Pular para o conteúdo principal

Filosofo ateu recusa convite do papa para encontro inter-religioso

por Madeleine Teahan, do Catholic Herald  

Grayling desistiu ao saber que é
apenas para acompanhar o papa
O filósofo britânico Anthony C. Grayling (foto) se recusou a participar de um evento inter-religioso para promover a paz mundial organizado pelo Vaticano. Embora o professor de filosofia tenha planejado originalmente participar da terceira Jornada de Oração pela Paz em Assis, Itália, ele mudou de ideia, depois, ao descobrir que era um evento para peregrinos.

"Eu pensei que originalmente haveria uma discussão com o papa sobre o lugar da religião na sociedade, mas depois descobri que era um evento menor e que o que eles queriam era que esses convidados acompanhassem o papa em um peregrinação. Então decidi me retirar".

O convite ao professor Grayling é surpreendente, dada a sua crítica ao papa Bento 16 às vésperas da visita papal à Grã-Bretanha. Em maio de 2010, ele escreveu um artigo para o jornal The Independent intitulado "Por que não ASBO [ordem judicial por comportamento antissocial, na sigla em inglês] para o papa?".

E afirmava: "O papa corre algum perigo de receber 100 horas de serviço comunitário por ter escondido centenas de pedófilos perante a lei em todo o mundo? É provável que ele receba uma ASBO? Ou ele foi convidado ao Reino Unido como visitante oficial que irá se encontrar com a Rainha e ser homenageado e cortejado, com a certeza de que os esforços para prendê-lo e julgá-lo por encabeçar uma enorme conspiração criminosa irá fracassar?".

O papa convidou outros não crentes proeminentes para o evento inter-religioso de Assis, em conformidade com o projeto Átrio dos Gentios do Vaticano, que visa a promover discussões entre cristãos e não crentes ao redor do mundo. Entre esses descrentes, estão a filósofa francesa Julia Kristeva, o professor italiano Bodei Remo e o mexicano Guillermo Hurtado, fundador da revista de filosofia Dianoia.

O evento irá ocorrer na próxima semana para marcar o 25º aniversário do primeiro encontro de Assis. O evento inaugural ocorreu em 1986, no pontificado do Beato João Paulo 2, e reuniu muitas denominações cristãs e membros de outras religiões.

Com tradução de Moisés Sbardelotto.

Filosofo ateu recusa convite do papa para encontro inter-religioso.
outubro de 2011

Bento 16 convida ateus para encontro inter-religioso de oração pela paz.
outubro de 2011

Átrio dos Gentios.     Ateísmo.

Comentários

@roplus1 disse…
brilhante!
Israel Chaves disse…
Bem que ele fez. Seria um grande papelão se prestar a participar dessa situação ridícula de falsidade. O Papa odeia qualquer um que não seja seu escravo, e qualquer pessoa com um mínimo de inteligência sabe que o Papa é um criminoso se fazendo de santo que não meree confiança. Para que diabos se unir umao outro só para aparecer, sendo que os dois lados não gostam um do outro e não têm nada a debater?
Falsidade é tradição cristã tanto quanto preconceito, hipocrisia e ignorância, mas tudo tem limite.
Fez bem em pular fora deste encontro farsesco. E digo mais: mesmo que fosse um legítimo encontro ecumênico, eu penso que não haveria lugar para um ateu nesta reunião.

Não faz sentido um encontro inter-religoso contar com a participação de um ateu. Primeiro ateísmo não é e nem pode ser religião; e segundo, um ateu só poderia ser chamado a um evento desses ou para participar de forma secundária ou para falar de coisas supérfluas, escondendo suas verdadeiras críticas às religiões.
Anônimo disse…
este bento babaca, vai liberar o casamento pros padrecos sair do marasmo, fica ai atras dos atoas, olha a cara deste ateu,sabichão.

PUNK NOT DEAD.
Eduardo ARaújo disse…
Interessante o pensamento (!) de ateus anti-religiosos.

Preconceito, hipocrisia, ignorância e, sobretudo, uma dose cavalar de ridículo constata-se na crítica imbecil do filósofo ateu ao Papa, por ocasião de sua visita à Inglaterra.

Inclusive, ao ler esses comentários (!) pude reforçar a idéia que tenho da estupidez ateísta. Ou quer frase mais estúpida que o Papa "odeia qualquer um que não seja seu escravo"? E depois, o imbecil ainda fala de debate e atribui falsidade à tradição cristã.

Mais: chamar alguém de criminoso, sem provas e condenação transitada em julgado é extremamente leviano e isto, sim, pode ser atribuído a uma besta quadrada desprovida do mínimo de inteligência.
Anônimo disse…
Eduardo

Qual é gente!!! Ateus e religiosos, gremistas e colorados, americanos e europeus e blá blá blá ... todos defendendo seus "rótulos" ... mas esquecem que vivemos em um mesmo mundo com os mesmos problemas e que seria muito mais fácil se todos nós de alguma maneira caminhassemos juntos e aprendessemos que viver em sociedade é acima de tudo aprender a tolerar o próximo. Cada vez mais nos escondemos em nossas ilhas solitárias pela raiva do mundo que nos cerca e isso nos torna um inimigo frágil perante as "grandes corporações"!!!!

Chega de rótulos, chega de brigas sem sentido, não vamos dançar a canção que a grande mídia está cantando, vamos compor a nosso própria melodia!!!!
Cognite Tute disse…
Eduardo Araujo: "Mais: chamar alguém de criminoso, sem provas e condenação transitada em julgado é extremamente leviano "

Já tentou explicar isso as centenas de vítimas de padres, bispos e cardeais pedófilos, que tem sido mudados de paróquias, por décadas, para proteger a eles e a santa imagem da igreja?

O Papa não é processado porque se esconde atrás de um cargo eclesiástico que, até pouco tempo atrás, mandava em tudo e em todos.

Mas se fosse o chefe de uma organização não religiosa, e agisse como agiu, certamente teria sido condenado por omissão e conluio.

E não é apenas o Papa que ama apenas os escravos, submissos e obedientes, mas o amigo imaginário dele, e ele tem dito com todas as letras: o amigo imaginário só vai salvar os que seguirem a sua verdade, e ninguém mais.

Como chamaria pessoas que são obrigadas a obedecer, sem discutir, sob pena de castigos horríveis, pela eternidade? Que tal, escravos?

Cognite Tute
Israel Chaves disse…
Eduardo Araújo, se um cara mata outra pessoa na sua frente, mas ele não foi julgado ainda, não passou pela corte, não recebeu sua pena, etc, etc etc... E você o chama de criminoso, você é leviano?
Deixe de ser um imbecil ao defender o indefensável. O Papa é um criminoso e se você o apóia, é cúmplice.
Avelino Bego disse…
O cara fez certo.

Posar de "prestigiador" do Papa, pra ele mostrar "olha, até ateus seguem nossos ensinamentos morais".
THiAGO disse…
Eu tenho lá minhas dúvidas se houve de fato tal convite. Talvez algum mons. de cúria fez tal convite. Esse tipo está querendo mesmo é aparecer as custas do papa.
Bule Voador disse…
Essa Julia Kristeva é uma maluca, consta entre os alvos do livro "Imposturas Intelectuais" de Alan Sokal e Jean Bricmont.
Cognite Tute disse…
Thiago: "Esse tipo está querendo mesmo é aparecer as custas do papa."

O cara anda fantasiado de destaque de escola de samba, em um Papamóvel blindado, cheio de anéis de ouro e enfeites, defende superstições da idade do bronze, não sai da mídia, e é o filósofo que quer aparecer?!!

Fala sério..:-)

Cognite Tute
A Inglaterra, cuja sorte, além de ser uma ilha, é de ter colonos piamente crédulos da religião não-cristã (que lhes obriga aceitar a sorte como Karma); conta também com a melhor diplomacia e serviço secreto do mundo! Os espiões ingleses tornaram-se um padrão emblemático; lembremo-nos dos impagáveis ícones da filmografia dos anos 60 a respeito. Qualquer sociedade respaldada nas instituições (não é o caso obviamente da nossa, amparada no discurso falacioso populista e na farsa); conhece exatamente os limites e as dimensões da política cultural vaticana. A influência católica romana não é apenas um testemunho arqueológico da supremacia de um império feudal. Estende-se seus domínios até às origens da genética científica, que é o persistente monopólio de instâncias genuinamente produtoras de conhecimento. Estamos falando obviamente de tecnologia, ciência, não de teologia ou filosofia; embora esse domínio ideológico não seja para se menosprezar. Esse combate pueril, inócuo e totalmente improfícuo contra a Igreja é algo tão infantil e tão inútil; que os verdadeiros ateus, os verdadeiros condutores da massa dos verdadeiros à toas, que são os crentes do desespero; não estão exatamente do lado que os supostamente ateus pensam estar. Nenhum império que aramazene tanto conhecimento e pesquisa, que influencie de modo tão categórico áreas em que fé nenhuma prevalece; pode sem um sério e cético ateísmo se sustentar. A Igreja, entenda-se os ateus inteligentes que a constituem e nela dominam; ri bastante dessas disputas e bravatas dos que lha criticam por ser "crédula", "anticientífica" ou "medieval"... Enquanto os bravos ateus de boteco questionam preguiçosamente, entre um trago de um baseado e outro; a ausência de um Criador inteligente para legislar ordem no universo; os ateus sistemáticos e fervorosos seguidores da ciência estudam, pagos pela Igreja, que aproveita suas descobertas pra referendar suas Universidades e assim poder se perpetuar. Ou será que ainda há quem pensa, que o lucro da Igreja é Dízimo de "fiéis" ou tributo gazofiláceo, curas e paróquias; que não cobrem nem as indenizações biliardárias de padrecos pedófilos, nas cortes judiciárias dos EUA? Sinceramente, quando ouço estas histórias de "Igreja ameaçada", "papa na prisão"; penso como a Igreja ri dessas pseudodisputas e bravatas, que lhe provam o nível medíocre, em termos de reflexão e conhecimento, em que a humanidade ainda se encontra...E penso como a Igreja ri.Ri até o gargalhar.
Anônimo disse…
O pop não poupa ninguém!
Ichthys disse…
em poucas palavras, Arreegoouuu arregãããõoooooo!!!!
e isso vale pro insoso do Richard Dawkins, que também já arregou!!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

‘Psicóloga cristã’ faz desafio: ‘Quero ver se tem macho para me cassar’

Profissional abusa de vocabulário inadequado Marisa Lobo, que mistura psicologia com pregação religiosa e diz ser 'psicóloga cristã', escreveu em seu Twitter: “Quero ver se tem alguém macho para me cassar por que falar de Deus no meu TT. Nenhum código de ética está acima da Constituição do Brasil”.  Trata-se de um desafio ao CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná, que deu 30 dias para que ela desvincule na internet a profissão de sua crença religiosa. Ela corre o risco de ter cassado o seu registro profissional. O código de ética da profissão diz que ao psicólogo é vedado "induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais". Até agora, desde que foi advertida, no começo do mês, Marisa tem apostado no confronto com a entidade de classe, usando no Twitter um vocabulário no mínimo estranho para alguém que insiste em...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Pregação antigay de pastor a não fiéis é fascismo, afirma Drauzio Varella

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

Anglicano apoia união gay e diz que Davi gostava de Jônatas

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...