sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Crentes desconfiam de ateus tanto quanto de estupradores, diz estudo

Os religiosos desconfiam dos ateus tanto quanto dos estupradores, revelou um estudo de psicólogos da Universidade de Columbia Britânica (Canadá) e Universidade de Oregon (EUA) publicado no Journal of Personality e Social Psychology. Trata-se de um preconceito maior do que os crentes têm por pessoas de religiões diferentes e por gays.

Will Gervais, estudante de doutorado e o responsável pelo estudo, disse que um empregador religioso só contrata ateu para uma função de baixa confiança, como garçom. “Quando se trata de uma contratação de profissional tido de alta confiança, como assistência de creche, as pessoas ateias são descartadas.”

Gervais, Ara Norenzayan e Azim Shariff fizeram uma série de seis pesquisas com 350 americanos adultos e 420 estudantes canadenses. Eles partiram da constatação pelo Gallup de que apenas 45% dos americanos votariam em um candidato à Presidência da República que admitisse ser ateu. 

O estudante afirmou que esse preconceito não é recíproco porque os ateus não deixam de votar em um candidato por ele ser religioso. “Para os ateus, a religião não é levada em conta para avaliar se uma pessoa é ou não de confiança.”

De acordo com o estudo, os religiosos tendem a achar que ladrões e pessoas que enganam as outras são, como primeira possibilidade, ateus do que cristãos, muçulmanos, judeus, gays ou feministas.

Gervais disse ter ficado surpreendido com sentimento de rejeição tão forte em relação a um grupo de pessoas de difícil identificação na sociedade.

Para ele, os cristãos confiam mais nos seus iguais porque acreditam que quem teme a Deus resiste mais em cometer pecados por saber que, caso o faça, haverá um castigo divino. “Como isso não se aplica ao ateu, ele não é merecedor de confiança, ponto de vista dos religiosos”, disse.

Com informação do The Vancouver Sun.

Preconceito contra negro e gay recua nos EUA, mas não contra ateu.
maio de 2011

Ateísmo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...