Pular para o conteúdo principal

Prosperidade reduzirá apego dos brasileiros à religião, diz Shermer



Embora o Brasil seja marcado por uma forte religiosidade, aqui ocorrerá o que já houve em outros países: a prosperidade social reduzirá o apego da população às religiões.

Economia fraca
leva as pessoas
para a religião
A afirmação é do psicólogo e escritor americano Michael Shermer, diretor da Sociedade Cética e criador da revista Skeptic. Ele veio ao Brasil em 2012 para lançar o seu livro “Cérebro e Crença”


No seu entendimento, um dos motivos de a religião estar ainda em crescimento no Brasil e em outros países da América do Sul é o “baixo nível de confiança entre as pessoas” e em relação aos políticos e aos responsáveis pelo desenvolvimento da economia do país.

"As pessoas se voltam para a religião quando seus governos não fornecem uma estrutura social sólida", disse.

Shermer já esteve do “outro lado”: foi um pregador evangélico, daqueles que batem de porta em porta aos domingos. Ele começou a ser libertar da crença religiosa quando ingressou na faculdade de psicologia e hoje é um “pregador” do ceticismo e da ciência.

Shermer reconheceu que os religiosos têm feito coisas que os cientistas não fazem, como cozinhar sopa e cuidar das pessoas pobres. Em contrapartida, os cientistas fazem experimentos e colhem dados para testar hipóteses sobre o mundo, contribuindo para o avanço da humanidade por intermédio do conhecimento.

Michael Shermer
"Mente é capaz de
 melhorar nossa vida"
“A ciência é um método para responder perguntas sobre o mundo natural com explicações naturais, não sobrenaturais”, disse. “É um método que pode ser empregado em qualquer lugar, por qualquer pessoa, a qualquer momento.”

Ele afirmou que as “verdades” da ciência são sempre provisórias, porque novas evidências podem a qualquer momento derrubar as antigas.

Disse que os cientistas são céticos porque “a maioria das ideias acaba se revelando falsa”.

“Os céticos acreditam que a mente humana é capaz de resolver problemas e melhorar nossas vidas através da razão”, disse.



Com informação do portal Terra.

Se dependesse só da crença, não haveria civilização, diz psicólogo.

Comentários

Nano Falcão disse…
Pois eu digo Dr. Shemer que de nada adiantará as pessoas terem emprego e renda se continuarem tendo um nivel educacional de péssima qualidade. Uma pesquisa recente revelou que 38% dos universitários são analfabetos funcionais. Enquanto isso, os estados mascaram o IDEB (indice de Desenvolvimento do Ensino Básico) que o governo criou para avaliar o desempenho do ensino público com o tal "avanço progressivo", que nada mais é do que APROVAR TODOS OS ALUNOS independentes se eles aprenderam ou não. Resultado, temos até crianças com dificuldades de leitura no segundo grau!!!

Aí está explicado o terreno fértil que a expansão evangélica tem para germinar. Os países desenvolvidos não tem menos fanáticos religiosos tão somente porque as pessoas tem emprego e renda, mas porque tem uma educação de qualidade. ENSINO INTEGRAL, por exemplo.

Enquanto o Brasil não seguir o exemplo de outros e adotar o ensino integral, como acontece nos EUA, inglaterra, cuba, japão, china, e grande parte da europa ocidental, entre vários outros paises do mundo, a maioria das pessoas das futuras gerações estarão condenadas a serem idiotas que não sabem pensar por si mesmos, e precisam de pastores para os guiarem, tal como as ovelhas que são.
Anônimo disse…
Excelente comentário, Nano Falcão. Mais renda para o povo sem educação de qualidade só faz prosperar os pastores e todo tipo de charlatão comos os datenas da vida. O dinheirinho "a mais" que poderia ser investido na compra de livros e com a visita em espaços culturais como teatros e cinemas, são entregues de mão-beijada a estes safados.

O povo associa prosperidade material, não como efeito da nossa política econômica, mas sim de um Deus benevolente. O que é um grande atraso em termos de humanidade e de valorização da humanidade.

Se as pessoas entendessem que não há na Terra nada mais fascinante que a nossa própria realidade, talvez parassem de procurar chifre em cabeça de cavalo. Mas a descrença na humanidade e a falta de educação fazem isso.
Raphael Dias disse…
Pouco importa a prosperidade, dinheiro só facilita o acesso a cultura e educação, mas não necessariamente as traz consigo.
Isso é visível nos EUA, que tem uma população alta de cristãos fundamentalistas e um sistema educacional tão falido quanto o nosso, além de uma população vastamente inculta. Pode-se até dizer que os EUA são o "Brasil próspero". Me surpreende o Shermer não ter levado isso em consideração.
Concordo parcialmente. O que dizer de países como os Estados Unidos, os Emirados Árabes Unidos, Brunei, Catar e Bahrein? São todos países prósperos mas que têm uma população muito religiosa.

Acho o Brasil um país um tanto estranho. A religiosidade dos portugueses misturou-se com as dos africanos e indígenas e criou-se um dos povos mais supersticiosos do mundo. Praticamente todo mundo aqui lê sobre horóscopo, anda com amuletos ou coisas do tipo. Tenho até um amigo que é ateu mas acredita em vida após a morte.

Espero estar enganado, mas a religiosidade (ou pelo menos a espiritualidade) parece estar arraigada na grande maioria dos brasileiros, infelizmente.
Foi isso que eu disse...
Próspero disse…
Por isto, os ateus devem apoiar a Igreja Universal (IURD) e outras denominações evangélicas que pregam a teologia da prosperidade.
Raphael Dias disse…
E o pior que nem é possível só dizer que é uma questão cultural, afinal a Europa carregou a igreja católica por séculos nas costas, mas está conseguindo se livrar dela.
Na verdade, só a Europa e parte da Ásia seguiram o padrão "mais prosperidade, menos religiosidade".
Raphael Dias disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Claro enfiar dinheiro no c* de pastores padres etc é um ótimo jeito de enriquecer está apoiado.
Wickedman disse…
Brilhante, Neno Falcão. Nosso maior problema é a educação mesmo. Pena que ao governo não interesse um povo com nível cultural de primeiro mundo, pois eles seriam menos fáceis de governar.
Templar disse…
Lá vem esse papo de novo...
Nano Falcão disse…
Eu diria "aos governos" Wickedman, porque esse problema da educação compete a estados e municipios além do governo federal, afinal, compete aos municipios o ensino fundamental, ao estado o secundario, com estados e municipios dividindo o basico, e o federal cuida do universitário.

Na questão do famigerado "avanço progressivo" não são todos os estados que tem essa praga, onde os estudantes são aprovados por decreto do secretário da educaçaõ; Mas enfim, nesse ano tem eleições municipais, onde se percebe como o tema do ensino é desprezado pela própria sociedade.

Falar de educação é bonito no palanque, mas a verdade é que não dá voto. A maioria dos pais acha que educação de qualidade é construir prédio novo e aumentar o salário do professor, e isso é só a ponta do iceberg.

Na minha cidade tenho tentado fazer os candidatos a prefeito "comprarem" a idéia do ensino integral, mas o atual prefeito é evangélico e parece o menos entusiasmado de fazer tal coisa, porque não acha necessário. Investimento melhor é continuar dando grana pras igrejas e eventos religiosos como fazem por aqui.

Bem vinda ao Brasil, teocracia!
Anônimo disse…
Não sou especialista, mas eu acredito mais na teoria de que o desapego religioso leva a prosperidade, e não o contrário.

Os eua nasceram como uma nação secularista, seus fundadores eram quase sem exceção ateus, deistas ou agnósticos.

O brasil surgiu como uma nação cristã.

Esta teoria de que a riqueza leva ao desapego religioso é muito similar ao mito de que melhores condições de vida levam a taxas de natalidade mais baixas, enquanto que o contrário também se mostra muito mais provável.
Anônimo disse…
Alan Turing era ateu e acreditava de certa forma, em "vida após a morte", ou em uma continuação da consciência após a morte.
Anônimo disse…
Sim, de fato, eis a raiz de nossos problemas, a educação. O que realmente torna uma país menos religiosos não é o fato de ele ser rico ou não, mas sim, seu nível educacional. Do jeito que a nossa educação anda, eu temo uma invasão de zumbis neopetencostais tentando enfiar sua crença goela abaixo nas pessoas.

>>"Falar de educação é bonito no palanque, mas a verdade é que não dá voto."

-Eis uma triste realidade!
Unknown disse…
Os eua começaram como uma nação secular, Fraklin, Washington, Paine, Jefferson e demais patriarcas eram provavelmente ateus, certamente agnósticos.

Isto permitiu que o país se desenvolvesse com liberdade tanto religiosa quanto de expressão, isto permitiu ao país prosperar

Esta situação americana, de se tornar uma nação religiosa fanática é um fenômeno recente, graças a era reagan, bush e demais aberrações...

Não é de impressionar que, os eua estejam entrando em sua pior situação econômica dos últimos tempos
Unknown disse…
Concordo com o Falcão, ensino em turno integral seria um grande avanço, não concordo com Wickedman, a educação não é prioridade dos governos, como dizem que é...mas não por manipulação, é incompetência mesmo.
Anônimo disse…
..."melhores condições de vida levam a taxas de natalidade mais baixas"...
isso não creio que seja mito, a estatísdtica tem mostrado que no Brasil a taxa de natalidade de diminuido nas classes média-alta, apenas os pobres não reduzem, e tome fazerem criancinhas...

Yuri disse…
Eu tb sou ateu e acredito em "vida" após a morte.
Unknown disse…
adorei muito a matéria. grande realidade expressa neste comentário. quero mais.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

MPF recorre no Rio à Justiça para permitir a ‘cura’ de homossexuais

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio deu entrada na Justiça a uma ação civil pública para anular a resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) que proíbe os profissionais de prometer “cura” da homossexualidade porque se trata de uma orientação sexual, e não de um transtorno. A iniciativa do MPF coincide com o esforço que lideranças evangélicas, incluindo seus representantes na Câmara dos Deputados, estão fazendo para derrubar essa resolução do conselho. Fábio Aragão, um dos três procuradores que assinam a ação, é evangélico. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), isso demonstra que o Ministério Público está sendo instrumentalizado pela crença pessoal de um de seus integrantes. “Isso é um erro grave, porque a Justiça deve ser laica”, disse o deputado. “Retomar a discussão sobre a homossexualidade ser ou não uma doença é um absurdo do mesmo tipo que seria retomar a discussão sobre se o sol gira em torno da terra.” Carlos Tufvesson, estilista engajado no movimento de

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Malafaia acusa biólogo de usar a ciência em causa própria

Silas Malafaia disse que Eli Vieira   cometeu "erros que chegam a doer" Em um vídeo de 7 minutos (ver abaixo), Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, acusou o biólogo Eli Vieira (foto), que é ateu e homossexual, de usar a ciência em causa própria. A manifestação do pastor foi em resposta a um vídeo de 15 minutos de Vieira onde ele contesta a afirmação feita em entrevista por Malafaia de que “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Para o biólogo, que faz doutorado em genética em Cambridge (Reino Unido), existe uma “farta literatura” sobre a contribuição do gene no comportamento sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa. Malafaia, em seu vídeo, disse que o biólogo cometeu “erros que chegam a doer”. Afirmou que existe diferença entre descoberta científica (que pode ser comprovada em qualquer laboratório cientifico) e teoria científica (como a do big bang, sobre a origem do universo), que se inscreve no campo das conject

Onde Deus estava quando houve o massacre nos EUA?

Deixe a sua opinião aí embaixo, no espaço de comentários.

Malafaia acusa Fantástico antes mesmo de o programa ir ao ar

Para site do pastor, denunciar a homofobia  é o mesmo que defender a "causa gay" O site Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, está acusando o Fantástico de tentar “convencer que o Brasil é um pais homofóbico” antes mesmo de o programa ser apresentado, amanhã (5) à noite. Durante a semana, a TV Globo divulgou um número de telefone para colher depoimentos de vítimas de homofobia que vão compor um quadro deste domingo do programa. Para o site do pastor, isso já foi suficiente para acusar que a emissora pretender, “por meio da comoção social, instalar a homossexualidade como algo inerente à natureza humana”. A mesma acusação Malafaia fez ao “Na Moral”, de Pedro Bial, que mostrou o preconceito contra casais de gays e lésbicas. Só que, nesse caso, a crítica foi feita depois de o programa ser apresentado. Desta vez, o pastor resolveu atirar primeiro para ver depois o que atingiu. Com informação do Verdade Gospel . Site do Malafaia omite que marcha teve só 3

Pondé escreve que o comunismo matou mais gente que o nazismo

Título original: A mulher, o bebê e o intelectual por Luiz Felipe Pondé para Folha Os comunistas mataram muito mais gente no século 20 do que o nazismo, o que é óbvio para qualquer pessoa minimamente alfabetizada em história contemporânea. Disse isso recentemente num programa de televisão. Alguns telespectadores indignados (hoje em dia ficar indignado facilmente é quase índice de mau-caratismo) se revoltaram contra o que eu disse. Claro, a maior parte dos intelectuais de esquerda mente sobre isso para continuar sua pregação evangélica (no mau sentido) e fazer a cabeça dos coitados dos alunos. Junto com eles, também estão os partidos políticos como os que se aproveitam, por exemplo, do caso Pinheirinho para "armar" a população. O desespero da esquerda no Brasil se dá pelo fato de que, depois da melhoria econômica do país, fica ainda mais claro que as pessoas não gostam de vagabundos, ladrões e drogados travestidos de revolucionários. Bandido bom é bandido preso.

OAB-PR diz que psicóloga cristã sofre perseguição religiosa

Marisa diz que ficou juridicamente comprovado que é vítima do CRP A Comissão de Direitos de Liberdade Religiosa da seção do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu parecer segundo o qual Marisa Lobo (foto) — que se apresenta na internet como “psicóloga cristã” — está sofrendo perseguição por parte do CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná. No começo do ano, o CRP-PR intimou Lobo a retirar da internet a associação da psicologia com religião, porque o código de ética da profissão impede esse tipo de deturpação. Marisa desafiou o conselho ao responder que, como profissional de psicologia, não renunciará a sua fé cristã. Ela é evangélica. Relatado por Francielli Morêz e aprovado por unanimidade, o parecer da OAB-PR afirma que a exigência do CRP é inconstitucional, porque se trata de um cerceamento do “direito inabalável” de a Marisa Lobo assumir publicamente a sua fé. A CRP não se manifestou sobre a decisão da OAB, e a psicóloga afirmou que agora está