Pular para o conteúdo principal

Bento 16 convida ateus para encontro inter-religioso de oração pela paz

por Andrea Tornielli,
para o Vaticano Insider

"Foi o papa quem quis os ateus em Assis". O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, de retorno de Bucareste, onde recebeu um diploma honoris causa e presidiu um encontro do Átrio dos Gentios, explica aos jornalistas os programas e projetos do seu dicastério. E explica também como nasceu a ideia de convidar, para o encontro inter-religioso de oração pela paz em Assis, no 25º aniversário do encontro liderado por João Paulo II em 1986, alguns não crentes.

Bento 16 quer manter
 diálogo com descrentes
"Foi uma ideia de Bento 16 – diz o cardeal de Milão –, e ele mesmo a apresentou durante um encontro com alguns cardeais em vista da preparação de Assis". Com isso, explica Ravasi, "Ratzinger mostra levar em grande consideração um antigo ensinamento da teologia cristã: o homem é constituído de natureza e sobrenatural. O sobrenatural não remove ou destrói a natureza, mas a aperfeiçoa. Isto é, coloca-se como um elemento ulterior, mas não elimina a natureza humana. Portanto, no convite do papa, está a tentativa de reafirmar a importância da relação entre fé e razão".

Os quatro ateus que irão participar em Assis são a psicanalista e filósofa francesa Julia Kristeva (que irá falar perante Bento 16), o pensador italiano e professor de filosofia na Universidade da Califórnia de Los Angeles, Remo Bodei, o filósofo britânico Anthony Grayling, que instituiu o New College de letras e filosofia de Londres, o mexicano Guillermo Hurtado, fundador do segundo período da revista de história e filosofia Dianoia. No dia anterior ao encontro de Assis, 26 de outubro, os quatro irão participar de uma mesa redonda na sala magna da Reitoria da Universidade Roma 3.

Traçando um primeiro balanço – positivo – o Átrio dos Gentios, iniciativa de diálogo com os não crentes desejada pelo pontífice, Ravasi não escondeu também um limite e um problema: "Eu percebi – afirma – que o problema certamente não é mundo ateu, que dialoga em alto nível e certamente não considera a religião como um elemento de subdesenvolvimento, mas sim a indiferença, a apatia, a ausência de perguntas, a banalidade e às vezes a vulgaridade... Em suma, precisamos nos confrontamo-nos com um horizonte mais difícil, uma espécie de mucilagem".

Além de apresentar os próximos eventos, como o que está programado para novembro em Florença (um debate entre Moni Ovadia e Sergio Givone, e entre Erri de Luca e Antonio Paolucci), Ravasi também respondeu a perguntas sobre os possíveis horizontes futuros do "Átrio", falando particularmente do Oriente Médio. "É um sonho meu – explicou – abrir um diálogo no território do mundo que é, em absoluto, o mais árduo mas também o mais criativo, porque ali há religiões que vivem o seu caráter fortemente identitário, mas também estão crescendo forças seculares nas sociedades. Seria bom poder levar um diálogo desse gênero entre crentes e não crentes a Israel, lá onde havia o átrio dos gentios original.

Finalmente, Ravasi e os seus colaboradores apresentaram o novo site do Átrio dos Gentios (www.cortiledeigentili.com) e também a sua chegada ao Twitter, onde o cardeal (cujo perfil é  @CardRavasi) envia um pensamento bíblico diariamente, além de mensagens relacionadas à sua presença nos encontros e nos diálogos.

Com tradução de Moisés Sbardelotto para IHU Online.

Comentários

"Chamar ateus para encontro inter-religioso de oração" - Eu ri.
Anônimo disse…
Oração?
Ateus convidam o Papa para discutir planos práticos para eliminar a fome na África.
Douglas disse…
Ateus convidam o Papa para discutir métodos de planejamento familiar que incluem a camisinha e a pílula contraceptiva.
roplus1 disse…
eu ri também. eu diria não, obrigada.
Israel Chaves disse…
Peraí, não foi o Papa que esses tempos queria "combater o secularismo"?
Parece político em época de campanha, quer agradar a todos para conseguir votos e não decide de quem é aliado, e parece achar que o pessoal do qual ele fala mal para agradar os outros não escuta o que ele fala; aí depois vai se fazer de amiguinho com o pessoal do qual falou mal e fala mal dos que antes era amiguinho.

Eu não iria nesse encontro, porque provavelmente assim que eles entrarem lá para a "reunião", espinhos vão sair das paredes e elas vão começar a se fechar, enquanto o papa assiste rindo através de um monitor e algum cardeal puxa-saco ao seu lado diz "é isso aí, chefinho, plano brilhante, plano brilhante!"...

É uma cilada, Bino.
Anônimo disse…
Esta igreja católica só existe por que ela se estabeleceu criminosamente usando de toda astucia e desonestidade, esmagando pisando queimando livros etc. E agora quer orar pela paz ,e deste quando soltar palavras ao vento é solução para os problemas? Papa me desculpe ateus não tem esta mente medieval não.
Anônimo disse…
O papa teme os ateus porque sabe que os argumentos ateistas são sólidos , corretos e racionais e os deles são a mais pura conversa pra boi dormir.....tudo baseado em mitos e lendas...
Charles disse…
Quem quer fazer, faz...quem não quer, ora!
LEGIÃO disse…
Ele quer se apresentar como amigo de todos, independente de crenças. E faz isso para evitar ser recebido com vaias e manifestações de reprovação, como em suas últimas viagens.
Izaque Bastos disse…
o certo é o certo e errado, vai de acordo com o desejo dentro do supermercado.

a Icar, é um lixo.
Anônimo disse…
O Anticristo já fez elogios aos agnósticos e agora quer bater papo com os ateus.

O próximo passo será uma confraternização com os homossexuais.
Avelino Bego disse…
Papa chamar ateus pra uma reza?

Esse Papa tem o que no crânio?

Ele tomou chá-de-fita?

Que burro! Dá zero pra ele!
Anônimo disse…
Isso é piada pronta! kkkkk
Mas ele só está querendo se fazer de santo pra dizer que aceita a todos.
Mas não tem sentido ele convidar para ateu para oração.Se fosse para discutir alguma coisa até vai... mas fazer oração não tem cabimento mesmo
Anônimo disse…
A não crença em Deus deve ser analisada de forma línpida e sem preconcetos. Os seres humanos querem desertar de sua origem, querem se rebelar contra aquele que os criou, e no fim, cada um dará conta de si mesmos. Meu maior sonho é que Jesus retorne , e faça justiça, e que ele tenha misericórdia deles , porque , eles não sabem o que fazem ou falam.
Anônimo disse…
Orar é não fazer nada e ainda achar que tá ajudando. filósofo
AlyneS2 disse…
Se for para eu fazer nada mas antes fazer nada em casa.
Anônimo disse…
deixa estes ateus pra lá, vai lá no nordeste, norte ver a miséria que o povo romano vive, se prostrando diante de postes idolos.

os ateus já sabem o que querem.
Anônimo disse…
O que vai ter de ateu convertido!!!
Anônimo disse…
Haja fumaça(preta).
Anônimo disse…
"E é quando os insinificantes tomam o poder, que eles se sentem superiores ao mundo inteiro."
Anônimo disse…
"O ateísmo só é uma religião se careca for uma cor de cabelo"
Orione disse…
Concordo com o Papa Bento XVI, o diálogo é importante. O fundamentalismo ateu no mundo poderá originar uma perseguição aos que crêem,os ateus já os consideram inferiores. Hitler começou com esses mesmos pensamentos e lorotas sobre os judeus. Os ateus de hoje são fundamentalistas, querem impor suas ideias aos que discordam deles, isso é perigoso para o mundo.
Guilherme Jordan disse…
O que esse palhaço bento xvi quer afinal ? Ele não esta achando por acaso que os ateus vão orar com ele, não é ?
Guilherme Jordan disse…
É mais facil o papa se converter pro ateísmo, do que o ateu se converter pro catolicismo
Ribamar Bezerra disse…
Viaje não Orione, diálogo, o que um ateu vai fazer no meio dos religiosos? Orar, isso é ridículo! Manifestação virtual e encontro nacional de ateus tem nada haver com fundamentalismo, as críticas abertas e os pedidos de laicismo estatal feitos pelos movimentos ateístas é que tão começando a chatear os 'q crêem'. ¬¬
Ribamar Bezerra disse…
Ridículo e ele achou quem fosse participar, esses ateus vão fazer o que nesse encontro?? ¬¬
WicCaesar disse…
Passo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes