Pular para o conteúdo principal

Igreja Anglicana anuncia reação ao avanço do ateísmo

Rowan Williams
Williams prevê "dura batalha" para que
a fé cristã não seja vista como problema
Líderes da Igreja da Inglaterra vão se reunir nos próximos dias para decidir como deve ser combatido com mais empenho o avanço do “novo ateísmo” e como defender o cristianismo da ascensão do secularismo.

A pedido da cúpula da igreja, o arcebispo Rowan Williams (foto), de Canterbury, escreveu o relatório “Desafios para o Quinquênio” no qual prevê uma dura batalha para que a fé cristã não seja vista como “um problema social”.

Isso significa, disse, que os  sacerdotes terão de ser mais contundentes contra os argumentos de ateus da “linha-dura”, como Richard Dawkins e Christopher Hitchens. 

O relatório -- que vai servir de pauta para a reunião -- ressaltou que é preciso “contrariar a tendência predominante” de tirar a fé da esfera pública, colocando-a “como uma questão privada”. “Este é um desafio para todas as igrejas e religiões, mas especialmente para a Igreja da Inglaterra."

O relatório afirmou que "um dos paradoxos dos últimos anos tem sido a secularização a sociedade e as tentativas de marginalizar a religião ao mesmo tempo em que ocorre um maior interesse por questões espirituais e implicações sociais e culturais da fé religiosa."

Williams disse haver uma crescente discriminação contra os cristãos, inclusive no trabalho, por causa de sua crença. Para ele, a igreja tem de agir de modo a impedir que a secularização cerceie ainda mais quem tem fé cristã.

setembro de 2011

Secularismo.    Ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
Arcebispo da Cantuária, o cara que adora zombar da religião concorrente, católica, nos momentos piores, olha só a expressão de demente desse homem, parece um imã do Irã com mente mais pérfida ainda. ALiás, a Inglaterra era conhecida pelos antigos romanos como a Pérfida Albion.
Anônimo disse…
Só fazem 2 seculos que os seres humanos começaram a entender que nao foi Deus que criou o mundo porra nenhuma....e que a gibiblia nao passa de um livreco de estórias....

E a ICAR e as religiões não tem nenhum argumento real que possa refutar a tese ATEISTA de que DEUS e DEUSES são frutos do imaginario humano....


Afinal de contas nao tem nenhum prova concreta cientifica da existencia de Deus ou Deuses...


El-ELOIN-ALAH-YAVÉ-

são deuses dos Hebreus que faziam parte de lendas que começaram em torno de 4500 anos atras....

o planeta terra existe comprovadamente a 4,7 BILHÕES DE ANOS

Portanto Deus biblico existe a um segundo se comparado ao tempo da terra...
Anônimo disse…
como combater o ateísmo??? por acaso vão dar um jeito de esconder e desfazer todo o conhecimento do mundo? bom, já tentaram neh, mas como isso obviamente é impossível o que sobrou foi a violência. Resta saber quanto tempo vai levar para isso se repetir.
Quero ver até onde vai a arrogância deles...
Anônimo disse…
É meu povo... Esses caras estão querendo acender as fogueiras de novo...
Mazuk Morais disse…
Nossa Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é 100% ecumênica e do mesmo jeito que respeitamos e dialogamos com outros cristãos, outras religiões, dialogamos sempre e respeitamos os que não creem. Penso que a publicação acima deve estar equivocada quanto à Igreja Anglicana não respeitar o diferente pois até homossexuais ordenamos juntamente com mulheres que são discriminadas igualmente por boa parte do cristianismo...
Mazuk Morais disse…
Agora se é uma posição pessoal do Arcebispo da Cantuária ele deve ser respeitado como todo cidadão é por ter o direito de pensar... Já eu considero os Ateus mais humanos que muitos cristãos deveriam ser.
Anônimo disse…
Eles estão com medo do secularismo?
Eu já estou até imaginado os crentes com tochas e foices, aos montes, gritando: "QUEIMEM OS HEREGES, QUEIMEM OS HEREGES!".

Medo...
MAZUK

Eu sei como a igreja anglicana age. São um dos poucos crentes que conseguem manter um debate civilizado e ainda respeitar a posição do outro. Esse arcebispo deve ser uma exceção.
Anônimo disse…
Sempre houveram os hereges, agora mais do que nunca, devido ao avanço da ciencia (não graças aos religiosos).

Ultimamente, os ateus tem perdido o medo pois não são mais queimados em fogueiras simplesmente por pensarem diferente.

Os religiosos que antigamente tinham o poder pela força, não a tem mais.

Viva os Livre-Pensadores.
AlyneS2 disse…
Eita, a terceira guerra mundial vai começar^^
T.T vamos ser massacrados!!!
Anônimo disse…
Dentre as igrejas cristãs a igreja anglicana é a mais tolerante de fato.Esse arcebispo estaria na contra-mão.
Izaque Bastos disse…
o problema pode estar invertendo, os que lutam contra a discriminaçao que afirmavam sofre-la, hj sao os que discriminam...
Manoel Machado disse…
Isaque, sinto muitíssimo que a razão seja mais firme em eivdências e argumentos lógicos do que a fé...

Agora, ele tem todo o direito de lutar por mais fiéis (claro, pois quanto mais fiéis, mais dinheiro), desde que seja uma luta justa sem usar a força ou desonestidade.

Nunca nenhum ateu ameaçou cristãos com alguma coisa para que se tornassem seus "irmãos".
Anônimo disse…
Acho que o que está acontecendo é que lentamente as pessoas estão acordando para a realidade de que ser religioso não é sinônimo de santidade, respeito, amor, fé em Deus e nos seus ensinamentos, haja vista as inúmeras atrocidades que esses religiosos de carteirinha tem cometido durante todo sua existência, a começar pela pedofilia, ganância, intolerâncias que tem resultado em sangrentas guerras e assassinatos. O povo está mais cético o que é muito bom, ademais a própria bíblia diz:"maldito o homem que confia no homem" Fatima.
Anônimo disse…
Nunca vi Budistas reclamando do secularismo. Sabe por quê? Não é em virtude do budismo ter vertentes ateístas. A verdade é que o budismo se revela mais como "filosofia" de vida do que como dogmatismo religioso. No ocidente, salvar a sua alma é mais importante do que respeitar seu direito de crença. Um disparate total.

Fracassados. Depois que surgiu a internet, o relógio que marca o fim das religiões dogmáticas começou a rodar.
Ruggero70 disse…
Interessante esse arcebispo se colocando na posição de vítima... A única ameaça a eles, teístas, é: quanto mais ateus, menos gente para sustenta as igrejas.
Anônimo disse…
"A única ameaça a eles, teístas, é: quanto mais ateus, menos gente para sustenta as igrejas. "[2]

tentem...
Anônimo disse…
E eu achava a Igreja Anglicana toda bonitinha por suas posições liberais...
Sinceramente, como não conheço o cenário, não sei dizer se esse arcebispo é "minoria" ou "excessão", ou não. Afinal, é o arceispo de Cantebury, que, até onde eu sei, é o líder mundial dessa Igreja.

MAZUK, eu admirava profundamente a igreja Anglicana justamente pelas posiç~es liberais que você mencionoU. Mas eu não sei se você conhece as ramificações da sua Igreja no Brasil, que é de uma homofobia de arrepiar!
Enfim, não sei dizer se a Igreja Anglicana pode ser definida como uma coisa só, pois, no que eu sei, as decisões sobre ordenação de mulheres e de gays foi em âmbito mundial, echegando a dar em ameaças de cisma. Mas aqui no Brasil ainda tem gente que não aceita.
Pelo visto, este "líder" da Igreja deve fazer parte de sua "banda podre".

Abraços!
Anônimo disse…
Nossa, como é bom saber que o povo está abrindo os olhos, isso significa: Adeus religião!
Se isso gerasse uma guerra, ateus provavelmente ganhariam de lavada, afinal, o que os religiosos iriam fazer, ficar rezando? Vê se eles não teriam medo da capacidade do intelecto dos ateus. Se dependesse da religião, os recursos que teriamos seriam o fogo, uma lança feita por uma haste com uma pedra na ponta, cavalos como montaria e olhe lá. Falando nisso, o fogo deveria ser o símbolo da igreja, pq além de ser a maior invenção que ela teria capacidade de descobrir, quando alguém discorda dela eles sempre recorrem à uma fogueira
EMPORIO DO VIDRO disse…
os cavalos estão se extinguindo, são jorges estão ficando preoculpados, vão andar a pé
EMPORIO DO VIDRO disse…
seria preocupados???

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Livros citados neste site

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Crânio de 20 milhões de anos registra começo da evolução do cérebro