Pular para o conteúdo principal

Prefeitura vai remover o totem ‘Sorocaba é do Senhor Jesus’

totem evangélico em Sorocaba
Totem foi instalado em 2006 a pedido de um vereador-pastor
A Prefeitura Municipal vai remover o totem "Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo" instalado na avenida Marginal, na entrada da cidade, por estar ali sem permissão. Sorocaba é uma cidade paulista de 600 mil habitantes que fica a 95 km da capital. Seu lema oficial é "Lutei Por Uma Pátria Livre". O atual prefeito é Vitor Lippi (PSDB).

A prefeitura teve de verificar em que circunstância o totem foi instalado, porque o Ministério Público quis saber se ele ocupa uma área pública. Se esse fosse o caso, como agora ficou confirmado que é, o totem é ilegal porque a laicidade do Estado brasileiro impede que qualquer instância de governo se envolva direta ou indiretamente com crenças religiosas.

Prefeito diz que não removerá o totem. 
22 de outubro de 2012

O Ministério Público foi acionado por dois estudantes de direito — Henrique Pinheiro da Silva e Ricardo dos Santos Elias. Para eles, o totem é inconstitucional, além de ser uma manifestação de desprezo em relação aos não cristãos.  Eles entendem que, pela Constituição, Sorocaba não é de Jesus, mas de todos os sorocabanos, independentemente da religião que cada um tenha ou não.

pastor Carlos Cézar da Silva
Para Cézar, direito à religião
vale mais que a laicidade
 
A prefeitura instalou o totem em 2006 a pedido do então vereador e pastor Carlos Cézar da Silva (foto), da Igreja do Evangelho Quadrangular. Atualmente ele é deputado estadual pelo PSB.

Quando foi deflagrada a polêmica sobre o totem, em meados deste ano, o deputado-pastor surpreendeu com o argumento de que, na Constituição, o direito à liberdade de religião, por ser regido por cláusulas pétreas (não podem ser modificadas), prepondera sobre o artigo 19 da Constituição, o da laicidade de Estado. Não há um único jurista de notório saber que dá sustentação a essa interpretação.

A estudiosa Mônica Evelin Hentschel disse que o espaço público deve se ocupado de modo que se respeite a crença alheia. “A presença de um marco reforçando a influência de determinada denominação religiosa dá a entender que aquele Estado assume a preferência de uma religião, em prejuízo de outras”, disse. “Ademais, como já decretado, o Estado é laico, ou seja, é plural e ecumênico."

Com informação do jornal Cruzeiro do Sul.

Cronologia do caso   Religião no Estado laico.

Estudantes questionam totem 'Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo'.
agosto de 2012

Deputado menospreza Estado laico para justificar totem.
agosto de 2012

Comentários

Anônimo disse…
Que maravilha, o nosso MINISTÉRIO PÚBLICO fazendo os toscos respeitarem a lei.
Só assim pra esse pessoal se colocarem em seus lugares.
Que coloquem essa porcaria na igreja deles.
Isso feito, nunca iremos reclamar.
Anônimo disse…
Mas e as imagens que tem dentro de prédios públicos quando vão tirar? Tem uma até no Supremo Tribunal Federal.
Unknown disse…
ótimo que se faça justiça!!!!!!!! que não parem por ai
Anônimo disse…
Eu recomendo um novo totem "sorocaba é de todos os povos e crenças"
Unknown disse…
Parabéns ao Ministério Público.

Acima das crenças individuais existe a Lei que abrange e regula a todos.
Felipe... disse…
Deus qual Deus?

aquele que não conseguiu manter um "totem".
Anônimo disse…
Show! Lugar de evanjeguismo é no templo.
Anônimo disse…
Cade um chargista pra desenhar jesus triste indo embora com o totem debaixo do braço, dizendo "e eu pensando que sorocaba era minha"
Reação Química disse…
Diga sim ao fim da imunidade tributária Religiosa.
Unknown disse…
Abençoada seja a RAZÃO !!!
E a Constituição
Anônimo disse…
Laicidade Wins \0/

jesus fundamentalismo lose
Diabo disse…
É isso aí, conforme disse o meu amigão Will, a nossa nação é ordeira e respeita as Leis. Esse caso de Sorocaba foi algo isolado, que prontamente foi corrigido graças à rápida e eficaz ação do Ministério Público, que jamais dorme no ponto e faz com que a Lei seja sempre cumprida!

Eu sou brasileiro com muito orgulho! O Brasil é a minha morada!
Anônimo disse…
Nossa como uma placa incomoda tanto um povinho que nem acredita no que esta escrito nela. #hipocrisia barata!
Anônimo disse…
Na primeira tempestade que cair sobre a cidade, os crentes dirão que a culpa foi dos laicistas que "tiraram Sorocaba das mãos protetoras do Senhor Jesus"...

Anote aí.
Anônimo disse…
Chupaaaaaaa crentalhada HA HA HA
Anônimo disse…
É d'Ele mesmooo com placa ou sem placa, vcs qrendo ou não!!
Anônimo disse…
Eu me incomodo quando o MEU DINHEIRO está sendo utilizado para custear a produção, colocação e manutenção de uma placa inútil. Se querem usar o dinheiro público, tenham certeza de que será para algo que atenderá a TODOS os DONOS DO DINHEIRO, e não apenas a uma parcela. Pior ainda quando utilizam o MEU DINHEIRO para insinuar que a parcela de DONOS DO DINHEIRO da qual eu faço parte (os não cristãos) não teriam os mesmos direitos que a outra parcela, já que a placa dizia implicitamente que essa outra parcela seria proprietária integral do sistema que administra o DINHEIRO PÚBLICO, que inclui o MEU DINHEIRO.
Anônimo disse…
Isso, bate o pezinho e chora, neném! Chora até soluçar, vai...
Anônimo disse…
Até o momento que os evangélicos deixarem de querer ser fascistas e impositores sobre a sociedade, incluindo as autoridades constituídas.

O problema, é que se os evangélicos deixarem de ser fascistas, eles não estarão mais cumprindo os preceitos do Evangelho, logo, deixarão de ser evangélicos.

Cristianismo não combina com democracia e sempre estarão em conflito com a mesma (e cristãos sempre vão alegar que os resistentes à sua doutrina ditatorial é que serão os seus "perseguidores", e não o contrário).
Anônimo disse…
Absurdo, meu irmão! Tão querendo que a gente deixe de praticar a Palavra de Deus!

Onde já se viu uma coisa dessa?
Aonde é que a gente vai parar?

Nós, o povo de Deus, não somos homofóbicos e nem fascistas, afinal, só estamos praticando a Palavra de Deus! Agora vai chamar a Bíblia de fascista e homofóbica? Onde já se viu?

Meus amados, vamos lotar de e-mail a ouvidoria e também mandar e-mail, carta e o que for para todos os parlamentares acabarem com essa poca vergonha! Onde já se viu uma coisa dessa?

Vem crente, vamo botá a boca no trombone e proclamar que o Brasil é do Senhor Jesus! Oh, aleluia! Louvado seja o nome do Senhor!

Que Deus te abençoe,
Em nome de Jesus.

Silas MalaFail
Anônimo disse…
ACANTACALACABAXURIA OH GLOREAS .. ATT malafail
Anônimo disse…
Leve pra sua casa.Local público não é lugar para lixo!
Anônimo disse…
É dele, é dele e é dele viu oooo!
Anônimo disse…
Deixa Ele mesmo vir falar então...





ah é, Ele só existe na cabeça dos crentolas.
Anônimo disse…
Buaaaaaaaaaá....
Felipe... disse…
http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20121021160104&cat=politica&keys=justica-eleitoral-recebe-denuncia-psdb-contra-evento-evangelicos-campina

sugestão de materia ao paulopes, PSDB e evangelicos puro interesse
Dante disse…
Ponto para o Estado Laico!!!!!!!!!!!!!!11!!11!!111
Unknown disse…
Devia haver uma cerimônia da retirada deste totem.
Anônimo disse…
Boa ideia. E com um coral de crianças cantando:

Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace

You may say
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world

You may say,
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will live as one


Aliás... Alguns sacerdotes do Reino Unido têm censurado a execução de Imagine em funerais porque na letra da música diz - entre outras verdades - que não existe Paraíso:

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,my-way-com-frank-sinatra-e-cancao-mais-pedida-em-funerais,945664,0.htm
Anônimo disse…
Diabo, sua ironia (ou tentativa de ironia) foi péssima.
.
Outra coisa, não fale sobre o que você não sabe. Lógico, o órgão do MP não é perfeito, em especial em um país como o nosso (onde o erro da sociedade vem desde o início, na [falta] de educação dentro da própria família). E o MP é a 3ª instituição de maior credibilidade para a sociedade.
Lia de Souza disse…
Capelas travestidas de 'ecumênicas' infestam lugares como universidades (UFSC/SC, tem uma bem na áreas entre o primeiro prédio construído e o da Reitoria e Centro Tecnológico. Idem nos jardins da Alesc, nos hospitais públicos nem são ecumências, são católicas e só. Tudo em formato de capelinha. Se serve a cultos maometanos, judaicos e de raiz africana é muito pouco provável, eu nunca vi. O ecumenismo é entre ICAR e variantes cristãs, como luteranos, p.e. São todas áreas públicas, não? Deveriam remover também.

Faz muito bem o prefeito! Manda tirar e quem quiser que leve pra casa. Imagens de santos também devem ser tirados de lugares públicos e colocados dentro das igrejas, nos seus pátios, caso sejam grandes demais.

Aqui perto de Floripa, município de São José, colocaram uma estátua enorme do santo no aterro público da Beira-Mar SJ. Foi uma trabalho arrumar lugar para ele, queriam colocar na entada da cidade, muita gente protestou, acabaram colocando no aterro público.
Anônimo disse…
E mais uma coisa... o que você faz para melhorar o país (além de reclamar)?
.
Não estou dizendo que não existem Promotores ou Juízes corruptos e desleixados (que visam apenas ganhar dinheiro), mas julgar toda uma instituição é atitude típica de gente que muito reclama, pouco faz e, quando faz, faz através de meios não idôneos. *dica
Anônimo disse…
Oh! coitados!!! Espero que vocês venham para Cristo,pelo amor e não pela dor... Por se tratar de propaganda que leva o Nome que é Sobre todo nome, aí vem a demagogia, das demagogias... Maior é Deus e o resto são "vermes"....kkkkk.... seus abestados e tolos.
Anônimo disse…
Agora tem que mandar a conta dos gastos com essa aberração proselitista para o pastor vereador/hoje deputado e pelo jeito sempre desocupado (para ficar inventando essas porcarias). E manda pro anônimo das 18:35, que ta' com dozinho, também.
Anônimo disse…
Então manda "Ele" vir buscar. E que entrouxe você sabe onde.
Anônimo disse…
Mais uma vez Cristo jóquei de jegue e seus evanjegues amestrados se deram mal. Ponto para a razão, e mais a patada no fascismo religioso.
Anônimo disse…
Eu, como sorocabano, sentia a maior vergonha desse totem hipócrita, fascista e religioso. Passava uma má imagem de uma cidade progressista, apesar dessa parcela arcaica da população que gosta de querer suas crenças sobre os demais.
Anônimo disse…
Vixi!!!

Lippi diz que não removerá totem
http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=428329
Anônimo disse…
Não tenho ciencia se ele se reelegeu. Se não, claro que ele não vai tirar a placa, pois será a próxima administração.
Se reelegeu, ele que tente afrontar a justiça.
A ficha limpa ta por aí.
Anônimo disse…
Aqui perto tem um arco (dizendo que a cidade é do senhor jesus) que vai de ponta a ponta da rua. E muito provavelmente foi feito com dinheiro publico. Na epoca da construção até pararam o transito, causando transtornos diversos, para fazer o arco.


a religião fede.
Anônimo disse…
Que deus lindo esse!
Anônimo disse…
Tem que pichar essa desgraça!
Anônimo disse…
Queria saber do dep. Cesar, se ele, partindo de sua própria premissa, é à. favor de um outdoor em terreno público com a seguinte frase:"Sorocaba pertence ao senhor Exu Caveira."
Anônimo disse…
eu prefiro

"Sorocaba é de Ogum" ou

"Sorocaba é de Satã" ou

"Sorocaba é do Silas Malafaia".
Anônimo disse…
Mas se a tempestade vier enquanto o totem está lá, dirão que é o Demônio que está atacando a cidade de jesuis.

Com crente não existe saída, eles sempre vão achar uma desculpa pra estarem certos.
Anônimo disse…
Já pensou que beleza um coral de crianças cantando Imagine enquanto tiram aquela porcaria.

Você pode dizer
Eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único

Eu espero que um dia
Você se junte a nós
E o mundo viverá como um
Isa disse…
Acho que tem tanta coisa pra se preocupar e melhorar.
E as pessoas se preocupando com um marco que é fato...
Esquecendo que Jesus morreu pra que nossos pecados fossem perdoados...
Isa disse…
Anônimo? Nem coragem de se identificar tem...

Sai de ré...O sangue de Jesus tem poder...
Unknown disse…
Então prove...!
Isa disse…
Só vc ler na Biblia Hebreus 12.

Fique com Deus
Unknown disse…
qual deus? jeová? zeus? odin?
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Isa 24 de outubro de 2012 17:32
Acho que tem tanta coisa pra se preocupar e melhorar.
E as pessoas se preocupando com um marco que é fato...
Esquecendo que Jesus morreu pra que nossos pecados fossem perdoados...
-----------------------------------------------------
OMAR MOTTA 24 de outubro de 2012 22:48
Então prove...
-----------------------------------------------------
Isa25 de outubro de 2012 09:01
Só vc ler na Biblia Hebreus 12.
-----------------------------------------------------

Lógica cretola: se eu creio então é verdade.
Isa,Isaque, sua bíblia tem tanta credibilidade quanto a palavra do inri cristo.

Anônimo disse…
Eu nunca encontrei tantos rebeldes sem causa discutindo sobre um assunto que não irá nos levar a lugar nenhum. si você se acha tão revolucionário qual foi a ação que você realizou de bom para humanidade? pessoal na boa, evoluam...
Anônimo disse…
Nossaaaaaaa... Quanta falta de argumento... esse Anônimo 2 comentários acima...

Na frase citada: "Vem crente, vamo botá a boca no trombone e proclamar que o Brasil é do Senhor Jesus! Oh, aleluia! Louvado seja o nome do Senhor! " só prova o quanto esses religiosos querem ferir a laicidade do Estado... Falam merda e depois querem seus direitos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih