Pular para o conteúdo principal

OAB ajuiza ação contra estudante que ofendeu nordestinos no Twitter


Contrariada pelo fato de o MPF (Ministério Público Federal) não ter tomado até agora nenhuma iniciativa, a seccional de Pernambuco da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) protocolou na Justiça Federal de São Paulo uma ação penal privada contra Mayara Petruso (foto), 21, sob a acusação de racismo.

Em outubro do ano passado, na noite em que foi divulgado o resultado das eleições presidenciais, a estudante de direito escreveu no Twitter que "Nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado!".

Ela estava descontente com os eleitores dos Estados do Nordeste porque acreditava que eles foram decisivos na eleição da petista Dilma Rousseff à Presidência.

Henrique Mariano, presidente da OAB-PE, disse que a entidade apresentou em novembro de 2010 ao MPF de São Paulo notícia-crime contra a estudante. "No entanto, passado todo esse tempo, o Ministério Público nada fez. Por isso tomamos a iniciativa de promover a ação penal privada, amparados no Código de Processo Penal."

Ele argumentou que Mayara cometeu dois crimes, o de racismo e o de incitação pública à violência. Disse estar preocupado porque a atitude da estudante contra os nordestinos não é um fato isolado na internet.

Na época, Mayara reconheceu ter se excedido e se desculpou, inclusive formalmente ao Ministério Público, o que talvez explique por que a instituição não a levou à Justiça.

A estudante foi demitida de um escritório de advocacia em São Paulo onde estagia e teve de interromper o sexto semestre de direito que cursava na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Voltou para a casa de sua mãe, no interior de São Paulo.

Em dezembro do ano passado, a família da estudante reclamou que ela ainda continuava recebendo ameaças de morte.

Com informação da OAB-PE e do arquivo deste blog.

Mayara errou, mas não é justo que seja demonizada como racista.
pela advogada Janaina Conceição Paschoal

Comentários

Anônimo disse…
Sou nordestino: mas, infelizmente tenho que reconhecer que grande parte do nosso é muito preconceituosa.

Grande maioria dos nordestinos também não tem a mínima condição para escolher os seus representantes na política.

Quem era que governa nossa Paraíba? Quem foi eleito no ultimo pleito com maioria esmagadora de votos para governar?

Outros estados do nordeste não são diferentes da nossa Paraíba no quesito preconceito e despreparo político, é só ver que são os representantes políticos do Estado do Maranhão de Alagoas etc.?

Eu acredito que a estudante disse a verdade de maneira errada. Mas parece-me que a estudante já pagou caro até de mais pelo seu erro.

Por que a própria a OAB não toma nenhuma providência quanto aos maus advogados? Se acontecesse CPI neste setor poucos iria ter as condições éticas e moral de exercer o cargo.

Por isso eu digo... a OAB é quem menos tem autoridade para querer aparecer neste caso da estudante.
Sou nordestino: mas, infelizmente tenho que reconhecer que grande parte da nosso gente é muito preconceituosa.

Grande maioria dos nordestinos também não tem a mínima condição para escolher os seus representantes na política.

Quem era que governa nossa Paraíba? Quem foi eleito no ultimo pleito com maioria esmagadora de votos para governar?

Outros estados do nordeste não são diferentes da nossa Paraíba no quesito preconceito e despreparo político, é só ver que são os representantes políticos do Estado do Maranhão de Alagoas etc.?

Eu acredito que a estudante disse a verdade de maneira errada. Mas parece-me que a estudante já pagou caro até de mais pelo seu erro.

Por que a própria a OAB não toma nenhuma providência quanto aos maus advogados? Se acontecesse CPI neste setor poucos iria ter as condições éticas e moral de exercer o cargo.

Por isso eu digo... a OAB é quem menos tem autoridade para querer aparecer neste caso da estudante.
Acredito que é extremamente necessário que esse processo vá até o fim. E o fato de OAB de Pernambuco supostamente não ter legitimidade para isso não vem ao caso. Não vamos, por favor, cometer aqui o ataque do ad hominem abusivo. Não é a OAB de Pernambuco que está em questão, mas a atitude da estudante. Da mesma forma que a tortura, mesmo se cometida contra um perfeito calhorda, continua sendo crime hediondo, o racismo, mesmo cometido contra pessoas que também sejam racistas, continua sendo crime e continua sendo errado. Portanto, não me pergunto se a OAB-PE é integrada exclusivamente por vestais porque não são os doutores advogados pernambucanos que estão sendo chamados a prestar contas de suas palavras.

É importante que o processo seja efetivamente levado adiante, ainda que a condenação da estudante seja apenas simbólica. É um caso de grande repercussão na sociedade e servirá para delimitar o direito. Caso não seja tomada nenhuma providência, caso um mero pedido de desculpas seja tido por suficiente, corremos o risco de que tais atos se tornem mais comuns do que já são. A esperança é que com o processo e a punição (ainda que esta seja apenas o desgaste da defesa) as pessoas comecem a pôr freios na língua antes de cometerem ofensas contra quem não conhecem.

Tenho pena da Mayara, sim, e imagino que ela esteja sofrendo. Mas tenho muito mais pena dos nordestinos, que além de serem nossos irmãos menos favorecidos economicamente e de serem governados por pessoas que frequentemente são verdadeiras bestas do apocalipse ainda têm de aguentar chacotas e humilhações.

O fato de alguns nordestinos não se sentirem incomodados com estas agressões é apenas indício do quanto elas são frequentes: quantos deles já não internalizaram esse preconceito e já não veem a si mesmos como ineptos, feios e inferiores? Quantos não se dissociam dessa massa de "ineptos, feios e inferiores" a partir do dinheiro ou dos olhos azuis que têm a fim de fugirem do estigma? Quantos não rejeitam a própria prosódia regional e imitam cariocas para fugir do estigma de broncos?

Apoio a OAB-PE nesta ação e me solidarizo com todos os nordestinos que foram ou são vítimas dessas maldades verbais APARENTEMENTE inconsequentes.
Meninaa disse…
Esse comentário e essa menina são apenas símbolos do preconceito latente na nossa sociedade. Ela precisa ser punida pra servir de símbolo aos que continuam praticando atos de preconceito e racismo. É incrível como os ideais fascistas tem se espalhado pelo Brasil, principalmente no sudeste. Isso é preocupante e merece a atenção da sociedade.
Anônimo disse…
Entretanto, não foram os nordestinos preconceituosos(SIC) E ALIENADOS(sic) quem elegeram o palhaço e analfabeto Tiririca para representar seu Estado na Federação, junto ao Parlamento Nacional, o que prova que ainda que em forma de humor negro, a ignorância política não é privilégio de nenhuma repartição regional, como também não o é o preconceito. Aliás, se o "Sul" maravilha fosse tão "adiantado" assim, e a boa gente "sulista" - na verdade do Sudeste -, tão culta, tão estudada, tão civilizada, a PUC, A USP, A UNICAMP não teriam posição tão longínqua, a ponto de NEM fazerem parte, dos rankings das melhores universidades do mundo...Seu eixo corporativista universitário, onde São Paulo cita Rio Grande do Sul que cita UERJ, que cita UFMG, como se as universidades nordestinas não existissem, não recebessem prêmios internacionais...Só demonstra preconceito, bairrismo, elitismo e atraso educacional, científico e tecnológico da velha Pindorama, onde nada se cria, tudo se copia...Território de papagaios, não podem falar dos periquitos ou jandaias.
Celso disse…
Em muitos países um pedido de perdão de forma pública funcionaria bem nesse caso. Afinal a vida dela já foi totalmente modificada para pior.
Ela já serve de exemplo aos outros jovens como não se portar.
Mas a OAB-PE quer sangue...
Nada de surpreendente, no país do linchamento...
Discordo da pessoa anônima acima, quando sita a questão das pessoas que elegeram o palhaço Tiririca.

Será que existe gente culta tão desprovida de sensibilidade a ponto de não saber discernir que o palhaço tiririca foi eleito pelos ingênuos nordestinos que residem no estado de São Paulo?
Anônimo disse…
Não conheço o Direito, mas imagino que as penas devem ser proporcionais aos delitos, então, sem querer linchar ninguém, acho que UM SIMPLES PEDIDO DE DESCULPAS NÃO TEM VALOR ALGUM, soaria como uma pessoa ser atacada em sua honra na capa de um jornal, em letras garrafais e mais tarde o agressor retratar-se com 2 ou 3 linhas em um pé-de-página no meio do jornal.A moça tem que ser punida sim, e que sua punição sirva como exemplo para os mais afoitos que falam sem pensar e sem medir conseqüências.

Wander
Rita Candeu disse…
Mais uma vez parabenizo a OAB por não deixar as coisas cairem no esquecimento...

aliás... "esquecimento" imperdoável por parte do MPF...
Celso disse…
Se você acha que um pedido de desculpas não tem valor algum, significa que você próprio se considera infalível e robótico.
Eu mesmo condeno a atitude da menina.
Mas agora é ela contra a OAB de um estado inteiro.
Não é justiça nem nada socioeducativo, é linchamento.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Evangélicos lançam camiseta para ex-gay, ex-fornicador, etc.

Cada camiseta custa US$ 10 Quem disse que não existe ex-gay? O Passion for Christ Movement (Movimento da Paixão por Cristo), grupo evangélico com sede em Los Angeles, Califórnia (EUA), está vendendo pela internet camiseta não só para ex-homossexual como também para ex-fornicador, ex-masturbador, ex-prostituta, ex-ateu, ex-hipócrita etc. No site do movimento, há fotos de jovens que dão depoimento sobre como conseguiram escapar do mau caminho com a ajuda de Jesus. Não há informação sobre qual tem sido a camiseta a mais procurada. Há camiseta para todos tamanhos, desde a pequena  à extra-grande. Portanto, nenhum arrependido ficará sem o que vestir. Cada uma custa US$ 10 (um pouco mais de R$ 22, sem frete). O  endereço é http://p4cmtshirts.bigcartel.com/

Feliciano tenta se explicar, mas repete que África é amaldiçoada

Evangélicos adotam noivado sem sexo e beijo na boca

Rafael e Heloísa adotaram a castidade para conhecer o "verdadeiro amor" Rafael Almeida (foto), 22, estudante de engenharia civil, e Heloísa Lugato (foto), 24, formada em direito, estão apaixonados, namoram há mais de um ano e já marcaram a data do casamento, março de 2013. Até lá, eles não farão sexo e sequer darão beijo na boca, só vão se abraçar e pegar na mão. Eles adotaram noivado casto para conhecer o “verdadeiro amor”. São evangélicos da Cuiabá (MT), frequentam a Igreja Videira, do pastor Heitor Henrique Laranjo, 27, e fazem parte do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que defende namoro sem relacionamento sexual. “Abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, disse Rafael. “Preferi me preservar.” Na expectativa dos jovens, a “pureza sexual” vai lhes garantir uma vida “emocionalmente saudável” e equilibrada. Heloísa afirmou que o seu noivado segue os princípios de santidade descritos na Bíbl...

Professora usa Folha Universal para ‘formar senso crítico’

Suplemento do jornal só sobre a igreja A professora de redação Mara Regina Aparecida Trindade dos Santos, da Escola Estadual Gonçalves Dias, da zona norte de São Paulo, usa o semanário “Folha Universal”, da Igreja Universal, como material de leitura dos seus alunos da quinta série. “[O semanário] serve para formar senso críticos dos alunos”, disse a professora. De acordo com orientação do MEC, os professores têm liberdade para escolher publicações como material de apoio. Mas, nesse caso, a Folha Universal é a única publicação que os alunos leem em classe. A coordenadora pedagógica Márcia Coltre Cordeiro afirmou que "o foco é na leitura dos textos, e não no seu conteúdo", como se fosse possível separar uma coisa da outra. A Folha Universal tem um suplemento, a Folha IURD, só com informações sobre a igreja. Na edição da semana passada, por exemplo, o suplemento informou que o blog do bispo Edir Macedo tem impressionado os acadêmicos por ter 100 mil ace...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Navio da Marinha é usado para transportar Nossa Senhora de Nazaré

Neste sábado (8) pela manhã, um navio da Marinha foi usado para transportar uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do Amazonas, nas comemorações do Círio de Nazaré em Belém, no Pará. O navio puxou uma procissão de barcos enfeitados com flores ao longo de 18 km na baía do Guarujá. O Estado brasileiro é laico, está na Constituição, mas esse tipo de envolvimento das Forças Armadas em atividades católicas é comum e tem sido aceito pela sociedade sem nenhum questionamento. Em 2009, o almirante Alvaro Pinto prestou uma homenagem à santa As comemorações de 2009 do Círio de Nazaré tiveram a participação do almirante-de-esquadra Alvaro Luiz Pinto , comandante de Operações Navais. A foto (ao lado) do almirante a bordo de um navio erguendo a imagem da santa para os devotos dá ideia sobre o quanto Estado e Igreja Católica estão imbricados. O pretexto para que a laicidade do Estado seja ignorada em eventos como esse é o de que a maioria da população é católica, como se a C...

Jovens acreditam mais na evolução do que em Gênesis

Pesquisa foi feita  com 2,3 mil alunos  do ensino médio A Bíblia, em Gênesis, afirma que Deus criou o homem, os animais e tudo mais, do jeito que existe hoje, mas a maioria dos jovens estudantes brasileiros, em torno de 15 anos, acredita na evolução biológica das espécies, conciliando, assim, religião com ciência. É o que sugere uma pesquisa do biólogo Nelio Bizzo, professor da Faculdade de Educação da USP. Suas conclusões estão baseadas nas respostas a um questionário de 23 perguntas submetido a 2,3 mil alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. Do total dos alunos, mais de 70% afirmaram acreditar nas doutrinas de sua religião. Entre eles, o número de católicos representaram 52%, o de evangélicos, 29% e os sem religião, 7,5%. A maioria (64%) concordou com a afirmação de que “as espécies atuais de animais e plantas se originaram de outras espécies do passado”. Bizzo afirmou que tal resultado surpreende por...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Igreja diz que Santa Vó impede que haja terremoto no Brasil

Fiéis creem que  Rosa ia  ao céu  para  conversar com Jesus  O fato de o Brasil não estar assentado nas bordas de placas tectônicas é irrelevante porque a verdadeira explicação da inexistência aqui de terremoto de elevada magnitude é a proteção da Santa Vó Rosa (foto). Pelo menos é o que diz a Igreja Apostólica, da qual Rosa Alves foi uma das fundadoras. De acordo com o site da igreja, a santa é poderosa, porque, além dos desastres naturais, ela tem livrado o Brasil de “doenças terríveis”, da falta de alimentos e do desemprego. Sem que as pessoas saibam, diz a igreja, a Vó tem salvado muita gente de “afogamentos e raios”. A Vó Rosa só não consegue proteger o seu sobrinho, Aldo Bertoni, 85, que a sucedeu na presidência da igreja. O Ministério Público do Estado de São Paulo está investigando denuncias segundo as quais dezenas de fiéis foram abusadas sexualmente pelo autoproclamado “primaz” da Apostólica. Em um refrão de uma música do coral ...