Pular para o conteúdo principal

'Eli rouba um foco do Daniel para se promover e foge da questão'

por Marcelo Esteves a propósito de
'Daniel Sottomaior comete falácia ao definir o que é ateísmo'


Algumas observações ...

1) Campo neutro

Achei muito interessante a discussão acontecer no blog do Paulo Lopes.

Para quem já frequentou o Bule Voador, é de se estranhar a forma educada como o Eli tem se portado aqui, bem como o fato de todos os comentários serem publicados.

Se a discussão ficasse restrita ao Bule, o Eli e sua tropa de choque já teriam entrado em ação, agredindo leitores e censurando comentários. Até agora não entendi porque o sargento Boni não apareceu aqui, para descer o cassetete na geral.

2) Help me, please

Repararam como o Eli saiu de campo, para o Gregory postar? Sabem por quê? O Gregory é o filosofo de plantão do Bule e da LiHS. Quando a coisa aperta, o presidente clica em ajuda.

Segundo o Eli me disse no chat do Facebook, Gregory é o intelectual orgânico, o mentor da operação "ateus de elite", levada a cabo pelo Bule/LiHS.

3) As reais motivações do Eli

Tal como o diabo da cruz, é impressionante como o Eli foge da questão de suas reais motivações para criticar o Daniel. Nas duas oportunidades em que foi questionado, tergiversou.

Mas para aqueles que acompanham os bastidores da "militância ateísta", não é segredo que o texto segue uma agenda política: fazer do Eli o grande líder dos ateus no Brasil, bem como tornar a LiHS sua fiel representente.

Para isso, Eli se valerá até das vírgulas que o Daniel esqueça de digitar, mas terá a "coragem" de dizer que defende causas maiores e nobres. Catará cerejas à rodo, mas sustentará que seu objetivo é preservar os ateus.

Bobagem. A intenção do Eli é se autopromover.

Como não tem recursos para fazê-lo por si próprio, precisa utilizar expedientes inconfessáveis, como servir-se de outros para trampolim.

É o que acaba de acontecer aqui. De um post do Daniel, Eli roubou o foco para tornar-se o centro das atenções. Ah, com direito a artigo no Bule, a "Nature" do ateísmo tupiniquim.

4) Bonsai

A petulância do Eli é tamanha que até o zen Kentaro Mori não se poupou ao trabalho de comentar a matéria do Bule, "inspirada" no texto do Daniel. Reproduzo aqui:

Kentaro Mori, em 10 dezembro 2011 às 23:50

“Exclui mais do que inclui” é a parte importante de meu comentário, Gregory.

Quando a ATEA foi criada a definição etimológica foi usada justamente para ser a mais inclusiva possível, afinal, é uma associação de ateus e agnósticos. Não foi propriamente um “erro”, “gafe” ou “ingenuidade”, foi uma decisão pragmática e política.

A LiHS, ao rejeitar a definição etimológica, inversamente, assumiria um outro posicionamento, também político, que seria muito menos inclusivo. Espero que esse posicionamento do Eli não se traduza em algo formalizado pela organização.

5) Conselho grátis

Eli Vieira, esqueça o Bule, a LiHS e o mestrado. Você está no caminho errado. A sua vocação, meu caro, é ser Miss Brasil. Boa sorte!

Marcelo Esteves diz ser co-fundador arrependido do Bule Voador e ex-membro emérito da LiHS, desligado a pedido.

Ateus têm de aprender com religiões como unir pessoas, diz filósofo.
novembro de 2011

Ateísmo.

Comentários

André Luis disse…
Senhores,
Frequentei o bule tempos atrás. Não entrei mais por ver que aquilo não era lá muito sério e com enfoque preponderantemente comercial e/ou de divulgação pessoal.
Estou me escangalhando de rir com a lavação de roupa suja na curva do rio.
Bule quebrado.
Egos inflados destruídos.
Do pó ao pó!
Só espero agora a cereja do bolo: a renúncia do presidente (e para evitar ser destituído). Se não vier, o Bule continuará não sendo sério e o Kentaro terá jogado seu (precioso) tempo fora dizendo, em outras palavras: CRESÇAM.
Rock!
Maranganha disse…
Não entendo tanto leriado em torno do princípio de ateísmo ser crença ou descrença. Vejamos: se digo que o ateísmo é uma descrença na existência, estou usando a estrutura A = (~E), se digo que é a crença na inexistência, estou dizendo A = ~(E). Tanto faz, pois, no fim, será tudo A = ~E.
Lux in Tenebris disse…
Rsrsrsrsrs, a culpa provavelmente é minha.
Gerson B disse…
Não consegui ler tudo isso. Mas deu pra perceber algumas coisas.

Meu depoimento: fui atacado, acusado de ser um troll e censurado.Tive meus comentários apagados mais de uma vez e fui bloqueado. Não acredito que fosse por problemas técnicos.

Vejo que não fui o unico.
JuStYn Leandro disse…
Onde você xingou Eli? Só a minha pessoa, dá pra achar uns váááários posts ;) esse é seu modus operandi geral: você tenta desqualificar o interlocutor pra que ninguém leve o exposto por ele à sério, enquanto se mantém no seu pedestal e chora quando atacado da mesma forma.
Chega a ser cute.
Vides Júnior disse…
No entanto, membros como Kentaro Mori, Vides Júnior e Marcelo Esteves pediram para deixar de figurar de tal "honra" depois que perceberam os caminhos incongruentes que a LiHS começou a tomar. Outros membros eméritos, como os citados pelo Eli Vieira continuam porque estão à berlinda das discussões e defesas da LiHS. Se soubessem que o único objetivo da entidade hoje é promover seu fundador Eli Vieira, certamente pediriam o desligamento, como outros já pediram.
Vides Júnior disse…
Se querem uma prova do ad hominem do qual o Eli tanto acusa as pessoas, sugiro que deem uma olhada no album da Ligia Amorese, e lá verão o que é um verdadeiro ad hominem. Eli, em toda sua glória egocêntrica, provoca a amiga Lígia tal qual adolescente rabugento, sem contudo argumentar da forma como ele tanto exige de seus opositores.
Vides Júnior disse…
Problemas técnicos? Posso compilar aqui uma lista de mais de 20 pessoas que já foram bloqueadas no Bule?
Rogerio Castro disse…
O Eli para representar alguém tem que aprender a respeitar os demais, algo que está além de suas capacidades. Também possuo mestrado e sou ateu, nem por isso me acho a última cereja do bolo. Boa sorte na sua carreira a miss simpatia Eli.
Maranganha disse…
Se resumirmos as assertivas às suas unidades lógicas, teremos:

"Ateísmo é a crença na inexistência de Deus", A = C -> ~D
"Ateísmo é a descrença na existência de Deus", A = ~C -> D

Logicamente, são diferentes, porém como ambos são ateísmos, então temos (C -> ~D) = (~C -> D), ou seja, (C ~= ~C) <-> (D ~= ~D), o que implica que as assertivas apenas corroboram o agnosticismo.
Maranganha disse…
E outra, se os ateus brasileiros fossem tão leitores de figuras como Pirro, o Barão de Holbach, Voltaire (que era Deísta) e Feuerbach, perceberiam claramente que Ateísmo é sim uma Crença, pois precisa que se creia em uma determinada realidade (que deus não exista), assim como a ciência também é uma crença (precisa que se creia que o mundo natural fornece provas empíricas).
Mais antigos Antigos 201 – 211 de 211

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...