Pular para o conteúdo principal

Lei de vereador evangélico impõe pai-nosso nas escolas de Ilhéus

Gurita conseguiu aprovar
uma lei inconstitucional
com atualização

A partir deste ano, os alunos e professores das escolas municipais de Ilhéus terão de orar um pai-nosso antes do início das aulas por imposição de uma lei do vereador Alzimário Belmonte Vieira (foto), 49, o Gurita. Ele é fiel da Igreja Batista.

“Construí essa lei para que nós possamos educar nossos jovens a cultura da oração", disse à revista Época. "É o processo educativo da oração, da pessoa saber que a oração é uma forma de chegar até Deus, de proteção espiritual, de educação mesmo”.

Ilhéus tem 184 mil habitantes do litoral da Bahia. Fica a 446 km de Salvador. A cidade tem 52 escolas e mais de 26 mil estudantes na rede municipal.

Embora seja inconstitucional, a lei 3.589 foi sancionada pelo prefeito Newton Lima (PT) e publicada na edição de 12 de dezembro de 2011 do Diário Oficial do Município.

Gurita, que já foi professor de educação física, conseguiu se eleger pelo PP em 2009 com 1.757 votos.

Ele tem exercido seu mandato mais voltado para os interesses dos evangélicos, embora, nesse caso do pai-nosso, as crianças de pais de todas a religiões e os sem crença e professores terão de se submeter a sua lei.

Uma das primeira medidas de Gurita, ao assumir, foi fazer com que a Câmara Municipal realizasse uma sessão especial de comemoração ao Dia da Bíblia.

O artigo 19 da Constituição Federal impede a União, Estados, Municípios e o Distrito Federal de aprovarem leis de cunho religioso, como a do pai-nosso.

Se estiver atento, o Ministério Público da Bahia poderá mover uma ação judicial contra as autoridades de Ilhéus para derrubar a lei.

O comerciante José Antonio de Melo, que tem dois filhos na rede municipal de ensino, informou que, quando recomeçarem as aulas, vai recorrer à Justiça pedindo a revogação da lei.

“A Constituição garante a liberdade de culto e não podemos aceitar a vontade de um vereador de impor uma religião oficial às crianças”, disse.

Com informação do site e Facebook do vereador, entre outras fontes.

Lei do pai-nosso nas escolas formará ‘cidadãos melhores’, diz vereador.
17 de janeiro de 2012

É a Constituição que deve ser lida nas escolas, e não a Bíblia, diz professor
janeiro de 2012

Lei do pai-nosso de Ilhéus.    Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
Kakaka lei que obriga a rezar, putz esta doeu hein , caramba, aprovado uma lei que obriga as pessoas a rezar, em que séculos estamos vivendo. Alguém dúvida que mais um pouco eles vão querer queimar a gente ¿ mais não vem em mim não que eu rasgo esses crente na bala.
Anônimo disse…
Sugestão: Mudem de cidade, que essa aí já era, a máfia religiosa já dominou.
SATANÁS disse…
o cristianismo é a religião mais tirana que existe. quer impor seus dogmas, delírios, costumes escrotos goela abaixo de todo mundo!!! temos que lutar e denunciar isso!!!! abaixo à ditadura cristã. estado laico sempre. mentes livres. pensamento crítico.
Anônimo disse…
Isso não fere a constituição?
Walter Cruz disse…
É nisso que dá eleger políticos que pouco ou nada conhecem de leis. Esse energúmeno nunca deve ter lido a nossa Constituição Federal, pois do contrário saberia que essa lei é uma afronta ao artigo 19 da nossa Carta Magna. Mas a culpa não é só dele. Esse vereador pode ter proposto a lei, mas ela teve que ser votada pelos demais políticos da câmara de vereadores. Ou seja: todos os que votaram a favor dessa lei anticonstituicional são verdadeiros analfabetos jurídicos.
Anônimo disse…
Eu acho que crentes são zumbis querendo pegar todo mundo, eles andam com os braços estendido para frente com sonolencia dizendo, (voz fantasmagorica) Venha para o nosso mundooo, jesussss te ama uahahahahaha.

Fala sério gente ninguém vai para o inferno , ninguém precisa de salvação de nada, mesmo porque a tal salvação seria ela contra o próprio deus que sei la porque não consegue desfazer as coisas sem ser com as suas macumbas divinais e sacrifícios . E agora você vem me dizer para minha inteligência e razão que isto é um deus onisciente que pode tudo que sabe tudo e etc , fala sério devem estar de brincadeira mesmo.
A conivência da política com a religião tem sido comum em nosso país, cujo Estado supomos laico. E essa permissividade é sustentada pela ideologia da moderação... há uma formação discursa que reza a moderação no tratamento das religiões... moderação na crítica, moderação na abordagem do tema... Ou não é comum ouvirmos por aí um bando de pseudointelectuais apregoando a ideia de que falar de religião é assunto delicado, complicado, de respeito irrestrito e cego às crenças religiosas dos outros, etc. A necessidade de respeitar é o verniz da ignorância e desinteresse sobre o tema. Se constitucionalmente o Estado brasileiro e a Igreja atuam em esferas separadas, se o Estado não se imiscui nas questões religiosas, não se segue daí que tenha de ficar alheio e desinteressado. Cada vez mais os interesses religiosos ganham espaço nas esferas políticas.

ATENÇÃO: Se permitirmos que a Educação seja usada a serviço da doutrinação religiosa, então estaremos deseducando, dando um passo atrás. Isso é um retrocesso!!!
Anônimo disse…
PAULO LOPES, só uma observação: prefira utilizar o termo "inconstitucional", por ser juridicamente correto.
Igor disse…
Essa lei não só viola a laicidade do Estado como também atenta contra a liberdade religiosa de todo o cidadão – ao obrigá-lo a rezar. A lei é totalmente inconstitucional!
Igor disse…
Essa lei não só viola a laicidade do Estado como também atenta contra a liberdade religiosa de todo o cidadão – ao obrigá-lo a rezar. A lei é totalmente inconstitucional!
Anônimo disse…
Isso é serio mesmo?? Nao to acreditando... Nao é possivel que estejamos voltando a idade média... Isso é muito sério,precisamos ficar de olho nesse infeliz.
Isso fere a laicidade. Isso é totalmente, absolutamente, completamente inconstitucional.

Eles não querem ensinar "moral e bons costumes" porcaria nenhuma, eles querem doutrinar crianças. Não precisamos de dogmas dentro das escolas. Dogmas não são valores importantes para ninguém. Dogma impede o raciocínio. Dogma impede o pensamento crítico. Dogmas impede o questionamento, que é fundamental para a formação de um cidadão, especialmente nesta faixa etária.
Paulo Lopes disse…
Sugestão aceita.
O Brasil é definitivamente um estado laico cínico. Um pais onde os políticos preferem que escolas ensinem a bíblia ao invés da constituição.
A.Porto disse…
Isso se chama falta do que fazer.
Agora ensinar a constituição na escola não dá , né?
Anônimo disse…
Já acho que conversa não resolve... tinha que matar toda essa laia de imbecis...
Anônimo disse…
vai ser mais ignorante longe de mim! então tu vive porque quer, é idiota? quem foi que fez todas as coisas foi tu? tu tem uma vida e vai prestar conta dela perante Deus, quer queira, quer não queira. e saiba que Deus é mesmo oniciente, onipresente e muito mais do que tu imagina. leia a Bíblia Sagrada pedindo dicirnimento a Deus que Ele te mostra a verdade.
Andre Bomfim disse…
Até parece que quem não tem "deus no coração" é mais violento que quem acredita.

O estado, sociedade, professores e os pais é que estão mais perdidos que coreano em forró em relação a educação. Os pais empurram a educação para o estado, jogam as crianças em gaiolinhas e acham que está tudo bem. Até as tragédias acontecerem. Aí dizem que falta deus no coração e blábláblá. O estado se aproveita e lança um caco desses pra desviar a atenção da falência da educação.

Cadê oficinas de marcenaria para ensinar matemática? De mecânica, informática, química, arte etc. O estudante sai do colegial e não sabe trocar uma torneira, fazer um troco "de cabeça" no comércio, tocar um instrumento e ainda querem que ele tenha "valores humanos", respeito ao outro e às diferenças? Rezem bastante, leiam bastante a bíblia que lá eles vão aprender bastante sobre violência humana e divina.

Quase todos os ateus que conheço são incapazes de matar uma mosca. Podemos roubar, sequestrar, matar etc.. Mas nunca uma mosca, hehehe...
Anônimo disse…
Ditadura religiosa omg
Anônimo disse…
Que imbecilidde, a desse vereador iditota! Atrasado, ignorante, cretino.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Pseudoterapias, estresse e câncer: uma combinação perigosa, fuja disso

Evangélicos quebram imagens de umbanda no Rio

por Denise Menchen , da Folha Quatro integrantes da igreja evangélica Nova Geração de Jesus Cristo foram presos, acusados de invadir ontem à noite um centro de umbanda no Catete, zona sul do Rio de Janeiro, e quebrar cerca de 30 imagens religiosas, prateleiras e um ventilador (foto). O caso foi registrado na 9ª DP (Catete). Segundo uma das dirigentes do Centro Espírita Cruz de Oxalá, a advogada Cristina Maria Costa Moreira, 45, cerca de 50 pessoas aguardavam em fila a abertura do atendimento ao público, às 19h, quando Alessandro Brás Cabral dos Santos, Afonso Henrique Alves Lobato, Raimundo Nonato e uma jovem identificada apenas como Dominique chegaram ao local. De acordo com Moreira, eles ofenderam os presentes e forçaram a entrada na casa. "Eles chegaram dizendo que queriam ver onde estava o demônio e foram direto para o terreiro", conta Celso Quadros, 52, outro dirigente do centro espírita. "Quebraram tudo, inclusive imagens que temos há 40 anos". A a

Cai mais uma lei anti-blasfêmia, agora na cidade paulista de Sorocaba