Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica ajudou fascismo até com fornecimento de armas


Autoridades eclesiais com Mussolini (ao centro)
Apoio de
sacerdotes 
a Mussolini

Bernardino Nogara (1870-1958) foi um competente assessor financeiro do Vaticano entre 1929 e 1954. Em sua gestão, ele conseguiu sanar as finanças da Santa Sé com a Praevidentia, uma empresa de seguros cuja criação só foi possível porque teve o apoio de senadores fascistas.

Esse é um dos fatos históricos relatados no livro “Os Pecados do Vaticano - Soberba, Avareza, Luxúria, Pedofilia” (Ed. Gryphus, 353 págs., R$ 50] do sociólogo italiano Claudio Rendina (foto) recentemente lançado no Brasil e em outros países.


Ali, há outros relatos da estreita ligação da Igreja Católica com o fascismo. O livro mostra, por exemplo, as negociações entre a Igreja e Benito Mussolini em torno do chamado Tratado Latrão, que permitiu ao Vaticano se tornar um Estado soberano.

Isso não saiu de graça, e a Santa Sé teve de dar sua contrapartida, o que incluiu o fornecimento de armas ao Exército italiano, por intermédio da empresa Officine Meccaniche Reggiane, do Vaticano, para a ocupação da Etiópia em 1935.

Essas revelações não são novas, mas o mérito do livro de Rendina é apresentá-las com riquezas de detalhes, com datas e lugares, colocando-as dentro de uma sucessão de fatos históricos cujas conexões entre si apresentam uma certa coerência. A ponto, inclusive, de a Igreja nunca ter feito uma autocrítica sobre o seu envolvimento com o fascismo.

Com o mesmo detalhamento, o livro conta outros podres da Igreja Católica cujo fedor exala até hoje, como a pedofilia. Há registros de que papas e bispos gostavam de garotinhos desde o século 13.

Há também no livro informações sobre o caso entre o papa Gregório XVI (1831-1846) e a mulher do barbeiro do cardeal Cappellari. Foi uma paixão avassaladora, mas trata-se apenas de uma entre tantas outras histórias de luxúrias de homens encarregados de ditar a moralidade divina a este mundo de pecadores.


Rendina contou à Istoé que, em suas investigações, ficou chocado com a avareza dos papas e de seu séquito desde a Igreja primitiva, com a ostentação de riqueza em contraste com a extrema miséria dos fiéis.

Existem vários livros sobre a vergonhosa história da Igreja Católica, mas este de Rendina tem incomodado mais o Vaticano, e por três motivos.

Primeiro porque Rendina é um católico praticante, e os clérigos não podem acusá-lo, por exemplo, de ser um ateu que só pensa em denegrir a Santa Sé.

Segundo porque o livro é bem fundamentado e muitos de seus dados foram colhidos na biblioteca do próprio Vaticano, onde, aliás, o sociólogo deixou de ser bem-vindo.

O terceiro motivo é o fato de o livro ser lançado em um momento de grave crise da Igreja Católica, com a explosão de denúncias contra padres pedófilos em vários países e o vazamento de informações comprometedoras sobre as intrigas dos corredores do Vaticano. O que mostra que, na essência, a Igreja pouco mudou. É o que mostra o livro.

Com informações da Istoé.




Vaticano comprou imóveis com dinheiro de Mussolini, diz jornal

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Anônimo disse…
Normalmente, as melhores fontes de informação sobre os segredos, privacidades e atos ocultos das personalidades e organizações são os "ex": ex-padres, ex-maçons, ex-mulheres, ex-prostitutas, ex-gays, etc. Entretanto, agnósticos que, por força do hábito e das ligações familiares, não conseguem ficar longe do banco da Igreja, também, são muito úteis para revelar aquilo que não conta com sua fé.

O que motiva alguém, que se diz católico, a tornar público os males da Igreja é um desejo de purificação. O esforço em detalhar os fatos é também um esforço de apontar os verdadeiros atores e desvincular ou diferenciar a Organização da pessoa do(s) transgressor(es).

Anônimo disse…
Este é o verdadeiro sentido da moral cristã. Pedofilia, estelionato e crimes em nome de deus.

Cadê deus que permite tantas barbaridades em seu nome?

Os religiosos, encontram o tal diabo em tudo, mas faz 2012 anos que eles não têm provas que deus exite.

Pensador Racional.
Anônimo disse…
Este é o verdadeiro sentido da moral cristã. Pedofilia, estelionato e crimes em nome de deus.

Cadê deus que permite tantas barbaridades em seu nome?

Os religiosos, encontram o tal diabo em tudo, mas faz 2012 anos que eles não têm provas que deus exite.
CORREÇÃO: "QUE ELES NÃO TÊM PROVAS QUE DEUS EXISTE.

Pensador Racional.
Anônimo disse…
Exatamente, o "cara" não se manifesta, dai fica dificil.
Anônimo disse…
Interessante tática esta de querer desviar o foco das revelações sobre a Instituição para as possíveis causas que motivaram o denunciante a fazê-las...

Isso ainda funciona?
romulo disse…
Depois a gente ainda tem que aturar aquela ladainha "Hitler era ateu, Mussolini era ateu", só falta dizerem que o meu cachorro é ateu... Pensando bem, meu cachorro é ateu mesmo. Que fofo ele.
Crentelho disse…
Se Deus existe, então que ele não se manifeste neste instante...

Pronto, conforme o combinado, Ele não se manifestou, logo, está proado que Ele existe! Quem não acredita, então prove que ele não existe! #TrollFace
Mahatma PJL disse…
Quais instituições? Aquelas sem fontes e totalmente achistas?

O catolicismo só fez algo, quando era Estado Maior, hoje ele não passa de um come lixo.
Anônimo disse…
MCAR - Máfia Católica Apostólica Romana.
Anônimo disse…
MCAR - Máfia Católica Apostólica Romana.
Anônimo disse…
A Igreja é o maior estímulo ao ateísmo.
Anônimo disse…
Qual regime de exceção a Igreja não apoiou? Nazismo, fascismo, franquismo, salazarismo - todos tiveram a benção da Igreja. Franco chegou a receber medalha do Papa Pio XII por ser "muitíssimo católico". Quando Salazar adoeceu, a Igreja Católica pediu que todos rezassem por ele - por um ditador! Pinochet comungou e recebeu a hóstia das mãos do João Paulo II.

Há uma longa história de afinidades entre o Cristianismo/Catolicismo e líderes sanguinários. Talvez porque o próprio Cristianismo/Catolicismo têm um vasto currículo de perseguições, torturas e assassinatos - que começou com as Cruzadas, passou pela Inquisição e perambulou pela Caça às Bruxas.
João Alberto disse…
O grande físico Albert Einstein manifestou sua admiração pela Igreja católica, dizia: “Só a Igreja se pronunciou claramente contra a campanha hitlerista que suprimia a liberdade. Até então a Igreja nunca tinha chamado minha atenção; hoje, porém, expresso minha admiração e meu profundo apreço por esta Igreja que, sozinha, teve o valor de lutar pelas liberdades morais e espirituais”.

(Albert Einstein, The Tablet de Londres).
Anônimo disse…
O grande físico Albert Einstein também escreveu: “A palavra ‘Deus’ não é para mim nada além da expressão e o produto de fraquezas humanas, e a Bíblia é uma coleção de lendas honoráveis, embora primitivas e bastante infantis. Nenhuma interpretação, não importa quão sutil, pode mudar isso [para mim]”
Baphomet,Mafia Católica Apostólica Romana,a unica mafia que esta acusando a Igreja de coisa que nunca ela participou e sobre pedofia
toda sociedade tem pai abusando de suas filhas e filhos e pastores da Igreja Protestantes paricando esse mal vocês ateus não tem fundamentos nemhum de acusar a Igreja Católica procurem que fazer bando de doentes.
Unknown disse…
"Roma semper éadem" é um celebrado mantra protestante

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça