Pular para o conteúdo principal

Não dá para impedir influência da religião no voto, diz Schwartsman

Título original: Santa eleição

por Hélio Schwartsman para Folha

Sou um ardoroso defensor da laicidade do Estado, mas receio que ela não possa ser estendida para eleições, como parece querer boa parte dos intelectuais e políticos mais à esquerda.

Não me entendam mal. Também eu gostaria que questões de fé, como a filiação religiosa dos candidatos e suas posições em relação a aborto, eutanásia etc. (que não são assuntos da alçada do Executivo ou de prefeituras), não influíssem no pleito, mas, para fazê-lo, precisaríamos eliminar o povo do processo de escolha, o que provavelmente é uma má ideia.

Diferentemente de juízes e outros servidores públicos, que precisam justificar racionalmente suas decisões, o eleitor deve satisfações apenas à própria consciência. Se, para ele, o fato de o postulante ter vínculos com esta ou aquela igreja faz diferença, não há como objetar a que leve isso em consideração na hora de votar.

O que se pode fazer para preservar a laicidade do Estado é exigir que, uma vez eleito, o administrador se paute pelos princípios constitucionais que asseguram a neutralidade do poder público em matéria religiosa. Eles incluem a proibição de subvencionar igrejas, a necessidade de atuar de forma impessoal e a proteção a direitos de minorias.

Os crentes deveriam ser a parte mais interessada na manutenção do Estado laico, que é essencialmente uma garantia de liberdade religiosa. E, se há algo que realmente une todas as fés, do catolicismo ao islamismo, é clamar por liberdade religiosa nos países em que são minoritárias.

Voltando à democracia, precisamos abandonar a noção de que ela funciona porque cidadãos se debruçam sobre os problemas e, após cuidadosa análise, escolhem as melhores propostas. Esse modelo existiu apenas na cabeça de alguns filósofos do século 18 e do TSE. Democracias dão certo principalmente porque canalizam para formas menos violentas os conflitos existentes em qualquer sociedade.

Por que Estado laico interessa mais aos cristãos do que aos ateus.
por Hélio Schwartsman em março de 2012

Religião na política.

Comentários

Anônimo disse…
Taí! Mesmo sendo ateu, concordo com esse raciocinio.
Devemos lutar pela laicidade sim, mas não tentar ferir o direito sagrado do voto.
Coviver com a diferença, mesmo que essa seja uma estupidez desmedida, é sina de todo ser existente.
Caruê disse…
Não desejo impedir e sim combater, tal influencia.
AspenBH disse…
Democracia não é sinônimo nem se esgota em eleições. É o regime político onde TODOS têm cidadania plena. Onde divergências são resolvidas por acordos. Falhando esses acordos aí sim apelamos ao voto como plano B. Porém a cidadania das minorias não pode ser objeto de pleito em uma democracia. A maioria jamais pode revogar a cidadania plena de gays, judeus, mulheres etc.
Unknown disse…
todos nói somos seres humanos. ninguém nem pior nem melhor do que ninguém.
Ok Cristãos

A partir de agora vou acreditar em um deus que se materializou em um espermatozoide; aproximou da vulva da Maria do qual procurou o Hímen na entrada da v.gina; penetrou e fecundou o óvulo da Maria.

Depois, com uma explicação convincente sobre anjos, José aceita a paternidade divina.

A tripla divindade deus-cristo-espirito cresce e vai insuflar a população de Belém contra o império Romano e estes vão crucificá-lo. Antes de morrer, o filho que é o próprio pai chama por ele mesmo(!).

OMG!
Incógnita disse…
Por que no julgamento do mensalão, o voto não é secreto e na eleição, o voto é secreto?
Diabo disse…
Não dá para impedir a influência da religião, assim como não dá para impedir a influência do ateísmo, do paternalismo, do nepotismo, do assistencialismo de ocasião, etc. O Povo tem muitas motivações e recebe muitas promessas.

O que há de comum entre política e religião? Ambas são fontes de promessas de uma vida melhor. A primeira se concentra neste mundo, a segunda em outros mundos, planos ou existências. E, eventualmente, estas promessas se tocam, se somam e se assemelham. Daí a tendência de a maioria chegar à Urna motivada a eleger um homem de Deus.
Caruê disse…
Porque os deputados são nossos representantes, logo temos o direito de saber oque eles estão aprovando.
Caruê disse…
Por isso muitas vezes agradeço ao supremo que veta muitos projetos absurdo se depende-se do eleitorado e dos representantes ainda estaríamos condenando homossexuais a forca.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Da sim porque isto é prostituição eclesiastica, lideres cristãos não deveriam se envolver com política e neste aspecto deixar os fieis a luz de seus entendimentos decidirem , o máximo que eles podiam fazer era dizer a eleição esta ai votem com consciência. Envolvimento de corpo e alma é prostituição como diz a bíblia em apocalipse 17... A onde que a bíblia manda igrejas militar políticamente?
Anônimo disse…
Primeiro o cristianismo foi destruído perdeu sua essência que deveria ser (divina?) o evangelismo ajudou a descaraterizar o cristianismo que se tornou uma máquina de dinheiro e interesses e agora mais do que nunca o cristianismo é só um sistema político e eu fico feliz por este é o meio do fim do cristianismo permanentemente já que ele perdeu seu caráter e sua essência.
Anônimo disse…
Porque este é o meio do fim , se fosse um download poderiamos dizer que já esta em 75% completado ,faltando 25% para o fim do download que na verdade é o fim cristianismo ,que perdeu todo o seu caráter , e graças aos evangélicos este fim se torna possível cada vez mais ,então continuem pois quanto mais caráter humano e político tiver o cristianismo mais perto do fim ele chega , o caráter político para o cristianismo é na verdade o seu fim.
Alucard disse…
E quando foi que o Cristianismo NÃO TEVE caráter meramente político? Isso só acontece mesmo na mente de alguns poucos iludidos bem intencionados que realmente acreditam na propaganda cristã de que o fundamento cristão seria algo em benefício dos seres humanos...
Anônimo disse…
O cristianismo jamais seria um bom partido mesmo por causa de seus dogmas e doutrinas segregadores , um partido nacionalista cristão seria o pior para a humanidade ocidental e se é isto que se propõe o cristianismo a formação de um partido nacionalista cristão ele falhou já desde o princípio da sua essência e caminha cada vez mais para o fim, e depois eles reclamam que foram perseguidos por sistemas políticos diferente do sistema político deles, sendo se possível os cristãos fariam o mesmo porque este é o sistema político deles.
Anônimo disse…
E outra desde quando deus deuses existem?
Anônimo disse…
A dilma é do pt e que mal ela faz as igrejas ou ao cristianismo , se o pt fosse um partido que quisessem implantar o que quer que fosse eles conseguiriam pois força política eles tem de sobra e com movimentações estratégicas eles conseguiriam qualquer coisa , e veja que nem a plc 122 e nem o kit gay foram vigorados.. Dizer que o pt é um partido "comunista" perseguidor de cristão e comedor de criançinhas é raivinha de crente que não raciocina.
Anônimo disse…
E desde quando crente raciocina?
Se até entre ateus a racionalidade anda meio embaçada, imagina entre crentes então...
Anônimo disse…
o que este comentário tem a ver com a matéria? wow o Fernando Soares estava distraído quando postou isto não?
Anônimo disse…
"Se até entre ateus a racionalidade anda meio embaçada, imagina entre crentes então..."

ter mente embacada nada tem a ver com ser crente ,ateu, socialista, comunista ou seja la o que for... tem a ver com a preguiça de raciocinar,usar a lógica, pensar. tem muita gente que virou papagaio, que acorda um dia e diz vou ser ateu/vou ser religioso/etc e começa a imitar sem ter ideia do que esta a fazer.

tem muito gente que se diz crente/ateu/etc e nem sabe o que isso e.
Isaac disse…
AHHHH... SE INEXISTISSE INTERFERENCIA DA IGREJA CATÓLICA E EVANGÉLICOS...
A religião influencia e muito o voto e de acordo com a fé do candidato poderá fazer um governo bom ou ruim.
O PT - Teologia da Libertação-Marxismo Cultural - por exemplo que é comunista, materialista e ateu não gosta do povo nem dos pobres como afirma nos falsos discursos montados em laboratórios de engenharia social, por promover roubalheiras gerais, prejudicando, por ex., a saúde pública que já está sucateada.
Se assim fosse não exporiam os comunistas ao povo onde dominam à prisão em seus países, como em Cuba e na Coreia do Norte e os trata em regime de escravidão sob forte repressão, não deixa a livre expressão e a religião prosperarem, a não ser que sejam formatadas para atender interesses ideológicos, como na China, a Igreja Patriótica que é montada para atender o sr. deus Estado.
Ainda, destroi a familia e a estrutura social, fazendo-as inserir sob a prática dos "10 mandamentos de Lênin" onde espelham suas ações, como nos 1º que é: "CORROMPA A JUVENTUDE E DÊ-LHE LIBERDADE SEXUAL"; nesse caso, um corruptor da juventude como o kit gay, instigando as crianças desde tenra idade a serem gays e lésbicas.
Já o 3º: "DIVIDA A POPULAÇÃO EM GRUPOS ANTAGÕNICOS, INCITANDO AS DISCUSSÕES SOBRE ASSUNTOS SOCIAIS" e o 4º: "DESTRUA A CONFIANÇA DO POVO EM SEUS LÍDERES", e o 6º: COLABORE NO ESBANJAMENTO DO DINHEIRO PÚBLICO...
Não se insere perfeitamente na agenda do PT? Acaso isso é partido idôneo para governar um povo?
A religião tem e deverá ter sempre um peso muito forte nas eleições; apenas um candidato consciente de seu papel de governante sob determinada religião e especialmente cristão poderá promover o bem estar a si como da população.
Se os líderes do PT tivessem fé em Deus promoveriam a subversão, alienação e tentativa de domínio sob escravatura da sociedade?
Anônimo disse…
Ja ouviu falar em ponuaçao?
Anônimo disse…
É por causa de mentalidades idiotas como a sua que ha tanto preconceito contra nao-religiosos. Vai pagar o dizimo,traste
A mim vocês não engana. disse…
Um resumo da ideologia cristã foi o que ele fez , basta lembrar que a ideologia política cristã já dizimou milhares de vítimas , Mais ainda bem que acharam opositores que arrebentaram com o sistema político religioso , senão hoje seríamos pior que um iraque. Agora veja como os cristãos são e foram perseguidos malvados petistas, foram 8 anos só de lula e quais foram os danos que seu governo causou as igrejas , na verdade esses evangélicos que na verdade são olavetes estão delirando.
Anônimo disse…
Os evangélicos roubam e depois vão orar pra agradecer a deus de mãozinhas dada.
Incógnita disse…
E por que na eleição, a Constituição diz que o voto é secreto?
democrata disse…
Resta definir o que são os ditos "direitos" dessas "minorias" que se acham acima da democracia (e que a odeiam).

Que tal uma votação?
Anônimo disse…
Muito bom o comentário do Isaac.

Naturalmente, as bestas que não sabem o que é marxismo cultural não entendem e não concordam, como podemos ver nas respostas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih