Pular para o conteúdo principal

Documento de igrejas condena homofobia. Na Holanda

'A violência contra
homossexuais está
fora de questão' 
Representantes de vinte igrejas da Holanda assinaram um documento que condena a discriminação e violência contra  homossexuais. A cerimônia de assinatura ocorreu na Catedral de Utrecht, no Dia Internacional contra a Homofobia, 17 de maio.

No documento, as igrejas firmaram o seguinte: “Não pensamos todos da mesma maneira sobre homossexualidade, mas estamos unidos na crença de que o ser humano foi criado à imagem de Deus e é precioso a Seus olhos. Por isso todos precisam ser tratados com respeito, de maneira pacífica e amorosa, e a violência contra homossexuais, sob qualquer forma, está fora de questão.”

Wielie Elhorst, da organização Landelijk Koördinatie Punt (LKP), que trata de questões sobre religião e homossexualidade, disse que o endosso do documento pelas igrejas representa um avanço, porque, segundo ele, as religiões têm influência sobre a violência mental e física contra homossexuais.

Elhorst afirmou que o fundamentalismo religioso atinge inclusive sacerdotes. “Na Letônia, por exemplo, um religioso teve que fugir para Londres porque era abertamente homossexual”, disse. “Ele foi ameaçado de tal forma que a situação para ele no país se tornou insustentável.”

A Holanda está na vanguarda em relação à garantia dos direitos dos homossexuais.

Com informação da Radio Nederland.





Bispo ironiza 'iluminados' do STF por mudar lei do Adão e Eva
maio de 2011

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés
outubro de 2010

Casos de homofobia.


Comentários

Anônimo disse…
Uma boa notícia. Igrejas evoluindo...na Holanda.
Anônimo disse…
Quando o Brasil vai chegar ao nível de uma Holanda?
Fernando disse…
O documento está claríssimo. Não pensamos de forma diferente. No Brasil a homofobia é uma farça que serve de para- raio. O que me dizem da violência gratuita contra qualquer pessoa na saída das boates e nas escolas contra os professores? Isso é fato. É fato também que ensinarmos aos que ACEITAM A JESUS que o homossexualismo é pecado não inclui ensinar a pratica de violência contra eles. Faremos sim o que Deus fez, abandona-los (Romanos 1) e não praticar o que eles praticam. CADA UM TEM QUE ARCAR COM AS CONSEQUENCIAS DE SUAS ESCOLHAS.
Anônimo disse…
Fernando,você é totalmente paranóico.Não se trata de ignorar outras violências praticadas contra outros segmentos da sociedade.Trata-se de reconhecer,que no caso dos homossexuais, as igrejas contribuem para essa violência e para o preconceito fundamentado e estigmatizado em emblemas dogmáticos enraizados no biblismo mitológico levado ao extremo do realismo que apregoam a rejeição vociferada na prédica áspera,punitiva,ameaçadora,impiedosa,injusta e agressiva contra os desajustados,os pervertidos,os anômalos...
Anônimo disse…
Fernando,homossexualidade é legal e legítima além de natural, pois é um fenômeno que acontece na natureza, por mais que você não queira isso e relute em aceitar(amparada na lei e na constituição federal e também no ordamento jurídico brasileiro) e não é crime previsto em lei por extensão consequentemente o resto é besteirada.Pecado?Isso nem existe!!
Anônimo disse…
Anônimo, devemos então parar de ensinar aos que creêm em Jesus por causa do vandalismo alheio? Ou o certo é que os homossexuais também se convertam e deixem o seu pecado.
Anônimo disse…
Anônimo se você crê em pecados exerce o seu direito.E eu exerço o meu em não crer neles.
Anônimo disse…
Tem igreja na Holanda,assim como em outras partes da Europa, que já virou boate.
Anônimo disse…
A religião não pode achar racismo ou homofobia coisas justas, justificáveis e toleráveis.
Anônimo disse…
E aqui o idiota do Malacheia promove protesto contra a lei da homofobia praticamente defendendo a perpetuação do preconceito homofóbico.
Anônimo disse…
esse negocio de gay ja encheu o saco , e essa palhaçada de OPÇAO sexual ,uai! o cara escolhe ser viado ?? se fosse assim ate eu ia virar pois nao pego mulher a decadas . as pessoas principalmente esses religiosos de merda tem que por na cabeça que apessoa ja nasce assim .V
Jessica Mendes disse…
Afe, quer saber? Seja o que quiser, faça o que quiser, vá para o inferno, acredite em Deus, no Diabo, em quê quiser. O fato é apenas um: Violência contro homossexuais é errada e abominável, assim como a violência contra qualquer outro ser humano. A única coisa que eu não consigo entender é porque os gays tem que ter direitos mais garantidos que o resto da populaçõa? Você pode demitir um negro, uma mulher, um judeu, um índio ou qualquer pessoa que está tudo bem, mas se demitir um homossexual você é homofóbico. Você pode criticar o presidente da república, os parlamentares, trabalhadores, homens e mulheres mas se critica um homossexual você é homofóbico. E aí? Daqui a pouco ser bissexual vai ser lei também.
Ah isso já está cansando.
Daniel disse…
Jéssica, voce NÃO pode demitir ninguém baseado na cor, origem, sexo, religião ou condição sexual. Você pode demitir por incompetência, delitos internos etc. Se a pessoa for gay, negra ou seja lá o que for, é só uma característica irrelevante à falha que ela cometeu numa empresa.
existem gays que sim, acham que tudo é homofobia, bem como há mulheres que pensam que tudo é fruto do machismo e índios que se sentem discriminados a todo momento. Mas isso é particular e não deve ser levado em conta, pq até com gente paranoica devemos ser inclusivos e entender que é coisa da cabeça dela, não dos parceiros, da sua cor ou da igreja que frequenta.
Rodolfo disse…
Jessica se voce ler o projeto de lei PLC122, e eu disse LER, voce vai perceber que a parte em que voce diz "A única coisa que eu não consigo entender é porque os gays tem que ter direitos mais garantidos que o resto da população?" está totalmente equivocada. O que nós gays queremos são direitos IGUAIS aos do resto da população, o que hoje não é uma realidade. Esse seu comentário é fruto da bagunça que Silas Malafaia, Record, Bolsonaro, Igrejas Evangélicas que pregam a lei da ignorância (não são todas), Garotinho e cia, estão fazendo, justamente para as pessoas pensarem assim. Só um exemplo, o site da ABGLT foi hackeado, e nos eventos estava um convite para queimar bíblias numa catedral em Brasilia, eu passei a manhã inteira tentando esclarecer isso, mas a comunidade evangélica ficou cega com essa noticia, porque são vulneráveis, mexeu com o Deus deles eles viram animais, e começaram a nos atacar sem nem saber o que tava rolando.
Anônimo disse…
Com certeza Holanda não é Brasil.
Anônimo disse…
Holanda é uma realidade baseada na tolerância, Brasil na intolerância e no fundamentalismo cristão (já que não houve predominância de outras religiões, originais ou não).
Sr. Startanius disse…
As pessas vem aqui expressar sua mentalidade de bosta antes de pesquisar ou de se inteirar sobre a realidade em que vivem. Que vergonha.

A Holanda é um país que supera o Brasil em todos os quesitos. Deveríamos nos espelhar neles.
Quando o Brasil chegar ao nível da Holanda de hoje... Imagina a que nível estará a Holanda então!?! Um belo começo, seria o povo brasileiro em vez de encher com mais de um milhão de pessoas as marchas para Jesus, começar a ir mais às marchas contra corrupção. Aí sim, o Brasil começaria, a passos de bebê, a se aproximar de qualquer coisa que possa ser chamada de evolução.
Fernando, lembre-se, sendo você cristão, que, segundo a mitologia da sua religião, Jesus morreu pelos seus pecados e por de todos, crentes ou não. Logo, o pecado deixou de existir. Você e todos são livres. Se você pensar assim em vez de ir em estórias de pastores sanguessugas e qualquer tipo de igreja que se baseia em textos e diretrizes sociais da idade do bronze, com certeza você vai se aproximar mais das palavras de Cristo: amai-vos uns aos outros como eu vos amei a vós.
Se a igreja se mostrar homofóbica, como a própria bíblia prega que devemos ser, o mundo se virará contra os padres.
Ismael disse…
Por essas e outras que eu sou Ateu. Nao existe coisa mais hipocrita e idiota do que a religião. Se esse "Deus" existe, vai mandar todaas essas pessoas preconceituosas p inferno que e o lugar delas. Ser homossexual nao e uma opção e nem uma doença. É uma maneira de viver, assim como o heterosexual. Que Deus e esse em que cria um ser homossexual e depois diz que e pecado e que vai abandona?
Sinceramente, so muito feliz sendo do jeito que eu sou, sem acreditar em um ser imaginario preconceituoso e sou feliz. E vocês?
Ismael disse…
Por essas e outras que eu sou Ateu. Nao existe coisa mais hipocrita e idiota do que a religião. Se esse "Deus" existe, vai mandar todaas essas pessoas preconceituosas p inferno que e o lugar delas. Ser homossexual nao e uma opção e nem uma doença. É uma maneira de viver, assim como o heterosexual. Que Deus e esse em que cria um ser homossexual e depois diz que e pecado e que vai abandona?
Sinceramente, so muito feliz sendo do jeito que eu sou, sem acreditar em um ser imaginario preconceituoso e sou feliz. E vocês?
DIABÓLICO disse…
a coisa mais importante é a educação, assim todos saberiam que HOMOFOBIA é pessoa que não faz sexo com pessoa do mesmo sexo, e que é a caraterística do heterossexual.

muito me espanta quando querem tornar HOMOFOBIA crime, pois todos os héteros seriam criminosos antão?
o que se deve combater é a violência contra a pessoa e fazer valer os direitos universais do homem ta tudo lá.
DIABÓLICO disse…
Rodolfo, entrando de gaiato no assunto... gostaria de esclarecer o maior de todas as asneira que se vem repetindo sem que se abra um dicionário para ver o verdadeiro significado da palavra HOMOFOBIA, que não tem nada a ver com a VIOLÊNCIA sofrida pelos gays ,tornar crime a caraterística que difere o hétero do não hétero, é mudar o problema de lado apenas.

HOMOFOBIA " pessoa que não faz sexo com pessoa do mesmo sexo" dicionário Aurélio(ATUALIZADO).
Portanto não está dizendo " responsável pela discriminação ou violência sofrida pelos homossexuais "

Entende a diferença?
DIABÓLICO disse…
Caro Antonio não sou religioso, mas veja que a palavra HOMOFOBIA está sendo usada de forma errada, HOMOFOBIA QUER DIZER " pessoa que não faz sexo com pessoa do mesmo sexo" (Aurélio atualizado)

Portanto reveja seus conceitos, pois querem tornar heterossexualidade em crime.
DIABÓLICO disse…
HOMOFOBIA é a característica do hétero, tornar crime quem não é homossexual não vai resolver a questão do preconceito e da violência.
para a violência e intolerância os rigores da lei; para o preconceito a educação é a porta que devemos ainda entrar...
DIABÓLICO disse…
Só para esclarecer HOMOFOBIA é a característica que difere o hétero do não hétero, sendo sempre citado como responsável pela violência sofrida pelos que tem " pretensão sexual diferente"
Recomendo um Aurélio atualizado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih