Pular para o conteúdo principal

Candidato ameaça Estado laico ao prometer criar creches em templos

O espertalhão Priante faz um promessa 
que não poderá cumprir, caso seja eleito
Uma promessa de José Priante (foto), candidato a prefeito pelo PMDB à prefeitura de Belém (Pará) ameaça o Estado laico: a criação de creches com o dinheiro público em templos evangélicos e igrejas católicas.

A Constituição impede que qualquer instância de governo se envolva com atividades religiosas, mesmo quando não há dispêndio de recursos.

Priante está prometendo o que não pode cumprir. Caso ele seja eleito, o Ministério Público o impedirá de pisotear a Constituição.

Mesmo se fosse constitucional, a promessa de Priante é um atentado contra o bom senso, porque as creches não contemplariam os fiéis de outras religiões ou aqueles que não têm nenhuma crença.

O candidato alegou que a sua proposta visa aproveitar a infraestrutura das igrejas. Mas uma das obrigações de prefeito é providenciar justamente essa infraestrutura.

Ou seja, Priante é um espertalhão: ele faz uma promessa para angariar votos dos frequentadores de igreja ao mesmo tempo em que, desde já, empurra para eles uma responsabilidade que seria sua, no caso de ser  eleito.

Já era de se esperar algo parecido do candidato, tendo em conta que, como deputado federal, ele é réu no Supremo Tribunal Federal (processo 596 ), em ação por crimes eleitorais, e no Tribunal Superior Eleitoral (processo 3163464.2007.600.0000) por captação ilícita de sufrágio. Ambas as ações foram movidas pelo Ministério Público.

Priante apresentou a sua promessa indecente durante a convenção municipal do PSC, que homologou o pastor Kadmiel Pacífico, filiado a esse partido, como o seu vice na candidatura.

O espertalhão, pelo jeito, está tentando substituir os eleitores pelos fiéis de igreja, o que não faz bem para democracia.

Projeto de lei de BH autoriza prefeitura a vender rua para igreja.
junho de 2012

Religião na política.

Comentários

FreieR disse…
Creche nas igrejas... Hm... OS padres vão votar nele!
Plim! disse…
Sendo a proposta indecente, ela não deve ser aprovada.
Anônimo disse…
Aff !!! Por muito tempo vamos lutar contra esse tipo de gente e de postura, mas venceremos! O cara tem 2 processos nas costas e mesmo assim pode se candidatar a cargo eletivo, é um absurdo!!! Por favor TSE, o país precisa que se mude essa regra, chega de bandidos na política!!!
Eu só tenho a temer pela saúde mental dessas pobres crianças.
Adriano disse…
Bom, avaliando friamente

Se o local for carente deste tipo de servico, tanto faz ser numa igreja ou num Gremio Publico... acho q vale mais ter isso do q nao ter

Mas estou com o Luan Felipe, a unica coisa a temer é pelo estado mental... Mas ainda assim, pra muitos do norte e nordeste, somente a fe os mantem vivos, pq nao tem comida, agua, apoio do governo, nao tem nada... o q lhes sobra á fe, se tirar isso, morrem!
Plim! disse…
Se a proposta do candidato for eleita pelo povo e o Ministério Público desaprovar a proposta, isso mostraria que o poder do Ministério Público é maior do que o do povo.
Mello disse…
MAs voces tem que pensar em tudo e nao sair criticando dessa forma. Como que os santos padres vao conseguir criancas para seus prazeres sexuais? Como que os coitados ficam? Afinal tem um papa que os encobre e voces querem tirar isto deles.
Imaginem se forem seus filhos, quer dizer, imaginem como os padrecos, quer dizer, santos padres ficam.
Marcello Carino disse…
O truque é simples: Cria-se creches nas igrejas com dinheiro público, as igrejas levam a fama de ajudarem ao próximo e ainda por tabela começam a receber dinheiro público para manter estas creches... Os pastore$ e padre$ vão adorar...
Unknown disse…
A razão pela qual as igrejas católicas e os templos evangélicos não pagarem impostos é justamente a pressuposição que tais templos e igrejas ajudam o povo necessitado.

Dar dinheiro a eles é dá-lo duas vezes.
Anônimo disse…
Matéria fraca, quase sem argumentos. Primeiro, não está claro que a proposta seja inconstitucional (certamente não cabe ao Paulo Lopes julgar isso); segundo, não está nada óbvio que "as creches não contemplariam os fiéis de outras religiões ou aqueles que não têm nenhuma crença". Terceiro, o argumento ad-hominem "já era de se esperar algo parecido do candidato, tendo em conta que, como deputado federal, ele é réu no Supremo Tribunal Federal" é patético.
Anônimo disse…
http://www.youtube.com/watch?v=IOc4a8RE1qA&feature=youtu.be
Bispo com carater recusa uma homenagem do governo. E chamou a casa dos parlamentares de vergonha nacional.Esse carater falta a eses politiquinhos.
Cognite Tute disse…
Uma charge do Jesus And Mo, sobre o assunto, crianças, padres e doutrinação:

http://www.jesusandmo.net/2012/07/11/rooms/

Cognite Tute
Anônimo disse…
se não fosse tão triste (seja pela democracia, seja pela pedofilia), seria uma ótima piada.
Anônimo disse…
na verdade não. o governo E o povo devem obedecer à Constituição. O Ministério Público faz parte do estado, assim como o povo. Cada um com suas funções. Senão não existiria impeachment ou cassação de senadores, como exemplos de limitação ao poder do povo de eleger.
Anônimo disse…
serão mais zumbis a votar e a pagar dízimo por aí...
Anônimo disse…
não consigo apoiar a criação de creches públicas em casas religiosas.
o dinheiro é público. Há grande chance de desvio. Se não for desviado, já será uma forma de privilégio econômico.
Criará crianças extremamente fanáticas e ativas em proteger as religiões ligadas às creches. Se for assim, devem ser criadas creches junto aos terreiros de umbanda, aos círculos espíritas, às mesquitas islâmicas e às associações judaicas, além da ATEA.
Anônimo disse…
bem lembrado.
Anônimo disse…
a constituição diz que a elegibilidade deve levar em conta a vida pregressa dos pretensos candidatos, portanto não é patético tal argumento.
Certamente é inconstitucional, cf. o art. 22 da CF.
As creches públicas devem contemplar a todos. Havendo qualquer ensino religioso tendencioso, não vai contemplar a todos.
Anônimo disse…
hahahahahaha
Plim! disse…
Então a Constituição é mais poderosa que o povo. A Constituição deveria dizer que todo o poder emana dela mesma.
Anônimo disse…
Há a questão da possibilidade de desvio de dinheiro público também.
Anônimo disse…
Não se poderia esperar outra coisa do sobrinho do Jader Barbalho...
Anônimo disse…
Mas a constituição está acima do povo.
Plim! disse…
Pois é, estando a constituição acima do povo, todo o poder emana da constituição e não do povo.
Anônimo disse…
Sou ateu,e digo que a atitude deste senhor foi de uma grandeza inigualável. Prova de que pessoas de caráter existem sendo religiosas ou não.
Victor Xavier disse…
captação ilicia de sufragio foi a primeira lei criada por iniciativa popular!
Anônimo disse…
Pelo visto este anencefálo não é capas de criar um projeto de creches sem ligação com a religião, e ainda se diz "Criacionista" meu senhor pegue sua varinha mágica e crie uma solução para o desemprego e a evasão escolar, crie logo meu caro, tempo é dinheiro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih