Pular para o conteúdo principal

Sottomaior responde a Gandra: fundamentalismo ateu é ficção

Título original: O fundamentalismo de cada dia

por Daniel Sottomaior para Folha em resposta a
Integrante da Opus Dei critica o ‘fundamentalismo ateu’ brasileiro

Sottomaior é presidente da 
Associação Brasileira 
dos Ateus e Agnósticos
Segundo Ives Gandra, em recente artigo nesta Folha ("Fundamentalismo ateu", 24/11), existe uma coisa chamada "fundamentalismo ateu", que empreende "guerra ateia contra aqueles que vivenciam a fé cristã". Nada disso é verdade, mas fazer os religiosos se sentirem atacados por ateus é uma estratégia eficaz para advogados da cúria romana. Com o medo, impede-se que indivíduos possam se aproximar das linhas do livre-pensamento.

É bom saber que os religiosos reconhecem o dano causado pelo fundamentalismo, mas resta deixar bem claro que essa conta não pode ser debitada também ao ateísmo.

Os próprios simpatizantes dos fundamentos do cristianismo, que pregam aderência estrita a eles, criaram a palavra "fundamentalista". Com o tempo, ela se tornou palavrão universal. O que ninguém parece ter notado é que, se esses fundamentos fossem tão bons como querem nos fazer crer, então o fundamentalismo deveria ser ótimo!

Reconhecer o fundamentalismo como uma praga é dizer implicitamente que a religião só se torna aceitável quando não é levada lá muito a sério, ideia com que enfaticamente concordam centenas de milhões de "católicos não praticantes" e religiosos que preferem se distanciar de todo tipo de igrejas e dogmas.

Já o ateísmo é somente a ausência de crença em todos os deuses, e não tem qualquer doutrina. Por isso, fundamentalismo ateu é um oximoro: uma ficção ilógica como "círculo quadrado".

Gandra defende uma encíclica papal dizendo que "quem não é católico não deveria se preocupar com ela". No entanto, quando ateus fazem pronunciamentos públicos preocupa-se tanto que chama isso de "ataque orquestrado aos valores das grandes religiões".

Parece que só é ataque orquestrado se for contra a religião. Contra o ateísmo, "não se preocupem".

Aparentemente, para ele os ateus não têm os mesmos direitos que religiosos na exposição de ideias.

A religião nunca conviveu bem com a crítica mesmo. Já era hora de aprender. Se há ateus que fazem guerra contra cristãos, eu não conheço nenhum. Nossa guerra é contra ideias, não contra pessoas.

Os ateus é que são vistos como intrinsecamente maus e diuturnamente discriminados pelos religiosos, não o contrário. Existem processos movidos pelo Ministério Público e até condenação judicial por causa disso.

O jurista canta loas ao "respeito às crenças e aos valores de todos os segmentos da sociedade", mas aqui também pratica o oposto do que prega: ele está ao lado da maioria que defende com entusiasmo que o Estado seja utilizado como instrumento de sua própria religião.

Para entender como se sente um ateu no Brasil, basta imaginar um país que dá imunidade tributária e dinheiro a rodo a organizações ateias, mas nenhum às religiosas; que obriga oferecimento de estudos de ateísmo em escolas públicas, onde nada se fala de religião.

Um país que assina tratados de colaboração com países cuja única atividade é a promoção do ateísmo; cujos eleitores barram candidatos religiosos; que ostenta proeminentes símbolos da descrença em tribunais e Legislativos (onde se começam sessões com leitura de Nietzsche) e cuja moeda diz "deus não existe".

E depois os fundamentalistas que fazem ataque orquestrado somos nós.

Crentes desconfiam de ateus tanto quanto de estupradores, diz estudo.
dezembro de 2011

Ateísmo.    Intolerância religiosa.

Comentários

Ateu Consciente disse…
Texto foda!
Alison disse…
Fiquei com vergonha por ele depois desses argumentos no final.
Anônimo disse…
De fato, o Ives Gandra Martins talvez não tenha sido muito preciso ao usar o termo "fundamentalismo ateu".

Mais correto seria dizer "FANATISMO ATEU", que é o que pratica Daniel Sottomaior e outros por aí.
Caruê disse…
Fanático ou não os argumentos são muito fortes, belo texto.
William Robson disse…
“Para entender como se sente um ateu no Brasil,” [Sottomaior]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-
Gandra deve ter falado justamente deste Ateu de nossos tempos.
Niet falava tanto de um novo homem, o novo homem ainda não pareceu, mas o novo ateu já tem até uma associação brasileira...HAHAHAHAHAHAHAHAHA!
Agora se organizam e querem que toda sociedade saiba sobre seus “sentimentos”, sua não crença em espíritos de qualquer tipo.
O fundamentalismo para este novo Ateu é “pregar” que todo religioso principalmente o que freqüenta igrejas é um ingênuo a ser protegido e qualquer líder religioso é um vigarista protegido pela lei.
Os Ateus defendem que não existe espíritos [ou coisa parecida] como uma verdade absoluta, quem não concordar é um trouxa.
Quando homens como Satlin chegaram ao poder uma de suas prioridades foi o fechamento de templos religiosos de qualquer tipo e lendo Blogs ateus dá para perceber que só não fazem a mesma coisa porque não tem poder par isto.
Tenham certeza que se tivesse uma bancada atéia no congresso os religiosos seriam implacavelmente perseguidos a historia recente conta isto.
Tudo bem, ateus também tem direito de serem fundamentalistas, apenas reconheçam que uma grande parte hoje em dia é.
Se eu quiser dar 30% do meus salário para a Universal o problema é meu e qualquer ateu que me criticar que vá a m#rda.
Era assim que ateus costumavam responder as criticas do Papa e de qualquer igreja, hoje estão mais preocupados em expor seus sentimentos, se importam com o que a religião pensam deles, ateus emo...
Anônimo disse…
Willian, vc generallizou,mostrou rancor passional e deu um belo exemplo de ignorancia justificada. A unica coisa que as associaçoes de ateus querem é defender a laicidade e o direito de nao crença pois bem sabemos o enorme potencial de imposiçao de ideias estupidas que a religiao proporciona. Goste ou nao, vai ter que engolir essa minoria ativista.
Felipe... disse…
Sim sim os religiosos são bonzinho não perseguem gays, e nem são preconceituosos, eles são os mais perseguidos da historia da humanidade, ai que dó que dó...
Anônimo disse…
WILLIAM, você deveria ler um pouco mais e também levar menos para o lado pessoal.
Anônimo disse…
Reconhecer o fundamentalismo
como uma praga é dizer
implicitamente que a religião só se
torna aceitável quando não é levada
lá muito a sério.

Veja que nos ateus somos pimenta no c* e nos olhos deles ,estamos causando comichões neles, imagine se não fosse os ateus o brasil iria se tornar um oriente medio ou até pior
Anônimo disse…
Os religiosos reclamam que achamos eles burros mas quase só os crentes ignorantes escrevem. Cadê os religiosos inteligentes com comentários que nos façam pensar? Nem aqui, nem em blogs ou no yahoo respostas encontrei. Assim não tem graça de discutir, tipo esse William Robson aí, vai falar o que pra uma criatura que não entendeu absolutamente nada do texto?
Anônimo disse…
Não me ofende em nada ver crentes falando o quanto ama o senhor pai criador de tudo e de todos, onisciente, onipotente, onipresente e o reino todo poderoso de Deus etc...

Mas vai falar que você não acredita nisso, os caras ficam loucos se acham perseguidos e te desejam todo o mal possível!

Essa atitude só reforça a minha descrença!

A liberdade religiosa e de expressão só serve para eles?
Anônimo disse…
Você não encontrar os textos do religiosos inteligentes porque com certeza depois de textos como esse eles pensam duas vezes antes de defender a própria religião...
Charles disse…
Muito bom texto!
Se cada um ficasse no seu quadrado, o mundo seria um lugar bem melhor, para ateus, para crentes, pra todo mundo.
Senhora Crente disse…
Esse Sottomaior tem uma cara de tarado!
Não seria ninguém se não fosse a Atea.
Izaque Bastos disse…
umum, texto de espantalho!

texto invertido, depois acusam os crentes de invereterem as coisas.

a atea, virou uma religiao?pra alguem crere em Deus nao precisa de religiao.
[thg] disse…
"Reconhecer o fundamentalismo como uma praga é dizer implicitamente que a religião só se torna aceitável quando não é levada lá muito a sério, ideia com que enfaticamente concordam centenas de milhões de "católicos não praticantes" e religiosos que preferem se distanciar de todo tipo de igrejas e dogmas."

Essa foi na veia! hahahahaha!
Caruê disse…
Izaque Bastos
Onde esta o espantalho?
Na parte em que ele fala sobre o fundamentalismo ou na suposição feita nos últimos dois parágrafos.Você leu ´´basta imaginar`` no texto ou fez leitura seletiva?
Algumas perguntas:
As Igrejas tem imunidade tributaria?
O estado patrocina eventos de cunho religioso?
O Brasil assina tratados com o vaticano estado que tem como objetivo o proselitismo católico?
O estado oferece ou impõe em muitos estados ensino religioso?
Sim, Sim, Sim, Sim para todas. Onde esta o espantalho? isso se for possível recorrer a uma falácia de espantalho em uma suposição.
Israel Chaves disse…
Caruê, o Izaque é um troll crente. Só o que ele lê é "ateus são malvados, igreja é boa, ateus são malvados, igreja é boa, ateus são malvados, igreja é boa, ateus são malvados, igreja é boa, ateus são malvados, igreja é boa".
Não perca tempo tentando argumentar com quem não tem capacidade de entender mesmo as frases mais simples. É tipo tentar usar lógica para explicar ao seu cachorro porque ele não deve fazer xixi dentro de casa.
Eli Vieira disse…
O artigo é um bom xingamento, mas não muito mais que isso.

Também é ilógico reclamar de ateofobia de alguém que diz que respeita todas as crenças e alegar que ateísmo é ausência de crença. Ora, se alegamos que ateísmo é ausência de crença e o cara ataca ateísmo, ele não é nem um pouco incoerente quando ele diz que respeita todas as crenças.

Não chegaremos longe cometendo falácia etimológica ao definir ateísmo, enquanto acusamos alguém de ser "ilógico". Ilógico é usar falácia.

Não é uma boa estratégia alegar que ateus nunca são intolerantes contra religiosos. Fica incoerente com o que ateus de hoje afirmam repetidamente: que ser ateu não é ter posição moral privilegiada. Como assim, reconhecemos que ateu não é melhor que ninguém, mas quando alguém acusa os ateus de errarem, negamos que ateus erram em vez de corrigir a generalização?
Senhora Crente disse…
É isso aí, Eli Vieira.
Duvido que algum ateu desse blog tenha entendido seu raciocínio. Mas vou traduzir: A definição corrente de ateísmo permite que pessoas que respeitam todas as crenças desrespeitem a falta de crença.
Ou seja, na estrutura etimológica da definição de ateísmo está inserta uma mensagem subliminar do tipo: "me ataquem".
Anônimo disse…
Claro, oq devemos fazer é murchar as orelhas e deixar esses religiosos tomarem conta, catequizar nas escolas, tomar conta dos espaços públicos. Não sei como podem não se importar com oq está acontecendo, e ainda reclamam quando tem alguém que faz.. Parabéns Daniel.
Anônimo disse…
Discordo do Eli nesse ponto apesar de acompanhar e gostar muito de seu ativismo no Bule. Pensemos o seguinte: segundo o senhor Gandra qualquer um que discordar da religião será um fundamentalista ateu (generalizei, mas acho que todos entenderam). Daniel o corrige e mostra que isso é uma falácia (lembre que falácia e usar artifícios psicológicos no debate), pois é uma tentativa de impor medo nas pessoas. É como se dissesse: "veja eles nos criticam só porque são ateus, querem uma ditadura ateísta, seu objetivo é a destruição da religião, etc..."
Talvez pra muitos isso seria ridículo. Mas, já encontrei pessoas que não assistem TV, não saem, nem se aproximam de pessoas do 'mundo', quanto mais ateus, só por essa pressão psicológica.
Daniel está certíssimo. É difícil até de mensurar o estrago que afirmações como a do sr. Gandra provocam numa mente excessivamente religiosa.
Anônimo disse…
Sottomaior para presidente do brasil já!!
Anônimo disse…
Daniel é muito inteligente ele é de nivel bastante avançado
Caruê disse…
O problema do Eli é com a definição de ateísmo o que não constitui um entrave para este texto. Fulano diz que respeita todas as crenças seria coerente por parte dele desrespeitar negros, gays, deficientes e ateus.No entanto isso é irrelevante.
Falácia é ignorar o significado do ´´a`` de ateu.
Daniel fala que nunca viu a intolerância partindo de ateus dai concluir que ateus nunca agridem religiosos ou que mesmo que agridam tal ato não seja reconhecido é um salto de raciocínio desproporcional.
Senhora Crente disse…
Atenção agnósticos, a Associação se chama ATEA, nome que evoca o termo ATEIA. Assim, subliminarmente, eles querem que todos pensem que se trata de uma Associação de ATEUS.
Vocês, agnósticos, só servem para fazer número. São inocentes úteis.
Observem o discurso de Sottomaior; é um discurso ateu.
Vocês são comandados por ateus porque eles consideram que agnósticos não são confiáveis.
Haverá um ponto em que os ateus, seus companheiros, vão forçar vocês a tomarem uma decisão: ou dá ou desce.
Se vocês se separarem dos ateus e criarem sua própria associação, serão duramente atacados por eles.
A melhor alternativa é continuarem na ATEA, mas trabalharem para a destruição dela. Isso é o mais lógico para o bem de todos.
Senhora Crente disse…
Agnósticos, não deem bandeira; renovem seus votos de lealdade à ATEA. Mas, aguardem que brevemente publicarei o PROTOCOLO DA CRENÇA DESTRUTIVA, com sete passos para destruição da ATEA.
Os crentes de todo o mundo confiam em vocês.
Boa sorte!
Anônimo disse…
Senhora crente,já delirou demais.Procure um tratamento psiquiátrico!
Anônimo disse…
Otimo texto do Daniel eu tomei conhecimento dele na época que ele frequentava o superpop.
Unknown disse…
Depois de todo o mal que a religião me fez quando eu ainda era criança; depois de observar como minha família de orígem deixou de viver com liberdade,inclusive não dissolvendo laços matrimoniais de casamentos infelizes,por obediência aos tais mandamentos de Moisés;depois de observar como são arcaicos,preconceituosos e prejudiciais os tais "ideais e moral" cristãos;depois de me dar conta de que dogmas religiosos são absolutamente contra a racionalidade, transformei-me,sim,ainda adolescente,numa atéia intransigente.A religião é perniciosa,tem como objetivo transformar pessoas em ovelhas idiotas e ganhar dinheiro às custas do sofrimento,medo e fragilidade das pessoas.Por tudo isso a combato onde e com quem for.Não faço amizade com religiosos,não os quero por perto,não aceito seus discursos escorregadios e,por mim,a religião,seja qual for,seria abolida porque rouba do ser humano sua auto-confiança,seu poder de decisão livre de medos e de supostos castigos.Tenho muitos amigos,e uma linda família que constituí bem longe de deuses,templos,dogmas e rituais, mas próximos de ambientes acadêmicos e racionais.São todos ateus,felizes,realizados e livres de medos,fragilidades,preconceitos,violências e pensamentos mágicos. Felizmente o mundo está se tornando ateu ou,pelo menos,agnóstico,porque onde a ciência entra,deus sai.
descrente disse…
Eu não levo a sério fanáticos falastrões da ATEA. Nem do Bullying Voador.
Anônimo disse…
@Eli Vieira
"O artigo é um bom xingamento, mas não muito mais que isso."

E vc começa o discurso com uma bela falácia de espantalho, e ainda sem nenhuma base.
Ilustre os "xingamentos" do texto.

"Também é ilógico reclamar de ateofobia de alguém que diz que respeita todas as crenças e alegar que ateísmo é ausência de crença. Ora, se alegamos que ateísmo é ausência de crença e o cara ataca ateísmo, ele não é nem um pouco incoerente quando ele diz que respeita todas as crenças."

Engraçado há pouco tempo no seu Blog, vi vc defendendo um texto afirmando que ateísmo é uma crença. E agora vc vem aqui dizer o contrário? Acho que o incoerente é vc.

"Não é uma boa estratégia alegar que ateus nunca são intolerantes contra religiosos."

Claro que tem ateus intolerantes, mas oq isso tem haver com o fato dele ser ateu? Por acaso tem alguma doutrina no ateísmo que diz oq fazer? Quem ele deve amar, ou odiar? Hum, acho que não.

Agora posso citar passagens de livros "sagrados" dizendo que claramente que ateus não prestam e outras coisas bem piores.

Engraçado vc vir aqui defendendo um cidadão da "Opus Dei". Cuja crítica dele não tem base alguma, ele fala que os "valores" = ideias foram atacados. Certamente para vc a Opus Dei, nunca atacou "valores" de outras pessoas. Isso tudo sem citar um fato específico.
Que papelão em Eli.

Agora entendi, tem que "respeitar" = ficar calado, e não pode criticar os "valores" = ideias da religião. Certamente ele deve se esquecer das associações do Ratzinger que diz que o nazismo foi provocado pelo ateísmo.
Vou refrescar sua memória, com 1 vídeo legendando pelo seu próprio blog.

http://www.youtube.com/watch?v=yWquVjhdZaU
Só merece respeito, quem respeita.

Bom texto Daniel Sottomaior.
Rodrigo*
qvdo disse…
Ateu de carteirinha "livre pensador" é que é oxímoro.

Non ecziste.

Como pode se arrogar adepto do "livre pensamento" um militante ateu xiita, mero repetidor de "certezas" prontas sobre a religião, e que se vê como um pobre perseguido (tadinho!) num mundo religioso malvado?

É ridículo. Muito coitadismo, muita choradeira pra alguém que se julga tão superior e tão inteligentinho.
Senhora Crente disse…
Lúcia Cordeiro

Que Deus abençoe sua família!
Senhora Crente disse…
PROTOCOLO DA CRENÇA DESTRUTIVA

Passo 1: Reconhecimento.

Nossa Organização se chamará MANTRA (Movimento Anônimo de Trabalho Anti-ateísmo).

As mulheres serão identificadas por estarem com cabelos soltos; os homens serão reconhecidos por usarem relógio no pulso esquerdo.
Anônimo disse…
Na medida que a população tenha acesso a escola, e cresça seu senso critico, o poder dos religiosos se desfara com o vento, a verdade leva no sentido oposto a religiao.
Como ateu nao ligo para o que pregam os religiosos e suas ideias absurdas. Porem me preocuco com o mal que fazem aos meus concidadãos incautos e ingenuos.
Senhora Crente disse…
PROTOCOLO DA CRENÇA DESTRUTIVA

Passo 2: Motivação.

A MANTRA tem por objetivo salvar nossos concidadãos incautos e ingênuos, que militam no ateísmo. Portanto, as ações e operações de seus membros não se configuram em traição.
Anônimo disse…
O pessoal do site livrespensadores.org está em guerra contra o pessoal do Bule Voador.

http://nihil-lemos.livrespensadores.org/pensamento/um-bule-quebrado-como-o-fanatismo-pode-atingir-o-ateismo/
Anônimo disse…
Ateus estão em guerra contra os Humanistas do Bule Voador.

http://flaviomorgen.blogspot.com/2011/09/o-bule-voador-e-prejudicial-aos-ateus.html
Senhora Crente disse…
PROTOCOLO DA CRENÇA DESTRUTIVA

Passo 3: Instrumentação.

As Ferramentas dos membros da MANTRA serão a Lógica e a Oratória.
Os ataques serão orquestrados através de:

- Listas de falácias, preferencialmente escritas em latim;
- Generalizações e
- Desvio de atenção: introduzindo, nos debates, idéias que visem confundir e gerar uma emotividade inútil para se chegar a qualquer conclusão.
Anônimo disse…
Eu sou ateu e não estou em guerra com ninguém, o fato de ser ateu só quer dizer que eu não acredito em deuses deus sobrenatural etc e sou critico de religiões e a favor de um estado limpo das religiões o que não afetaria a religião de nenhuma forma ,e tornaria o que o brasil realmente é um país democratico, mesmo porque ninguém nasce com religião nenhuma, o que acontece é que a grande maioria é condicionada a acreditar numa certa religião deste criancinha, tanto que filhos de cristãos serão cristãos e filhos de islamicos serão islamicos, ou em outros casos escolherão aquela que achar melhor quando crescerem ,tanto que tem cristãos que se voltam para o islamismo e tem islamicos que se voltam para o cristianismo, existe uma suruba religiosa.

E esta imbativel este texto do daniel, e desejo boa sorte para os cristãos e eles tem aprendido mais com os ateus do que com seus livros ,tanto que eles estão sempre ao nosso redor para absorver nosso precioso conhecimento, eles fazem birra mais no fundo são ateus.
Senhora Crente disse…
PROTOCOLO DA CRENÇA DESTRUTIVA

Passo 4: Exploração de Vulnerabilidades.

Todo ateu tem orgulho de ser completamente racional.

Assim como uma pessoa de uma perna só é considerada deficiente, são deficientes aqueles que se apoiam só na racionalidade. Esta pode ser atacada por meio de formulação de argumentos contraditórios que não tenham solução racional.
Anônimo disse…
Pega um filho de um cristão recem nascido e entregue nas mãos de um mulçumano ele não vai crescer cristão só porque nasceu de pais cristãos ,não existe religião nenhuma porque ninguém nasce com religião nenhuma o estado natural do ser humano é sem religião.
Anônimo disse…
O Daniel e muito inteligente, ja o Grandra me deixou, triste por apresentar a meu ver um ponto de vista retrogrado e ameaçador. Ja que o admirei em outras ocasioes.
Anônimo disse…
A religião existe para que vocês morram sem lutar achando que eram herois e que vão estar adquirindo um premio maior quando os inquisitores do novo mundo da nova ordem começar a matança até que sobre apenas uma pequena porcentagem da população ,religiosos de todos os credos serão exterminados da terra ,veja a pedra da georgia, voces religiosos estão sendo enganados os senhores deste mundo há anos eles orquestram tudo ,jesus só faz parte para o plano de destruição de vocês ,vocês vão morrer enganados , ateus sobreviverão não receberão a marca da morte. Religiosos continuem trabalhando para eles ,continue fazendo mais e mais religiosos no fim receberão a morte como premio acreditando serem herois e na terra sera instaurado o novo mundo orquestrado por eles a milénios.
Anônimo disse…
O contador dos illuminati foi zerado as 11h:00min:00seg horario de brasilia do dia 7 de dezembro, e no site que estava no ar desde 1995 aparece a mensagem Tente novamente você chegou tarde demais(em ingles) Este contador só era possivel ver apertando as teclas Ctrl+A , eu só digo uma coisa adeus religiosos a nova ordem vai se cumprir e voces vão desaparecer da face da terra.
Anônimo disse…
@Senhora Crente
Sua tentativa fracassada de colocar lenha na fogueira é hilária, para não dizer medíocre.
Qual mandamento divino mesmo manda vc incitar a "destruição" de grupos?
Vc tem probleminha, procure ajuda profissional.

Sempre houve discussões em qualquer meio, e sempre haverá discussões. O importante é entender que embora vc discorde em alguns pontos, isso não é motivo para que o pessoal brigue e deixe de lado os pontos que concordam.
Só resta saber quem vai ser o primeiro que vai baixar o "ego" e iniciar uma conversa amigável.
Embora tenha criticado a posição do Eli aqui, concordo com outras que ele diz. E isso em nada em minha visão, é motivo para "brigar".
Rodrigo*
Senhora Crente disse…
PROTOCOLO DA CRENÇA DESTRUTIVA

Passo 5: Corações e Mentes

Povos de todos os tempos e lugares, que tiveram sucesso em processos de colonização, optaram inicialmente pelo uso da força. Com o tempo foram introduzindo elementos culturais em suas vítimas. O indicativo de sucesso do empreendimento era observado retirando-se os exércitos do território conquistado. Muitas das vítimas continuavam a defender os objetivos, os meios e as crenças do agressor, mesmo sem estarem sujeitos a ele.

Os ateus devem, inicialmente, serem submetidos a frases de impacto e a questões de peso ético. Eles irão racionalizar até que seus corações e mentes estejam exaustos. Esse é o momento de instruir-lhes. Depois, mesmo de forma inconsciente, eles propagarão os valores que lhes foram introduzidos.
Anônimo disse…
Papai, você me criou num ambiente ateu. Para você a Ciência e a razão são mais importantes que a crença num deus. Você brigou com a direção da escola, quando eles quiseram introduzir ensino religioso obrigatório. Você tem livros de Dawkins, Hitchens, Nietzsche...
Apesar de seus esforços, pai, eu descobri Jesus. Por isso, não consigo partilhar de sua descrença. Eu...não consigo...
Pai, vem comigo. Eu posso mostrar a você porque acredito em Deus.
Por favor, não me rejeite, não me despreze porque, em parte, eu sou crente devido à sua descrença.
Senhora Crente disse…
PROTOCOLO DA CRENÇA DESTRUTIVA

Passo 6: História e Tradição.

Milhões de anos se passaram desde o surgimento do primeiro Homo Fidelis. Hoje, mesmo com toda a tecnologia e avanços científicos, o Ser Humano continua a buscar algo mais significativo que seus próprios pensamentos e suas próprias criações.

As mentes voltadas para seus próprios resultados, facilmente se degeneram no egoísmo e na loucura.
Izaque Bastos disse…
ateus querem impor suas ideologias a força, com arrogancia, e indiferença.
Charles disse…
Trolls não sobrevivem sem atenção.Não os alimentemos!
Anônimo disse…
Este Sottomano aí participou do "Superpop".Não consigo imaginar um intelectual de verdade se prestando ao ridiculo de participar de um programa de auditorio de baixo nível...
Adriano disse…
Supepop é bem o nível dele.
Eli Vieira disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
O blog transformou o comentário de Eli Vieira no post Daniel Sottomaior comete falácia ao definir o que é ateísmo.
Senhora Crente disse…
Para postar o 7º passo do PROTOCOLO DA CRENÇA DESTRUTIVA, preciso que vocês me alimentem. Por favor, me alimentem!
Anônimo disse…
Exelente texto!!!
Quem disser o contrario só esta ladrando, mas a caravana não vai parar!!!
Senhora Crente disse…
Por favor...me alimentem!
Anônimo disse…
A religião não merece respeito nenhum, devemos apontar e rir da ignorância dos crentes, eles já abusaram demais, por centenas de anos, são como as formiguinhas que deixamos entrar em casa e não exterminamos por pena, logo elas se multiplicam, fazem um formigueiro e nos mordem quando estamos de boa no sofá. Crentes, vocês merecem ser ridicularizados porque vocês são burros e querem impor sua burrice no mundo em que eu vivo. Nem lêem sua própria bíblia, não conheço um pastor dos vários que conversei que conheça mais da bíblia do que eu. Fiquem bem na sua, seus netos vão achar suas crenças tão ridículas quanto achamos as dos gregos antigos.
Senhora Crente disse…
Obrigada, Anônimo!

PROTOCOLO DA CRENÇA DESTRUTIVA

Passo 7: A Caixa de Pandôra.

A Curiosidade tem dois filhos: Progresso e Destruição.

O indivíduo só pode se considerar preparado para o Mundo quando ninguém mais pode enganá-lo. Nesse ponto, ele já conhece todas as doutrinas, leu todos os livros e aprendeu a refutar todo tipo de argumento. De suas palavras pode produzir justiça e injustiça, segundo sua vontade. Seus reflexos são como a força da Natureza, e suas decisões não são passíveis de julgamento.
Sórors e Fraters da Ordem MANTRA devem exercitar-se todos os dias. E uma vez recebendo sua missão, devem seguir o método passado por seus superiores, sem questionar, sem tentar antever ou acelerar o resultado.
Melhor frase, disparado, que o Daniel escreveu em toda a sua vida. Dessas que dá para emoldurar e pendurar na parede.

«Reconhecer o fundamentalismo como uma praga é dizer implicitamente que a religião só se torna aceitável quando não é levada lá muito a sério.»
Anônimo disse…
Hum... Acho que estou entendendo a ira deste artigo. Os ateus estão loucos para dar umas mamadas nas tetas do governo também! Tipo: por que a ATEA não pode receber incentivos do governo, como as outras religiões? Oops, escapou! A ATEA não é religião (ainda). Mas pode ser enquadrada no conceito de seita. Seita ateia.

Não tenho religião, mas acho que os "ateuchatos" piores que certos pastores evangélicos. Pelo menos eles nos prometem certos benefícios em troca da falação: curas milagrosas, dinheiro, amor. E vocês? Só são chatos mesmo. He he he...
Anônimo disse…
Impressionante como os ateus continuam gastando energia tentando provar como os religiosos estão equivocados.
Será que desejam fundar uma grande anti-religião universal? Para que esse paranóia, não querem acreditar? Então não acreditem e pronto..
Israel Chaves disse…
Também não acha impressionante como os religiosos continuam gastando energia tentando provar como os ateus estão equivocados?
Vocês têm o costume de bater nas nossas portas de manhã cedo para incomodar, de ficar gritando a Bíblia nas esquinas ou em ônibus, ou, mais recentemente, ficar trollando em blogs. Para que essa paranóia, querem acreditar? Então acreditem e pronto...
Curioso, não?
Senhora Crente disse…
DEFINIÇÕES RESULTANTES DA DISCUSSÃO:

CRENTE UNITARISTA: Aquele que acredita num deus, cuja existência e poder invalidam a existência e poder de outros deuses.

CRENTE UNIVERSAL: Aquele que acredita em todo tipo de influência sobrenatural.

ATEU UNITARISTA: Aquele que não acredita na existência ou poder de um deus.
Definição Alternativa: Aquele que acredita serem falsas a existência e poder de um deus.

ATEU UNIVERSAL: Aquele que não acredita em nenhuma manifestação ou entidade de caráter sobrenatural.
Definição alternativa: Aquele que acredita que toda entidade ou manifestação sobrenatural é falsa.

AGNÓSTICO: Aquele que alega que o conhecimento não é suficiente para acreditar na existência e manifestação sobrenatural, mas que também rejeita a crença sem fundamentação lógica.

IGNORANTE DO CONCEITO: Aquele a quem não foi apresentado um conceito ou que, por sua natureza, é incapaz de avaliar verdade ou falsidade de tal conceito, o que torna inútil que este lhe seja apresentado.
Anônimo disse…
MAS ME DIGAM ATEUS DO MUNDO....AFINAL DE CONTAS NO QUE VCS SE BASEIAM PARA AFIRMAR QUE DEUS NÃO EXISTE???? NA LOGICA??? QUE LOGICA???? OU POR ACASO OS ATEUS SABEM O QUEM TEM (OU NÃO TEM) DEPOIS DA MORTE??? ATEUS E RELIGIOSOS TEM A MESMA BASE PARA DEFENDER SUAS CRENÇAS.....E ESSA BASE É SIMPLESMENTE SUA CONVICÇÃO PESSOAL, NADA ALEM DISSO....ENTÃO POR FAVOR, NÃO ME VENHAM VALAR EM PENSAMENTO LOGICO, POR QUE SER ATEUS NÃO TEM NADA DE LOGICO.
Senhor Ateu disse…
O Eli é humanista e politiqueiro! Não deem ouvidos a esse sujeito, ateus. Vejam como ele respeita a religião e vejam como todos os ignóbeis religiosos (como essa Senhora Crente, péssimo fake) que falam apenas coisas sentimentais e sem nexo algum correm pro lado dele como sedentos no deserto...


A guerra é contra idéias, e não contra pessoas. Pessoas que querem guerrear com outras - e não guerrear contra idéias, ideologias - começam buscando apoio no primeiro indivíduo que diga algo que lhes sirva de respaldo. Ainda que esse algo não tenha embasamento lógico algum.
Senhor Ateu disse…
E o anônimo de 11/12/11 01:42 além de vir querer tentar instilar um horrendo ad ignorantiam, típico de bibliólatras estupradores do científico, ainda digita um texto em letras capitais. Será que ele não leu a pequena frase que se encontra acima da caixa de texto onde se digita os comentários neste blog?
Celo Rosendo disse…
Eu ao entender que deus não existe, vi devagar surgir estas instituições e manifestações que queriam ser vistas pela sociedade, vi o ateismo se tornar uma fé atualmente, e vi que existem lideres ateus como lideres teistas, que formam regras dogmáticas como das religiões. Eu com todo meu dom vejo o futuro, por lógica, se tornar nada diferente do que da idade média, mas ainda sim ateu, isto é bizarro.

Militarismos são coisas que não concordo, fundamentalismos daqueles que quer impor suas regras a todos é besteira.

Um dia eu era apenas ateu, hoje ateus são dogmáticos, seguem regras, do tipo coma vegetais e salve os animais.
Santinha do pau oco disse…
Parabéns, Marcelo dos Santos! Acreditar ou não em Deus é questão de foro íntimo, e não de militância, como o "profeta" Richard Dawkings.

Esses ateus militantes são dogmáticos e intolerantes. O que pregam e praticam é a intolerância religiosa, pura e simples. Aliás, intolerância anticristã, pois não vejo críticas a judeus aqui. Desconfio que o dono do blog seja judeu, tamanho ódio aos cristãos.
Santinha do pau oco disse…
E antes que eu desperte a ira santa dos ateus aqui, corrijo o nome do grande Profeta Ateu: DAWKINS, sem o G. Perdão, irmãos! He he he...
Anônimo disse…
Isto aqui está uma comédia.. realmente tentar sair do limbo incomoda muita gente.
Enquanto as religiões destruiram pessoas, culturas, paises inteiros, por séculos, o ateismo está sendo combatido como a pior praga dos últimos tempos..... Devemos mesmo estar incomodando muiiita gente. E isso só nos dá maior confiança de que estamos no caminho certo!

Adorei o texto do Daniel, apesar de ter percebido a "escorregada", que de fato, neste exato momento, prescindia mesmo de detalhes, para não interferir na extensão, nem comprometer o artigo. O texto de Eli, apesar de tentar a (ultra)correçao, soou um tanto ríspido.
Desejaria muito que os grupos voltados tanto ao humanismo qto ao ateismo fossem mais unidos, pq vcs sabe, estão doidos para cair no nosso couro e chamar-nos de ególatras e incongruentes.
Temos divergencias sim, mas enquanto as religiõres levaram séculos para formar suas facções, nós nem completamos anos e já estamos a nos fracionar....
COnhecem a expressão "dividir e conquistar"?
Anônimo disse…
Tem um povo que comente uns destemperos, viu!?
Esse blog não é de Deus... ^^
Jorge Suíno disse…
Excelente texto!
Igor disse…
Polêmicas pormenores à parte, o artigo-resposta do Daniel Sottomaior está ótimo, fazendo uma bela defesa da investida do jurista opus dei contra os ateus e a laicidade do Estado. Elencou bem a realidade, dissecando o texto do Ives Granda, e em momento algum houve algum tipo de “pregação ateísta”. Ainda por cima, foi publicado em jornal de grande circulação, o que é muito bom. Parabéns à iniciativa do Daniel Sottomaior e da ATEA!
Parece Lucia que você precisa ler o texto de Thomas Woods como a Igreja CONSTRUIU a civilização ocidental, contribuindo para que você possa ter esta liberdade de se expressar. Onde entra ciência séria que não quer mais que fazer a sua função que é lidar com quantidades e não com qualidades, ai sim Deus tem espaço, agora quando a ciência, a sua ciência que se faz de religião, lida com qualidades ai minha colega, o seu ateismo, não passa de troca de Deus, sai o Deus convencional e verdadeiro, e entra o deus humano a ciência, a sua ciência. Quanto incomodo, por que o outro tem fé. Este artigo, não passa nem perto de uma reflexão racional, pois tem muito mais de pessoal ai, de emoções, etc. Criticam a religião, mas fazem do ateismo uma religião com dogmas e tudo. Primeiro dogma, não existe deus; segundo dogma, relgiões são uma farsa; etc. Minha amiga a minha diferença para você é que os dogmas que eu acredito são diferentes do seu, e minha religião também. Quanto a racionalidade, tente me provar a não existencia de Deus de maneira racional se você conseguir e qualquer um que comentou este texto.
É extremamente válido o ateismo, pois todos temos liberdade de acreditar naquilo que quisermos, mas dai querer criticar a religião por que eu não creio naquilo que ela prega é vê-la como concorrente. O ateu verdadeiro, acho que não existe, creio que não fica entrando em discussões como esta, pois só mostram quanto a religião é importante. Não se atira pedras em árvores sem frutos, pelos menos os não loucos. O ateismo faz de uma bandeira ideologica que é a não crença para se afirmar como a VERDADE absoluta e superior a todas as verdades, mas isto tem história, quem não conhece a influência inluminista, revolução francesa, há creio que os alunos das nossas faculdades marxistas, positivistas, que substituiram Deus pelo homem, pela ciência. "Se Deus não existe tudo é permitido" vemos o que acontece quando se tira Deus do centro, olhe para o nazismo, e toda a manifestação facista e comunista, que pregaram o ateismo, veja o que aconteceu. Meus amigos, você generalizam, conheço ateus tolerantes como também cristão tolerantes, islâmicos, etc. Mas a maioria dos ateus são sim fundamentalistas, reclamam dos dogmas cristãos enquanto defendem os seus, afirmar que Deus não existe é como afirmar que Ele existe, é um dogma. Falam, fociferam contra as religiões instituidas, mas querem fundar a sociedade sobre o ateismo, a nova religião, onde os homens são deuses de si mesmos. São bons mesmos, provem a não existência de Deus? A ciência verdadeira não trabalha com qualidades, nunca chegará a tratar, pois a função deste limitado conhecimento é a matéria, o grande problema é que você querem fazer com que a ciência julgue qualidades e ai está o erro, pois a ciência é como o homem, é limitada. Fiquem com Deus.
LUCIANO disse…
SOTTOMAIOR, grande guerreiro das idéias!!!

A ATEA sempre bem representada nos "grandes" enfrentamentos (um é grande nos argumentos/SOTTOMAIOR e ou outro é grande na influência política e institucional/GANDRA.
Anônimo disse…
Em qual deus você acredita?
Yuri disse…
Puts antes ele não tivesse feito esse final, fiquei com vergonha por ele.
walter disse…
Fundamentalista cristã ,religiões já fizeram seu debute no planeta ,alias péssimo desempenho,qual é o seu problema , distúrbios psiquiátricos, delírios religiosos ,procure outros tipos de aconselhamentos e diminua seu radicalismo,a verdade doí mas prevalecera..
Anônimo disse…
Vergonha você deveria ter é de não ter entendido.
Paulo Costa disse…
E que tal o perfil falso dele, criado provavelmente por algum evangélico desocupado?
http://www.facebook.com/daniel.sottomaior.1

Para mim, além de fundamentalismo, isso é burrice e pobreza de argumentação, pois é mais fácil menosprezar e difamar quem procura pensar por si mesmo, do que colocar ideias concretas para defender seu ponto de vista. E os crentes convictos optam quase sempre pelo primeiro caminho.
Willian disse…
ATEA não tem nada haver com os agnósticos; o neo-ateísmo não tem haver com o agnosticismo(E também com outros posicionamentos ateístas). O movimento neo-ateísta é de ateus positivos que consideram os agnósticos como pessoas sobre um muro que eles mesmos construíram. Polarizando tudo e devolvendo aos fundamentalistas religiosos com a mesma moeda, ódio e preconceito. O que se vê na pagina deles são postagem no geral debochadas ou provocativas, que nada tem haver com a luta por direitos e por diminuição do preconceito contra os ateus e agnósticos(As vezes nem bons argumentos para a descrença há...); alem de um cientificismo aberto, ironicamente como uma arma de defesa contra as certezas dogmáticas da religião; Fazem um desserviço aos mais céticos, porque contribuem para um estereótipo negativo dos ateus e agnósticos. Quando um agnóstico considera que não poderíamos ter certezas com relação a existência de divindades, não é o mesmo que duvida por ignorância, mas por considerarem, cada qual com seus argumentos, que não só os agnósticos não podem ter certezas quanto a isso, mas que todos não podem dar certezas quanto a isso. E que talvez nunca se tenha, por que a questão é muito mais complexa e atrelada a definição que se tem de uma divindade. O agnóstico não carrega uma definição nas costas... Isso é honestidade e seriedade, e não ignorância...

"Quando se é jovem se venera ou se despreza indiscriminadamente, sem considerar o conceito de valor do matiz, que é o melhor benefício da vida. Pagar um alto preço por não ter sabido opor-se aos homens ou às coisas a não ser com um sim ou não..." [Nietzsche]
Anônimo disse…
Nem todo, Nietzsche tinha o ateísmo por instinto. Há muitos ateus que pensam mais ou menos assim. Se meia duzia de cientificistas faz mais barulho, aí é outra questão.
Anônimo disse…
Isso é ridículo, puro preconceito, os 'ateus' que vocês se interessam devem ser os de 2006 para cá...
Rodolfo disse…
Ainda falta para o Brasil ser verdadeiramente laico...
Anônimo disse…
Segundo Ives Gandra, em recente artigo nesta Folha "("Fundamentalismo ateu", 24/11), existe uma coisa chamada "fundamentalismo ateu", que empreende "guerra ateia contra aqueles que vivenciam a fé cristã". Nada disso é verdade, mas fazer os religiosos se sentirem atacados por ateus é uma estratégia eficaz para advogados da cúria romana. Com o medo, impede-se que indivíduos possam se aproximar das linhas do livre-pensamento." O quê? "Nada disso é verdade?" Daniel Sottomaior, você fumou maconha estragada ou você é simplesmente um cínico? Ateus mudo afora, como Dawkins, Sam Harries, o falecido Christofer Hitchens além de outros ateus militantes não fizeram outra coisa a não ser atacar furiosamente os religiosos, especialmente os cristãos, chegando a propor que estes percam toda a voz no debate público. Isto sem falar que cientistas que se declaram ateus perdem verba e postos em universidades e centro de pesquisas nos EUA e Europa. E você ainda diz que "nada disso é verdade"? Daniel, vai pastar seu mentiroso do caralho.

Anônimo disse…
Um texto como o seu só me dá vontade de chorar e desesperança!
Anônimo disse…
Mais vontade de chorar é pensar que o Gandra, autor do artigo invertendo as coisas, é membro da Opus Dai, que tem outros juristas (alguns, infelizmente da minha família!) e até o governador do estado mais rico, e sabe lá mais quem.

Em um parágrado mais para o meio do artigo ele postula, cito literal: "que a vida começa na concepção". Que sábio!!!!!! Parece que sua experiência jurídica trouxe a ele autoridade que nem os biólogos tem hoje em dia. Aliás, por falar em autoridade, no que é que o Brasil não ter nenhum prêmio Nobel contra o Vaticano ter em seu quadro de cientistas 20 ou mais valida os mitos católicos? A Igreja Católica sempre teve os filósofos da época em seus quadros de emprego, pois ela ridiculamente rica, e nos dias de hoje 20 Nobeis não representa um volume tão massivo quanto se pensaria. Só nos Estados Unidos, uma iniciativa de um jovem ateu conseguiu 72 assinaturas de Nobeis **em** áreas relacionadas às ciências biológicas para tentar barrar justamente uma iniciativa de parlamentares do estado de Illinois de tentar misturar doutrina cristã nos livros de ciência, e colocar a Teoria da Evolução em aparente igualdade de ideias com o mito criacionista.

É mesmo para chorar que um professor de uma universidade (religiosa) e membro de uma organização de ultra direita não possa pensar um segundo no absurdo autoritário de uma premissa tão arbitrária como dizer que "a vida começa na concepção". Não vou me estender, mas a partir de premissas assim, pode-se traçar facilmente um argumento que sustentaria a proibição de matar-se uma barata ou um alface.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih