que não tem como se defender, não sabe o que é certo ou o que é errado”.

Muitos devem se perguntar em que os ateus e agnósticos acreditam, já que não há Deus para eles. “Acreditamos na natureza com base na vida e não em Deus. A ideia de que o universo foi criado é uma ideia religiosa”, responde Gisele Toassa. O historiador Clovis Matos faz coro com a professora. “Os maiores cientistas do mundo ainda não conseguiram provar o início de tudo. Nem vão”.

Para Milhomem da Mota, a ciência é o principal referencial. “Existe a teoria do Big Bang para o início do universo e a de Charles Darwin para a evolução das espécies. O bom da ciência é que se você provar que tudo isto está errado, não haverá nenhum problema em mudar de opinião. O que não é possível é estruturarmos toda uma sociedade, em cima de uma coisa (Deus/religião) que não tem a menor base cientifica”, conclui.





Drauzio critica religiosos por atrelarem a crença às virtudes
outubro de 2012

Ateísmo.


Comentários

Anônimo disse…
O Pior é que esse mesmo tipo de gente julga que uma pessoa é um exemplo de dignidade pelo simples fato de ser religiosa, parece até brincadeira.
Anônimo disse…
O Brasil é um dos países mais preconceituosos que existe! Acreditar em deus é obrigação nos tristes trópicos. Um pais onde nazi pastores fazem apologia a violência incitando assassinatos e crimes contra minorias como os homossexuais, tudo isso incentivado por um governo que dá isenção de impostos para que essa mafia se perpetue no poder mandando e desmandando como bem entender.
Isso precisa mudar urgentemente! Não podemos aceitar que nossos impostos sejam usados contra nos mesmos! Que igrejas seja usadas para lavar dinheiro ilícito, que charlatanismo e curandeirismo seja mostrado na TV como algo aceitável matando pessoas inocentes que se deixam levar pela ignorância.
Anônimo disse…
mas que boiolice é esta? por acaso um pedinte n pode ter o direito de devolver o dinheiro?

por acaso a ditadura ateu quer obrigar as pessoas gostarem delas?
Anônimo disse…
Sei como é isso, Empresas que perguntam a religião antes de contratar alguém, famílias que inventam os mais diversos nomes. Já vivi isso na pele.
Elder Ferreira disse…
Brasil, um país de alguns.
Anônimo disse…
Falando hipoteticamente:Se você for um mendigo racista recusaria dinheiro de um negro só por que ele é negro ?O que nós ateus queremos é apenas respeito não precisamos que ninguém goste da gente só queremos viver nossas vidas em paz sem estupros religiosos.E sem pessoas ignorantes querendo ser as donas da verdade.
Fatima disse…
Um anônimo já comentou aqui, mas o comentário desapareceu. A ATEA, em sua página ddo facebook, posta também imagens religiosaspreconceituosas e apesar de alguns tentarem mostrar isso a eles, eles não se importam.

Exemplo de preconceito pode ser encontrada nessa imagem aqui.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=486841051346482&set=pb.172083906155533.-2207520000.1351865453&type=3&src=https%3A%2F%2Ffbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net%2Fhphotos-ak-snc6%2F229915_486841051346482_2060015952_n.jpg&size=400%2C327

Onde o recado é claro: cérebro de religioso é diferente dos demais.

Éassim que se combate o preconceito contra ateus? Com preconceito contra religiosos?
Anônimo disse…
Anonimo de 12:09, mais um negacionista!
Djony disse…
Entrei numa empresa aqui na minha cidade já faz um mês.Na primeira semana descobriram que eu sou ateu, (até por que não escondo de ninguém) e começaram a me apontar como se eu fosse um esquisito,então começei a fazer-lhes varias perguntas ficaram calados e sem respostas.
Anônimo disse…
Ateus, saibam que ignorantes são vocês! Seus estúpidos, idiotas!
Estúpidos 100.000 vezes!

Vcs se acham os doninhos da verdade, ha façam um favor, vai procurar uma roupa pra lavar!
é melhor do que ficar por ai blasfemando e dizendo asneiras, seu bando de otário!
Anônimo disse…
São simplesmente pesquisa que foram feitas.
Pedro Lobo disse…
Fui ver o link, Fátima, e achei gozado, não preconceituoso. Acho que lhe falta um pouco de senso de bom humor.
Anônimo disse…
Poxa amigão, tudo bem criticar mas, seja educado pelo menos né queridão?
Anônimo disse…
Respeito?
Alguem ja maltratou Oscar Niemayer?
camila pitanga?
Betinho?
Dilma que disse n acreditar em Deus e até foi eleita pela maioria do povo religioso do Brasil?
Drausio Varela?
ricardo Boechat?
diogo mainard?
nando reis
chico buaque
chico anisio

faltou algum respeito a estas pessoas? vcs querem é criar fatos isto sim
Magno disse…
Ditadura ateu???...Meu,cê ta de brincadeira,né?
Preste bem atenção ao seu redor,veja quem é que esta expulsando pessoas de local onde deveria,mais q outro,ser um lugar onde a laicidade é implementada(me refiro ao caso da Câmara de Vereadores de Piracicaba);quem esta sendo hostilizado em casa por ser diferente(mais q gays!);e principalmente,quem está nas tvs,no plenário tentando implementar ensino de natureza tal num Estado(q na constituição fala q é,né...)laico,e quem bate à sua porta querendo 'obrigar' pessoas - q creem e as q não - a gostarem de uma figura mitológica (mescla de mitos como Hórus,Mitra e Attis)?...São ateus?Eu acho q não.Ateus estão lutando,num Estado q não precisaria,pois é laico,pelo direito de poder não crer no que os outros querem que eles creem - e é assim,não fosse,alguns amigos e alguns familiares não nos hostilizariam.
Outra coisa,amigo(a)...busque compreender o q esta escrito(sei q quem crer na fábula bíblica tem dificuldade...mas esforce-se):em que parte do "Imagine a cena: um mendigo pede esmola no semáforo e recebe o dinheiro de uma pessoa. O pedinte agradece dizendo “Graças a Deus”!. “Obrigado, mas sou ateu”, responde o doador. Sem pestanejar, o mendigo devolve o donativo, deixando seu ofertante atônito. O episódio pode parecer insólito, mas é um exemplo de situações constrangedoras vividas por aqueles que se assumem ateus.",vc vê uma tentativa de fazer com que a pessoa da crença goste do ateu(e à força!,pois isso sim, sugeriria aspectos ditatórios)?O texto fala q o ateu ficou ATÔNITO - sabe o q é isso,né?...Reveja os conceitos(as definições da palavras tbm...) e seus conceitos...
PAZ.

Anônimo disse…
Ofender os ateus ao invés de criticar o ateísmo só comprova o teor da matéria. Será que esses crentes nunca vão se enxergar?
Unknown disse…
O anônimo de 12:09 é um babaca que não merece resposta (y)
Satanás o Único e Verdadeiro. Eu Sou disse…
Eu aqui tocando minha violinha. Quanta paz..Quanta luz..
J.M. disse…
Linda demonstração de amor cristão.
Anônimo disse…
Matéria - Intolerância Religiosa:

http://extra.globo.com/noticias/rio/imagem-depredada-de-sao-jorge-volta-sulacap-6604153.html
Nano Falcão disse…
Se a maioria dos ditos evangélicos que entram aqui somente para demonstrar intolerância, fanatismo e ignorância realmente praticassem os chamados "ideais cristãos" não teríamos necessidade de entidades como a ATEA. O comportamento de vocês apenas demonstra não só que existe preconceito, como intenção de violência também.
Anônimo disse…
Thiago Brosens Barros2 de novembro de 2012 12:51
é vc é um bobão querendo achar pelo em ovo
Silberkoenigin disse…
Começa q o anonimo de 12:09 se identifica como anonimo.
Larga a mão de ser covarde e identifique-se de verdade pra depois criticar.
Critica sem origem é COVARDIA PURA E SIMPLES.
Silberkoenigin disse…
Existe uma linha divisória entre preconceito e critica.
ESte link é uma gozação pura e simples.
Anônimo disse…
Silberkoenigin2 de novembro de 2012 13:27

I'm your father!
Anônimo disse…
Ate parece que um religioso ardiloso vai discriminar um ateu famoso... Religiosos são covardes e traiçoeiros.
ACREDITA EM DEUS = MENDIGO
NAO ACREDITA EM DEUS = BILL GATES

PRECISA DIZER ALGO MAIS? Kkkkkkkkkkk
Segundo a palavra de Deus:

Mendigo: salvo para a vida eterna com Deus;
Rico: em tormentos no inferno por toda a eternidade.

_Apenas estou traçando um paralelo!
OBS: Isto não quer dizer que todo rico seja impuro e também não quer dizer que todo pobre seja honesto!
paulim disse…
Amigo Anonimo: Em primeiro lugar gostaria de citar a voce o versiculo em Mateus 5:22: "Äquele que disser do seu irmào tolo, imbecil, idiota, merece o fogo do inferno". Neste caso, irmào, já estaremos juntos... kkkk
Em segundo lugar, como podem ateus blasfemar contra aquilo que nào acreditam? Voce alem de estupido é burro.
paulim disse…
"Isto não quer dizer que todo rico seja impuro e também não quer dizer que todo pobre seja honesto!"

Mas significa que o conceito de bom ou mau, para voce é apenas acreditar em deus, nào importando o que a pessoa faça... Afinal na biblia, arrependeu, tá salvo. Se esta inocencia nào fosse revestida de intolerância, a ameaça em sí nào causa nenhum efeito...
Anônimo disse…
@Anônimo2 de novembro de 2012 12:47

Procure essa matéria no Yahoo "Eles não acreditam em deus."
Vc vai ver o desrespeito que vários artistas são tratados quando fala que são ateus, leia os milhares de comentários. Entre os artistas que vc citou. Nando Reis e Chico Buarque.
Basta vc rolando as fotos e lendo os comentários.

Outro detalhe a Dilma é agnóstica, e ela fingiu ser teísta para ser eleita. Logo vc esta por fora, e ela fingiu exatamente por causa do preconceito. E vc esta ignorando as estatísticas, vc é só 1 negacionista.

Link da Matéria.
http://br.omg.yahoo.com/fotos/eles-n%C3%A3o-acreditam-em-deus--1315404384-slideshow/chico-buarque-photo-1315403639.html

Vídeo sobre a matéria.
http://www.youtube.com/watch?v=CBd2T0M8DMQ&feature=plcp
Rodrigo*

Satanás o Único e Verdadeiro . Eu Sou. disse…
O sopro do meu espírito nefasto vive nela, ela se confunde entre ser homem ou mulher ,e por não saber fiz ela ser sozinha uma falsa beata religiosa enganada enforcada em seus enganos e delírios. Deus deu tudo a mim , quem é que pode algo contra mim ,que se levante. Pode acreditar eu sei machucar como ninguém , Não é verdade ?
Satanás o Único e Verdadeiro. Eu Sou. disse…
O sopro do meu espírito nefasto vive nela, ela se confunde entre ser homem ou mulher ,e por não saber fiz ela ser sozinha uma falsa beata religiosa enganada enforcada em seus enganos e delírios. Deus deu tudo a mim , quem é que pode algo contra mim ,que se levante. Pode acreditar eu sei machucar como ninguém , Não é verdade ?
paulim 2 de novembro de 2012 14:15


_As coisas não são bem assim, não! _Arrependeu, está salvo!!! _Não, não, não!!!_É fácil demonstrar arrependimento, o difícil..., é sustentá-lo! _Existe uma enorme diferença entre arrependimento e remorso!
_O caminho a ser percorrido para um arrependimento sincero, é longo e árduo! _A partir daí, posso dizer sem medo de errar que: só os fortes conseguem, os demais se acovardam; isso porque a covardia faz parte de suas vidas!
_Volto a dizer: não é tão fácil assim não!
Anônimo disse…
Efésios 4:29: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.

Danilo Pilch
Anônimo disse…
Olha, se eu desse um dinheiro a um mendigo e ele me devolvesse por eu ser ateu, sinceramente, eu não me incomodaria.
Até porque quanto mais você dá esmola a mendigo, mais ele fica mal acostumado. Oferece trabalho primeiro e dinheiro depois, pra ver: muitos não topam, pois já se acostumaram a ganhar tudo de mão beijada, não precisam mais trabalhar pra ter dinheiro, ou seja, estão negando uma vida social, e 49% da culpa é nossa, que alimentamos isso e outros 49% do governo que ao invés de educá-los a uma vida em sociedade simplesmente os põem em albergues, para limpar as ruas e oferecerem a falsa impressão de que se preocupam com eles para o eleitor, além do mais é mais barato jogar pra torcida...

Winston Smith
Satanás o Único e Verdadeiro . Eu Sou. disse…
Se ela odeia a si mesma, procura fora novos e mais complexos caminhos espirituais de "iluminação" na esperança de que ela podera dividir a si mesma de novo em sua pesquisa por mais fortes e exteriorizados "deuses" para punir a sua pobre e miserável carapaça.
Plunct Plact Zum disse…
O 1º parágrafo poderia ser assim: após o ateu dar a esmola ao mendigo e o mendigo dizer graças a Deus, o ateu diria, graças a Deus não, graças a mim, você recebeu a esmola.
Se o mendigo continuasse a dizer graças a Deus, então o ateu não deveria ter dado a esmola.
Anônimo disse…
ah, sei lá, entende.
Anônimo disse…
Quero fazer um adendo ao meu primeiro comentário: Há alguns mendigos que, embora morem ou durmam na rua, trabalham dignamente em vários ofícios, principalmente na área de reciclagem, e só vivem ou dormem na rua porque não tem onde morar. Estes estão isentos do que eu disse acima.

Winston Smith
Anônimo disse…
Eu acho que 10 denúncias por mês são a ponta do Iceberg!
Anônimo disse…
Já deu pra perceber que vc é mais um crente otário preconceituoso e com visão deturpada...
_Você é patético e tenha a mais absoluta certeza, de que não me intimida com tuas tolices na falta de algo consistente para escrever e que seja útil para alguém!
_Enxergue-se, mané!
Anônimo disse…
Alem de mendingo é burro. Democratizando a informação o preconceito imposto pelos tiranos da religião, ainda vai cair no ridiculo. Lamentavel mais os defensores credulos são capazes de agir com violencia, fisica e moral contra quem tem a coragem de pedir o direito de questionar.
Anônimo disse…
Puxa, essa matéria dos famosos ateus no Yahoo é de chocar! Chocar pelos comentários fascistas dos crentes. Chega a dar nojo esse povinho com "deus no coração".
Anônimo disse…
Tá aí mais um motivo pelo qual sou ateu. Olha aí o que tem do "outro lado". E vocês que citam a (gi)Bíblia: vão ler as partes dos assassinatos de primogênitos, de apologia à escravidão, do bondoso Jesus vindo trazer a espada, de Moisés matando prisioneiros e reservando só as menininhas virgens, de Ló e suas filhas praticando incesto, de Jacó trapaceando o irmão, Abraão prostituindo a própria mulher, do "bondoso" deus fazendo duas ursas estraçalhar 42 meninos... O que é uma blasfêmia (só tem significado para vocês, apedeutas religiosos) perto de um genocídio em nome de/cometido pelo próprio Jeová(gabundo)?
Satanás o Único e Verdadeiro. Eu Sou. disse…
Os estimulantes do sentimento são aqueles odores que atrairão memórias agradáveis a nostalgia.

Satanás , Satanás sempre belo e reluzente , quem é que pode comigo?
Anônimo disse…
Esse pessoal e muito burro e explicar a verdade para eles é trabalho inutil. Precisam sofrer na pele as agruras de descobrir a verdade. Só a dor vai lhes abrir os olhos quando perceberam que estão sozinhos, e so podem contar com o pobre ateu do lado.
Anônimo disse…
Dane-se a palavra de Deus, um mito mimado, sanguinário, egocêntrico, psicótico, hipócrita, genocida e fã de um churrasco (como gostava de um sacrifício de animais!) e da escravidão.
Anônimo disse…
Sim, lhe deu tudo. Desde que dar seja sinônimo de troca e o padeiro se chame Deus, o banqueiro se chame Deus, o vendedor da loja de carros se chame, a da loja de roupas idem, o açougueiro ibidem... Entendeste?
Avelino Bego disse…
O exemplo do mendigo é sobre como a pessoa pode recusar ajuda pra suas necessidades básicas apenas porque a pessoa é ateia.
Anônimo disse…
Ridiculos são tratados como ridiculos. Não pode haver sacrosanta proteção para imbecilidades que destroem a civilização.
Avelino Bego disse…
Se Constantino, imperador romano, tivesse escolhido Mitraísmo ao invés do Cristianismo, teríamos hoje muitos crentes de Mitra "porque ele é verdadeiro e único", muitos especialistas do Mitraísmo dizendo "como deve ser o caminho do arrependimento".

E muitos estariam sendo "condenados ao inferno" justamente por não acreditar em Mitra.
Anônimo disse…
De minha parte, estou cada vez mais de saco cheio desses crentes preconceituosos, burros, desonestose maus caráteres. Uma reação mais ríspida às imbecilidades e arrogâncias deles pode vir a calhar. Se eles virem falar besteira temos que jogar "na lata": 'E você, crê em deus por causa daquele livro onde cobra e mula, além de um arbusto, fala? Que cita regras para manter escravos ao invés de abolir a escravidão? Ah, tem uma espiritualidade independente de livros e religião e crê que as coisas precisam ter sido criadas para existir? Então, quem criou deus? Ninguém? Então...' Em resumo, o 'contraataque' é fazer o teísta pensar.
Anônimo disse…
É isso mesmo Avelino.
Anônimo disse…
Cara,
Quando digo que sou ateu e alguém faz aquela cara de bunda já pergunto:
Vc acha que vc e melhor do que eu só porque acredita em deus?
Quando eu sei da conduta não muito ortodoxa da pessoa ai nado de braçada.

abs,

Adriano

Anônimo 2 de novembro de 2012 17:50

_Por que tantas referências desonrosas à Palavra de Deus se nem ao menos A conhece???? _É isso mesmo!!!
_Para o comentário de Fernando Nascimento..., está tudo bem, não é mesmo??? _O seu comentário tem características de rejeição, da qual também, sofre o autor!
_A Palavra de Deus fala acerca da escravidão e se posiciona totalmente contrária! _Não sabia??? _Não é de admirar!!!
_O psicótico aqui, é você e..., os demais adjetivos que sordidamente, enumerou, também tem a mesma referência quanto a sua autoria!
_Você tem total direito de crer no que quiser e..., se não quer crer em nada..., vá em frente!!! Mas..., daí a escrever esse amontoado de bobagens que só podem ser fruto de um passado de profundo desrespeito consigo mesmo..., é deprimente!
_Aquele que não respeita outros, não respeita a si mesmo, em primeiro lugar!
_Acha outra coisa? Problema teu!
Yuri disse…
O mendigo tem todo o dinheiro de recusar, o problema é o motivo que demonstra preconceito, intolerância.
Yuri disse…
Ou seja, matou, roubou, destruiu e estuprou, portanto que aceite Jesus vai pro céu.
Se for rico e ajudar os pobres, nunca cometeu um crime, se não aceitar deus, vai pro inferno.

O seu Jesus não quer paz na terra, quer apenas ser adorado, um egocêntrico maldito.
Yuri disse…
Arrependimento não desfaz crimes. A dor causada não se desfaz como por mágica.
_Se tivesse tido a humildade de ler o comentário que postei logo abaixo(antes deste seu), não teria escrito o que escreveu. _Vejo que você e o anônimo das 17h50min, tem características bem parecidas.
_Veja: Partindo do ponto de vista que você tenha uma certa inteligência, veja se consegue entender:
_Se a pessoa obedeceu as leis de Deus durante toda a sua vida e, em algum momento e por qualquer razão, abandonou a fé..., ao fechar os olhos não terá direito à salvação(isso independe da condição social); em contrapartida, se durante toda a sua vida viveu de maneira errada aos Olhos de Deus e..., antes de fechar seus olhos, aceitá-LO com inteireza de alma, será salvo!(isso também independe da condição social).
_Aí, o metido a espertalhão, dirá: então..., estou bem e não preciso me preocupar! Coitado...! _Esquece que não sabe quando vai morrer e que pode não dar mais tempo!
Yuri 2 de novembro de 2012 21:09

_Tem razão! _Não desfaz!
_Penso que não falei isso! _Falei?
Anônimo disse…
buá buá kkkkkkkkkk nossa véio mas que mimimi
esse pessoal precisa fazer terapia é muito sofrimento :(''''''
Yuri disse…
Ou seja, tu só confirmou meu comentário.
Vamos, matem estuprem e mutilem, é só pedir perdão depois!
Yuri disse…
Ou seja, a pessoa vai pro céu mesmo depois de cometer algo que não pode ser desfeito. Muito boa sua lógica cristã.
Plunct Plact Zum disse…
É mais fácil o mendigo ficar com o dinheiro, dizendo graças a Deus, do que devolver o dinheiro, agora se o mendigo fosse ateu, este correria o risco de não receber o dinheiro de um religioso, por não dizer graças a Deus.
Anônimo disse…
E quem é que se preocupa com esta merda de pregação, bebedora de sangue de defunto? Agora diz se teu deus fez tudo e é dono de tudo sua doente porque ele se torna vitima de um processo que ele mesmo idealizou sua retardada ,chega de ser hipocrita e fingir que não vê essas bizarrices sem nenhuma lógica, você finge ser retardada e que não entende pra continuar no estupido delírio que é a sua crença ridicula. Primeiro seu deus fez o mundo,segundo seu deus fez a árvore mágica ,terceiro seu deus fez o diabo e depois que a merda da toda errada ele ainda quer a morte do próprio filho como sacrifício pra redimir a humanidade de todo o mal que ele mesmo causou e sabia de tudo antecipadamente ,por um acaso seu deus está disputando alguma coisa com alguém . Vai pro inferno salamandra você é muito ridicula e dissimulada ,não consegue responder e esta sempre cometendo suas gafes por aqui em todas as materias, o dificil deve ser você ler isto e ter que continuar se fazendo de retartada fingindo que isto não existe, mesmo não tendo nada de errado neste raciocionio sobre seu deus ,que além de assassino adora sacrificios humanos , você é uma piada.
Anônimo disse…
Será que crente se recusa a ser atendido por médico ateu numa emergência?
J.M. disse…
Parabéns, troll. Você apenas confirma o teor da matéria, mostrando que realmente algo precisa ser feito para combater esse fundamentalismo religioso que toma conta do país.
Anônimo disse…
Estupidos 100.000 vezes, deve ter raz'ao por que eu n'ao entendi o que o gajo quiz diser com isso.
Eliezer disse…
heheeh falou tudo, se o cara acredita em deus pq ta mendingando!!!!!!!!!!!!!!1
Eliezer disse…
ehheheh bem pensado!!!
Plunct Plact Zum disse…
Não, o crente é atendido pelo ateu e depois diz graças a Deus.
Anônimo disse…
Sou ateu, e não me sinto vítima de preconceito, seja na faculdade ou no trabalho. Convivo com religiosos e não sinto que existe algum tipo de abismo intelectual entre eu essas pessoas.

Fui criado em família católica e, mesmo que hoje eu não siga seus ideias, reconheço que durante minha infância aprendi valores baseados na religião que contribuíram positivamente para minha formação.

Agora, combater preconceito com preconceito não demonstra nenhum tipo de superioridade intelectual. Assim como nessa postagem da ATEA :

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=339019209523579&set=a.319608681464632.73388.319596814799152&type=1&theater

Muitos fanboys da ATEA apenas dirão "É apenas humor, não pode ser levado à sério". Mas sempre que surge alguma piadinha do tipo "Ateu é filho de macaca", consideram isso uma afronta e uma demonstração de preconceito. Mas, e o bom-humor ? Onde está ?

O real motivo do preconceito sobre uma certa parcela da comunidade ateísta está justamente nessa militância que mais parece coisa de adolescente revoltado. Desses que se consideram intelectuais apenas porque fizeram um ctrl c + ctrl v em versículos contraditórios da bíblia ou porque acreditam na "siemcia".

Mudem a postura de vocês. Não espalhem mais ódio. Não sejam como aqueles que vocês mais criticam. Isso não levará ninguém à nada, apenas continuará gerando mais intrigas desnecessárias.
Anônimo disse…
Ateu bom é ateu calado, não é mesmo?
Anônimo disse…
Ô trouxa anencefalo, a historia do mendigo é apenas um exemplo do que a estupidez religiosa é capaz, ninguem ta abrindo processo contra o mendigo não, segure suas calcinhas.
Anônimo disse…
Incrivel como o cristianismo é uma verdadeira exaltação ao sofrimento e sacrifício.
Anônimo disse…
É uma coisa tão mesquinha e desonesta esssa história de atribuir à pessoa toda a responsabilidade pela propria salvação.
Ora, qualquer psicologo ou sociólogo que se preze sabe muito bem que o meio tem influência direta na formação de uma pessoa. Querer que um cara que nasceu na violência, numa familia péssima, escurraçado a vida inteira encontre o caminho da "salvação pelo arrependimento" e se torne alguem digno de "ir pro céu" é no mínimo o cúmulo de injustiça. Que deus de merda é esse que cobra tanto de uns e menos de outros na barganha por um lugar no paraíso? Que criou as pessoas imperfeitas, ja sabendo que caminho tomariam, e os coloca nessa gincana cosmica da salvação? Não da pra entender a lógica desses fanáticos crentolas.
normal disse…
Ninguém é obrigado a gostar de ateus.

Vão chorar na cama, que é lugar quente.
Anônimo disse…
"O real motivo do preconceito sobre uma certa parcela da comunidade ateísta está justamente nessa militância"

Errado. A militância ateísta é um fenomeno social recente. O preconceito em relação ao ateu é coisa muito antiga, de muito antes de qualquer richard dawkins da vida ter aberto a boca.
Outra coisa, a ATEA não é a entidade oficial de representação do todos os ateus do brasil e não fala em nome de todos.
quem não chora não mama disse…
E o JM, os chorões da ATEA e tantos outros ateístas apenas comprovam que ateus são os mestres da choradeira.

E que ateístas gostam de usar o coitadismo como forma de combater quem lhes desagrada.
Anônimo disse…
A ATEA e a militância ateísta em geral ajudam a piorar: esforçam-se em aumentar a antipatia da população contra os ateus.
Anônimo disse…
A ATEA é ridícula e deve ser tratada como tal.
Anônimo disse…
A ideologia religiosa, é incoerente, sem néxo... é como uma casa sem alicerce!
Unknown disse…
e tbm ninguém é obrigado gostar de crente.
lugar de crente é na igrejinha dando dízimo ao pastor ou pastora.
Unknown disse…
O Retorno de Olavo, o Grande. num cinema pertinhode você, blockbuster, sucesso e bilheteria, futuro indicação ao globo de ouro e possível ganhador do Oscar de melhor filme.
Unknown disse…
as vezes eles abusam um pouco.
mario disse…
é muito mi mi mi desta associação que representa os ateuzinhos pre-puberes que se limita apenas a criar tirinhas anti-religiosas alimentando a guerra Ateuzinhos idiotas X religiosos fanáticos. daqui a pouco estão cobrando bolsa enem pros "vitimados" ateuzinhos espinhentos que querem se afirmar... "mamae sou ateu"
Anônimo disse…
desafio aqui qualquer ateuzinho a apresentar alguma prova destas acusações de que são vitimas, jogar palavras ao vento se dizendo vitimados, apelando pro coitadismo é muito fácil:

"Pessoas são abandonadas pelo cônjuge por se declararem ateias. Algumas não são contratadas por causa do ateísmo, outras são despedidas. Há casos até de agressão dentro de casa, como um garoto de 12 anos do Paraná que se recusava a fazer o sinal da cruz e o pai o agredia com a ajuda da mãe. Sei que logo depois disso tiraram o acesso à internet dele"


MENTIRA DESLAVADA!!! MI MI MI
Anônimo disse…
Pessoas são abandonadas pelo cônjuge por se declararem ateias. Algumas não são contratadas por causa do ateísmo, outras são despedidas. Há casos até de agressão dentro de casa, como um garoto de 12 anos do Paraná que se recusava a fazer o sinal da cruz e o pai o agredia com a ajuda da mãe. Sei que logo depois disso tiraram o acesso à internet dele

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/11/associacao-de-ateus-recebe-por-mes-ate-dez-denuncias-de-preconceito.html#ixzz2BClCPywG
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.
Anônimo disse…
desafio aqui qualquer ateuzinho a apresentar alguma prova destas acusações de que são vitimas, jogar palavras ao vento se dizendo vitimados, apelando pro coitadismo é muito fácil:

"Pessoas são abandonadas pelo cônjuge por se declararem ateias. Algumas não são contratadas por causa do ateísmo, outras são despedidas. Há casos até de agressão dentro de casa, como um garoto de 12 anos do Paraná que se recusava a fazer o sinal da cruz e o pai o agredia com a ajuda da mãe. Sei que logo depois disso tiraram o acesso à internet dele"


MENTIRA DESLAVADA!!! MI MI MI .. SÓ Faltam processar o mendigo por constrangimento!!!

Anônimo disse…
Pra mim e/ou para muitos, até sei onde tenho conhecimento: Ateu não fede nem cheira!!
Éverton Shy disse…
“Esse é um termo pejorativo inventado pela Igreja, que foi atribuído a pessoas que não acreditam em Deus”,

A Igreja inventou o termo ateu? Essa foi uma das coisas mais idiotas que já li, uma professora mestre dizer um absurdo desse só pode ser piada.
Anônimo disse…
Não fica doloridinho não crentola, ninguem falou em processar o mendigo.
Anônimo disse…
Seguindo sua analogia, para mim e para muitos, crentes fanáticos fedem.
Plunct Plact Zum disse…
Anônimo 03.11.2012 17:34, o exemplo dado é difícil de acontecer, fácil é o mendigo religioso ficar com o dinheiro e dizer graças a Deus.
Anônimo disse…
Claro, naturalmente isso não se aplicaria ao Edir Macedo...
Unknown disse…
deveríamos ignorar essas olavetes que não acrenscentam em nada nas nossas vidas.

gelo neles!
Unknown disse…
não dê comida ao troll, esse troll já disse essa mesma besteira em outra postagem.
Plunct Plact Zum disse…
Lá onde?
CÍCERO disse…
AS PESSOAS ESTÃO TÃO FORA DO NORMAL QUE ESTÃO CORRENDO A CIÊNCIA (O HOMEM)PARA PROVAR SE DEUS EXISTE, DEUS EXISTE E A PROVA DISSO É QUE ESTAMOS AQUI, NÃO FALO DE RELIGIÃO PQ AS PESSOAS ESTÃO VIVENDO RELIGIÃO COISA QUE O HOMEM INVENTOU, VIVEM JESUS CRISTO A PALAVRA DE DEUS DEIXEM QUE FALAM MAL, POIS É MELHOR SEGUIR A DEUS DO QUE O HOMEM.
Anônimo disse…
E a prova?
Anônimo disse…
Crentolos e suas crentolices.
Erli disse…
Só sei que sou ateu com muito orgulho! religioes em geral tanto do cristianismo como satanismo, só servem para manipular as pessoas. E sim existe preconceito contra ateus.
Quando voce é criança e nao quer ir pra igreja, seus pais te obrigam e realmente ha violencia seja física ou psicológica, nunca eles pergunto por que nao quer ir? pensam que é pra ficar em casa com seus assuntos banais, muitos de seus amigos se afastam de voce por ser ateu. Seu sogro ou sogra nao aceita voce na familia por ser ateu. E tambem muitas empresas nao vao te contratar sabendo que voce é ateu ( me pergunto por que eles perguntao qual sua religiao em entrevista de emprego, isso é uma pergunta que nao tem nada haver.)

A verdade que tem que botar nas cabeças das pessoais preconceituosas, nao só contra ateus, religioes, mas preconceito em geral é que se eu mostrar meu sangue, vai ver que o meu é vermelho, assim como todas as pessoas. Assim eu penso.
Anônimo disse…
Satanás o Único e Verdadeiro . Eu Sou.2 de novembro de 2012 15:26

Se ela odeia a si mesma, procura fora novos e mais complexos caminhos espirituais de "iluminação" na esperança de que ela podera dividir a si mesma de novo em sua pesquisa por mais fortes e exteriorizados "deuses" para punir a sua pobre e miserável carapaça.


Salamandra Gouvêa2 de novembro de 2012 17:16

_Você é patético e tenha a mais absoluta certeza, de que não me intimida com tuas tolices na falta de algo consistente para escrever e que seja útil para alguém!
_Enxergue-se, mané!
--------------------------------------------------------

A lagartixa sentiu o golpe!
normal disse…
Ninguém é obrigado a gostar de ateus, como não é obrigado a gostar de crentes.

E como os ateus se consideram no direito de dizerem o que querem sobre os crentes, os crentes e não-ateus também têm o direito de dizerem o que pensam sobre os ateus.

Simples, não?

O resto é choradeira oportunista de ateus idiotas e/ou desonestos, como os da ATEA.
ateu sofredor disse…
Oh mundo cruel, que não é do jeito que eu exijo que seja.
Anônimo disse…
Me desculpem as opiniões em contrário, mas a ATEA ainda é pouco criticada e denunciada, em vista de tudo o que faz. A Associação tem é muita sorte por não estar esmagada por pilhas de processos judiciais, em face dos constantes ultrajes a cultos religiosos que comete e faz questão de divulgar. Em sua página no facebook, é possível ver montagens com Jesus Cristo usando um uniforme Nazista, imagens de santas católicas em poses eróticas como se fossem modelos da Playboy, colocam mensagens em ônibus dizendo que Hitler acreditava em Deus... e quando são denunciados por crime de ultraje a Culto, algo previsto em lei, esses cínicos babadores de ovo de Daniel Sottomaior ainda querem se fazer de vítimas? Acusam os cristãos de intolerantes, mas querem ter o direito de ofender a sua fé da maneira mais baixa e porca, com imagens e frases terrivelmente insultuosas, e quando recebem o justo repúdio, acusam os cristãos de ser intolerantes.

Desafio a qualquer um que tenha um mínimo de bom senso a verificar a que nível Daniel Sottomaior e seus capangas descem quando hostilizam a fé cristã. E veja quem são de fato os intolerantes, antes de achar que esse rótulo cabe aos cristãos.
Anônimo disse…
Vamos por partes.
Você relatou que se o ATEA,seguisse os preceitos cristãos,tudo estaria OK?
Primeiro,não queremos saber da opção religiosa,de vocês,de como se vestem e se comportam.
Segundo,Você esta dizendo que o ATEA,não é preconceituoso e nem sequer deve ter visto suas postagens com:
Blasfêmia.
Ironia contra religião.
Teor de ódio
Anti-cristianismo
Preconceito religioso
Mentiras e falacias.
E etc.
Se não viu isso no ATEA,sugiro que:
Faça um transplante de córnia.
Desde já muito obrigado.
Anônimo disse…
NÃO ACREDITA EM DEUS=STALIN
ACREDITA EM DEUS=Blaise Pascal
Agora vamos ver se você não é ignorante.
O Colecionador disse…
Quem cometeu os maiores crimes contra os seres humanos não foram os ateus. A igreja católica e os evangélicos e a escumalha de pedófilos que habitam aquelas templos. Eu pelo menos jamais vi um ateu lotear o céu como uma certa organização religiosa.
Maria disse…
POR QUE VOCÊS NÃO ACREDITAM EM DEUS? GOSTARIA DE ENTENDER O MOTIVO PELO QUAL VOCÊS SÃO ATEUS. COMO VOCÊS EXPLICAM A CRIAÇÃO DAS PLANTAS, DA ÁGUA E DOS ANIMAIS? E COMO VOCÊS EXPLICAM A NOSSA EXISTÊNCIA? POIS A TEORIA DA EVOLUÇÃO JÁ FOI CIENTIFICAMENTE DESMENTIDA."Parece que a ciência começa a se render à Palavra de Deus. Nos últimos anos, há uma crescente tendência para desacreditar a teoria darwinista, que ensina que o homem veio do macaco.No Brasil, o assunto foi capa da revista Galileu no primeiro semestre. Além disso, descobertas recentes têm comprovado a veracidade do relato e dos personagens bíblicos, chamando cada vez mais a atenção e curiosidade das pessoas. Tudo leva à constatação de que algo está acontecendo paulatinamente no mundo científico.A confirmação da hipótese evolucionista ficou condicionada ao encontro dos elos perdidos. Mas já estamos no século 21 e tais elos continuam perdidos. O que temos visto até hoje são tentativas desesperadas de tentar provar a farsa, e que não levam muito tempo para serem desmentidas. De vez em quando alguns cientistas divulgam com estardalhaço determinadas “descobertas” de “elos perdidos” para, anos, meses ou dias depois, se retratarem. Cansados de terem de se desdizer sucessivamente, já estão até propondo outra saída.

Maria disse…
Em 10 de julho de 2002, supostamente foi descoberto um fóssil de 7 milhões de anos no Chade, na África, que enterraria a teoria do elo perdido para dar outra perspectiva à teoria evolucionista. A “descoberta” foi capa de jornais de todo o mundo no dia seguinte, na maioria das vezes como chamada principal. O crânio, batizado de “homem de Toumai”, seria uma prova de que não haveria apenas uma, mas várias espécies intermediárias entre homens e macacos. Mas não demorou muito para alguns especialistas desprezarem tal descoberta. Um ano depois, muitos já a classificam como farsa e identificam o tal fóssil como sendo simplesmente o crânio de um macaco.Erros de leitura do DNA — o que é realmente raríssimo — causam as mutações. A mutação só acontece se a alteração no DNA modificar o organismo. Em geral, esses erros não provocam nenhum resultado porque o código genético está engendrado de tal forma que torna neutras as mutações nocivas. Mas quando geram efeitos, eles são sempre negativos. Não há registro de mutações benéficas e a possibilidade delas existirem é descartada pela Ciência.
Os escândalos sobre falsificações foram uma constante na história do evolucionismo. O próprio Darwin fraudou. No seu livro As expressões das emoções no homem e nos animais, foi utilizada uma série de fotografias forjadas para comprovar suas hipóteses. Recentemente foi descoberto mais um embuste: o archeoraptor. Com uma imaginação bem apurada, muitos aclamavam esse achado como sendo a ligação entre as atuais aves e os dinossauros. Não passava de uma mistura mal arranjada de peças de diversos fósseis.

Maria disse…
Afinal, o que leva as pessoas a insistirem em uma teoria insustentável? Por que tanta insistência? Qual a intenção por trás disso? O ateu Engels, em uma de suas cartas ao ateu Karl Marx, ambos contemporâneos de Darwin, nos deixa claro o propósito: “O Darwin que estou lendo agora é magnífico A Teologia não estava destruída em algumas de suas partes, e agora isso acaba de acontecer”.

Aceita-se o evolucionismo para não se aceitar a Deus. Desde sua origem, essa teoria esteve impulsionada mais pelo desejo de prover o ateísmo de fundamento científico do que de encontrar a origem das espécies. O cientista que é evolucionista está atropelando todos os parâmetros científicos que tanto prega para lançar mão de argumentos filosóficos que a própria Ciência já desmentiu."

A criação do Universo a partir de um acaso já está sendo fortemente abalada. Ao reverem a teoria do Big Bang à luz das duas leis da termodinâmica (não são teorias, mas leis, ou seja, algo comprovado cientificamente, inquestionável), muitos cientistas chegam à conclusão de que é obrigatório acreditar em um início provocado para o Universo.
Maria disse…
A primeira lei da termodinâmica é a do princípio da conservação da energia, o qual estabelece que a matéria não pode estourar para a existência ou se criar por si mesma. Logo, se o Universo teve começo, então alguma coisa externa deve ter sido a causa de ele vir à existência. Alguma coisa ou, como sabemos, Alguém.
Não é a toa que o físico britânico Paul Davies afirmou há alguns anos que, a partir das já consagradas leis da termodinâmica, “há espaço até mesmo para o materialista mais duro admitir Deus”.
Nas eloqüentes palavras do cientista norte-americano Lincoln Branett, em O Universo e o Dr. Einstein, “de alguma forma e em algum tempo, uma interferência inevitável fez com que os processos cósmicos se iniciassem, os fogos estelares se ascendessem e todo o vasto espetáculo do Universo fosse trazido à existência”.

Preocupados com as conseqüências dessas conclusões, físicos ateus no mundo todo já estão propondo novas teorias para a origem do Universo, e essa tendência já chegou no Brasil. Na última semana de julho, durante a 10ª Reunião Marcel Grossmann de Relatividade Geral, um dos principais eventos da área no mundo, realizado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, muitos físicos proporam aposentar a teoria do Big Bang por entenderem hoje que ela, à luz das leis da termodinâmica, favorece o ensino criacionista. Em outras palavras, uma teoria só é válida a partir do momento em que ela não aponta para o Deus da Bíblia. Quando isso acontece, muda-se de teoria. O problema é que, neste caso, as evidências são muito fortes."
FONTE:http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=1295.0
Maria disse…
Nenhum cristão ou religioso é contra os ateus.
O principal problema não é a condição de ateu, o ser ateu.
Assim como em relação aos gays, o problema não é a condição sexual por si.
O problema todo chama-se MILITÂNCIA!
O irritante é querer fazer de uma coisa como uma opção sexual,a sua religião e querer que os outros sejam obrigados a aceitar quer queira quer não. Ou da ausência de uma religião (ateísmo)uma doutrina que deva ser engolida de goela abaixo. "Ainda muito cedo fomos familiarizados com uma explicação no mínimo estranha sobre a origem da vida:a teoria da evolução de Charles Darwin(ateu), soberana nos manuais das escolas, que somos obrigados a estudar e que afirma que o ser humano veio do macaco. As escolas do Brasil insistem em ensinar o evolucionismo como um fato indiscutível. No entanto, essa teoria nunca foi provada e a possibilidade de isso acontecer, por mais que céticos tentem dizer o contrário, é, pela própria Ciência, absolutamente nula.
As pessoas deveriam cuidar da sua própria vida e parar de querer impor seu modus vivendi aos demais.
Maria disse…
Todos nós sabemos que o comunismo tem como prioridade o ateímos, agora, o que poucas pessoas sabem é o que o comunismo matou e continua matando pessoas, sendo assim, o ateísmo já matou mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo.
Informações recentes dão conta que somente na china mais de 70 milhões de mortes foram causadas por Mao Tse Tung... União Soviética (20 milhões); Coréia do Norte (2 milhões); Camboja (2 milhões); África (1,7 milhão, distribuído entre Etiópia, Angola e Moçambique); Afeganistão (1,5 milhão); Vietnã (1 milhão); Leste Europeu (1 milhão); América Latina (150 mil entre Cuba, Nicarágua e Peru); movimento comunista internacional e partidos comunistas no poder (10 mil).
Ou seja, o comunismo junto com o ateísmo é responsável pela morte de mais de 100 milhões de pessoas pelo mundo.
Normalmente escutamos desde o período escolar que os cristãos mataram muitas pessoas, principalmente no período da Inquisição e fica em nossa cabeça que os cristãos mataram uma enormidade de pessoas. A verdade é que alguns cristãos mataram sim milhares de pessoas, infelizmente. Mas o que não é falado é que alguns ateus mataram não milhares de pessoas, mas milhões.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pPEGIPJEopQ

Maria disse…
O ateísmo político e a falta de auto-crítica dos ateus
“O ateísmo é a natural e inseparável parte do comunismo.”(atribuída a Vladimir I. Lenin)
Três dos maiores genocidas da história da humanidade eram ateus: Josef Stalin, Mao Tsé Tung e Pol Pot. Juntos, estes ateus mataram perto de 100 milhões de almas em menos de 100 anos. Eles mataram através da fome (Holodomor), fuzilamento, trabalhos forçados e muitas outras formas. O seu ódio ao ser humano e ao cristianismo é algo que o mundo nunca deve esquecer.

Se os 3 não tivessem já partido para um outro domínio de existência (inferno), todos eles diriam que as suas acções tinham em vista a defesa da sua visão política. Todos eles provavelmente diriam que o que fizeram era perfeitamente justificável dentro da visão do mundo que eles subscreviam. Para eles, a eliminação dos opositores ideológicos era algo necessário para o progresso do comunismo.
Até este ponto todos estamos de acordo uma vez que os dados históricos estão à disposição de todos. Os problemas começam quando nós começamos a entender a natureza ateísta do comunismo. Quando começamos a ligar os pontos, como dizem os anglófonos, podemos ver que o ateísmo teve um peso enorme dentro das matanças socialistas soviéticas e chinesas. Isto incomoda os ateus uma vez que os mesmos estão habituados a impugnar os cristãos como os causadores de todo o mal no mundo.
Como Mikhail Gorbachev apropriadamente asseverou, o Estado comunista empreendeu uma patente “Guerra contra a Religião.” Ele lamentara que os bolcheviques, seus predecessores, mesmo após a guerra civil terminada no começo dos anos 20, durante uma época de “paz”, “continuou a por ao chão as igrejas, a prender sacerdotes e a destruí-los”.
Maria disse…
Os ateus modernos, cientes do perigo que há em se mostrar a intima ligação entre comunismo e o ateísmo, tentam a todo o custo atirar esse fardo para cima dos seus opositores ideológicos: os cristãos. Pessoas como Stalin e Mao Tsé Tung já não são, portanto, líderes ateus, mas sim líderes com uma leve inclinação religiosa. As suas matanças, como tal, já não são da responsabilidade das suas crenças ateístas, mas sim responsabilidade de crenças teístas.
Por que os ateus não assumem a responsabilidade dos atos de seus grandes líderes e as jogam sobre os cristãos?
“É preciso combater a religião, eis o ABC do comunismo.” (Vladimir Lenin, marxista revolucionário russo)

* “Detrás de cada imagem de Cristo só se vê o gesto brutal do capital.” (Vladimir Lenin)

* “Deus é uma mentira.” (Vladimir Lenin)

* “O homem que se ocupa em louvar a Deus se suja na sua própria saliva.” (Vladimir Lenin)

* “Deus é o inimigo pessoal da sociedade comunista.” (Vladimir Lenin, carta a Gorki)

* “Nós odiamos o cristianismo e os cristãos.” (Anatoly Lunatcharsky, marxista revolucionário russo)

* “Nosso programa inclui necessariamente a propaganda do ateísmo” (Vladimir Lenin)
Conclusão:

É por demais óbvia a associação entre o ateísmo e o comunismo e esta ligação não é algo que os ateus possam empurrar para o colo dos cristãos como forma de desculpabilizar o ateísmo. Eles, tal como nós, têm que assumir as consequências daqueles que agiram de acordo com a sua ideologia.
Fazer revisionismo histórico e alterar as definições de termos apenas mostra a outros ateus que há algo de errado com o ateísmo. Dizer que eles não eram “verdadeiros ateus” é incorrer na falácia do “verdadeiro escocês”. Quem é que define o que é um “verdadeiro ateu”?

Se vocês têm que deturpar o passado como forma de vencer no futuro, então há algo de errado com o vosso presente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih