Pular para o conteúdo principal

São Jorge vai resistir ao ataque dos evangélicos corinthianos

por Fabian Alsaciano Livre a propósito de
Evangélicos rejeitam camisa do Corinthians que destaca São Jorge

Ditadores modernistas teológicos do Vaticano II cassaram São Jorge do panteão dos ícones católicos, chamado hagiológio. Ditadores racionalistas-cientificistas cassaram São Jorge da Lua. Agora os ditadores evangélicos propõem cassar São Jorge do Corinthians?

Propomos, como oposição à essa nova jihad fundamentalista cristã, o slogan “Salve, Jorge!”

Seria hilário, os evangélicos ingleses fazendo uma requisição à rainha para cassá-lo da posição oficial de padroeiro daquele país por ser um... mito.

Assim como não consigo imaginar o Império Britânico sem a Cruz de São Jorge (associada às de São Patrício e Santo André) em seu estandarte, não posso conceber a Lua, ou o Corinthians, ou o Rio de Janeiro, a Bahia, sem São Jorge.

Faria sentido a advertência do pastor Gondim de que um Brasil evangélico seria o fim das nossas tradições culturais, artísticas, folclóricas, musicais?

Que estética produziram os evangélicos, senão os gospels importados e inculturados, ou os evangelismos norte-americanos eletrônicos dos Billy Grahams, enlatados e readaptados, da mídia televisiva religiosa atual, agressiva e invasiva, verdadeira lavagem cerebral?

São Jorge entretanto não descerá um degrau da glória dos seus altares, donde não conseguiram fazê-lo cair um centímetro, o revisionismo histórico nem o iconoclasmo dos padres pós-conciliares.

São Jorge por definição é um cavaleiro, bom montador não cai do cavalo. Se nem a Todo-Poderosa instituição que o consagrou obteve a negação do seu culto e sua memória!

Não importa aos verdadeiros torcedores, quanto aos brasileiros em geral, saber se São Jorge existiu realmente, como atestam pinturas rupestres na Turquia atual, antiga Anatólia, referindo-se à lenda do soldado romano convertido (como Sebastião, Expedito e tantos outros). Tampouco se os astronautas americanos não o encontraram na superfície lunar. Se o seu “desenho” estampado sobre o satélite são um conjunto de crateras e suas sombras...

Contra o brado iconoclasta, digam tranquilamente os adeptos e admiradores do mártir capadociano: Salve, Jorge!

> Pastor escreve: ‘Deus nos livre de um Brasil evangélico.
fevereiro de 2011

> Casos de fanatismo religioso.    > Posts de leitor.

Comentários

Bacana esse texto. Isso me faz lembrar algo que li certa vez, segundo a qual os evangélicos -- se dominassem o país -- fariam uma grande mudança em nossa geografia, renomeando os estados de São Paulo e Espírito Santo e o rio São Francisco... ahahah...

Claro que isso seria uma grande babaquice, pois a proclamação da República não exigiu que Petrópolis e Teresópolis (nomeadas em honra a D. Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina) fossem rebatizadas, e nem a independência sugerira que Minas Gerais recebesse outro nome.

Apoio a campanha, e o nosso hino seja "Jorge de Capadócia", do eterno Jorge Ben...
Marcelo disse…
Como Ateu e Palmeirense, me desculpem a piada, mas além de coritiano, ser evangélico é o fim.
Fernando disse…
Irmãos Evangélicos do Corinthias, o debate sobre esse tema nos deu a oportunidade de colocar a verdade. Que toda honra e toda a glória pertence a Jesus. Isso nos basta. Não esquentem com a imagem na camisa, deêm risada como eu estou dando rs,rs,rs,. O verdadeiro Cristão sabe perfeitamente que o ídolo nada é, como nos diz a Bíblia. Está Escrito:"Assim que, quanto ao comer coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. 1 Corintios 8:4". "Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como águia provérbios 23:5."
Fernando disse…
José Geraldo Gouvêa. Na Bíblia está escrito:" Dai honra a quem tem honra. Romanos 13:7." Por isso, não vejo mau em uma cidade ter o nome de um santo como São Paulo etc... O mau está na idolatria que é incentivada pelos católicos. Ajoelhar, acender velas, carregar em procissões, adorar imagens de escultura etc... "Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra de suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos. Isaías 2:8" , "Não te farás deuses de fundição. Exodo 34:17.
Pois é, vocês ficam falando mal do Fernando, olha ele aí com uma opinião sensata! Parabéns, Fernando.
Anônimo disse…
Fernando,tu és um cara absurdamente cara-de-pau e mistificador igual ao tal cachaceiro pai dos crentes o blasonador Lutero.Se a bíblia,que vc defende ,diz que não terás outros deuses diante de mim condenando a idolatria de são jorge,do Corinthians,torcida organizada e do próprio futebol como poderia um crente dito de ¨verdade¨e como os ungidos e eleitos(escolhidos e garladeados do senhor) segurados e justificados na rocha que é jesus, lavados em seu sangue do pecado e perdição poderia idolatrar o futebol se o futebol é considerado um tipo de idolatria condenada por sua bíblia?Como tu és contraditório camarada ou és um farsante fake que vive enchendo o saco aqui!!
Anônimo disse…
Não adianta, o sistema neuroquímico do Fernando não o permite ver e contemplar a convivência em formatos de tolerabilidade e o cega diante da necessidade de não só aceitabilidade mas de respeito pela diversidade cultural ainda que mitológica.Ele propõe rir de são jorge mas agride o riso de seu deus e de sua bíblia(~zao|/:)
Anônimo disse…
Na verdade os evangélicos atacam,atacam,atacam,mentem,mentem,mentem,mistificam,mistificam,mistificam,falacionam,falacionam,falacionam e no fim sempre acabam derrotados como nas duas últimas eleições presidenciais de 2006 e 2010.
Anônimo disse…
FERNANDO vcs crentes tem a IDOLATRIA mais fervorosa do mundo a idolatria da BIBLIA....!!!

A BIBLIOLATRIA....!!!!

Gostaria que vc comentasse Fernando alguns trechos da GIBIBLIA pra gente , ja que vc só cita biblia :

"Deixastes viver todas as mulheres?... matai todo varão entre as crianças; e matai toda mulher que conheceu algum homem... Porém todas as crianças fêmeas que não conheceram algum homem... deixai viver." [levitico]

Fernando porque Deus é tão cruel com as mulheres e tem obsessão por meninas virgens ? seu Deus biblico seria pedófilo ?? ou a Gibiblia é a mais pura LOROTA....???
Anônimo disse…
podiam por a imagem do capeta
Anônimo disse…
São Jorge, como Jesus, são mitos do patrimônio cultural da humanidade.
São Jorge, inclusive, como o comentador
bem lembrou: é o Padroeiro da Inglaterra, em cuja honra e memória os reis foram batizados, como George.
Além do que, por mesma Régia deferência, que o comentador do post omitiu, é o nome de um estado da confederaçã norte-americana.
Cuja capital Atlanta, sede dos Jogos Olímpicos, tive a honra de visitar.
Viva São Jorge!
Anônimo disse…
Exatamente o estado da Georgia.
Caruê disse…
Ótimo texto.
Anônimo disse…
Você esqueceu também que há um país, Geórgia, com o mesmo nome.
E que também tem São Jorge como padroeiro (e por isso é assim chamado no Ocidente, embora seu nome na língua local não tenha nada aver com Jorge: Sakartvelo).
Anônimo disse…
E também da Grécia, onde a sua cruz também faz parte da bandeira nacional.
E também da Armênia, da cidade de Gênova, de inúmeros conventos na França, na Itália e um dos padroeiros do Reino de Portugal, presença obrigatória nas procissões de Corpus Christi. São Jorge é venerado desde o século IV d.C.
Viva São Jorge! Santo Universal.
Fernando disse…
Se idolatramos a Bíblia? Nunca leste, e o verbo se fez carne? O futebol é um ídolo para aqueles que o idolatram e até matam por ele. Isso é condenável. Para o seu governo eu não tenho nenhum time. Mais não condeno quem tenha, condeno a violência em nome do futebol. Vemos em alguns paises, como ví na última copa como os perdedores agem com respeito mesmo perdendo. E quanto a camisa e a imagem , estou tirando um peso da consciência dos irmãos que são corintianos. Isso é pensar em fazer o bém e não fazer mau como a "maioria" dos ateus.
Anônimo disse…
Assim como o estado é LAICO ,as mitologias são diversificadas e variadas e não vai adiantar de nada querer impor o unilateralismo crente que não prevalecerá NUNCA.Sou ateu mas defendo o direito de quem quiser adotar seus ídolos,crenças,superstições e mitos não está ameaçado por uma radicalização proselitista agressiva praticada por sectores que querem o domínio de toda uma sociedade pela opressão da existência de uma única fé.Nesse sentido SALVE JORGE!
Anônimo disse…
Voce não é tão ateu assim. parabéns.
Anônimo disse…
São Jorge mora na lua.
São Jorge também mora no mar.
No céu, na terra em todo lugar.
Chamo São Jorge para guerrear.
São Jorge abre os caminhos
São Jorge é quem vence as demandas.
São Jorge, Cavaleiro de Aruanda.
SALVE JORGE!
Anônimo disse…
adianta ter esta imagem horrivel da peste e não ter um biro biro,casa grande,zenon.

São Jorge morreu porque não adorou o imperador diocleciano seus idolatras.

adianta ficar ai ai q texto lindo e virar macumba.
Anônimo disse…
Macumba ou sincretismo religioso?Quem institui o mito de São Jorge foi a ICAR e depois quis caçar o título que ela havia concedido de santidade e divindade e o fato das religiões afro-brasileiras terem adotado Jorge não descaracteriza seu valor mítico maior concedido pela igreja de Roma nem tampouco o transforma em demônio como querem os evangélicos.Mas que pena todas as versões são mentirosas.
Anônimo disse…
São Miguel também é um príncipe mitológico bíblico, chamado no livro
de Daniel Príncipe da Pérsia.
São Jorge é um príncipe mitológico universal, transcende as fronteiras da ICAR, do contrário a Inglaterra, por ser Anglicana, cujo Pontífice Máximo é
o Soberano, não o teria como padroeiro
e onomástico de tantos reis...
São Jorge sequer foi "inventado" pela
Igreja Latina, ou ICAR, porque é oriundo da Igreja Grega, Ortodoxa.
Portanto um mito que migrou da Igreja Oriental, do Império Bizantino, para o Ocidente, tornando-se universal.
Leiam um pouco mais antes de falar besteira.
Anônimo disse…
São Jorge é também o protetor dos militares. E oficialmente é o padroeiro do Castelo de Lisboa, por isso mesmo chamado Castelo de São Jorge.
Anônimo disse…
quem vai na minha guia
é são jorge
os meus inimigos
não podem contra mim
porque eles não
podem mais do que Deus.
salve jorge.
Anônimo disse…
Sem dúvida São Jorge ultrapassou as fronteiras das religiões ortodoxa,grega(grego-ortodoxa),anglicana e tantas outras mas foi a igreja romana que o popularizou sem dúvida.
Anônimo disse…
São Jorge é osoxi, no cadomblé, e ogun na umbanda. Mas o mais popular é Santo Antonio e Nossa Senhora da Conceição, a Rainha do Mar.
Anônimo disse…
ara mim a maior idolatria evangélica é feita pelo crente a si mesmo. Explico. Uma das contestações de Lutero seria a infabilidade papal. Ou seja, o papa não deve ser tido como infalível na interpretação da Bíblia. O que ocorre com o evangélico ? Ele interpreta a Bíblia por conta própria e faz de si mestre de si mesmo. Tão logo contrariado a partir da leitura que fez, deixa uma denominação por outra. Por vezes funda uma nova denominação. Por isso se dividem, pois não há um evangélico que leia a Bíblia que admita opinião alheia. Ele que não aceita a infabilidade do papa, torna-se um Super Papa, admitindo apenas a sua interpretação e fazendo-se sábio aos seus próprios olhos torna-se "infalível" em matéria de fé e doutrina. Uns atacam os outros de hereges, pois todos pensam ter condições de intepretar as escrituras por si sós. A Bíblia não é adorada, mas apenas usada para que cada crente firme suas convicções pessoais. A adoração se faz a si próprio. É comum ouvir de um crente a expressão: "falta conhecimento bíblico ao fulano." OU seja, só ele é que tem conhecimento bíblico para julgar todas as coisas. O crente é idolo de si mesmo. E na prática será salvo quem melhor interpretar a Bíblia. A Bíblia é usada para escolha de denominações, pastores e doutrinas que se pretende seguir. Na prática, o crente é salvo por méritos próprios. Tudo depende dele e não mais de Jesus. Tudo depende da leitura que ele faz da Bíblia. Jesus morreu na cruz, sofreu, padeceu e depois nos deixou por conta própria. E o interessante é que a Biblia não fala de si como a única fonte de revelação. Paulo manda que guardemos as tradições. A Bíblia proíbe ainda a interpretação privada(Pedro) e destaca a Igreja como coluna e sustentáculo da verdade(Timóteo). O crente faz tudo diferente do que a Bíblia e ainda tem coragem de se dizer defensor da palavra de DEUS.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa