Pular para o conteúdo principal

Edir escreve que religiões têm se aproveitado da fé como negócio

Fé como negócio
Blog do Edir usou está figura para
ilustrar texto sobre exploração da fé
 
O bispo Edir Macedo publicou em seu blog um texto destacando que “as religiões têm se aproveitado da fé natural como um bom negócio”.

“Essa é a razão de milhares de religiões, milhões de deuses e bilhões de religiosos.”

É um tanto inesperado o chefe da Igreja Universal afirmar tal coisa, porque ele afinal é apontado como um dos religiosos que mais fez fortuna se aproveitando da fé dos pobres.

Macedo diferencia a “fé natural” da “fé sobrenatural”.

A fé natural, segundo ele, todos têm, até ateus (sem que eles saibam), porque é intrínseca, "vem do berço".

É essa fé que combina com religião, escreveu. “É impossível viver sem ela, [por que] quem trabalha sem a certeza de receber seu salário?”

A fé sobrenatural, diz o texto, “vem do alto”, “é dom de Deus aos humildes de espírito”, “é o único canal direito com Deus, sem intermediários”, “é o único canal direto com Deus, sem intermediários”.

O texto afirma que é essa fé, a transcendental, que a Universal tem adotado. Fé que “estreita o relacionamento da criatura com o Criador, sem intermediários”.

Se é assim, então está certa a frase que circula na internet segundo a qual, se Deus é o caminho, Edir é o pedágio.

Íntegra do texto publicado no blog de Edir

Fé e religião não combinam.

Não combinam quando se trata da fé sobrenatural.

Como os céus são mais altos do que a Terra, assim é a fé sobrenatural em relação à religião.

Mas se tratarmos de fé natural, então a fé anda de mãos dadas com a religião.

Quando o ateu ignora a fé, na realidade, e inconscientemente, fala da fé sobrenatural.

Nesse caso, tem toda a razão.

Mas tratando-se de fé natural, todos têm. Inclusive o mais cético.

É impossível viver sem ela, já vem de berço.

Quem trabalha sem a certeza de receber seu salário?

Quem semeia sem a certeza de colher seus frutos?

Quem estuda sem a certeza de um futuro melhor?

Essa certeza é a fé natural, inerente à natureza humana.

As religiões têm se aproveitado da fé natural como um bom negócio.

Essa é a razão de milhares de religiões, milhões de deuses e bilhões de religiosos.

E o pior, ninguém se entende.

Se fossem de Deus, não separariam as pessoas e não promoveriam o preconceito.

Ao contrário da fé natural, que vem de berço, a fé sobrenatural vem do Alto.

É dom de Deus aos humildes de espírito.

Está infinitamente acima da natural.

É o único canal direto com Deus, sem intermediários.

Como Escola da Fé, a IURD tem ensinado esse tipo de fé...

Que estreita o relacionamento da criatura com o Criador, sem intermediários;

Que materializa os sonhos de quem a possui;

Que transforma o ser cruel, nocivo à sociedade, numa criatura do bem;

Que restaura as feridas físicas e espirituais dos que creem;

Que "faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor". Isaías 40.29

Que promove qualidade de vida diferenciada dos que não creem.

A fé sobrenatural livra o ser humano das imposições religiosas, de sofismas e de tudo o mais que engessa a capacidade de raciocinar para fazer a melhor escolha.

Livra dos enganos do coração, dos sentimentos fúteis e vãos, que têm escravizado a mente humana.

Enfim, a fé sobrenatural traz de volta a imagem e semelhança do Altíssimo, já que através dela o Espírito da Criação opera.

"E então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não O serve." Malaquias 3.18






Com transcrição do blog do Edir Macedo.

Fortuna de Edir Macedo seria de no mínimo US$ 2 bilhões
agosto de 2009

Exploração em nome de Jesus


Comentários

romulo disse…
Ele escreve em aforismos? O cara é muito "LIKE A BOSS"
paulo disse…
edir e um grandessisimo..............ta cheio de otario pagando pau pra ele............ele divulgar e semeia a ignorancia.................ela gosta mesmo e de DINHEIROOOOOOOOOOOOO
Anônimo disse…
Se eu ganhasse 1 real por cada ironia envolvendo o Macedinho, hoje eu estaria rico.
Ayna Valesthien disse…
Criticar atos ilícitos que você mesmo comete em rede pública: Hipocrisia level 99
Anônimo disse…
E os vídeos dele tirando sarro pegando o dinheiro com uma cara muito esquisita parecendo até um drogado noiado num céu cheinho de droga, o Edir rouba maiscedo, ficou bilionario vendendo livrinhos foi ha.ha.ha.ha
Avelino Bego disse…
Ah, vá! Sério?????
Anônimo disse…
Uau um texto inteiro e nem tocou no nome da estrela pop do cristianismo.....kakakakakaka
Bruno Freitas disse…
Bispo macedo, dando uma de capitão obvio
Anônimo disse…
Edir Macedo faz como ninguém o koo sentir inveja da boca pelas coisas que saem dela...
Anônimo disse…
Eu queria ver o que a fé "inteligente" dele faria se as pessoas parasse de dar dizimo a ele e se a fé inteligente dele já fez um membro amputado voltar inteirinho....FALACIA DETECTED
Felipe... disse…
Até ele vende martelo, e fica dizendo essas bobagens? ah vá

valdemiro santiago é sua cria.
Lao Moraes disse…
Fácil convencer os otários que frequentam os templos dele e deixam o suado dinheirinho no altar, jogando esse discurso invertido para os patetas, que engolem qualquer coisa.
Eli Vieira disse…
Quanta abobrinha. É isso que dá um homem que nada lê querer escrever.
Bruno de Moura disse…
A fé que ele chama de "natural" não é fé... É um julgamento baseado em uma observação empírica. Há um risco envolvido em trabalhar e possivelmente não receber, mas a sociedade tem seus costumes e regras que dão segurança necessária de que seu trabalho será recomeçado.

Realmente, falou muita bobagem.
Marcos Crecchi disse…
O lançamento da biografia de Edir Macedo em Goiânia, na noite de quinta-feira (20), foi até agora o de maior sucesso no País. Em quatro horas, foram vendidas 10.550 cópias do livro Nada a Perder. A quantidade é três vezes mais, por exemplo, do que o resultado de sete dias de vendas do livro A Queda, de Diogo Mainardi — segunda obra de não ficção mais vendida do Brasil.

O diretor-comercial da Editora Planeta, responsável pela publicação do livro, Denis Barros, esteve no evento. Ele revela que, em agosto, quando o livro foi lançado em São Paulo, a expectativa de tiragem era de 30 mil exemplares. Um mês depois, esse número já quintuplicou.

— Já estamos nos 150 mil exemplares vendidos e, até dezembro, devemos chegar nos 200 mil.

Cerca de 15 mil pessoas prestigiaram o evento na livraria Fnac, do Shopping Flamboyant, na capital goiana. A fila de interessados em adquirir um exemplar ultrapassou os limites da loja, enchendo os corredores do shopping, e se estendeu até o lado de fora do centro de compras. Todos buscavam um autógrafo do coautor da obra, Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo da Rede Record, e do líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Goiás, bispo Odivan Pagnacelli.

Segundo Pagnacelli, Edir Macedo tem sido um exemplo, no Brasil e no mundo, pelas mudanças que opera nos lugares por onde passa.

— Quem ler essa obra vai encontrar a receita para vencer suas lutas particulares, superar barreiras, perseverar e não retroceder.

Lançamento da biografia de Edir Macedo é o maior da história de Mato Grosso do Sul

Em apenas cinco horas, 10.400 livros são vendidos em Porto Alegre

A fila de autógrafos começou a se formar às 17h, duas horas antes do início da sessão. Primeira da fila, a costureira Daniele de Lima não controlou a ansiedade e começou a leitura do livro ali mesmo.

— Acredito que minha vida melhorará depois que ler as palavras desse homem que é um exemplo pra mim.

Para o diretor-executivo da Record Goiás, Luciano Ribeiro Neto, a obra responde a uma expectativa mundial em conhecer como Edir Macedo superou as dificuldades e alcançou tantas vitórias.

— O segredo dele nos faz acreditar que podemos ir além dos nossos sonhos e desejos.
Fabiano disse…
E daí?
Anônimo disse…
Edir quer enganar trouxas sozinho.
Anônimo disse…
A manada vai engordar ainda mais o cofrinho do edir rouba maiscedo,
Anônimo disse…
Minha TARDIS já foi reparada, vou voltar para Gallifrey.

Nappa: Por favor, diga qual é o nível de hipocrisia do Edir Macedo?

Vegeta *quebra o scouter*: È de MAIS DE OITO MIL.
Roger disse…
Argumentos iguais aos desse Marcos Crecchi me fazem ter cada vez mais orgulho de ser ateu !
Anônimo disse…
Argumento?, ele só copiou um texto e colou aqui varias vezes, nem pra argumentar serve.
Anônimo disse…
É mais fácil o Scouter quebrar antes de medir qualquer coisa.
Anônimo disse…
a história se repete com panos de fundo diferentes.


o sacerdote manipulador e explorador.



mais do mesmo. Próxima.
Bruno disse…
Eu pensei que ele iria citar o malaquias 3:10 no final...
Anônimo disse…
É isso ai Edir, "ou dá ou desce!".
Anônimo disse…
Marcos Grecchi.
90 % dos que adquiririam a obra (???), são analfabetos religiosos, provavelmente nunca irão ler, assim como nunca leem a própria bíblia e citam o que o pastor falou em um culto qualquer.
O livro mais vendido no mundo, segundo consta, é a bíblia, porém poucos sabem o que está escrito nela.
Os números que você alegremente estampou, como vitoria, apenas mostra o quanto o Pedir Maiscedo, vai ficar mais rico. Fail.
Pqdrocha.
Anônimo disse…
Este homem tem o sucesso literario porque esta escudado na hipotetica sociedade com o divino imaginario, que mora na cabeça dos incautos que compram o livro por medo e por ignobia espera de obter vantagens atraves de um ato de puxa-saquismo disfarçado de louvor.
Anônimo disse…
Como dizia o "Velho Guerreiro", "-Eu não vim para explicar, mas para confundir" - e isso o tal "bispo"(?) faz muito bem. Joga uma cortina de fumaça pra sair de fininho.
Anônimo disse…
deixa eu ver se eu entendi: o pedir macedo está fazendo uma confissão?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Evangélicos lançam camiseta para ex-gay, ex-fornicador, etc.

Cada camiseta custa US$ 10 Quem disse que não existe ex-gay? O Passion for Christ Movement (Movimento da Paixão por Cristo), grupo evangélico com sede em Los Angeles, Califórnia (EUA), está vendendo pela internet camiseta não só para ex-homossexual como também para ex-fornicador, ex-masturbador, ex-prostituta, ex-ateu, ex-hipócrita etc. No site do movimento, há fotos de jovens que dão depoimento sobre como conseguiram escapar do mau caminho com a ajuda de Jesus. Não há informação sobre qual tem sido a camiseta a mais procurada. Há camiseta para todos tamanhos, desde a pequena  à extra-grande. Portanto, nenhum arrependido ficará sem o que vestir. Cada uma custa US$ 10 (um pouco mais de R$ 22, sem frete). O  endereço é http://p4cmtshirts.bigcartel.com/

Feliciano tenta se explicar, mas repete que África é amaldiçoada

Evangélicos adotam noivado sem sexo e beijo na boca

Rafael e Heloísa adotaram a castidade para conhecer o "verdadeiro amor" Rafael Almeida (foto), 22, estudante de engenharia civil, e Heloísa Lugato (foto), 24, formada em direito, estão apaixonados, namoram há mais de um ano e já marcaram a data do casamento, março de 2013. Até lá, eles não farão sexo e sequer darão beijo na boca, só vão se abraçar e pegar na mão. Eles adotaram noivado casto para conhecer o “verdadeiro amor”. São evangélicos da Cuiabá (MT), frequentam a Igreja Videira, do pastor Heitor Henrique Laranjo, 27, e fazem parte do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que defende namoro sem relacionamento sexual. “Abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, disse Rafael. “Preferi me preservar.” Na expectativa dos jovens, a “pureza sexual” vai lhes garantir uma vida “emocionalmente saudável” e equilibrada. Heloísa afirmou que o seu noivado segue os princípios de santidade descritos na Bíbl...

Professora usa Folha Universal para ‘formar senso crítico’

Suplemento do jornal só sobre a igreja A professora de redação Mara Regina Aparecida Trindade dos Santos, da Escola Estadual Gonçalves Dias, da zona norte de São Paulo, usa o semanário “Folha Universal”, da Igreja Universal, como material de leitura dos seus alunos da quinta série. “[O semanário] serve para formar senso críticos dos alunos”, disse a professora. De acordo com orientação do MEC, os professores têm liberdade para escolher publicações como material de apoio. Mas, nesse caso, a Folha Universal é a única publicação que os alunos leem em classe. A coordenadora pedagógica Márcia Coltre Cordeiro afirmou que "o foco é na leitura dos textos, e não no seu conteúdo", como se fosse possível separar uma coisa da outra. A Folha Universal tem um suplemento, a Folha IURD, só com informações sobre a igreja. Na edição da semana passada, por exemplo, o suplemento informou que o blog do bispo Edir Macedo tem impressionado os acadêmicos por ter 100 mil ace...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Jovens acreditam mais na evolução do que em Gênesis

Pesquisa foi feita  com 2,3 mil alunos  do ensino médio A Bíblia, em Gênesis, afirma que Deus criou o homem, os animais e tudo mais, do jeito que existe hoje, mas a maioria dos jovens estudantes brasileiros, em torno de 15 anos, acredita na evolução biológica das espécies, conciliando, assim, religião com ciência. É o que sugere uma pesquisa do biólogo Nelio Bizzo, professor da Faculdade de Educação da USP. Suas conclusões estão baseadas nas respostas a um questionário de 23 perguntas submetido a 2,3 mil alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. Do total dos alunos, mais de 70% afirmaram acreditar nas doutrinas de sua religião. Entre eles, o número de católicos representaram 52%, o de evangélicos, 29% e os sem religião, 7,5%. A maioria (64%) concordou com a afirmação de que “as espécies atuais de animais e plantas se originaram de outras espécies do passado”. Bizzo afirmou que tal resultado surpreende por...

Navio da Marinha é usado para transportar Nossa Senhora de Nazaré

Neste sábado (8) pela manhã, um navio da Marinha foi usado para transportar uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do Amazonas, nas comemorações do Círio de Nazaré em Belém, no Pará. O navio puxou uma procissão de barcos enfeitados com flores ao longo de 18 km na baía do Guarujá. O Estado brasileiro é laico, está na Constituição, mas esse tipo de envolvimento das Forças Armadas em atividades católicas é comum e tem sido aceito pela sociedade sem nenhum questionamento. Em 2009, o almirante Alvaro Pinto prestou uma homenagem à santa As comemorações de 2009 do Círio de Nazaré tiveram a participação do almirante-de-esquadra Alvaro Luiz Pinto , comandante de Operações Navais. A foto (ao lado) do almirante a bordo de um navio erguendo a imagem da santa para os devotos dá ideia sobre o quanto Estado e Igreja Católica estão imbricados. O pretexto para que a laicidade do Estado seja ignorada em eventos como esse é o de que a maioria da população é católica, como se a C...