Pular para o conteúdo principal

Universidade católica apoia alunos muçulmanos, mas não os ateus

A Universidade de Notre Dame, na Indiana (EUA), recusou a proposta de um grupo de estudantes ateus e agnósticos para reconhecer como oficial a formação de clube secular de debates.

Para os estudantes, esse reconhecimento seria importante porque passariam a ter o apoio financeiro da universidade para, por exemplo, remunerar palestrantes convidados. Em universidades americanas é comum esse tipo de agremiação.

A Notre Dame é uma conceituada universidade católica que fica em South Bend. Ela pertence à Congregação de Santa Cruz.

Campus em South Bend
O estudante Stephen Love, líder dos descrentes, admitiu que a decisão da universidade é legítima porque se trata de um estabelecimento privado. Acrescentou, contudo, que tinha a expectativa de que o clube dos céticos fosse aceito porque, afinal, a universidade chancelou a mesma iniciativa de estudantes muçulmanos e judeus.

A justificativa oficial da universidade para não reconhecer o clube foi de que no campus há poucos descrentes. Love discordou. “Eu acho que a universidade subestima o número de descrentes”, disse. “Ela ficaria surpresa se soubesse quantas pessoas estão interessadas [no clube].”

A proposta, negada no ano passado, repercute até agora porque envolve pelo menos dois pontos polêmicos. Primeiro: os ateus deveriam ter procurado outra universidade para estudar, não uma católica. Segundo: a Notre Dame deveria apoiar a iniciativa porque uma universidade, por sua natureza, deve ser receptiva a todas correntes de pensamento.

Love afirmou que o grupo tem se reunido informalmente para discutir o secularismo. “No começo, eram apenas eu e um casal [nas reuniões]”, disse. “Três semanas depois, já somos 40 pessoas.”

Ele entrou com novo pedido de reconhecimento do grupo de céticos, ressaltando que o propósito é proporcionar um fórum aos alunos para discutir filosofia, temas científicos, religiosos e políticos. Além da intolerância.

Com informação do The Observer, entre outras fontes.

Bento 16 convida ateus para encontro inter-religioso de oração pela paz.
outubro de 2011

Filósofo britânico lança universidade secular com professores ateus.
setembro de 2011

Ateísmo.

Comentários

Avelino Bego disse…
Bem, sendo privada, a Universidade pode decidir como usar o dinheiro dela.

Não há problemas aqui.

Aliás, bastante coerente com a origem da mesma.
J.M. disse…
Também não vejo problema, nesse caso.
Anônimo disse…
É aquele velho papo . Quando os religiosos não conseguem formar grupos,eles chiam dizendo que estão sofrendo discriminação por professarem tal religião,mas eles não se incomodam de tratar de forma diferenciada aqueles que preferem admitir que estão unidos pela falta de religião(eufemismo para discriminação) .Com essa decisão,ela só tem a perder com a geração de conteudo,já que os futuros formandos que são descrentes vão preferir ir pra outra universidade.
Questão interessante essa do anônimo, os religiosos se fazem de coitadinhos injustiçados, que não discriminam ninguém, mas são os piores.

Quanto ao caso, acho triste a universidade privar seus alunos ateus e agnósticos desse direito, mas são as diretrizes da instituição, então, paciência. É uma universidade católica, afinal de contas. Pior seria se eles expulsassem seus alunos por serem descrentes, aí sim seria grave.

Mas, verdade seja dita: Que beleza de campus, hein! WOW!
Nada demais, Tudo conforme o figurino.
Gustavo M. Gomes disse…
Se os ateus deveriam escolher outra universidade que não a católica, os muçulmanos idem e os judeus ibidem.
Não existe justificativa.
Avelino Bego disse…
Mas....

Concordo que, se fosse uma entidade cética/atéia que não permitisse religiosos de atuarem, ah, seria um "mimimi" danado!
Anônimo disse…
http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/5804
Israel Chaves disse…
Bem, é como foi dito... A universidade é privada e pode estabelecer suas regras. Quem não concorda, não é obrigado a ficar. Então, não há nada de errado.
Mas que é hipocrisia eles autorizarem a criação do clube muçulmano e judeu e não o ateu, isso é.
Aleatório disse…
@Avelino Bego eles não apoiaram o grupo, isso é diferente de não permitir a atuação.

Quanto ao caso, não existe nada de mais em uma instituição particular decidir se dedica o seu dinheiro para religiosos ou não, ao contrário do que nós vemos na nossa política =x
Avelino Bego disse…
Aleatório disse...
@Avelino Bego eles não apoiaram o grupo, isso é diferente de não permitir a atuação.

Quanto ao caso, não existe nada de mais em uma instituição particular decidir se dedica o seu dinheiro para religiosos ou não, ao contrário do que nós vemos na nossa política =x
----------

Obrigado pela correção.
Anônimo disse…
Que bom que existem milhares de universidades, opção é o que não falta, falta aceitação por parte da reitoria e da chancelaria daquela IES que pelos comentários aqui vistos, sabemos o quanto ainda está com sua mentalidade coletiva na idade média.
AlyneS2 disse…
Que lugar lindo^^

*Só estou sonhando*^^
Leandro disse…
Igreja católica preconceituosa, ridículo! Com ctz não é oq Jesus pregou.
Bruno disse…
Só vi um problema com o texto (e digo isso como aluno de letras que tem esse tipo de "crítica" dos professores). O modo como a palavras"céticos" foi usada, pode soar de um modo negativo. Em primeiro lugar, cético e ateu estão bem longe de serem sinônimos (há muitos ateus perfeitamente ingênuos por aí, e cristãos céticos quanto a tudo mais). Além disso, a palavra, em geral, é entendida apenas pela acepção "disposição para duvidar de tudo", o que pode ser verdade para alguns, mas costuma ser considerado como excessivo.

O significado "Descrente", pra palavra cético, além de ser figurado e em geral depender do contexto, muitas vezes não significa descrente da religião, mas também de outras coisas.

Ainda que a ideia não seja ser politicamente correto com os termos, continua não tendo o significado adequado...

Fora isso, muito bom o texto. Concordo com os que dizem que isso não é nada surpreendente, mas discordo dos que acham que por isso devemos simplesmente ficar parados e pensar "é assim mesmo que as coisas são", como a maioria das pessoas...
Anônimo disse…
Como é uma entidade privada ela pode fazer oque quiser com o seu dinheiro, mas que são dois pesos e duas medidas isso são, e bem direcionadas afinal eles apoiam quem tem um pensamento totalmente contrário ao deles mas quem simplesmente não crê, mesmo tendo todos os outros quesitos, não é apoiado.
Unknown disse…
Assim seria, não fosse o fato de que a mesma universidade deu os benefícios que o grupo de ateus procura para muçulmanos e judeus.

Ela passa LONGE de ser coerente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Por que o apoio do governo dos EUA à religião não torna necessariamente as pessoas mais religiosas