Padre canadense confessa ter abusado de 13 adolescentes

Raymond-Marie Lavoie
Lavoie compensava quem
permitia o assédio
O padre Raymond-Marie Lavoie (foto), 71, de Quebec (Canadá), admitiu à Justiça ter abusado nos anos 70 e 80 de 13 adolescentes de um seminário católico do qual era supervisor do dormitório.

"Eu escorreguei em um declive perigoso em um determinado momento e não tive a sabedoria de usar os freios", disse ele ao ler uma carta de desculpas.

Duas vítimas estavam presentes no Tribunal. Frank Tremblay, uma delas, olhou para o padre e disse: “Estou enojado!” Afirmou que Lavoie e outros religiosos que abusam de crianças vão ter de “enfrentar a danação eterna”.

De acordo com depoimento das vítimas, o padre criou um sistema de recompensas aos garotos que se deixavam assediar e de punições aos que resistiam.

Na carta, Lavoie disse lamentar profundamente o que “representava para vocês [vítimas]”. “Estou profundamente decepcionado comigo mesmo por não ter agido com respeito e dentro da lei."

Lavoie voltará ao Tribunal em outubro para ouvir a sua sentença. Carmen Rioux, da promotoria, estima que ele será condenado a 10 anos de prisão, que é a pena máxima para esse tipo de crime.

França Bédard, de uma entidade de defesa das vítimas, disse que outros padres sabiam dos abusos de Lavoie e nada fizeram.

Afirmou que a Igreja Católica terá de pagar indenização. “Se a igreja pode pagar advogado a US$ 500 [R$ 789] a hora para defesa dos padres pedófilos, poderá também compensar as vítimas."

Com informação das agências.

maio de 2011

Comentários

  1. Anônimo7/12/2011

    A danação eterna vai aposar-se de milhares de padres do mundo todo então.Se essa gente acreditasse mesmo nisso não fariam nada do que fazem.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/13/2011

    Juuuuuuuuuuustamente

    Vc acha que padres católicos , que tem uma formação religiosa 90% mais séria e completa que os crentes , com aulas de teologia , história , filosofia ministrada a nivel universitário, ja cometem até crimes ......?

    Vcs acham que se a ICAR que se diz mensageira de DEUS na terra , tivesse alguma prova real da existencia de DEUS ou JESUS ...? seus padres cometeriam tais crimes sabendo que eles pagaram por isso em um suposto INFERNO ?????????


    traduzindo religião é pura lenda

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/13/2011

    Fernando???

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/13/2011

    Ou eles não acreditam nessas bobagens, pois se Deus é onipresente tá la junto do padre enquanto o padreco ou o pastor abusa das crianças ou pega grana dos fiéis otários, se acreditassem em Deus não fariam essas coisas com medo.

    Ou é aquele esquema de "Rezou tá novo" o cara passa a vida inteira na putaria, é um ex podreira qualquer, depois entra na igreja repete frases bíblicas nos blogs e acha que Deus perdoa e ele vai pro Céu.

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai...

    Quanto tempo faltará para a religião acabar? Pelo menos aqui no Brasil já seria de bom tamanho.

    ResponderExcluir
  6. Sabe que ouço tantas notícias como essa que nem mais me impressionam? Mas incomoda, e muito...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Artista gospel se recusa a cantar em casamento de amigo gay

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Trechos bíblicos cuja existência crente finge não saber

Carl Sagan escreve sobre um 'pálido ponto azul' nos cosmos, a Terra

Igreja de 221 anos fecha nos EUA por falta de fiéis; avanço da secularização