Pular para o conteúdo principal

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht
Café Olivier, em Utrecht
As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai.

De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%.

A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos.

Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona.

O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga igreja – um belo enfeite.



Uma igreja do século 19 de Amsterdã virou o “templo do pop”, o Paradiso, onde se apresentam badaladas bandas de rock e cantores nacionais e internacionais, entre os quais alguns brasileiros, como o Seu Jorge.

Até agora, ao que consta, não apareceu em nenhum desses locais alguém para expulsar os vendilhões do templo.

Igreja de Amsterdã virou casa de show
Com informação do blog Amsterdã, meca da Contracultura.

Fotos mostram dez novas utilidades para templos religiosos.
janeiro de 2012

Se não atrair jovens, Anglicana acaba em 20 anos, prevê relatório.
julho de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Será que isso daria certo no Brasil???

Sério! Não estou brincando!
Anônimo disse…
SERIA um caos maior!!!!! O bem vai sempre prevalecer contra o mal!!!
juliano disse…
que inveja!!! alguém ai me mande para a holanda!!
Leonardo disse…
finalmente uma utiliade para as igrejas....
Duduziuz disse…
Aí sim! Eu acho que poderíamos utilizar isso para salvar algumas igrejas muito bonitas que estão sendo demolidas pela europa
Anônimo disse…
O Templo de Salomão que a Igreja Universal está construindo em São Paulo poderá ser usado daqui a alguns tempos como local de balada. Seria o Templo da Balada.
Thiago disse…
Ao anônimo acima; seria não, SERÁ o "templo" da balada.
Thiago disse…
Curioso esse artigo, população de maioria atéia... Deve ser por isso que a Holanda é o centro mundial da prostituição e entorpecentes. Como cabe aqui a frase do filósofo Pascal; "apresentai-me um ateu não-devasso e eu acreditarei nele".
Anônimo disse…
Prostituição LEGALIZADA, com direitos trabalhistas, de saúde e tudo mais, e maconha LEGALIZADA, como o seu cigarrinho e cerveja, frise isso, caro Thiago.
E olha que com essa "devassidão" toda, o povo lá vive muito bem em comparação a certos países com alta "indole moral" e Deus no coração...
Anônimo disse…
já estou com as malas prontas!!!!!!!!!!
Thiago disse…
Não retruco, as palavras de alguns comentaristas falam por si... Quisera todos vces arrumassem as malas e partissem o qnto antes à esse "paraíso" e nos deixassem em paz no nosso país de alta"indole moral". Já partiriam tarde...
Anônimo disse…
Claro, caro Thiago, por isso continue a se manter virgem até o casamento e não coma frutos do mar, e manere na surra que for dar em sua esposa e filhos, já que a moral cristã está bem detalhada nesses procedimentos. Ah, só não vá vender seus filhos como escravos pois isso pode lhe dar problemas...
Anônimo disse…
Thiago,
digo o mesmo: apresentai-me um cristão não falso moralista e eu acreditarei nele.
Anônimo disse…
Meu deus, que cuzão esse thiago... e saber que gente com esse tipo de mentalidade imbecil ainda tem poder neste país ajuda a compreender a situação do mesmo.
Marcelo Idiarte disse…
Até que enfim arranjaram alguma utilidade para igrejas. Mas aqui no Brasil não vinga: as carolas iam ficar chocadas.
Anônimo disse…
Thiago a Holanda é um dos países mais desenvolvido e civilizados do mundo.E aqui, mesmo com tatos religiosos, não há narcotráfico?
Anônimo disse…
É muito relativo isso gente. Os Estados Unidos por exemplo ainda possui mais de 80 milhões de evangélicos e 60 milhões de católicos. E é um país rico.

Na coréia do Sul a maioria da população é evangélica.

Na Austrália a Hillsong Church (Mega-igreja) é a que mais cresce por lá entre os jovens.

Mesmo que alguns países tenha um bom número de ateus...isso não significa o fim do cristianismo.

A religão nunca vai acabar.
Os evangélicos nunca vão desaparecer do planeta.

Poderá haver um relaxamento por parte desses cristãos.

Um seguimento dentro do cristianismo que tem tomado conta do mundo são os pentecostais que já são 600 milhões espalhados em diferentes organizações.

Sem falar tbém do avanço do Islamismo pelo mundo tbém.

Aliás...rs....tem gente achando que o ateímo moderno já está parecendo igrejinha...tendo como papa Richard Dawkins. rs
Anônimo disse…
Cada um defende seu time de futebol.

É normal existir ateus, teístas ou deístas em qualquer país.

Ateus acabam abraçando de novo a religião. Ex:Professor Antony Flew e vários outros - C.S Lewis...

Religiosos acabam abraçando o ateísmo.EX: Recentemente 3 pastores batistas nos EUA.

Repito....sempre existirá esses dois caminhos.

Cada um defender seu time.
Felipe Scaldini disse…
Anonimo, não, isso não é relatico, vc citou os estados unidos e a coréia, mas esses países são exemplos de riqueza, mas não de desenvolvimento, isso são duas coisas diferentes. Os países com maior distribuição de renda e qualidade de vida para TODA a população têm mais ateus.
http://www.arcauniversal.com/emfoco/fatos/noticias/levantamento-aponta-que-ateismo-e-maior-em-paises-desenvolvidos-6939.html
henrique disse…
Meu sonho mais lindo: as Igrejas virando livrarias. Linda utopia. A bíblia sendo mais um livro na estante ao lado de Marques de Sade e Flaubert. Ai seria tudo tão belo se a religião parasse de existir. Seria um sinal de maturidade da humanidade. Minha opinião.
Mariana disse…
Sou agnóstica (não crente de nenhuma religião) e me considero uma pessoa de bem. Meu namorado é ateu e é uma pessoa maravilhosa, não fuma, não bebe, não rouba, não mata. Melhor que muitas pessoas por aí que quando fazem alguma merda se agarram na bíblia e se dizem inocentes.

Não é por que o cara é ateu que ele não é uma pessoa com bons princípios!
Suzana disse…
Prostituição legalizada, maconha legalizada, igrejas virando livraria e café, tem mundo mais perfeito que isso? E lá não existe corrupção, assalto nem assassinato como o Brasil que a grande maioria diz acreditar em Deus. Religião só fode e atrapalha.
fcsergio disse…
A religiao e uma grande muleta para quem necessita dar sentido as suas vidas.
E util para muitos, mas nao e o meu caso.
E util tambem para muitos outros que vendem a fe para sustentar suas luxuosas vias devassas e falso moralistas, explorando pessoas inocentes, desesperadas e carentes.
Quanto aos milhares de padres homosexuais e pedofilos nem vou perder tempo comentando.
Bons costumes e retidao de carater se traz de casa, ensinado pelos pais, com
ou sem religiao. Nenhuma religiao substituira nem substuira jamais o apoio de amigos e da familia.
O mais importante eh que a Holanda eh um grande pais e sabe conviver bem com as diferencas de opinioes.
Patrick - Kun disse…
Me dá um nojo de morar em um país onde a maioria das pessoas são crentes/fingem ser (padres e outros exemplos de pessoas que extorquem os pobres crentes), porque essas lixeiras (igrejas) estão sempre cheias. Deveríamos seguir o exemplo da Holanda.
Anônimo disse…
O Thiago é o típico crente que pode sair por aí fazendo um monte de merda e simplesmente depois falar que 'encontrou Jesus' e pronto, ta tudo desculpado. Acontece que na suas mentiras e falso moralismo, pra vc a culpa some, mas pra quem é prejudicado nem o tempo nem suas desculpas apagam as mágoas. Vc critica tanto a Holanda como país da devassidão, entretanto os índices sociais como criminalidade, gravidez na adolescencia e outros indicativos de mazelas sociais são baixíssimos se compararmos ao Brasil. Uma batina ou um discurso moralista esconde mas não anula mau caratismo. Conheço muitos ateus que fazem mais pela sociedade do que esse bando de velho pedófilo que se dizem servos de Deus que só causam tristeza e traumas, ou esses crentes sugadores de grana.
Anônimo disse…
'Não retruco, as palavras de alguns comentaristas falam por si... Quisera todos vces arrumassem as malas e partissem o qnto antes à esse "paraíso" e nos deixassem em paz no nosso país de alta"indole moral". Já partiriam tarde... '

se deixassem o país e ficassem só pessoas como esse Thiago, o Brasil viveria uma das ditaduras mais violentas, burras, autoritárias, censuradoras e fanáticas da história do mundo. seria uma lavagem cerebral em massa tão grande, que afetaria o triplo de pessoas que foram afetadas pelo nazismo na segunda guerra.
Anônimo disse…
Melhor livrarias e cafés do que um antro utilizado por um bando de pedoparanóides!
Mauri disse…
Incrível os ataques dos comentaristas, para quem fala que pessoas com religiões são responsáveis por corrupção e outros podres a mais na sociedade vocês estão bem agressivos... Sou Católico Apostólico Romano, tenho minha religião, mas acima dela tenho minha fé, não é por falar que sou católico siginifica que não erro, sou humano, como qualquer um de vocês, somos humanos, existem humanos que erram e assumem o erro e outros não, e eles podem ser Católicos, Ateus, Protestantes e assim por diante... Falar que o país está podre por causa da religião é uma grande besteira. Eu não aceito críticas de pessoas que não estudam, tentem saber o que é ser Católico, mas tenta saber com o coração aberto e não como pedra, aí vocês irão entender e outra coisa, eu como ao contrário de muitos não tenho medo de deixar meu nome aqui, Anônimo para mim é ninguém... para quem quiser aprender um pouco, entrem neste link: padrepauloricardo.org ele é um excelente Teólogo.
Anônimo disse…
Tem que decair mesmo, esta religião!!
Tem que pôr esta padraida toda na lavoura de baixo de sol e chuva
pra ver o que é bom!!
A população está aumentando e precisa de mais lavradores pra alimentação
do povo!!
Aqui em Sampa tem o templo do pe. Marcelo Rossi que ainda não vi, mas
pela fama, é uma imensidão e as crianças abandonadas, passando fome
nas ruas de Sampa e viciadas em drogas e toda a sorte de miséria!!

Tem que decair, esta religião decadente que não aprende a praticar o
Evangelho e só pensa em mega construções!!

Enquanto padres sérios, como o nosso Mons. Bertho, se sacrificam no sertão
por amor ao povo humilde sofredor, outros só pensam em se exibir na
mídia, fazer fama!!

TEM QUE DECAIR MESMO, PORQUE JESUS NÃO PREGAVA EM TEMPLOS DE
LUXO E SIM AO AR LIVRE, DEBAIXO DE ÁRVORES E NO ALTO DOS MONTES!

Estas pedras e rochas velhas, antigas e arcaicas inúteis da igreja que, dizem
ser de CRISTO, tem que cair pra virem outras mais novas que tenham o
verdadeiro CORAÇÂO DE CRISTO pra implatar o SEU REINO!!

TEM QUE CAIR, MESMO, PRA DAR LUGAR PARA AS IDÉIAS E IDEAIS DE
CRISTO LIBERTADOR!!
Anônimo disse…
Moro na Alemanha e aqui é a mesma coisa, muitas igrejas se transformaram em palco para schows, teatro, outras viraram condomínio, há gente que mora lá e paga aluguel. Na Inglaterra visitei uma igreja que se transformou em internet café. O cristianismo aqui já foi, as pessoas procuram algo novo como o islam, budismo, new age ou se tornam atéias. A culpa está nas próprias religiões. Lembrem-se da guerra dos 30 anos que desmascarou catolicismo e protestantismo como na verdade são: instituições inescrupulosas, sanguinárias que visam o dinheiro e o poder. Religião não passa de tradição cara, já que 10% são arrecadados dos trabalhadores por lei. Quem desistir de uma religão tem que pedir seu desligamento e comparecer em corte pra isso.Eu posso ficar com os 10%, já que nunca fui católica ou luterana aqui e não tenho religião.
Anônimo disse…
Áteísmo deve ser uma filsofia de vida e não luta contra religiosos. Vamos nos tornar a nova inquisição em pouco tempo.
Anônimo disse…
Como já dizia meu sábio pai,a religião veio para trazer dissenções entre os povos,as nações,e é tão maléfica,que já começa dentro da própria família.O que quero divulgar aqui, não é o fato de ser ou não ateu,cada um é livre para acreditar no que quiser.Acho a religião em si desnecessária,não é preciso frequentar uma igreja para acreditar em Deus.O que a religião faz é emburrecer o homem e torná-lo um juiz aqui na terra,porque ô povinho que critica tudo e todos e acham-se os donos da verdade.Por isso, é que o governo não cobra impostos das igrejas,para eles esse povinho é bem conveniente.Igreja e Estado não evoluíram como se pensa,mudou-se apenas o lado do poder,antigamente a igreja mandava no Estado,agora o Estado usa a tática da democracia religiosa,todos os dias novas denominações aparecem,e cada vez mais fiéis achando que tudo é pecado, tem que ser manso e humilde e aceitar tudo que os governantes ditam.Enfim cada vez mais burrinhos com cabrestinhos guiados pelas autoridades desse país sem educação,que acredita que quem sgura os planetas é a mão de Deus,não sabem o que é a ei a física.
nmsanches disse…
Alta índole moral? Não me faça rir, Thiago.
nmsanches disse…
É claro que a religião nunca vai acabar, ignorantes como você nascem todos os dias...
nmsanches disse…
Faço minha suas palavras, Henrique.
Alta índole? É pra rir agora ou depois?
Acho melhor rir antes, durante e depois, afinal, sua piada foi ótima.
Fabrinni disse…
ah tah, como se nos países ditos cristãos a sandy é encontrada a cada esquina. Na suécia, 97% da população é Ateu. Agora me diga: Que país pobre e perigoso hein? /ironia
Anônimo disse…
O dia que este país resolver investir seriamente em Educação sim
Anônimo disse…
A prostituição é legalizada na holanda ( só se prostitui quem for natural de la), as drogas são legais lá )( exemplo é a maconha que só se pode consumir 30 g diarias se não me engano), mas em contraditorio lá é o pais onde tem menos preso no mundo ( eles até importam presos da ingleterra e paises adjacentes), onde a taxa de mortalidade é uma das menores do mundo, é um pais lindo por suas belezas naturais e humanas! E tambem é o pais do dj armin van burren, o melhor do mundo 5 vezes hehehehe! O que faz a holanda ser um pais maravilhoso é que suas qualidades superam e muito seus defeitos!
Anônimo disse…
Brazil, o pais que tem a maioria catolica e é um dos paises qe mais roba, mais tem criminalidade, sujeira e desrespeito.
Onde está seu deus aqui?
anderson freires disse…
hahaha e por acaso uma livraria e um caffe e ate um show e sinonimo do mal hahahha ME POUPE pq ate os crente catolicos fazem isso seu ipocrita
Mauricio Pereira disse…
Ao menos lá você paga o que consome e sem nenhum tipo de restrição abusiva. Ainda assim é um pais totalmente prospero e desenvolvido. Já aqui, com a igreja evangélica você paga para a própria igreja te consumir. Deve ser muito satisfatório.
Anônimo disse…
e mesmo supondo q vc estivesse certo, la eh um dos maiores IDHs do planeta. qual o problema da populaçao fazer o q quiser, desde q o pais funcione?
Anônimo disse…
E o Brasil que tem a maioria da população religiosa, é corrupto, o que tem mais desigualdade social, uma das maiores taxas de criminalidade, e tudo isso por causa do ‘véu da ignorância’ que as igrejas colocam nas pessoas
d0u9l45 disse…
Caro Thiago, se analisarmos números, certamente descobriremos que há no Brasil mais prostitutas do que na Holanda (sendo que lá a prostituição é legalizada e moralmente aceita), e sem duvida nenhuma, o Brasil consome e comercializa mais entorpecentes do que a Holanda (evidentemente devido ao seu tamanho e a outros fatores locais e regionais). E falando ainda sobre drogas, a Holanda possui uma legislação rígida em relação a elas, e adota uma politica nesse sentido considerada madura e exemplar (a maconha por exemplo, só pode ser vendida em coffee shops e para maiores de idade). Se formos falar sobre economia, a situação se torna desfavorável para o Brasil, pois se por um lado temos um PIB maior que o da Holanda - US$ 2,3 trilhões, contra US$ 840 bilões da Holanda - por outro nosso PIB per capita (soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes) é bem inferior - US$ 12.789 contra 50,216 da holanda. Em muitos dos aspectos sociais, científicos e econômicos, o Brasil é inferior a Holanda, diferentemente do campo religioso, onde pelo menos neste quesito vencemos. E como relação a frase exposta por você, se este for mesmo seu ponto de vista, sinto pena dele, pois sua visão limitada e preconceituosa só me mostra o quanto alguns defensores das religiões são intolerantes e desagradáveis.
Angelo Varela disse…
Padres pedófilos, pastores envolvidos com prostituição e lavagem de dinheiro... A Holanda não é o centro mundial da prostituição e entorpecentes, lá essas coisas são liberadas para não gerar a violência que existe aqui no Brasil aqui com toda certeza há muito mais prostituição e crimes relacionados ao tráfico. O que me deixa mais indignado é a hipocrisia e a falta de conhecimento por parte das pessoas religiosas especialmente católicos e evangélicos, quem sabe se o mundo continuasse quadrado e a terra ainda fosse o centro do universo vocês seriam mais felizes.
Unknown disse…
..poderíamos transformá-las em postos de saúde, hospitais, e restaurantes a R$ 1,99 !!!!!
Unknown disse…
agora me preocupei com "oque é o bem e o mal" pra você!
Anônimo disse…
Ridiculo toda essa discussão. Religião é opção de vida. Depende de cada um. Umas são alicerce de vida, outras são para esvaziar cerebros.
A escolha é subjetiva.
Anônimo disse…
Na minha opinião acho interessante transformar as igrejas evangélicas, isso porque elas costumam ser as maiores, em centro esportivo, e as católicas, por ficarem geralmente em uma praça, numa biblioteca e ciber-café. Seria bom também aproveitar os templos menores das pentecostais como banheiros públicos.
Anônimo disse…
Prostituição tem em todos os países mesmo onde é proibido. A diferença é que eles não lidam com isso com tanta hipocrisia como fazem os países de maioria religiosa.
Anônimo disse…
Os incomodados que se retirem.
ivanilson disse…
Um mundo sem religioes, seria o mundo ideal! Aqui em Glasgow, na Escocia, muitas igrejas tambem se transformaram em bares, restaurantes, teatros e apartamentos. Isso nao quer dizer que o povo ficou mais violento, mais corrupto e mais miseravel. Pelo contrario, isso mostrou, para mim, que o povo esta com a mente mais aberta e nao acredita em pastores, padres ou outros pregadores que se dizem donos da verdade.
Ate hoje, o que tenho visto e muita guerra, discriminacao e um bando de ignorantes tornando a sociedade mais violenta em nome de Deus!
Anônimo disse…
Tou quase na mesma, eu era agnóstica e hoje sou atéia. Moro com meu namorado/noivo maritalmente (e monogamicamente) e somos super do bem.

A gente não não fuma, não se droga, não usa pele de animais e nem faz nada que eu consideraria muito escandaloso, rsrs. Além de não comer carne, ele nem bebe bebidas alcoólicas... nem jogo pirata ele compra.

A julgar pelos exemplos de casais cristãos que eu conheço, a gente é bem caretinha!
Anônimo disse…
Sim, do jeito que as igrejas evangélicas geralmente parecem caixotes, ou são super bregas, não podem servir pra nada muito sofisticado...
Anônimo disse…
sem falar que lá tem maconha, perfeito *-*
Anônimo disse…
Contra as leis de Deus e sem Deus no coração , coitados ... não irão progredir , mas um dia irão se arrepender muito disso. Que Deus tenha misericórdia destas pessoas ...
Anônimo disse…
Um mundo sem religião , um mundo sem Deus , não existiria , um mundo sem o cuidado de Nossa Senhora e a misericódia divina , essa é a unica razão por estarmos aqui até hoje , porque convenhamos que nós seres humanos nunca fizemos por onde ...
Anônimo disse…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Anônimo disse…
MANDEM ME PARA A HOLANDA!DOU QUALQUER COISA POR PASSAGENS PARA A HOLANDA!
Anônimo disse…
que Deus tenha misericórdia de você ...
WicCaesar disse…
Eu sou ateu e celibatário.
Anônimo disse…
As cadeias estão cheias com essa gente de elevada "índole moral", todos orando pra G-zuis...
Anônimo disse…
Como dizem, se ateísmo for religião, careca é cor de cabelo. E o cristão EUA vive duas guerras internas: uma contra o tráfico e outra entre os próprios cidadãos, que cometem massacres intermináveis em suas escolas e locais de trabalho, ruas, cinemas, afinal, esses cristão veneram seu direito de possuirem armas de fogo em casa.
Anônimo disse…
Eu sempre imaginei isso! Igrejas virando bibliotecas, livrarias, museus... Puxa, essa da primeira foto é linda! Que inveja da Holanda! Aqui, pelo menos as igrejas católica têm bela arquitetura. Se houvesse esssa transformação, nós nos tornaríamos o país mais culto do mundo - afinal, igreja (assim como boteco) tem praticamente uma em cada esquina.
Anônimo disse…
Sou um ateu nesses mesmos moldes: nada de bebida, nem fumo, sou honesto e consumo pouquíssima carne, envio para reciclagem quase todo lixo que produzimos, procuro ao máximo ser um bom pai, um bom amigo dos nossos animais de estimação... Tudo isso sem precisar de religião alguma.
Anônimo disse…
Igreja evangélicas lembram aqueles barracões para criadouros de aves e suínos. As católicas, ao menos, se dão ao trabalho de construir uma arquitetura bonita.
Anônimo disse…
Ah, não. A Holanda não tem progresso nenhum. Nosso Brasil miserável, corrupto,cheio dessas gente com deus no coração é que tem, né, mané? Dane-se o seu deus psicopata e seus seguidores cegos, ingênuos e/ou malignos.
Flávia disse…
Mesmo que você não concorde com religião nenhuma, pode ter certeza que ela só enriquece culturalmente um país. Então o cristianismo, o espiritismo, o islamismo, a umbanda, o candomblé precisam acabar pra você, ateu com a moral super elevada e com inteligência inigualável, possa existir sem esses religiosos que só ficam enchendo sua timeline de frases religiosas? Me poupe.
O Brasil é o país mais religioso do mundo e tem uma das maiores taxas de violencia, drogas e prostituição e ainda vem um babaca falar que ateus são indecentes.
Olha, aqui na minha cidade tem um centro de recuperação de menores. Alguns meninos mataram mais de uma vez. Cometeram estupros. Meninas se prostituíram por causa do Crack.
Aí um grupo de evangélicos foi fazer uma "pesquisa" para descobrir como eram os lares de onde saíram essas crianças. Esperavam que os jovens tivessem vindo de lares sem religião.
SURPRESA: TODOS os internos vinham de lares evangélicos. TODOS!
Sou totalmente a favor, apenas gostaria que os tesouros arquitetônicos e artísticos fossem preservados.
Seria interessante se a capela sistina fosse transformada em um museu ou escola de arte, nos próximos anos quando a igreja católica deixar de existir.
Sem esquecer do caso da IURD que transformou muitos cinemas tradicionais espalhados pelo país em igrejas. Seria interessante que esses templos voltassem a ser o que nunca deveriam ter deixado de ser: CINEMAS!!!
Hudson disse…
eu também estou preocupado o que é o bem e mal para você.
Unknown disse…
Bem que poderíamos fazer um belo Shopping Center na Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
Unknown disse…
Ficou lindo, adorei a arquitetura, o clima, o ambiente.
Silberkoenigin disse…
Moçada, pra quem vai, foi ou está em Londres, visitem a catedral Saint-Martin-in-the-Fields, em Trafalgar Square.
As catacumbas deles têm lojas de artesanato local e um café-restaurante primoroso, além, é claro, de alguns túmulos.
Local bem gótico e de muito bom gosto.
Mesmo.
:D
Anônimo disse…
Estou falando do progresso , melhor dizendo da evolução da sua alma , ô idiota!
Anônimo disse…
Infames , como viver sem Deus? Sem louva-lo e bendize-lo? Corram e corrijam seus erros, ainda há tempo , pois a misericordia d´Ele é infinita ...
Sigo essa linha também, bebo muito raramente, não fumo e principalmente não fiscalizo fiofó alheio.
Em parte concordo, algumas vezes a religião tem sofrido ataques gratuitos. Se bem que na maioria das vezes que isso começa é porque algum religioso falou uma merda descomunal.

Mas sim, sobre essa história toda. Também sou contra o fim da religião, as pessoas podem acreditar no que bem entenderem, o que eu sou contra é o poder extremo que ela tem na sociedade e nas leis. Foda-se se o cara acredita naquela loucura toda, o que eu não quero é ele dizendo o que podemos ou não fazer.
Anônimo disse…
Hipócrita é com H burroooooooooooooooooooo UHAUAHUAAUA
Já é um shopping da fé.
Unknown disse…
Depois de ter lido todos estes comentários, devo admitir o que o está no evangelho de I João 5 V 19 : disse , O MUNDO TODO JAZ SOB O MALIGNO.
Leia o capitulo todo e veja se Deus fala com vcs ok e por favor, amar é o maior mandamento.
GRAÇA e PAZ aos que Creem.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa