Pular para o conteúdo principal

Primeiras comunhões caem 14% na Itália em nove anos

O número de primeiras comunhões na Itália caiu de 500 mil em 2000 para 428 mil em 2009, com uma queda, portanto, de 14%, o que demonstra que a secularização segue firme em um dos países mais católicos do mundo.

O sétimo relatório sobre a secularização da Itália elaborado pela Fundação Crítica Liberelae revela também que os casamentos na igreja caíram em 2009 para 62,8% do total, contra 82,53% em 1991. O número de divórcio aumentou de 23 mil em 1991 para 54.456 em 2009. Houve queda no número de sacerdotes e de freiras e aumento no de diáconos e de catequistas.

O relatório aponta que a Igreja Católica tem tentado reagir à ascensão do secularismo com o aumento de sua presença nos serviços sociais, política e na mídia, principalmente nos programas das emissoras de TV públicas e privadas.

De acordo com estudo de 2009 do demógrafo Eric Kaufmann, da Universidade de Londres, o declínio das religiões, que começou na Europa após a Segunda Guerra Mundial, vai se manter nas próximas décadas principalmente nos países católicos.

Com informação do La Repubblica. 


Comentários

Felipe... disse…
E a cnbb diz que os catolicos crescem?


ah vá
Anônimo disse…
pessoal, desculpe usar este espaço (Paulopes, depois pode apagar o comentário), mas como faço p'ra usar negrito, italico, fazer citação(enfim, editar comentário) aqui no blog do paulopes e também no blog do bule voador?
Anônimo disse…
A maior queda na Igreja Católica foi na década de 60, após o Concílio Vaticano II. As estatísticas dessa época fazem esses dados de hoje parecerem um peido velho.
Anônimo disse…
Novamente problemas estatísticos aqui. A Itália tem uma das mais baixas taxas de natalidade. Então a queda das crianças pode ser apenas proporcional e não percentual. Não sei se o estudo compara as taxas de natalidade, mas o texto não mostra isso.
Anônimo disse…
Novamente problemas estatísticos aqui. A Itália tem uma das mais baixas taxas de natalidade. Então a queda das crianças pode ser apenas proporcional e não percentual. Não sei se o estudo compara as taxas de natalidade, mas o texto não mostra isso.

Possivelmente é uma causa relacionada mas muito provavelmente não o suficiente para dizer que não houve queda.
Anônimo disse…
A ICAR está perdendo poder e não ganhando mais, até na Itália onde o catolicismo é mais frequente que no Brasil está ocorrendo o fenômeno de comunhão às avessas.
Anônimo disse…
a icar tem que sucumbir,pois não preencheu o requisito, isto é; deixou o povo pobre na mão do analfabetismo.
Anônimo disse…
Quando a ciência derrotar o atraso e o fanatismo, a verdade se imporá sobre a fé e as crendices, pois as interpretações fantasiosas, não prevalecerão sobre a racionalidade

Dee Jay
Anônimo disse…
Pau na bunda da igreja e do Vaticano dos infernos!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)