Pular para o conteúdo principal

'Eli rouba um foco do Daniel para se promover e foge da questão'

por Marcelo Esteves a propósito de
'Daniel Sottomaior comete falácia ao definir o que é ateísmo'


Algumas observações ...

1) Campo neutro

Achei muito interessante a discussão acontecer no blog do Paulo Lopes.

Para quem já frequentou o Bule Voador, é de se estranhar a forma educada como o Eli tem se portado aqui, bem como o fato de todos os comentários serem publicados.

Se a discussão ficasse restrita ao Bule, o Eli e sua tropa de choque já teriam entrado em ação, agredindo leitores e censurando comentários. Até agora não entendi porque o sargento Boni não apareceu aqui, para descer o cassetete na geral.

2) Help me, please

Repararam como o Eli saiu de campo, para o Gregory postar? Sabem por quê? O Gregory é o filosofo de plantão do Bule e da LiHS. Quando a coisa aperta, o presidente clica em ajuda.

Segundo o Eli me disse no chat do Facebook, Gregory é o intelectual orgânico, o mentor da operação "ateus de elite", levada a cabo pelo Bule/LiHS.

3) As reais motivações do Eli

Tal como o diabo da cruz, é impressionante como o Eli foge da questão de suas reais motivações para criticar o Daniel. Nas duas oportunidades em que foi questionado, tergiversou.

Mas para aqueles que acompanham os bastidores da "militância ateísta", não é segredo que o texto segue uma agenda política: fazer do Eli o grande líder dos ateus no Brasil, bem como tornar a LiHS sua fiel representente.

Para isso, Eli se valerá até das vírgulas que o Daniel esqueça de digitar, mas terá a "coragem" de dizer que defende causas maiores e nobres. Catará cerejas à rodo, mas sustentará que seu objetivo é preservar os ateus.

Bobagem. A intenção do Eli é se autopromover.

Como não tem recursos para fazê-lo por si próprio, precisa utilizar expedientes inconfessáveis, como servir-se de outros para trampolim.

É o que acaba de acontecer aqui. De um post do Daniel, Eli roubou o foco para tornar-se o centro das atenções. Ah, com direito a artigo no Bule, a "Nature" do ateísmo tupiniquim.

4) Bonsai

A petulância do Eli é tamanha que até o zen Kentaro Mori não se poupou ao trabalho de comentar a matéria do Bule, "inspirada" no texto do Daniel. Reproduzo aqui:

Kentaro Mori, em 10 dezembro 2011 às 23:50

“Exclui mais do que inclui” é a parte importante de meu comentário, Gregory.

Quando a ATEA foi criada a definição etimológica foi usada justamente para ser a mais inclusiva possível, afinal, é uma associação de ateus e agnósticos. Não foi propriamente um “erro”, “gafe” ou “ingenuidade”, foi uma decisão pragmática e política.

A LiHS, ao rejeitar a definição etimológica, inversamente, assumiria um outro posicionamento, também político, que seria muito menos inclusivo. Espero que esse posicionamento do Eli não se traduza em algo formalizado pela organização.

5) Conselho grátis

Eli Vieira, esqueça o Bule, a LiHS e o mestrado. Você está no caminho errado. A sua vocação, meu caro, é ser Miss Brasil. Boa sorte!

Marcelo Esteves diz ser co-fundador arrependido do Bule Voador e ex-membro emérito da LiHS, desligado a pedido.

Ateus têm de aprender com religiões como unir pessoas, diz filósofo.
novembro de 2011

Ateísmo.

Comentários

André Luis disse…
Senhores,
Frequentei o bule tempos atrás. Não entrei mais por ver que aquilo não era lá muito sério e com enfoque preponderantemente comercial e/ou de divulgação pessoal.
Estou me escangalhando de rir com a lavação de roupa suja na curva do rio.
Bule quebrado.
Egos inflados destruídos.
Do pó ao pó!
Só espero agora a cereja do bolo: a renúncia do presidente (e para evitar ser destituído). Se não vier, o Bule continuará não sendo sério e o Kentaro terá jogado seu (precioso) tempo fora dizendo, em outras palavras: CRESÇAM.
Rock!
Maranganha disse…
Não entendo tanto leriado em torno do princípio de ateísmo ser crença ou descrença. Vejamos: se digo que o ateísmo é uma descrença na existência, estou usando a estrutura A = (~E), se digo que é a crença na inexistência, estou dizendo A = ~(E). Tanto faz, pois, no fim, será tudo A = ~E.
Lux in Tenebris disse…
Rsrsrsrsrs, a culpa provavelmente é minha.
Gerson B disse…
Não consegui ler tudo isso. Mas deu pra perceber algumas coisas.

Meu depoimento: fui atacado, acusado de ser um troll e censurado.Tive meus comentários apagados mais de uma vez e fui bloqueado. Não acredito que fosse por problemas técnicos.

Vejo que não fui o unico.
JuStYn Leandro disse…
Onde você xingou Eli? Só a minha pessoa, dá pra achar uns váááários posts ;) esse é seu modus operandi geral: você tenta desqualificar o interlocutor pra que ninguém leve o exposto por ele à sério, enquanto se mantém no seu pedestal e chora quando atacado da mesma forma.
Chega a ser cute.
Vides Júnior disse…
No entanto, membros como Kentaro Mori, Vides Júnior e Marcelo Esteves pediram para deixar de figurar de tal "honra" depois que perceberam os caminhos incongruentes que a LiHS começou a tomar. Outros membros eméritos, como os citados pelo Eli Vieira continuam porque estão à berlinda das discussões e defesas da LiHS. Se soubessem que o único objetivo da entidade hoje é promover seu fundador Eli Vieira, certamente pediriam o desligamento, como outros já pediram.
Vides Júnior disse…
Se querem uma prova do ad hominem do qual o Eli tanto acusa as pessoas, sugiro que deem uma olhada no album da Ligia Amorese, e lá verão o que é um verdadeiro ad hominem. Eli, em toda sua glória egocêntrica, provoca a amiga Lígia tal qual adolescente rabugento, sem contudo argumentar da forma como ele tanto exige de seus opositores.
Vides Júnior disse…
Problemas técnicos? Posso compilar aqui uma lista de mais de 20 pessoas que já foram bloqueadas no Bule?
Rogerio Castro disse…
O Eli para representar alguém tem que aprender a respeitar os demais, algo que está além de suas capacidades. Também possuo mestrado e sou ateu, nem por isso me acho a última cereja do bolo. Boa sorte na sua carreira a miss simpatia Eli.
Maranganha disse…
Se resumirmos as assertivas às suas unidades lógicas, teremos:

"Ateísmo é a crença na inexistência de Deus", A = C -> ~D
"Ateísmo é a descrença na existência de Deus", A = ~C -> D

Logicamente, são diferentes, porém como ambos são ateísmos, então temos (C -> ~D) = (~C -> D), ou seja, (C ~= ~C) <-> (D ~= ~D), o que implica que as assertivas apenas corroboram o agnosticismo.
Maranganha disse…
E outra, se os ateus brasileiros fossem tão leitores de figuras como Pirro, o Barão de Holbach, Voltaire (que era Deísta) e Feuerbach, perceberiam claramente que Ateísmo é sim uma Crença, pois precisa que se creia em uma determinada realidade (que deus não exista), assim como a ciência também é uma crença (precisa que se creia que o mundo natural fornece provas empíricas).
Mais antigos Antigos 201 – 211 de 211

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Co...

'Sottomaior comete falácia ao definir o que é ateísmo'

por Eli Vieira a propósito de comentários no post Sottomaior responde a Gandra: fundamentalismo ateu é ficção Quantos anônimos criativos por aqui. Vejamos: Senhora Crente, você comete o mesmo erro do Daniel Sottomaior no texto, que é tentar definir ateísmo pela etimologia. O Caruê cometeu a mesma coisa, e ainda alegou que ignorar o "a" em "ateísmo" é uma falácia. Em primeiro lugar, vou perguntar que falácia é essa. Filosofia da lógica é um campo de pesquisa filosófica sério. Inventar falácias que não existem é como falar de biologia e inventar que fungos são plantas. Aqui está, para quem está aqui para debate de verdade, uma boa explicação do que é falácia etimológica:   http://goo.gl/iUNyl Para aqueles que estão aqui para disputa de ego, recomendo não entrar no link acima e não tentar debater. Definir ateísmo é um trabalho filosófico que já foi feito por diversos filósofos, entre eles Colin McGinn e Michael Martin. Obras filosóficas sobre ateísmo...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Jean Wyllys acusa Malafaia de semear ódio na TV

Deputado Wyllys criticou  a "estupidez fundamentalista" O deputado e militante gay Jean Wyllys (Psol-RJ), na foto, disse que a entrevista que Silas Malafaia concedeu a Marília Gabriela mostrou que o pastor é um “semeador de ódio”, “um falso profeta”. Na entrevista levada ao ar no domingo, o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo refirmou que é contra a união de pessoas do mesmo sexo porque dois homens ou duas mulheres não conseguem “criar uma criança perfeita”. O pastor disse que, mesmo assim, não odeia os homossexuais porque a Bíblia condena o pecado, e não os pecados. Afirmou que, assim, “ama” os gays tanto quanto os bandidos. Wyllys afirmou que não pode ignorar as mentiras do falso profeta porque o pastor tem acesso a veículos de comunicação de massa, como a TV. “Se esse vendilhão do templo homofóbico e semeador de ódio não tivesse horário na tevê aberta nem falasse à grande mídia, eu poderia ignorá-lo”, disse. O problema é que, segundo o deputado, “mui...

Livros citados neste site

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...