Pular para o conteúdo principal

Igreja Anglicana anuncia reação ao avanço do ateísmo

Rowan Williams
Williams prevê "dura batalha" para que
a fé cristã não seja vista como problema
Líderes da Igreja da Inglaterra vão se reunir nos próximos dias para decidir como deve ser combatido com mais empenho o avanço do “novo ateísmo” e como defender o cristianismo da ascensão do secularismo.

A pedido da cúpula da igreja, o arcebispo Rowan Williams (foto), de Canterbury, escreveu o relatório “Desafios para o Quinquênio” no qual prevê uma dura batalha para que a fé cristã não seja vista como “um problema social”.

Isso significa, disse, que os  sacerdotes terão de ser mais contundentes contra os argumentos de ateus da “linha-dura”, como Richard Dawkins e Christopher Hitchens. 

O relatório -- que vai servir de pauta para a reunião -- ressaltou que é preciso “contrariar a tendência predominante” de tirar a fé da esfera pública, colocando-a “como uma questão privada”. “Este é um desafio para todas as igrejas e religiões, mas especialmente para a Igreja da Inglaterra."

O relatório afirmou que "um dos paradoxos dos últimos anos tem sido a secularização a sociedade e as tentativas de marginalizar a religião ao mesmo tempo em que ocorre um maior interesse por questões espirituais e implicações sociais e culturais da fé religiosa."

Williams disse haver uma crescente discriminação contra os cristãos, inclusive no trabalho, por causa de sua crença. Para ele, a igreja tem de agir de modo a impedir que a secularização cerceie ainda mais quem tem fé cristã.

setembro de 2011

Secularismo.    Ateísmo.

Comentários

  1. Arcebispo da Cantuária, o cara que adora zombar da religião concorrente, católica, nos momentos piores, olha só a expressão de demente desse homem, parece um imã do Irã com mente mais pérfida ainda. ALiás, a Inglaterra era conhecida pelos antigos romanos como a Pérfida Albion.

    ResponderExcluir
  2. Só fazem 2 seculos que os seres humanos começaram a entender que nao foi Deus que criou o mundo porra nenhuma....e que a gibiblia nao passa de um livreco de estórias....

    E a ICAR e as religiões não tem nenhum argumento real que possa refutar a tese ATEISTA de que DEUS e DEUSES são frutos do imaginario humano....


    Afinal de contas nao tem nenhum prova concreta cientifica da existencia de Deus ou Deuses...


    El-ELOIN-ALAH-YAVÉ-

    são deuses dos Hebreus que faziam parte de lendas que começaram em torno de 4500 anos atras....

    o planeta terra existe comprovadamente a 4,7 BILHÕES DE ANOS

    Portanto Deus biblico existe a um segundo se comparado ao tempo da terra...

    ResponderExcluir
  3. como combater o ateísmo??? por acaso vão dar um jeito de esconder e desfazer todo o conhecimento do mundo? bom, já tentaram neh, mas como isso obviamente é impossível o que sobrou foi a violência. Resta saber quanto tempo vai levar para isso se repetir.

    ResponderExcluir
  4. Quero ver até onde vai a arrogância deles...

    ResponderExcluir
  5. É meu povo... Esses caras estão querendo acender as fogueiras de novo...

    ResponderExcluir
  6. Nossa Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é 100% ecumênica e do mesmo jeito que respeitamos e dialogamos com outros cristãos, outras religiões, dialogamos sempre e respeitamos os que não creem. Penso que a publicação acima deve estar equivocada quanto à Igreja Anglicana não respeitar o diferente pois até homossexuais ordenamos juntamente com mulheres que são discriminadas igualmente por boa parte do cristianismo...

    ResponderExcluir
  7. Agora se é uma posição pessoal do Arcebispo da Cantuária ele deve ser respeitado como todo cidadão é por ter o direito de pensar... Já eu considero os Ateus mais humanos que muitos cristãos deveriam ser.

    ResponderExcluir
  8. Eles estão com medo do secularismo?

    ResponderExcluir
  9. Eu já estou até imaginado os crentes com tochas e foices, aos montes, gritando: "QUEIMEM OS HEREGES, QUEIMEM OS HEREGES!".

    Medo...

    ResponderExcluir
  10. MAZUK

    Eu sei como a igreja anglicana age. São um dos poucos crentes que conseguem manter um debate civilizado e ainda respeitar a posição do outro. Esse arcebispo deve ser uma exceção.

    ResponderExcluir
  11. Sempre houveram os hereges, agora mais do que nunca, devido ao avanço da ciencia (não graças aos religiosos).

    Ultimamente, os ateus tem perdido o medo pois não são mais queimados em fogueiras simplesmente por pensarem diferente.

    Os religiosos que antigamente tinham o poder pela força, não a tem mais.

    Viva os Livre-Pensadores.

    ResponderExcluir
  12. Eita, a terceira guerra mundial vai começar^^
    T.T vamos ser massacrados!!!

    ResponderExcluir
  13. Dentre as igrejas cristãs a igreja anglicana é a mais tolerante de fato.Esse arcebispo estaria na contra-mão.

    ResponderExcluir
  14. o problema pode estar invertendo, os que lutam contra a discriminaçao que afirmavam sofre-la, hj sao os que discriminam...

    ResponderExcluir
  15. Isaque, sinto muitíssimo que a razão seja mais firme em eivdências e argumentos lógicos do que a fé...

    Agora, ele tem todo o direito de lutar por mais fiéis (claro, pois quanto mais fiéis, mais dinheiro), desde que seja uma luta justa sem usar a força ou desonestidade.

    Nunca nenhum ateu ameaçou cristãos com alguma coisa para que se tornassem seus "irmãos".

    ResponderExcluir
  16. Acho que o que está acontecendo é que lentamente as pessoas estão acordando para a realidade de que ser religioso não é sinônimo de santidade, respeito, amor, fé em Deus e nos seus ensinamentos, haja vista as inúmeras atrocidades que esses religiosos de carteirinha tem cometido durante todo sua existência, a começar pela pedofilia, ganância, intolerâncias que tem resultado em sangrentas guerras e assassinatos. O povo está mais cético o que é muito bom, ademais a própria bíblia diz:"maldito o homem que confia no homem" Fatima.

    ResponderExcluir
  17. Nunca vi Budistas reclamando do secularismo. Sabe por quê? Não é em virtude do budismo ter vertentes ateístas. A verdade é que o budismo se revela mais como "filosofia" de vida do que como dogmatismo religioso. No ocidente, salvar a sua alma é mais importante do que respeitar seu direito de crença. Um disparate total.

    Fracassados. Depois que surgiu a internet, o relógio que marca o fim das religiões dogmáticas começou a rodar.

    ResponderExcluir
  18. Interessante esse arcebispo se colocando na posição de vítima... A única ameaça a eles, teístas, é: quanto mais ateus, menos gente para sustenta as igrejas.

    ResponderExcluir
  19. "A única ameaça a eles, teístas, é: quanto mais ateus, menos gente para sustenta as igrejas. "[2]

    tentem...

    ResponderExcluir
  20. E eu achava a Igreja Anglicana toda bonitinha por suas posições liberais...
    Sinceramente, como não conheço o cenário, não sei dizer se esse arcebispo é "minoria" ou "excessão", ou não. Afinal, é o arceispo de Cantebury, que, até onde eu sei, é o líder mundial dessa Igreja.

    MAZUK, eu admirava profundamente a igreja Anglicana justamente pelas posiç~es liberais que você mencionoU. Mas eu não sei se você conhece as ramificações da sua Igreja no Brasil, que é de uma homofobia de arrepiar!
    Enfim, não sei dizer se a Igreja Anglicana pode ser definida como uma coisa só, pois, no que eu sei, as decisões sobre ordenação de mulheres e de gays foi em âmbito mundial, echegando a dar em ameaças de cisma. Mas aqui no Brasil ainda tem gente que não aceita.
    Pelo visto, este "líder" da Igreja deve fazer parte de sua "banda podre".

    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, como é bom saber que o povo está abrindo os olhos, isso significa: Adeus religião!
    Se isso gerasse uma guerra, ateus provavelmente ganhariam de lavada, afinal, o que os religiosos iriam fazer, ficar rezando? Vê se eles não teriam medo da capacidade do intelecto dos ateus. Se dependesse da religião, os recursos que teriamos seriam o fogo, uma lança feita por uma haste com uma pedra na ponta, cavalos como montaria e olhe lá. Falando nisso, o fogo deveria ser o símbolo da igreja, pq além de ser a maior invenção que ela teria capacidade de descobrir, quando alguém discorda dela eles sempre recorrem à uma fogueira

    ResponderExcluir
  22. os cavalos estão se extinguindo, são jorges estão ficando preoculpados, vão andar a pé

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados na semana

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em encontro com Bolsonaro, padre canta que 'Deus pode realizar o impossível'

Vereador critica repasse de verba às igrejas. E é acusado pela bancada evangélica de 'intolerante'