Pular para o conteúdo principal

Bispo que acobertou estuprador de menina pede pra sair

Hagarty fez um "pacto secreto"
 para que a vítima ficasse quieta
O bispo Séamus Hegarty (na caricatura), 71, da diocese irlandesa de Derry, apresentou sua renúncia ao papa Bento 16 por estar sendo acusado de ter feito um “pacto secreto” para que uma vítima de abuso sexual não fosse à Justiça.

No ano passado, o jornal The Belfast Telegraph publicou que uma jovem foi abusada por um padre ao longo de uma década, começando quando ela tinha 8 anos de idade, e que estava impedida de levar o caso aos tribunais porque tinha assinado uma cláusula de confidencialidade com a Igreja Católica. A única providência que Hegarty tomou em relação ao padre foi transferi-lo de paróquia.  

Segundo o jornal, a vítima teria recebido 12 mil libras esterlinas (cerca de R$ 33,8 mil) e uma carta de desculpas do agressor em troca de seu silêncio.

O Vaticano informou que a renúncia foi aceita de acordo com o Código do Direito Canônico, que tem um artigo estabelecendo que um bispo pode se afastar de suas atividades em caso de “doença ou outra causa grave”.

Até agora, com Hegarty, cinco bispos irlandês pediram afastamento ou foram afastado pela igreja em decorrência de acobertamento de padres pedófilos.

Dois relatórios mostram que sacerdotes católicos abusaram de milhares de crianças nas últimas décadas, com a conivência, inclusive, do Vaticano. Por causa disso a Irlanda fechou sua embaixada na Santa Sé, sobre o pretexto de redução de gastos.

Com informação das agências.

Pedofilia faz a ex-catolicíssima Irlanda fechar embaixada na Santa Sé
novembro de 2011

Comentários

Anônimo disse…
sou cristão,mas concordo que todo crime tem que ser punido,principalmente este de abuso de crianças(crime hediondo).
Tem que ser punido pela lei eclesiastica,pela lei juridica do país e podem ter certeza,vai ser punido por Deus!
Padres,bispos,pastores,rabinos e qualquer lider religioso,que cometer crime,tem que pagar!
Anônimo disse…
Agora ele vai tomar um sorvete na Gelato Mio em Springfiel, lá ele será bem vindo.
Pediu pra sair?! Que piada! Deveria apodrecer na cadeia, junto com todo o antro de pedófilos da ICAR! Por que não prendem esses malditos?! Além de passaporte deplomático eles tem imunidade também?! Seria cômico se não fosse trágico!

Ah, mas tem vezes que leio uma noticia dessas e queria que o inferno realmente existisse!
Anônimo disse…
deveria pedir pra entrar... (na cela)
Capitão Nascimento (BOPE) disse…
"Pede pra sair!""Pede pra sair!""Pede pra sair, senão vai sair debaixo de porrada!
Anônimo disse…
Por gentileza amigos, convidem esses pedófilos para irem para o xadrez, se possível!
Izaque Bastos disse…
isso que dá, tirar o direito dos caras casarem, apesar de nao justificar, melhor pegar um garota de programa uai, deve ser preso e condenado, se for verdade as acusaçoes.
Anônimo disse…
Izaque Bastos, acontece que temos também pastores protestantes pedófilo seu hipocrita!

Eu pensei que um dos princípios cristãos era tirar primeiro o cisco no nosso olho para depois tirar o do próximo!

Izaque Bastos é um hipócrita que não vê que dentro das seitas protestantes também tem pedófilia aos montes.
Izaque Bastos disse…
e daí fii, dei minha opiniao e pronto só isso? se tem nas protestantes, que prendam e condenem tambem, sou contra safados em qualquer lugar.
Avelino Bego disse…
Izaque Bastos disse...
isso que dá, tirar o direito dos caras casarem, apesar de nao justificar, melhor pegar um garota de programa uai, deve ser preso e condenado, se for verdade as acusaçoes.
-------------------------

Aqui concordo com o Izaque: o celibato é algo que pode até explicar, mas não justifica.

Essa prática do celibato me é estranha: onde o casamento de um padre com uma mulher atrapalharia o sacerdócio?
Essa prática do celibato me é estranha: onde o casamento de um padre com uma mulher atrapalharia o sacerdócio?

Senta que lá vem história!

A criação do celibato não tem nada a ver com teologia, mas com política e economia. Tanto isso é verdade que ele não existiu sempre, mas foi adotado por volta dos séculos XI e XII.

As razões da introdução do celibato têm a ver com o feudalismo. Como somente o primogênito herdava o feudo, os filhos mais novos dos nobres não tinham senão duas opções de sobrevivência: o vermelho (a carreira militar) e o negro (a carreira religiosa), mas ver nota ao final. Os que se dedicavam à carreira militar morreriam na guerra ou conquistariam feudo próprio. Os que entravam para a igreja adquiriam poder através dela (que era a grande senhora feudal da Idade Média).

Como esses rapazes entravam para a igreja de mãos abanando (visto que não tinham herança alguma, no máximo um "dote"), a ICAR não queria que eles tirassem dela nenhuma propriedade através da herança de seus filhos. Porque o que não faltava era mulher querendo os padres e bispos, pelo poder e fartura de que desfrutavam ("comer como um padre, gordo como um abade" e outras frases não surgiram do nada).

A estratégia para o celibato envolveu duas frentes: primeiro a condenação dos padres renitentes à clausura e segundo a punição severa das mulheres E FILHOS de padres. Várias bulas papais e leis promulgadas entre os século XI e XIII autorizavam qualquer senhor cristão a tomar como escravos a família de um padre, não apenas impunemente, mas definitivamente e com a bênção papal: escravizar mulher e filhos de um padre era algo "honesto a se fazer" e muito larápio o fazia para extorquir dinheiro do padre.

Sobre os construtos culturais envolvidos na dissuasão da mulher quanto a unir-se a padres, gostaria de recomendar um humilde textinho meu: http://letras-eletricas.blogspot.com/2010/09/mula-sem-cabeca.html

* na verdade haveria uma terceira carreira, o banditismo (ou seja, tornar-se 'cavaleiro andante').
Como sempre, os comentários do Gouvêa sempre inspiradores e esclarecedores. Obrigado por voltar, Mestre Jedi ;)
Anônimo disse…
"e daí fii, dei minha opiniao e pronto só isso? se tem nas protestantes, que prendam e condenem tambem, sou contra safados em qualquer lugar."

Que ótimo Iazaque!, então não esconda no meu protestante.

Ok hipocrita!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...