Pular para o conteúdo principal

Secretaria arquiva caso sobre professora que orava em classe

Orações da professora de história
às vezes durava até 20 minutos
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo arquivou a apuração interna sobre a queixa de um pai de aluno de que a professora de história Roseli Tadeu Tavares Santana estava obrigando os alunos a orarem em classe, em um procedimento que às vezes durava até 20 minutos.

A secretaria alegou não ter encontrado indício da ilegalidade na Escola Antônio Caputo, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

O aposentado Sebastião da Silveira, 64, praticante do candomblé e pai do estudante de 15 anos, denunciou a professora, que é evangélica, porque o seu filho, por se recusar a orar, estava sofrendo bullying por parte de seus colegas de classe. O garoto está tendo ajuda psicológica para superar o trauma.

Silveira não se conformou com a decisão da secretaria e disse que se trata de uma articulação da direção da escola para acobertar a intolerância religiosa da professora Roseli. Afirmou que a secretaria agiu de modo diferente em um caso posterior, afastando a diretora de uma escola de Itapecerica da Serra que fazia os alunos orarem antes das aulas.

“Eles [diretores da escola] subestimaram a minha inteligência", disse. "Sempre tentaram fazer a defesa dela (Roseli), mas alguém vai ter de se responsabilizar por tudo o que meu filho sofreu."

Maria Emília Campi, presidente da Afecab (Associação Federativa da Cultura Afro-Brasileira), disse que, no caso de São Bernardo, prevaleceu o corporativismo. “Estou abismada.”

Roseli se encontra afastada por motivo de saúde. Ela tem contado com o apoio jurídico da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

O Ministério Público estava aguardando o término da apuração da secretaria para decidir se abre um processo judicial contra a professora. O órgão deverá anunciar a sua decisão na próxima semana.

Damaris Moura, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB, lamentou a decisão da secretaria. Ela disse que a secretaria deveria usar a intolerância da professora e o bullying para discutir nas escolas que a liberdade religiosa tem de ser respeitada.





Com informação do Diário do Grande ABC.

Mais um estudante ateu sofre intimidação por se recusar a rezar
abril de 2012

Religião no Estado laico.   Intolerância religiosa.

Comentários

Unknown disse…
Corporativismo: a gente vê por aí.
Cara, bullying partindo do aluno é algo que horrível, que deixa marcas terríveis; mas partindo de uma professora? Aquela que deveria ser uma referência positiva na vida dos alunos. Ela deveria ensinar aos seus alunos o respeito pela diversidade religiosa e étnica do povo brasileiro. Não consigo entender. A educação brasileira realmente é um circo!
Zeco disse…
Realmente não há "Ilegalidade", apenas uma afronta à constituição. Que brasileiro se lixa pra constituição?
Anônimo disse…
"O Ministério Público estava aguardando o término da apuração da secretaria para decidir se abre um processo judicial contra a professora."

Que mistério, hein?

Deixa eu tentar adivinhar se o soberano e isentíssimo Ministério Público - que acusa o pastor Malafaia de "pregar violência", que censura livros de padres e pastores, que tenta tirar programas religiosos da TV - irá processar a professora cristã ou não.
Negão Avantajado disse…
O Preconceito da professora, dos jovens que praticam o bullying e da Secretaria da Educação é contra o Candomblé. A Sociedade Brasileira se esforça muito e há muito tempo para eliminar as manifestações de origem africana da Terra de Santa Cruz. Capoeira, religiões e danças afro-brasileiras, as músicas e até a comida são alvos de grave preconceito em NOSSO País. O bullying Religioso se junta ao preconceito das instituições policiais, à Eugenia praticada pelos médicos, à desvalorização promovida pelos professores e ao desprezo dos políticos na tentativa de formar uma população brasileira menos negra.
­ disse…
Não julgemos TODOS os professores por causa de uma irresponsável. Isso é ridículo...
Avelino Bego disse…
O Estado é laico: desde que seja cristão.
Estado Laico sempre em segundo lugar.
Revolução Já! disse…
Acontece, Lucas, que esse não é um caso isolado de "má conduta" de professores brasileiros.
J. Tadeu disse…
Lavagem de mão a la Pilatos. "Não veja nela crime algum".
Lia de Souza disse…
A impunidade se deve ao forte apoio que ela está recebendo da Apoesp. Depois chamam aquilo de antro e ficam replicando que é coisa de reaça, de conservadores. Bebel precisa de Haldol ¬¬
Luana Carolina disse…
sim pois só o juridico tem feito valer a constituição desse pais, os evengelicos, gospen nela.
AlyneS2 disse…
E o aluno continua frequentando o colégio não é?
Que triste.
_Deus é Maravilhoso e Soberano!
Yuri disse…
Prove.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová