Pular para o conteúdo principal

Deputado acusa Igreja Católica de defender a criação de teocracia

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto,  disse que a crítica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil -- a de que a aprovação da união entre casais do mesmo sexo pelo STF vai acabar com a família -- demonstra que a Igreja Católica quer transformar “um Estado democrático de direito laico em uma teocracia”.

Para ele, a entidade está sendo hipócrita. “A CNBB tem um problema gravíssimo para se preocupar, que são as denúncias de pedofilia contra padres. Ela deveria se preocupar com a proteção das criança e adolescentes."

Wyllys disse ter formação católica e que participou de pastorais em Alagoinhas (BA), onde nasceu. Por isso ele se declara “espantado” com a defesa da CNBB pela limitação da pluralidade da condição humana. "Os cristãos que realmente seguem os princípios do cristianismo têm respeito pelo próximo."

Durante entrevista a uma emissora de radio da Bahia, ele se recusou a comentar a declaração do deputado Jair Messias Bolsonaro (PP-RJ) segundo a qual o movimento gay agora vai lutar pela aprovação da pedofilia.

"Com argumentos pífios como os dele, seria burrice e estupidez comentá-los.”

Com informação da Agência Câmara.

> Igrejas gostariam que fosse crime tudo o que para elas é pecado.
por Contardo Calligaris em outubro de 2010

por Lukretia em maio de 2011

Comentários

De onde menos se espera, eis que surge esse cara -- egresso do Big Brother Brasil -- para mostrar articulação, ideologia coerente, inteligência e alguma ética.

Os cariocas que votaram nele não devem estar arrependidos.
Anônimo disse…
Jean,como sempre corretíssimo,a ICAR deseja(sempre desejou uma teocracia e governo da hipocrisia instituída)para oprimir a pobreza não só no Brasil mas em toda a América Latina,aliás, aqui seriam duas teocracia;uma católica e outra protestante.Seria um sangangu.Quanto a declaração do ENCHEOBOLSONARO vulgo Bolsonaro é tão bizarra e fora de contexto ou próposito que realmente nem merece resposta.Agora, o nome dessa toupeira-tranqueira-varejeira falante que nem deve ser levado a sério não seria Jair Bolsonaro ou é Jair Ricardo Bolsonaro.
Anônimo disse…
ODEIO BBB mas esse cara ai tá um dos melhores deputados do congresso !!!
Anônimo disse…
Outorgar os direitod elementares aos gays não prejudica à famigerada CNBB NEM À ICAR em nada.Essa gente é muito hipócrita!!
Anônimo disse…
Correção.
Outorgar direitos elementares aos gays não prejudica à famigerada CNBB NEM À ICAR em absolutamente nada.Essa gente é muito hipócrita!!
Anônimo disse…
A IGREJA JÁ SABE QUE EM DUZENTOS ANOS O COSTUME GAY ADQUIRIRÁ FORÇA DE LEI. Está previsto no seu Código de Direito Canônico.

O que a Igreja teme, por agora, é o respaldo dos conservadores, dos castrados, reprimidos por Ela própria, que se tornam castradores, e o que é pior, FORA DO SEU CONTROLE. Até quando as pessoas não compreenderão que esses bispos, esses teólogos, - como pessoas inteligentes em geral -, nem são crentes em Deus, muito menos em demarcações e essências de SEXO? Qualquer estudante de primeiro semestre de humanidades, qualquer adolescente de hoje, percebe a ausência dessas repartições estanques da sexualidade; o próprio senso comum, preconceituoso só no discurso, admite e pratica a grosso modo a homoeroticidade, desde que não prejudique a vivência da heterosexualidade, que é muito mais HETEROSSOCIABILIDADE, que propriamente categoria sexual. Não discordo que haja heterossexuais naturais e convictos, mas fingir que não se percebe a grande maioria bissexual, é mais do que ingenuidade ou ignorância, é fantasia, é encenação. Antes da AIDS, - e eu sou do tempo antes da AIDS- a gente nem sabia o que diabos eram bissexuais; foi a discussão nascida do contágio de heterossexuais, (por imaginarmos que AIDS era doença de homossexuais); que levou-nos à reflexão. Aí surgiu o dilema: o que é um bissexual, SE APENAS ERAM SUPOSTAS DUAS categorias...é um heterossexual que transa com homossexuais, ou um homossexual que faz sexo com heterossexuais? Por aí se vê o quanto é complexa e difusa a compartimentação em preferências e em nomenclaturas definitivas. Vê-se o mau-gosto na postura que exige um enquadramento, na pergunta recente, antiética, agressiva, vinda de uma comunicadora social, feita à conhecida e respeitada atriz do cenário nacional. A mesma saiu-se muito bem, devolveu com pelica magistral e muito educada: "minha querida, não se É, alguma coisa, SE ESTÁ"; finalizando com a imposição do limite mais do que justo à sua privacidade sexual, manifestando com o silêncio solicitado o respeito que a jornalista não teve, nem consigo mesma. Espero sinceramente que mais deputados como Jean e leis antihomofóbicas, possam inibir esse reducionismo dos seres humanos a algo que deve ser de sua inteira e exclusiva responsabilidade e intimidade.
Anônimo disse…
O Jeam está correto em defender o que interessa a ele e a sua "classe".(isso absolutamente não que dizer que esteja correto, com respeito a casamentos de gays)O casamento gay é a intituição da iniquidade (iniquidade = prática do pecado constante.) Por isso não tem o mínimo apoio de cristãos sérios. Jesus Disse:("E então lhes direi abertamente: nunca vos conheci ; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade" mateus 7:23). Apartai-vos de mim todos vós que praticaram a iniquidade. Essa é a palavra que todos entendem. A igreja católica está errada porque não tem fé (e impossível falar em igreja sem falar em fé.) O catoliscimo para mim é meramente político. O Vaticano é um Estado. Fernando
Anônimo disse…
Certo,agora se a igreja católica não tem fé como ficariam as protestantes??Uma vez que elas,de um jeito ou de outro, surgiram da igreja romana??
Anônimo disse…
A religião protestante vive a grugulejar suas pseudoverdades,como se fôssemos recém-conversos ou grumetes verdinhos no ofício como um desorientado púbere que mal-saído dos cueiros pode ser manipulado facilmente e que não entende as mudanças corporais físicas e psíquicas repentinas do advento do amadurecimento do corpo podem ser esmaltados com o verniz da desinformação e da irracionalidade estraçalhada pelo proselitismo da evangelização superficial mas arrebatativa,agressiva e absolutista!!Será que acham que não sabemos o que foi a reforma protestante?Será que pensam que não sabemos que as igrejas protestantes históricas e sua prole pentecostalista e neopentecostalista assim como a anglicana e a católico-ortodoxa e demais denominações cristãs nasceram da madre romana:A igreja Católica ou Universal(mãe de todos os protestantes)???!!!(?????)
Anônimo disse…
Se voce lesse a história da igreja veria que é exatamente ao contrario. Jesus fundou a igreja primitiva e haviam 7 igrejas como nos relata o livro de apocalipse a quem Jesus enviou as sete cartas, depois surgiu a igreja de Roma contaminada com as práticas pagãns, que põe a sua "fé" em outros deuses, fé em deuses que nada podem fazer, e permanece assim até hoje. Fernando
Anônimo disse…
Anônimo de 20:02 Qual a pessoa simples que entenderá o que o digníssimo escreveu? Tendo em vista de que se utiliza de vocabulario não comum? Essa é mais uma estratégia do inferno, enrolar e fazer confusão e enganar os mais simples com seus argumentos rebuscados e mentirósos. A palavra de Deus é clara como o dia quando diz:("Que desfaço os sinais dos inventores de mentiras, e enlouqueço os advinhos; que faço tornar atrás os "sábios" , e converto em loucura o conhecimento deles" Isaias 44:25). Palavra do Senhor. Fernando
Anônimo disse…
Não amigo,na época de Cristo não existia a palavra ecclesia que significa igreja é um termo do idioma latim.Na língua de Jesus não havia a palavra igreja nem equivalentes para ela logo seu argumento não corresponde a verdade...No idioma da bíblia a palavra mais aproximada para igreja era assembleia.
Anônimo disse…
Fernando,Martinho Lutero fundador da reforma e movimento protestantes era católico portanto não há como negar que as igrejas protestantes derivam da católica!!
Anônimo disse…
A pseudo-reforma Protestante chegou aqui muito atrasada. Em pleno concilio Vaticano I, nos fins do século XIX, o Brasil ainda nem assimilara o Concílio de Trento.

Tridentinos, capetas, missionários anabatistas e calvinistas, todos os reverendos que vieram para estas plagas, amancebaram-se, com mulatas ou negros, e consequentemente perderam logo a moral, que estava atrelada ao comportamento sexual.
Os papas ficaram apavorados, logo que um deles havia dividido a terra em dois hemisférios, oriental e ocidental, herança dos reis de Espanha e Portugal. Mas o diabo que é mais astuto, e mais experimentado em rodear a terra e percorrê-la, como declarou mesmo a Deus, quando este o perguntou....donde tu vens, satanás? (Livro de Job). O diabo dividiu em hemisfério norte e hemisfério sul, e traçou sua linha geográfica-teológica...O PARALELO EQUINOCIAL. Ora, tão grande era a crença que INFRA AEQUINOXIALEM NIHIL PECCATORUM, abaixo do Equador não existe pecador, que os clérigos católicos romanos, como os missionários protestantes, ao aportarem nestas plagas aBUNDAntes, deixavam-se logo inflamar com fogo nas nádegas...suas, ou alheias, daí escolherem negras calientes, ou crioulos bemdotados. Como podia religião alguma repressora da sexualidade medrar num paraíso sub tropical?
Daí vieram os pentecostais...coitados, só pra se matarem de suor e funk, como a missionária funkeira, o rompe-ferro (parece nome de Exu!) e outras histerias coletivas, dignas de um batuque, uma umbigada ou um jongo ao som de maculelês...Quem quiser ver como é afro, como é feiticismo puro, uma sessão fechada pentecostal, digite no youtube missionária ana de jesus e os gideões em vigilia...quebra, quebra, quebra!!! e a invocação de todos os trancaruas e caboclos. Ou seja, por mais que os papas e os reis e teólogos branquinhos , lourinhos e de olhos azuis tenham tentado implantar aqui o seu mingau insosso, o diabo, que é o pai do rock e o avô do samba, transformou tudo em atabaques, agogôs e berimbaus...e coisa e tal.
Anônimo disse…
Igreja, assembléia e congregação querem dizer a mesma coisa, ou seja, reunião de pessoas. Posso provar. Como disse acima, a "Igreja Romana" deriva da Igreja primitiva fundada por Jesus. Quem veio primeiro? O Apostolo São Paulo ou a Igreja de Roma? A resposta está na Epistola aos Romanos onde o Apostolo Paulo faz severas repreenções e advertências a esta Igreja apostata por ter se desviado já naquela época. Lutero como muitos atualmente nasceu no catolicismo e o exerceu por muitos anos até o dia em que se deparou com a verdade do evangelho e não se acomodou com a mentira em que vivia. Simples e sábio, não. Fernando
Anônimo disse…
Não Fernando,Lutero era um sujeito obscuro,interesseiro,sórdido e conivente com toda a safadeza clerical romana cujo o único interesse era ser um contraponto ao pontífice uma vez que ele queria participar das orgias papais mas era inapto e anelava atingir o cargo de cardeal e nunca foi além de um simples monge fanfarrão e bêbado que blasonava-se na bebida tendo portanto rebelado-se contra a igreja romana por interesses primeiro seus obviamente escusos depois contando com o apoio de principados de membros das muitas castas monárquicas europeias principalmente alemãs.Tudo por interesse político!!E quanto a palavra ecclesia do latim que significa igreja foi introduzida na bíblia para justificar o papado pela Santa Sé e desde Pedro falseadamente que jamais foi papa senão isso um engodo do clero e de teológos ligados ao Vaticano.Tudo calculado friamente.Jesus fez menção a reino ou UTOPIA DO GREGO não a ECCLESIA do latim!!
Anônimo disse…
Mas a despeito disso tudo, ainda bem que o Brasil não é uma teocracia como o Irã e que o STF fez o que tinha de fazer estender direitos aos casais homoafetivos de uniões estáveis o que já ocorre com as uniões estáveis heterossexuais!!
Anônimo disse…
O Reinaldo Azevedo é uma das poucas pessoas que têm tido a sensatez de observar o absurdo que é o STF usurpar atribuições do Legislativo e violar a Constituição. E as graves consequências que podem daí advir.

Outras pessoas (como o deputado BBB e seus admiradores) ficam alegrinhas, achando linda a falência das instituições democráticas, já que a vontade da militância gay foi obedecida e é apenas isso que importa pra elas.
Cosme Souza disse…
Muito pelo contrário: esta histórica decisão do STF abre a lacuna para que novas injustiças sejam corrigidas.
Cosme Souza disse…
Coriigindo: muito pelo contrário, esta histórica decisão do STF abre a lacuna para que outras injustiças sejam corrigidas.
Anônimo disse…
O Reinaldo Azevedo é um jornalista parcial que deseja colocar uma elite no poder.Seus textos são carregados de panfletagem anti PT e agora ele está tentando uma aproximação a ultradireita e aos setores conservadores das igrejas católica e evangélica.
Anônimo disse…
Aqui no Brasil os três poderes criam lei.Tanto o legislativo quanto o executivo quanto o judiciário.Mas por que isso o corre?Porque o poder executivo(principalmente o federal) foge das suas atribuições mas essa medida do STF deve abrir os olhos dessa cambada!!
Anônimo disse…
Perdão.Quem foge das suas atribuições é o poder LEGISLATIVO FEDERAL e não o EXECUTIVO FEDERAL, porém a medida, mais que justa do STF deve abrir os olhos desa cambada!!Espero!!
Anônimo disse…
O deputado Jean ataca a teocracia católica, pois é a que mais persegue os gays e portanto lhe incomoda. Nós vivemos porém sob outra teocracia, a do Estado burguês capitalista, lacaio de interesses financeiros internacionais, do DEUS DINHEIRO, o que não deixa de ser uma teocracia econômica. O mesmo universal absoluto inquestionável que é a divindade, aplica-se ao sistema econômico de peculato e agiotagem, chamado capitalismo, que ninguém ousa sequer pensar uma alternativa a ele, como se fosse divino, ou místico, portanto religioso.
Anônimo disse…
Eu concordo plenamente com você Ferdinando.Mas quem mais apoiou e apoia o sistema econômico-financeiro E O ESTADO-BURGUÊS CAPITALISTA?
TODOS SABEMOS QUE É A RELIGIÃO!!
A religião AMA O DEUS DINHEIRO mais do que qualquer outro deus!!SEMPRE FOI...
Anônimo disse…
Anônimo de 01:03. Como VOCE mesmo diz com todas as palavras."CONIVENTE COM TODA A SAFADEZA CLERICAL""PARTICIPAR DAS ORGIAS PAPAIS" É assim que somos todos nós, maldosos, mentirosos, invejosos, caluniadores, detratores, irreverentes, adúlteros, bêbados, fumantes, prostitutos(as), ladrões, assassinos, arrogantes, não honramos pai e mãe, jactanciosos, blasfemos, gananciosos, invetores de males etc... ATÉ O DIA EM QUE NOS DEPARAMOS COM A VERDADE DO EVANGELHO QUE DIZ: "SÃO DIGNOS DE MORTE ETERNA TODOS QUE PRATICAM TAIS COISAS" e que "O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE". Lutero como católico que era não foi diferente de nenhum de nós. Mais conheceu a verdade em tempo e se converteu. Façamos o mesmo. Fernando.
Anônimo disse…
Concordo que a Religião ama o dinheiro mais do que tudo, mas veja bem:
O MEU CONCEITO DE RELIGIÃO É MAIS AMPLO QUE O SEU. O ESTADO, NO SISTEMA CAPITALISMO, É UMA RELIGIÃO, A RELIGIÃO CIVIL.

Pra compreender isso, vamos por partes. O feudalismo era um sistema econômico, político, social e religioso. A Igreja era unida ao Estado. Quem separou tudo foi o sistema industrial, que em pouco tempo, pelo lucro absurdo, pela acumulação excessiva de capital, tornou-se além de industrialismo, capitalismo.
O capitalismo, pra poder ter o seu próprio estado separado da Igreja, criou o Estado nacional, o Estado com um (propagandístico e ideológico, abstrato e ilusório) DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO E POLÍTICO.
A quem passou a pertencer a culpa pela miséria?
À religião, ao Estado atrasado, que era religioso. O capitalismo pregava que quanto mais laico um Estado, mais desenvolvido economicamente e mais politicamente independente. Mas, veja bem, você é um comentador inteligente e eu gosto muito dos seus comentários e os respeito: QUEM SE EMANCIPOU, QUEM SE DESENVOLVEU SOCIAL, POLITICA E ECONOMICAMENTE não foram os cidadãos como um todo, não a sociedade como um todo, não a humanidade como um todo, mas as minorias sociais, as elites proprietárias, que para se tornarem também dirigentes, precisavam MANTER ESTE ESTADO NACIONAL, ESTE ESTADO A SERVIÇO DO CAPITAL DE POUCOS, ESTE ESTADO QUE SE AUTOPROPAGAVA DEMOCRÁTICO E DE DIREITO. Pra dominar o povo , a massa, criou a ilusão eleitoral. Pra impedir a massa , o povo , de exigir distribuição equitativa da renda, criou o direito de propriedade privada dos meios de produção, dizendo que pertenciam ao Estado, o que não é verdade, pertencem aos governantes, REPRESENTANTES DESSAS MESMAS ELITES ECONÔMICAS, QUE ATRAVÉS DOS VOTOS DOS ELEITORES SE INTRODUZIRAM NOS PARLAMENTOS, NO JUDICIÁRIO E NO EXECUTIVO...Para tornar-se absoluto, onipotente e onisciente e onipresente, usou e usa todos os meios de conhecimento (universidades, ciência e tecnologia) e informação (jornais, imprensa, televisões, rádios) para CONHECER TUDO E SABER TUDO. Ora, esses atributos eram de Deus, pertenciam a Deus. E para recolher dízimos e ofertas dos cidadãos, instituiu o sagrado e inquestionável direito da tributação, o imposto. Ou seja, AO RELEGAR A RELIGIÃO PARA O DOMÍNIO PRIVADO, O ESTADO NEM SE TORNOU LAICO, COMO PREGARA, TORNOU-SE RELIGIOSO, DE UMA RELIGIÃO POLÍTICA, OU RELIGIÃO CIVIL. Porque veja bem, você é um leitor inteligente, eu gosto de conversar com você...Assim como o Estado é inquestionável, Deus é inquestionável. Assim como o Estado em conceituação perfeito e absoluto só existe na abstração, Deus também só existe na abstração ...E assim como a religião é a negação da essência humana, O Estado atual é a negação da essência humana na afirmação de uma falsa, só que não mais em nome de Deus, mas do Estado.
Algumas sugestões de leituras pra você:
A Essência do Cristianismo, Ludwig Feuerbach
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Max Weber
A Questão Judaica, Karl Marx
A Razão na História, Hegel
As Formas Elementares da Vida REligiosa, Emile Durkheim
Mal-Estar na Civilização, Freud
Diferença e REpetição, Gilles Deleuze
A Genealogia da Moral, Nietzsche.
Como dizem os franceses, a bientôt!
Anônimo disse…
Conheço Fernando desde criança, ele sempre foi um mala, desde pequeninhinho...E a mãe, ultracatólica, e ainda por cima devota de Santo Antônio.
Anônimo disse…
Parabéns Ferdinando você é realmente muito culto e inteligente.E mais uma vez concordo contigo!A sua observação é perfeita pois é exatamente o que ocorre.Não sei se você compreendeu o que tentei dizer quando falei sobre o apego exagerado da religião ao dinheiro.É que não me conformo em ver pessoas,que já são tributadas pelo governo e o que você sabiamente denominou de religião política ou religião civil,serem tributadas também pelos dízimos e ofertas de igrejas dinheiristas dentro desse sistema capitalista perverso e nem tolero o cinismo sarcástico de seus cabeças.Você não acha que já temos taxas demais?Taxas de igrejas?Quanto às sugestões de leitura são ótimas e as lerei com certeza.Obrigado mesmo,algumas já os conhecia outros não, mas os anotei.Gosto dessa obra do Nietzsche mas confesso que não conhecia essa obra de Freud.E eu li e leio muito Freud pois gosto muito dele.Acho Freud genial e também Jung,Marx e Einstein.Obrigado uma vez mais e como dizem os alemães:Auf Wiedersehen!
Caruê disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Vai te catar CNBB e ICAR.
Anônimo disse…
Que palhaçada, respeita esta instiuição milenar, será q o senhor deputado esqueceu que dez casos de pedofilia, sete acontecem nas famílias? Acho melhor meu caro deputado em vez de ficar com projetos escusos que visa destruir a celula da sociedade que é a família, fechar os olhos para à aprovoção do codigo florestal, preocupar com coisas mais essenciais.
Anônimo disse…
A ICAR ainda não caiu na real.
Anônimo disse…
etao deus criou o homem a mulher e o boiola palhaçada!
Anônimo disse…
bem sou a favor da familia e se tem essa oportunidade de me expressar isso é bom leiam a carta de Paulo apostolo São Paulo e sua carta ao romanos ( 1, 18-32 ) já advertia sobre tais condutas da épocas e que hoje se torna igual. Da mesma formas que os incrédulos usa até trechos da bíblia e atualizando que apenas que convém a eles, Eu digo que trago esta palavra também.
e tenho certeza que Deus pai me aprova meu matrimonio e minha esposa e meus filhos somos naturais e da verdade tenho motivo de sobra para agradecer a Deus e livre em minhas orações
Anônimo disse…
que bom temos esse canal pra expressarmos tambêm não só apenas opiniões mas a verdade que vem do mais altos céus e muito mais ainda podemos hoje sair nas ruas para revindicar tambêm oque não concordamos. Seja, Catolicos protestantes, luteranos, enfim todo aquele que entende o que digo
vocês não viram a força do cristianismo ainda pode ter certeza que breve vai acontecer o voces acham que estamos acomodados e não por força dos homens mais sim o poder da união em Cristo Jesus.
Sou católico consciente dos erros que ja passmos e passamos maaaaaaaaaaaas existe tambêm muita coisas boas que não são divulgados. Quantas casas de recuperações de pessoas foram recuperadas das drogas muitas mais. São coisas ocultas que Deus esta vendo
então logo mais verão prodigios e conversões para verdade
pra nós chega do pecado desse genero pelo menos neste Pais abençoado por Deus que aprova o que ele aprova
Anônimo disse…
Ora, ora, temos um novo tribunal inquisitório, espécie de santo ofício da trollagem, que ousa blasfemar da santidade da liberdade civil, gozada no Estado Laico; intentando impor novamente a teocracia católica pedófilo e clássica escola de homossexualismo eclesiástico; como DITADURA DA REPRESSÃO SEXUAL. Tsc, tsc! O Brasil não é um feudo do Vaticano, é o país onde abunda tanta mulher bonita que lá fora vende e mostra o que temos de melhor, a abundância! Todas as mulheres do planeta invejam o abundante patrimônio da mulher brasileira...Tanto que fazem cirurgias para imitá-las, desde o Alasca à África do Sul, do Polo Norte ao Japão! Não podíamos ser um país de sexo-certinho, se desde a Idade Moderna éramos conhecidos como Novo Paraíso redivivo, Babilônia ressuscitada e Sodoma terreal. Abaixo do Equador, não existe pecador.
Anônimo disse…
É como eu costumo dizer igreja boa é aquela que esta pegando Fogo. :)
Anônimo disse…
Resposta para a CNBB-Deveriam gastar toda essa energia combatendo a Pedofilia.
Anônimo disse…
Combater como?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Atirador cristão norueguês pede absolvição ou morte

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher