Pular para o conteúdo principal

Documento de igrejas condena homofobia. Na Holanda

'A violência contra
homossexuais está
fora de questão' 
Representantes de vinte igrejas da Holanda assinaram um documento que condena a discriminação e violência contra  homossexuais. A cerimônia de assinatura ocorreu na Catedral de Utrecht, no Dia Internacional contra a Homofobia, 17 de maio.

No documento, as igrejas firmaram o seguinte: “Não pensamos todos da mesma maneira sobre homossexualidade, mas estamos unidos na crença de que o ser humano foi criado à imagem de Deus e é precioso a Seus olhos. Por isso todos precisam ser tratados com respeito, de maneira pacífica e amorosa, e a violência contra homossexuais, sob qualquer forma, está fora de questão.”

Wielie Elhorst, da organização Landelijk Koördinatie Punt (LKP), que trata de questões sobre religião e homossexualidade, disse que o endosso do documento pelas igrejas representa um avanço, porque, segundo ele, as religiões têm influência sobre a violência mental e física contra homossexuais.

Elhorst afirmou que o fundamentalismo religioso atinge inclusive sacerdotes. “Na Letônia, por exemplo, um religioso teve que fugir para Londres porque era abertamente homossexual”, disse. “Ele foi ameaçado de tal forma que a situação para ele no país se tornou insustentável.”

A Holanda está na vanguarda em relação à garantia dos direitos dos homossexuais.

Com informação da Radio Nederland.





Bispo ironiza 'iluminados' do STF por mudar lei do Adão e Eva
maio de 2011

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés
outubro de 2010

Casos de homofobia.


Comentários

Anônimo disse…
Uma boa notícia. Igrejas evoluindo...na Holanda.
Anônimo disse…
Quando o Brasil vai chegar ao nível de uma Holanda?
Fernando disse…
O documento está claríssimo. Não pensamos de forma diferente. No Brasil a homofobia é uma farça que serve de para- raio. O que me dizem da violência gratuita contra qualquer pessoa na saída das boates e nas escolas contra os professores? Isso é fato. É fato também que ensinarmos aos que ACEITAM A JESUS que o homossexualismo é pecado não inclui ensinar a pratica de violência contra eles. Faremos sim o que Deus fez, abandona-los (Romanos 1) e não praticar o que eles praticam. CADA UM TEM QUE ARCAR COM AS CONSEQUENCIAS DE SUAS ESCOLHAS.
Anônimo disse…
Fernando,você é totalmente paranóico.Não se trata de ignorar outras violências praticadas contra outros segmentos da sociedade.Trata-se de reconhecer,que no caso dos homossexuais, as igrejas contribuem para essa violência e para o preconceito fundamentado e estigmatizado em emblemas dogmáticos enraizados no biblismo mitológico levado ao extremo do realismo que apregoam a rejeição vociferada na prédica áspera,punitiva,ameaçadora,impiedosa,injusta e agressiva contra os desajustados,os pervertidos,os anômalos...
Anônimo disse…
Fernando,homossexualidade é legal e legítima além de natural, pois é um fenômeno que acontece na natureza, por mais que você não queira isso e relute em aceitar(amparada na lei e na constituição federal e também no ordamento jurídico brasileiro) e não é crime previsto em lei por extensão consequentemente o resto é besteirada.Pecado?Isso nem existe!!
Anônimo disse…
Anônimo, devemos então parar de ensinar aos que creêm em Jesus por causa do vandalismo alheio? Ou o certo é que os homossexuais também se convertam e deixem o seu pecado.
Anônimo disse…
Anônimo se você crê em pecados exerce o seu direito.E eu exerço o meu em não crer neles.
Anônimo disse…
Tem igreja na Holanda,assim como em outras partes da Europa, que já virou boate.
Anônimo disse…
A religião não pode achar racismo ou homofobia coisas justas, justificáveis e toleráveis.
Anônimo disse…
E aqui o idiota do Malacheia promove protesto contra a lei da homofobia praticamente defendendo a perpetuação do preconceito homofóbico.
Anônimo disse…
esse negocio de gay ja encheu o saco , e essa palhaçada de OPÇAO sexual ,uai! o cara escolhe ser viado ?? se fosse assim ate eu ia virar pois nao pego mulher a decadas . as pessoas principalmente esses religiosos de merda tem que por na cabeça que apessoa ja nasce assim .V
Jessica Mendes disse…
Afe, quer saber? Seja o que quiser, faça o que quiser, vá para o inferno, acredite em Deus, no Diabo, em quê quiser. O fato é apenas um: Violência contro homossexuais é errada e abominável, assim como a violência contra qualquer outro ser humano. A única coisa que eu não consigo entender é porque os gays tem que ter direitos mais garantidos que o resto da populaçõa? Você pode demitir um negro, uma mulher, um judeu, um índio ou qualquer pessoa que está tudo bem, mas se demitir um homossexual você é homofóbico. Você pode criticar o presidente da república, os parlamentares, trabalhadores, homens e mulheres mas se critica um homossexual você é homofóbico. E aí? Daqui a pouco ser bissexual vai ser lei também.
Ah isso já está cansando.
Daniel disse…
Jéssica, voce NÃO pode demitir ninguém baseado na cor, origem, sexo, religião ou condição sexual. Você pode demitir por incompetência, delitos internos etc. Se a pessoa for gay, negra ou seja lá o que for, é só uma característica irrelevante à falha que ela cometeu numa empresa.
existem gays que sim, acham que tudo é homofobia, bem como há mulheres que pensam que tudo é fruto do machismo e índios que se sentem discriminados a todo momento. Mas isso é particular e não deve ser levado em conta, pq até com gente paranoica devemos ser inclusivos e entender que é coisa da cabeça dela, não dos parceiros, da sua cor ou da igreja que frequenta.
Rodolfo disse…
Jessica se voce ler o projeto de lei PLC122, e eu disse LER, voce vai perceber que a parte em que voce diz "A única coisa que eu não consigo entender é porque os gays tem que ter direitos mais garantidos que o resto da população?" está totalmente equivocada. O que nós gays queremos são direitos IGUAIS aos do resto da população, o que hoje não é uma realidade. Esse seu comentário é fruto da bagunça que Silas Malafaia, Record, Bolsonaro, Igrejas Evangélicas que pregam a lei da ignorância (não são todas), Garotinho e cia, estão fazendo, justamente para as pessoas pensarem assim. Só um exemplo, o site da ABGLT foi hackeado, e nos eventos estava um convite para queimar bíblias numa catedral em Brasilia, eu passei a manhã inteira tentando esclarecer isso, mas a comunidade evangélica ficou cega com essa noticia, porque são vulneráveis, mexeu com o Deus deles eles viram animais, e começaram a nos atacar sem nem saber o que tava rolando.
Anônimo disse…
Com certeza Holanda não é Brasil.
Anônimo disse…
Holanda é uma realidade baseada na tolerância, Brasil na intolerância e no fundamentalismo cristão (já que não houve predominância de outras religiões, originais ou não).
Sr. Startanius disse…
As pessas vem aqui expressar sua mentalidade de bosta antes de pesquisar ou de se inteirar sobre a realidade em que vivem. Que vergonha.

A Holanda é um país que supera o Brasil em todos os quesitos. Deveríamos nos espelhar neles.
Quando o Brasil chegar ao nível da Holanda de hoje... Imagina a que nível estará a Holanda então!?! Um belo começo, seria o povo brasileiro em vez de encher com mais de um milhão de pessoas as marchas para Jesus, começar a ir mais às marchas contra corrupção. Aí sim, o Brasil começaria, a passos de bebê, a se aproximar de qualquer coisa que possa ser chamada de evolução.
Fernando, lembre-se, sendo você cristão, que, segundo a mitologia da sua religião, Jesus morreu pelos seus pecados e por de todos, crentes ou não. Logo, o pecado deixou de existir. Você e todos são livres. Se você pensar assim em vez de ir em estórias de pastores sanguessugas e qualquer tipo de igreja que se baseia em textos e diretrizes sociais da idade do bronze, com certeza você vai se aproximar mais das palavras de Cristo: amai-vos uns aos outros como eu vos amei a vós.
Se a igreja se mostrar homofóbica, como a própria bíblia prega que devemos ser, o mundo se virará contra os padres.
Ismael disse…
Por essas e outras que eu sou Ateu. Nao existe coisa mais hipocrita e idiota do que a religião. Se esse "Deus" existe, vai mandar todaas essas pessoas preconceituosas p inferno que e o lugar delas. Ser homossexual nao e uma opção e nem uma doença. É uma maneira de viver, assim como o heterosexual. Que Deus e esse em que cria um ser homossexual e depois diz que e pecado e que vai abandona?
Sinceramente, so muito feliz sendo do jeito que eu sou, sem acreditar em um ser imaginario preconceituoso e sou feliz. E vocês?
Ismael disse…
Por essas e outras que eu sou Ateu. Nao existe coisa mais hipocrita e idiota do que a religião. Se esse "Deus" existe, vai mandar todaas essas pessoas preconceituosas p inferno que e o lugar delas. Ser homossexual nao e uma opção e nem uma doença. É uma maneira de viver, assim como o heterosexual. Que Deus e esse em que cria um ser homossexual e depois diz que e pecado e que vai abandona?
Sinceramente, so muito feliz sendo do jeito que eu sou, sem acreditar em um ser imaginario preconceituoso e sou feliz. E vocês?
DIABÓLICO disse…
a coisa mais importante é a educação, assim todos saberiam que HOMOFOBIA é pessoa que não faz sexo com pessoa do mesmo sexo, e que é a caraterística do heterossexual.

muito me espanta quando querem tornar HOMOFOBIA crime, pois todos os héteros seriam criminosos antão?
o que se deve combater é a violência contra a pessoa e fazer valer os direitos universais do homem ta tudo lá.
DIABÓLICO disse…
Rodolfo, entrando de gaiato no assunto... gostaria de esclarecer o maior de todas as asneira que se vem repetindo sem que se abra um dicionário para ver o verdadeiro significado da palavra HOMOFOBIA, que não tem nada a ver com a VIOLÊNCIA sofrida pelos gays ,tornar crime a caraterística que difere o hétero do não hétero, é mudar o problema de lado apenas.

HOMOFOBIA " pessoa que não faz sexo com pessoa do mesmo sexo" dicionário Aurélio(ATUALIZADO).
Portanto não está dizendo " responsável pela discriminação ou violência sofrida pelos homossexuais "

Entende a diferença?
DIABÓLICO disse…
Caro Antonio não sou religioso, mas veja que a palavra HOMOFOBIA está sendo usada de forma errada, HOMOFOBIA QUER DIZER " pessoa que não faz sexo com pessoa do mesmo sexo" (Aurélio atualizado)

Portanto reveja seus conceitos, pois querem tornar heterossexualidade em crime.
DIABÓLICO disse…
HOMOFOBIA é a característica do hétero, tornar crime quem não é homossexual não vai resolver a questão do preconceito e da violência.
para a violência e intolerância os rigores da lei; para o preconceito a educação é a porta que devemos ainda entrar...
DIABÓLICO disse…
Só para esclarecer HOMOFOBIA é a característica que difere o hétero do não hétero, sendo sempre citado como responsável pela violência sofrida pelos que tem " pretensão sexual diferente"
Recomendo um Aurélio atualizado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

É impossível livrar poder público da eligião, afirma jornalista

Título original: O nome de Deus por Hélio Schwartsman para Folha "'Deus seja louvado' no real não causa aborrecimento grave" Num ponto eu e a CNBB estamos de acordo: há coisas mais essenciais com as quais se preocupar do que o dito "Deus seja louvado" nas cédulas de real. Ainda assim, vejo com simpatia o pedido do Ministério Público para que a expressão seja retirada das notas. Sou ateu, mas convivo bem com diferenças. Se a religião torna um sujeito feliz, minha recomendação para ele é que se entregue de corpo e alma. O mesmo vale para quem curte esportes, meditação e literatura. Cada qual deve procurar aquilo que o satisfaz, seja no plano físico ou espiritual. Desde que a busca não cause mal a terceiros, tudo é permitido. Isso dito, esclareço que não acompanho inteiramente a tese do procurador Jefferson Aparecido Dias de que o "Deus seja louvado" constrange os que cultuam outras divindades ou não creem. Em teoria, isso pode ocorrer...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Ateus americanos põem em outdoor a escravidão bíblica

"Escravos, obedeceis a vossos mestres"  Um grupo de ateus, agnósticos e livres-pensadores da Pensilvânia providenciou um outdoor para participar do “2012, Ano da Bíblia”, um evento aprovado pelos deputados daquele Estado americano. O outdoor diz “Escravos, obedeceis a vossos mestres”. Trata-se de um trecho de Colossenses 3:22. Em português, a íntegra da citação é: “Servos, obedecei em tudo a vossos senhores terrenos, servindo não por motivo de que estais sendo vistos, como quem busca agradar a homens, mas com sinceridade de coração, por temor a Deus.” A mensagem ficará em exibição até o final deste mês. A campanha foi financiada por céticos da Pensilvânia e pela organização nacional AA (Ateus Americanos). Os céticos afirmam em seu site que o outdoor serve de advertência aos deputados no sentido de que eles têm de legislar em nome de todos, cristãos e não cristãos. Argumentaram que o evento pode ter um resultado inesperado porque, segundo eles, uma leitura crit...

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Universal usa queda de prédios para amedrontar ex-fiéis

Escombros dos prédios onde morreram 17 pessoas Incorporado em uma mulher, o diabo compareceu em um culto da Universal para dizer ter sido ele que derrubou os três prédios do centro do Rio porque lá havia ex-obreiros e um ex-pastor da igreja. Ele afirmou que os ex-fiéis estão agora no inferno, “chorando sangue”. Trata-se de uma encenação da Universal para amedrontar os fiéis que saíram da denominação rumo à Igreja Mundial, na expectativa de que eles voltem para não ter de pagar a sua traição com uma maldição. A mensagem subliminar que a igreja passa é essa. Esse terrorismo serve também para inibir novas defecções – inclusive de pastores -- em favor da igreja de Valdemiro Santiago, cuja colheita de dízimo deve estar aumentando na proporção em que a da Universal cai. Cultos e programas da TV Iurd, na internet, têm apresentado outros casos de fiéis que foram penalizados porque deixaram a Universal, na mistificação construída pelos pastores, incluindo Edir Macedo, o chefe...

Católicos vão à polícia contra humor de jovens de Joaçaba

FREI BRUNO: ANTES E DEPOIS DA ACADEMIA Fiéis ficaram ofendidos com brincadeiras como essa O espírito de algum talibã deve ter se incorporado no pároco da Catedral de Santa Teresinha, de Joaçaba (SC), e em integrantes da Associação dos Amigos de Frei Bruno, porque eles registraram B.O. (Boletim de Ocorrência) em uma delegacia contra a página de humor "Joaçaba Mil Grau", no Facebook, sob a acusação de ofensa religiosa. O que irritou os católicos foram fotomontagens, como a acima, com a estátua de 37 metros de altura do frei Bruno, que se encontra instalada no ponto mais alto da cidade, em lugar que se tornou destino de romaria. Bruno Linden (1876 – 1960) é venerado na região por ter sido um sacerdote humilde e caridoso. Joaçaba tem 27 mil habitantes e fica a 370 km de Florianópolis, a capital. O pároco Paulo Ramos da Silva afirmou que “mexer com a fé e desrespeitar a imagem do frei Bruno é uma afronta muito grande”. Para ele, a liberdade de expressão não pode ser usad...