Pular para o conteúdo principal

Justiça turca adia julgamento de ateu acusado de blasfêmia

Fazil Say é pianista de prestígio internacional
A Justiça da Turquia adiou para 18 de fevereiro de 2013 o julgamento do pianista ateu Fazil Say (foto), 42, que está sendo acusado de insultar o Islã em dois tweets postados em abril.

Em um deles, o pianista comentou a duração de 22 segundos de uma recitação de um muezzin (puxador de oração em mesquita): “Por que tanta pressa? Ele tem uma amante a sua espera ou um raki em cima da mesa?”. Raki é uma bebida proibida pelo Islã, com qualquer outra que tenha álcool.

Em outro tweet, Say transcreveu um verso de Omar Khayyám, do século 11: “Você diz que rios de vinho fluem no céu/, o céu é uma taverna para você?/ Você diz que duas virgens esperam cada crente lá/, o céu então é um bordel para você?”

Say compareceu nesta quinta-feira (18) ao Tribunal e pediu a anulação do processo, o que foi recusado. A Justiça manteve a acusação da Promotoria de que o pianista foi insultuoso para com os “valores religiosos”, além de incitar o ódio e promover a desordem pública.

O pianista conseguiu ser dispensado de comparecer às audiências judiciais até que se realize o julgamento, de modo que ele possa cumprir a sua agenda de concertos.

Representantes de entidades dos direitos humanos protestaram diante do tribunal contra a falta de liberdade de expressão na Turquia.

Se for condenado, Say poderá ficar preso até 18 meses.

Fonte: agências. 


Justiça da Turquia condena pianista ateu por blasfêmia
abril de 2013


Religião contra liberdade de expressão.

Comentários

Unknown disse…
Agora é esperar para ver quem ganha essa batalha: se o secularismo ou o islã.

Pela constituição turca me parece que ele não cometeu crime algum.

http://www.servat.unibe.ch/icl/tu00000_.html

Xiii. Assisti a um documentário sobre a Turquia que deu vontade de conhecer o país. Eles tentaram passar a imagem da Turquia como um país liberal. Mostraram jovens turcos em pubs e em clubes noturnos. Mulheres sem o famoso véu ao lado de senhoras devotas. É fato que a Turquia, juntamente com a Bósnia e a Albânia, serem os únicos países de maioria islâmica teoricamente laicos, mas depois desse caso, fico com um pé atrás. Até desisti de fazer uma visita à aquele país que, na minha mente, julgava ser o lugar onde o islão se adaptaria com a modernidade. Deve ser propaganda enganosa. O mesmo digo de Israel: querem vender a imagem de país moderno no Oriente Médio, mas são intolerantes prá caramba. Quando fui a Jerusalém, jogaram pedra em mim e dois moleques judeus cuspiram no meu braço; e olha que tentei ao máximo respeitar os costumes locais de judeus e muçulmanos e olhem o troco que eles dão. Quero passar longe do Oriente Médio!!!
Anônimo disse…
Oriente Medio e uma "meldia", nao vou la nem a pau! Pela reportagem acho exagerado as "otoridades" julgarem o cara por aqueles comentarios. Ele nao disse nada de mais, so tirou um sarrinho parecendo um brasileiro. Aqui isso seria banal, mas la...!!! Lamentavel. MUNDO LAICO JA!!!
Anônimo disse…
Lugares de outrora bela cultura, estão virando ditaduras controladas por fanáticos. As três religiões abraamicas são o maior lixo criado pela humanidade. Países com belo passado - Arabia, Iraque, Turquia vêem suas culturas destruídas aos poucos pelo islamismo.
Anônimo disse…

"Agora, o negócio é o seguinte. A minha descrença não me impede de ver a importância da religião na formação da sociedade moderna. Estudar é difícil, mas, com um pouco de esforço, os anencéfalos neo-ateus que, nem sequer possuem a coragem de mostrar a cara e nome, poderiam aprender com a História o quão errados estão sobre a religião.

Criticas às religiões são muito importantes e esse blogue se encarrega de fazer circular informações sobre elas que não encontramos em abundância em outras mídias.

Mas, acredito que essas sejam palavras que não surtirão efeitos. Afinal, o objetivo dos anônimos neo-ateus retardados que cagam nesse blogue não é o de aprender. Contudo, para os outros anônimos honestos, talvez, sirvam."


Willian Papp
Unknown disse…
Pelo menos se dignou em citar a fonte.
Orgulho da estupidez... disse…
...a gente vê por aqui.
Anônimo disse…
Então ateu é anecéfalo? E do que vc chama pessoas que falam sozinhas com o teto e acreditam que possam negociar e receber ordens de um ser metafisico que ninguem nunca viu?????
Unknown disse…
Anônimo18 de outubro de 2012 19:51

Tem certeza que eu disse isso?
Anônimo disse…
Ateus anencéfalos seriam apenas aqueles que discordarem das afirmações que ele faz sobre "a importância da religião na formação da sociedade moderna".

Já os "ateus maduros" que concordarem com suas posturas conservadoras, defendendo a "moral e bons costumes", esses ele não intitula como "neo-ateus retardados que cagam nesse blogue" que precisariam "aprender" as "verdades" que ele apresenta.
Unknown disse…
Anônimo18 de outubro de 2012 20:04

Ainda não. Com pouco mais de atenção você consegue.
Anônimo disse…
Fascistas não sossegam enquanto não consegue fazer com que os outros se submetam à sua visão de mundo estreita, totalitária e conservadora. Não suportam ser contrariados.

Calma, daqui a pouco chega algum companheiro carismático para lhe afagar o ego...
Anônimo disse…
Inteligente para você, retardadado, deve ser cortar o clitóris de menininhas, ameaçar pessoas pelo simples fato de pensar, achar que o monte de bosta escrito no Corão e na Bíblia são sagrados e intocáveis, apedrejar mulheres, estuprar mulheres que foram vítimas de estupro, fazer lavagem cerebral para arrancar o dinheiro dos fiéis, gastar horário de trabalho com orações, troca de ataques entre diferentes credos, usar dinheiro de dízimo para comprar mansões, incitar pessoas ao suicídio, promover ataques terroristas, espalhar que a Terra é plana, que cobras e mulas falam (a julgar pelos neo-crentes como você, até que faz sentido...), dizer que dinos e homens foram contemporâneos, que a Terra tem 10.000 anos apenas, que um arbusto falou, que um cara tinha o segredo da superforça nos cabelos... Isso daí deve ser tudo verdade e 'moral' para você, né, seu crente estúpido desprovido de senso crítico e conhecimento...
Anônimo disse…
Willian Papp aparecendo pra dizer que é "ateu" em 3, 2, 1...
Unknown disse…
Anônimo18 de outubro de 2012 20:20

Melhor você se informar ao meu respeito. Vou lhe dar uma dica: eu sou ateu.

Vou lhe dar mais uma: sou a favor que as pessoas acreditem no que quiserem, façam o que quiserem, desde que, não contrariem as Leis dos homens baseadas em institutos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A manifestação religiosa tem um limite: a Lei.

Estuprar mulheres, matar, induzir ao suicídio são crimes. Logo, sou contra.

Acreditar que a Terra tem 6.000 anos, que mulas e cobras falam, não é crime. Cada um acredita no que quiser e tem o direito constitucional de fazê-lo.

“Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres” (Voltaire)
Unknown disse…
Anônimo18 de outubro de 2012 20:25

Ser ateu é um mero detalhe.

Ser honesto e respeitador é o que conta.
Anônimo disse…
Segundo ele, os pais devem ter todo direito de usar agressão física contra crianças como forma de fazê-las ter "respeito à família [tradicional], às leis[conservadoras] e às instituições[tradicionais e conservadoras].

Ao mesmo tempo, defende o enriquecimento de líderes religiosos [Edir Macedo] através de palestras multi-milionárias que contam com isenção fiscal mesmo não se tratando de culto religioso.

Defende que religiosos devem ter privilégios sobre demais cidadãos ao descumprirem deveres civis, como exemplo, o uso de adereços religiosos que cubram seus rostos em fotografias de identificação!

Defende os valores morais e costumes tradicionais de base judaico-cristã em nome da "boa sociedade" em detrimento das liberdades individuais do ser humano.

Sob o discurso de que não se deve ser intolerante com pessoas/ações intolerantes, ataca ateus e secularistas que não concordam em se manter passivos diante dos abusos de religiosos sobre o estado laico e a vida privada alheia.

Defende valores e costumes de culturas religiosas acima da dignidade humana (como no caso de países islâmicos).

Mas, no final das contas, é apenas um "ateu" cheio de "maturidade", "bom senso" e "respeito" com ações religiosas anti-humanitárias que se sustentam pelo tradicionalismo cultural, afinal, ele sabe da "importância da religião na sociedade moderna".

Francamente, é de uma hipocrisia nauseante...
Unknown disse…
Anônimo18 de outubro de 2012 20:48

De duas uma: ou você entendeu tudo errado ou é falacioso e desonesto.

Tá difícil.

Mais tarde eu te explico.
J. Tadeu disse…
Minha opinião (baseada em minha imaginação fértil): só adiaram o julgamento por Fazıl Say ser um artista com certo renome internacional; o governo turco almeja ser membro permanente da União Europeia (talvez hoje nem tanto, mas a crise é, afinal de contas, passageira). Então é possível que a condenação de uma personalidade relativamente conhecida deixe a Turquia com a pecha de "retrógrada". Talvez a maior parte da população turca seja de fato como grande parte da população mundial: pragmaticamente conservadora. Mas, para as "otoridades", imagem é tudo.
Anônimo disse…
Minha opinião (baseada em minha imaginação fértil): só adiaram o julgamento por Fazıl Say ser um artista com certo renome internacional; o governo turco almeja ser membro permanente da União Europeia (talvez hoje nem tanto, mas a crise é, afinal de contas, passageira). Então é possível que a condenação de uma personalidade relativamente conhecida deixe a Turquia com a pecha de "retrógrada". Talvez a maior parte da população turca seja de fato como grande parte da população mundial: pragmaticamente conservadora. Mas, para as "otoridades", imagem é tudo.

Winston Smith
Anônimo disse…
Anônimo das 21:00

Eu sei que minha identificação é precária, mas é a forma que eu encontro de ser identificado por meus comentários. Até o presente momento vinham respeitando isso. Peço que mostre respeito e pare de colocar meu nickname em posts que não são meus.
Se quer participar do blog de verdade, dê sua opinião, seja ético e aproveite um espaço raro para anônimos comentarem. Trollando dessa maneira você prejudica o blog, os anônimos responsáveis e também a mim.
Se não tem nada pra fazer, durma ou faça qualquer outra coisa que não envolva ninguém, pois isso é falta de respeito.

Winston Smith
J. Tadeu disse…
Citar outra pessoa sem identificá-la (nem que seja por aspas) e (?) assumir anonimamente um nome/nickname de outrem? Hein?!

What a fuck is this? What's going on here?
J. Tadeu disse…
Arrisco dizer que a porcentagem de teístas (moderados ou não) é inversamente proporcional ao grau de civilidade de um local. Hoje é possível visitar virtualmente certos sítios históricos - claro, não é a mesma coisa que vê-los pessoalmente, mas fazer o quê? Também tinha vontade de conhecer Istambul, mas talvez seja melhor economizar para visitar um sítio arqueológico da Etiópia (isolado da civilização), berço dos primeiros homo sapiens. Fósseis não costumam ofender...
J. Tadeu disse…
Hehehe, eu estava de brinks Smith, mas prometo que parei (ou não).

LOL XD
Anônimo disse…
J. Tadeu (ou não)

Eu acho que você se enganou (ou não), de qualquer maneira levei na boa (ou não).

LOL XD (ou não)

Winston Smith (Sim, eu mesmo, sem essa de "ou não")
Anônimo disse…
J. Tadeu

Se esse engraçadinho desocupado continuar com isso, acredito que a nossa única saída será nos cadastrar em algum dos serviços que o Paulo Lopes aceita para fazer login em seu blog. Infelizmente é o preço que teremos de pagar pela falta de respeito e ética de algumas pessoas.
Tenho os meus motivos pessoais para não querer realizar esse tipo de registro, mas não vejo outra alternativa. Todavia, ainda espero que o anônimo troll repense sua atitude, embora pareça improvável diante desses episódios recorrentes.

Winston Smith
Anônimo disse…
Vejo que você continua postando coisas em meu nome, embora o último até faça algum sentido porque vai de encontro ao que eu penso, embora você o tenha postado como sátira, mas que não justifica ter usado o nickname que eu uso por aqui.
Se você não tem respeito e honestidade pra levar esse blog a sério que não o utilize. De qualquer maneira já estou pensando mesmo em criar um login pra mim pra evitar que essas coisas possam acontecer novamente.
Por enquanto é só, vou parar de postar por aqui pra não poluir o post com inutilidades, vou fazer minha parte enquanto usuário responsável.

Winston Smith
Anônimo disse…
Desculpe, Winston e J. Tadeu.
Foi apenas uma brincadeirinha inofensiva, porém, infeliz de minha parte. Gosto da participação de ambos, embora eu tenha opinião discordante - em inúmeros aspectos - com algum de vocês.

Procurarei não repetir o ato, no entanto, não posso assegurar que quaisquer outras pessoas não o fariam ou não o farão. Penso que, de fato, é um risco que sempre iremos correr enquanto postamos de forma anônima e, por isso mesmo, ao postarmos sob tal condição, torna-se mais interessante que nossas exposições se deem de forma mais impessoal (no sentido da autoria) possível.

Novamente, peço que desculpem-me pela desagradável brincadeira! Espero que permaneçam participando ativamente do blog.

Um grande abraço!
Anônimo disse…
Assim espero, seu ridículo!

Winston Smith
Anônimo disse…
Para os adventistas:Feliz dia do desapontamento!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová