Pular para o conteúdo principal

Primeiras comunhões caem 14% na Itália em nove anos

O número de primeiras comunhões na Itália caiu de 500 mil em 2000 para 428 mil em 2009, com uma queda, portanto, de 14%, o que demonstra que a secularização segue firme em um dos países mais católicos do mundo.

O sétimo relatório sobre a secularização da Itália elaborado pela Fundação Crítica Liberelae revela também que os casamentos na igreja caíram em 2009 para 62,8% do total, contra 82,53% em 1991. O número de divórcio aumentou de 23 mil em 1991 para 54.456 em 2009. Houve queda no número de sacerdotes e de freiras e aumento no de diáconos e de catequistas.

O relatório aponta que a Igreja Católica tem tentado reagir à ascensão do secularismo com o aumento de sua presença nos serviços sociais, política e na mídia, principalmente nos programas das emissoras de TV públicas e privadas.

De acordo com estudo de 2009 do demógrafo Eric Kaufmann, da Universidade de Londres, o declínio das religiões, que começou na Europa após a Segunda Guerra Mundial, vai se manter nas próximas décadas principalmente nos países católicos.

Com informação do La Repubblica. 


Comentários

Felipe... disse…
E a cnbb diz que os catolicos crescem?


ah vá
Anônimo disse…
pessoal, desculpe usar este espaço (Paulopes, depois pode apagar o comentário), mas como faço p'ra usar negrito, italico, fazer citação(enfim, editar comentário) aqui no blog do paulopes e também no blog do bule voador?
Anônimo disse…
A maior queda na Igreja Católica foi na década de 60, após o Concílio Vaticano II. As estatísticas dessa época fazem esses dados de hoje parecerem um peido velho.
Anônimo disse…
Novamente problemas estatísticos aqui. A Itália tem uma das mais baixas taxas de natalidade. Então a queda das crianças pode ser apenas proporcional e não percentual. Não sei se o estudo compara as taxas de natalidade, mas o texto não mostra isso.
Anônimo disse…
Novamente problemas estatísticos aqui. A Itália tem uma das mais baixas taxas de natalidade. Então a queda das crianças pode ser apenas proporcional e não percentual. Não sei se o estudo compara as taxas de natalidade, mas o texto não mostra isso.

Possivelmente é uma causa relacionada mas muito provavelmente não o suficiente para dizer que não houve queda.
Anônimo disse…
A ICAR está perdendo poder e não ganhando mais, até na Itália onde o catolicismo é mais frequente que no Brasil está ocorrendo o fenômeno de comunhão às avessas.
Anônimo disse…
a icar tem que sucumbir,pois não preencheu o requisito, isto é; deixou o povo pobre na mão do analfabetismo.
Anônimo disse…
Quando a ciência derrotar o atraso e o fanatismo, a verdade se imporá sobre a fé e as crendices, pois as interpretações fantasiosas, não prevalecerão sobre a racionalidade

Dee Jay
Anônimo disse…
Pau na bunda da igreja e do Vaticano dos infernos!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes