Pular para o conteúdo principal

Lei de vereador evangélico impõe pai-nosso nas escolas de Ilhéus

Gurita conseguiu aprovar
uma lei inconstitucional
com atualização

A partir deste ano, os alunos e professores das escolas municipais de Ilhéus terão de orar um pai-nosso antes do início das aulas por imposição de uma lei do vereador Alzimário Belmonte Vieira (foto), 49, o Gurita. Ele é fiel da Igreja Batista.

“Construí essa lei para que nós possamos educar nossos jovens a cultura da oração", disse à revista Época. "É o processo educativo da oração, da pessoa saber que a oração é uma forma de chegar até Deus, de proteção espiritual, de educação mesmo”.

Ilhéus tem 184 mil habitantes do litoral da Bahia. Fica a 446 km de Salvador. A cidade tem 52 escolas e mais de 26 mil estudantes na rede municipal.

Embora seja inconstitucional, a lei 3.589 foi sancionada pelo prefeito Newton Lima (PT) e publicada na edição de 12 de dezembro de 2011 do Diário Oficial do Município.

Gurita, que já foi professor de educação física, conseguiu se eleger pelo PP em 2009 com 1.757 votos.

Ele tem exercido seu mandato mais voltado para os interesses dos evangélicos, embora, nesse caso do pai-nosso, as crianças de pais de todas a religiões e os sem crença e professores terão de se submeter a sua lei.

Uma das primeira medidas de Gurita, ao assumir, foi fazer com que a Câmara Municipal realizasse uma sessão especial de comemoração ao Dia da Bíblia.

O artigo 19 da Constituição Federal impede a União, Estados, Municípios e o Distrito Federal de aprovarem leis de cunho religioso, como a do pai-nosso.

Se estiver atento, o Ministério Público da Bahia poderá mover uma ação judicial contra as autoridades de Ilhéus para derrubar a lei.

O comerciante José Antonio de Melo, que tem dois filhos na rede municipal de ensino, informou que, quando recomeçarem as aulas, vai recorrer à Justiça pedindo a revogação da lei.

“A Constituição garante a liberdade de culto e não podemos aceitar a vontade de um vereador de impor uma religião oficial às crianças”, disse.

Com informação do site e Facebook do vereador, entre outras fontes.

Lei do pai-nosso nas escolas formará ‘cidadãos melhores’, diz vereador.
17 de janeiro de 2012

É a Constituição que deve ser lida nas escolas, e não a Bíblia, diz professor
janeiro de 2012

Lei do pai-nosso de Ilhéus.    Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
Kakaka lei que obriga a rezar, putz esta doeu hein , caramba, aprovado uma lei que obriga as pessoas a rezar, em que séculos estamos vivendo. Alguém dúvida que mais um pouco eles vão querer queimar a gente ¿ mais não vem em mim não que eu rasgo esses crente na bala.
Anônimo disse…
Sugestão: Mudem de cidade, que essa aí já era, a máfia religiosa já dominou.
SATANÁS disse…
o cristianismo é a religião mais tirana que existe. quer impor seus dogmas, delírios, costumes escrotos goela abaixo de todo mundo!!! temos que lutar e denunciar isso!!!! abaixo à ditadura cristã. estado laico sempre. mentes livres. pensamento crítico.
Anônimo disse…
Isso não fere a constituição?
Walter Cruz disse…
É nisso que dá eleger políticos que pouco ou nada conhecem de leis. Esse energúmeno nunca deve ter lido a nossa Constituição Federal, pois do contrário saberia que essa lei é uma afronta ao artigo 19 da nossa Carta Magna. Mas a culpa não é só dele. Esse vereador pode ter proposto a lei, mas ela teve que ser votada pelos demais políticos da câmara de vereadores. Ou seja: todos os que votaram a favor dessa lei anticonstituicional são verdadeiros analfabetos jurídicos.
Anônimo disse…
Eu acho que crentes são zumbis querendo pegar todo mundo, eles andam com os braços estendido para frente com sonolencia dizendo, (voz fantasmagorica) Venha para o nosso mundooo, jesussss te ama uahahahahaha.

Fala sério gente ninguém vai para o inferno , ninguém precisa de salvação de nada, mesmo porque a tal salvação seria ela contra o próprio deus que sei la porque não consegue desfazer as coisas sem ser com as suas macumbas divinais e sacrifícios . E agora você vem me dizer para minha inteligência e razão que isto é um deus onisciente que pode tudo que sabe tudo e etc , fala sério devem estar de brincadeira mesmo.
A conivência da política com a religião tem sido comum em nosso país, cujo Estado supomos laico. E essa permissividade é sustentada pela ideologia da moderação... há uma formação discursa que reza a moderação no tratamento das religiões... moderação na crítica, moderação na abordagem do tema... Ou não é comum ouvirmos por aí um bando de pseudointelectuais apregoando a ideia de que falar de religião é assunto delicado, complicado, de respeito irrestrito e cego às crenças religiosas dos outros, etc. A necessidade de respeitar é o verniz da ignorância e desinteresse sobre o tema. Se constitucionalmente o Estado brasileiro e a Igreja atuam em esferas separadas, se o Estado não se imiscui nas questões religiosas, não se segue daí que tenha de ficar alheio e desinteressado. Cada vez mais os interesses religiosos ganham espaço nas esferas políticas.

ATENÇÃO: Se permitirmos que a Educação seja usada a serviço da doutrinação religiosa, então estaremos deseducando, dando um passo atrás. Isso é um retrocesso!!!
Anônimo disse…
PAULO LOPES, só uma observação: prefira utilizar o termo "inconstitucional", por ser juridicamente correto.
Igor disse…
Essa lei não só viola a laicidade do Estado como também atenta contra a liberdade religiosa de todo o cidadão – ao obrigá-lo a rezar. A lei é totalmente inconstitucional!
Igor disse…
Essa lei não só viola a laicidade do Estado como também atenta contra a liberdade religiosa de todo o cidadão – ao obrigá-lo a rezar. A lei é totalmente inconstitucional!
Anônimo disse…
Isso é serio mesmo?? Nao to acreditando... Nao é possivel que estejamos voltando a idade média... Isso é muito sério,precisamos ficar de olho nesse infeliz.
Isso fere a laicidade. Isso é totalmente, absolutamente, completamente inconstitucional.

Eles não querem ensinar "moral e bons costumes" porcaria nenhuma, eles querem doutrinar crianças. Não precisamos de dogmas dentro das escolas. Dogmas não são valores importantes para ninguém. Dogma impede o raciocínio. Dogma impede o pensamento crítico. Dogmas impede o questionamento, que é fundamental para a formação de um cidadão, especialmente nesta faixa etária.
Paulo Lopes disse…
Sugestão aceita.
O Brasil é definitivamente um estado laico cínico. Um pais onde os políticos preferem que escolas ensinem a bíblia ao invés da constituição.
A.Porto disse…
Isso se chama falta do que fazer.
Agora ensinar a constituição na escola não dá , né?
Anônimo disse…
Já acho que conversa não resolve... tinha que matar toda essa laia de imbecis...
Anônimo disse…
vai ser mais ignorante longe de mim! então tu vive porque quer, é idiota? quem foi que fez todas as coisas foi tu? tu tem uma vida e vai prestar conta dela perante Deus, quer queira, quer não queira. e saiba que Deus é mesmo oniciente, onipresente e muito mais do que tu imagina. leia a Bíblia Sagrada pedindo dicirnimento a Deus que Ele te mostra a verdade.
Andre Bomfim disse…
Até parece que quem não tem "deus no coração" é mais violento que quem acredita.

O estado, sociedade, professores e os pais é que estão mais perdidos que coreano em forró em relação a educação. Os pais empurram a educação para o estado, jogam as crianças em gaiolinhas e acham que está tudo bem. Até as tragédias acontecerem. Aí dizem que falta deus no coração e blábláblá. O estado se aproveita e lança um caco desses pra desviar a atenção da falência da educação.

Cadê oficinas de marcenaria para ensinar matemática? De mecânica, informática, química, arte etc. O estudante sai do colegial e não sabe trocar uma torneira, fazer um troco "de cabeça" no comércio, tocar um instrumento e ainda querem que ele tenha "valores humanos", respeito ao outro e às diferenças? Rezem bastante, leiam bastante a bíblia que lá eles vão aprender bastante sobre violência humana e divina.

Quase todos os ateus que conheço são incapazes de matar uma mosca. Podemos roubar, sequestrar, matar etc.. Mas nunca uma mosca, hehehe...
Anônimo disse…
Ditadura religiosa omg
Anônimo disse…
Que imbecilidde, a desse vereador iditota! Atrasado, ignorante, cretino.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová