Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Prefeito não removerá totem ‘Sorocaba é do Senhor Jesus’

Vitor Lippi
Lippi teria sido
pressionado 

por pastores
O prefeito tucano Vitor Lippi (foto) disse que não vai remover o totem com a inscrição “Sorocaba é do Senhor Jesus” que se encontra instalado na avenida Marginal, na entrada da cidade. A decisão contraria a Divisão de Áreas Públicas do Município, que havia anunciado a remoção do totem por ser irregular. O prefeito afirmou que houve um “mal entendido”.

Henrique Pinheiro, um dos dois estudantes de direito que questionaram a legalidade do totem junto ao Ministério Público, disse que Lippi recuou por causa de pressão de religiosos.

O próprio prefeito admitiu ter sido procurado por pastores quando um jornal da cidade noticiou a remoção. Ele falou ter sido acordado logo pela manhã por religiosos para que desse uma justificativa. “Eu nem estava sabendo [sobre a remoção]”.

Na avaliação do promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum, o totem fere a laicidade do Estado brasileiro. A Constituição determina que nenhuma instância de governo subsidie ou participe de qualquer atividade religiosa. Marum aguarda informações da prefeitura para tomar as providências legais.

 Totem está em avenida
que dá acesso à cidade 
Lippi disse ter sido dele a decisão de instalar o totem em 2006. Ele não mencionou que se tratou do atendimento de um pedido feito pelo pastor Carlos Cézar da Silva, na época vereador e atualmente deputado estadual. Cézar estaria por detrás das pressões que fizerem o prefeito recuar.

Lippi disse que mandou erigir o totem para “homenagear as manifestações cristãs”.  “Repartições públicas mantêm crucifixos, aqui mesmo na minha sala tem um, a Câmara abre suas sessões com a leitura da Bíblia, o Judiciário também utiliza esses símbolos. Qual é a inconstitucionalidade que existe nisso?”

O prefeito disse que vai explicar ao promotor Marum por que manterá o totem.

Com informação deste site e do Cruzeiro do Sul.

Prefeito sonega dados sobre totem ‘Sorocaba é de Jesus’
dezembro de 2012

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...