Pular para o conteúdo principal

Igreja Anglicana anuncia reação ao avanço do ateísmo

Rowan Williams
Williams prevê "dura batalha" para que
a fé cristã não seja vista como problema
Líderes da Igreja da Inglaterra vão se reunir nos próximos dias para decidir como deve ser combatido com mais empenho o avanço do “novo ateísmo” e como defender o cristianismo da ascensão do secularismo.

A pedido da cúpula da igreja, o arcebispo Rowan Williams (foto), de Canterbury, escreveu o relatório “Desafios para o Quinquênio” no qual prevê uma dura batalha para que a fé cristã não seja vista como “um problema social”.

Isso significa, disse, que os  sacerdotes terão de ser mais contundentes contra os argumentos de ateus da “linha-dura”, como Richard Dawkins e Christopher Hitchens. 

O relatório -- que vai servir de pauta para a reunião -- ressaltou que é preciso “contrariar a tendência predominante” de tirar a fé da esfera pública, colocando-a “como uma questão privada”. “Este é um desafio para todas as igrejas e religiões, mas especialmente para a Igreja da Inglaterra."

O relatório afirmou que "um dos paradoxos dos últimos anos tem sido a secularização a sociedade e as tentativas de marginalizar a religião ao mesmo tempo em que ocorre um maior interesse por questões espirituais e implicações sociais e culturais da fé religiosa."

Williams disse haver uma crescente discriminação contra os cristãos, inclusive no trabalho, por causa de sua crença. Para ele, a igreja tem de agir de modo a impedir que a secularização cerceie ainda mais quem tem fé cristã.

setembro de 2011

Secularismo.    Ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
Arcebispo da Cantuária, o cara que adora zombar da religião concorrente, católica, nos momentos piores, olha só a expressão de demente desse homem, parece um imã do Irã com mente mais pérfida ainda. ALiás, a Inglaterra era conhecida pelos antigos romanos como a Pérfida Albion.
Anônimo disse…
Só fazem 2 seculos que os seres humanos começaram a entender que nao foi Deus que criou o mundo porra nenhuma....e que a gibiblia nao passa de um livreco de estórias....

E a ICAR e as religiões não tem nenhum argumento real que possa refutar a tese ATEISTA de que DEUS e DEUSES são frutos do imaginario humano....


Afinal de contas nao tem nenhum prova concreta cientifica da existencia de Deus ou Deuses...


El-ELOIN-ALAH-YAVÉ-

são deuses dos Hebreus que faziam parte de lendas que começaram em torno de 4500 anos atras....

o planeta terra existe comprovadamente a 4,7 BILHÕES DE ANOS

Portanto Deus biblico existe a um segundo se comparado ao tempo da terra...
Anônimo disse…
como combater o ateísmo??? por acaso vão dar um jeito de esconder e desfazer todo o conhecimento do mundo? bom, já tentaram neh, mas como isso obviamente é impossível o que sobrou foi a violência. Resta saber quanto tempo vai levar para isso se repetir.
Quero ver até onde vai a arrogância deles...
Anônimo disse…
É meu povo... Esses caras estão querendo acender as fogueiras de novo...
Mazuk Morais disse…
Nossa Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é 100% ecumênica e do mesmo jeito que respeitamos e dialogamos com outros cristãos, outras religiões, dialogamos sempre e respeitamos os que não creem. Penso que a publicação acima deve estar equivocada quanto à Igreja Anglicana não respeitar o diferente pois até homossexuais ordenamos juntamente com mulheres que são discriminadas igualmente por boa parte do cristianismo...
Mazuk Morais disse…
Agora se é uma posição pessoal do Arcebispo da Cantuária ele deve ser respeitado como todo cidadão é por ter o direito de pensar... Já eu considero os Ateus mais humanos que muitos cristãos deveriam ser.
Anônimo disse…
Eles estão com medo do secularismo?
Eu já estou até imaginado os crentes com tochas e foices, aos montes, gritando: "QUEIMEM OS HEREGES, QUEIMEM OS HEREGES!".

Medo...
MAZUK

Eu sei como a igreja anglicana age. São um dos poucos crentes que conseguem manter um debate civilizado e ainda respeitar a posição do outro. Esse arcebispo deve ser uma exceção.
Anônimo disse…
Sempre houveram os hereges, agora mais do que nunca, devido ao avanço da ciencia (não graças aos religiosos).

Ultimamente, os ateus tem perdido o medo pois não são mais queimados em fogueiras simplesmente por pensarem diferente.

Os religiosos que antigamente tinham o poder pela força, não a tem mais.

Viva os Livre-Pensadores.
AlyneS2 disse…
Eita, a terceira guerra mundial vai começar^^
T.T vamos ser massacrados!!!
Anônimo disse…
Dentre as igrejas cristãs a igreja anglicana é a mais tolerante de fato.Esse arcebispo estaria na contra-mão.
Izaque Bastos disse…
o problema pode estar invertendo, os que lutam contra a discriminaçao que afirmavam sofre-la, hj sao os que discriminam...
Manoel Machado disse…
Isaque, sinto muitíssimo que a razão seja mais firme em eivdências e argumentos lógicos do que a fé...

Agora, ele tem todo o direito de lutar por mais fiéis (claro, pois quanto mais fiéis, mais dinheiro), desde que seja uma luta justa sem usar a força ou desonestidade.

Nunca nenhum ateu ameaçou cristãos com alguma coisa para que se tornassem seus "irmãos".
Anônimo disse…
Acho que o que está acontecendo é que lentamente as pessoas estão acordando para a realidade de que ser religioso não é sinônimo de santidade, respeito, amor, fé em Deus e nos seus ensinamentos, haja vista as inúmeras atrocidades que esses religiosos de carteirinha tem cometido durante todo sua existência, a começar pela pedofilia, ganância, intolerâncias que tem resultado em sangrentas guerras e assassinatos. O povo está mais cético o que é muito bom, ademais a própria bíblia diz:"maldito o homem que confia no homem" Fatima.
Anônimo disse…
Nunca vi Budistas reclamando do secularismo. Sabe por quê? Não é em virtude do budismo ter vertentes ateístas. A verdade é que o budismo se revela mais como "filosofia" de vida do que como dogmatismo religioso. No ocidente, salvar a sua alma é mais importante do que respeitar seu direito de crença. Um disparate total.

Fracassados. Depois que surgiu a internet, o relógio que marca o fim das religiões dogmáticas começou a rodar.
Ruggero70 disse…
Interessante esse arcebispo se colocando na posição de vítima... A única ameaça a eles, teístas, é: quanto mais ateus, menos gente para sustenta as igrejas.
Anônimo disse…
"A única ameaça a eles, teístas, é: quanto mais ateus, menos gente para sustenta as igrejas. "[2]

tentem...
Anônimo disse…
E eu achava a Igreja Anglicana toda bonitinha por suas posições liberais...
Sinceramente, como não conheço o cenário, não sei dizer se esse arcebispo é "minoria" ou "excessão", ou não. Afinal, é o arceispo de Cantebury, que, até onde eu sei, é o líder mundial dessa Igreja.

MAZUK, eu admirava profundamente a igreja Anglicana justamente pelas posiç~es liberais que você mencionoU. Mas eu não sei se você conhece as ramificações da sua Igreja no Brasil, que é de uma homofobia de arrepiar!
Enfim, não sei dizer se a Igreja Anglicana pode ser definida como uma coisa só, pois, no que eu sei, as decisões sobre ordenação de mulheres e de gays foi em âmbito mundial, echegando a dar em ameaças de cisma. Mas aqui no Brasil ainda tem gente que não aceita.
Pelo visto, este "líder" da Igreja deve fazer parte de sua "banda podre".

Abraços!
Anônimo disse…
Nossa, como é bom saber que o povo está abrindo os olhos, isso significa: Adeus religião!
Se isso gerasse uma guerra, ateus provavelmente ganhariam de lavada, afinal, o que os religiosos iriam fazer, ficar rezando? Vê se eles não teriam medo da capacidade do intelecto dos ateus. Se dependesse da religião, os recursos que teriamos seriam o fogo, uma lança feita por uma haste com uma pedra na ponta, cavalos como montaria e olhe lá. Falando nisso, o fogo deveria ser o símbolo da igreja, pq além de ser a maior invenção que ela teria capacidade de descobrir, quando alguém discorda dela eles sempre recorrem à uma fogueira
EMPORIO DO VIDRO disse…
os cavalos estão se extinguindo, são jorges estão ficando preoculpados, vão andar a pé
EMPORIO DO VIDRO disse…
seria preocupados???

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...