Pular para o conteúdo principal

Anglicana é a única igreja a apoiar a aprovação do STF da união de gays

Para o bispo Andrade,
decisão do STF foi avanço
O bispo primaz Maurício José de Andrade (foto), da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, considerou ser um “avanço” o reconhecimento do STF (Supremo Tribunal Federal) da união estável homoafetiva.

A Anglicana é única das grandes denominações religiosas a manifestar apoio à decisão do STF, cujos ministros têm sido acusados pela CNBB e por líderes neopentecostais, como Silas Malafaia, de extrapolar o seu poder.

Em texto publicado no site da igreja, Andrade afirmou que a decisão do STF demonstra “comprometimento com a dignidade humana” e com “a luta contra a discriminação”.

"A deliberação do Supremo Tribunal interrompeu a perpetuação de situações discriminatórias, preconceituosas ou desigualitárias fundadas nas preferências sexuais das pessoas. Entendeu a Suprema corte que tais tratamentos afrontam o objetivo constitucional de promover o bem de todas as pessoas e colidem com o princípio áureo da dignidade humana esculpido em nossa Carta Magna."

À imprensa, o bispo disse que os ritos da igreja no Brasil não preveem a celebração de casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas admitiu que poderá haver uma “ampla discussão interna sobre essa questão”.

Nos Estados Unidos, a Anglicana tem ordenado sacerdotes homossexuais, incluindo bispos. Seus sacerdotes não estão obrigados ao celibato.

A comunhão anglicana levantou a sua primeira igreja no Brasil em 1810 como parte de um acordo comercial firmado entre o Brasil e a Inglaterra. Foi preciso a interferência do governo da Inglaterra porque nas vezes anteriores que a denominação tentou se instalar no Brasil foi impedida pela Igreja Católica.

Atualmente, a Igreja Anglicana tem no Brasil 75 mil fiéis, a maioria no sul.

Com informação da Folha e do site da Igreja Anglicana.

maio de 2011

Comentários

Anônimo disse…
A Igreja Anglicana já está recebendo o seu galardão ( glória e aplausos dos homens) Está Escrito: ("Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens tem prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco"2 pedro 2:13) SEMPRE A LUZ DA BÍBLIA. Fernando.
Anônimo disse…
Aqui no Brasil é assim.A ignorância impera mas na Europa já há inúmeras igrejas que apoiam essas uniões tranquilamente.Porque o mundo evolui e não anda para trás ou fica estagnado.
Anônimo disse…
O Mundo pode evoluir o quanto quiser. Mais o pecado continua sendo pecado mesmo que as multidões aplaudam.("A justiça exalta os povos, mas o pecado é a vergonha das nações" Provérbios 14:34.) e ("Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda obra." Eclesiastes 3:17) Vamos ver em breve aonde reside a ignorância. Fernando. SEMPRE A LUZ DA BÍBLIA.
Anônimo disse…
ótimo Fernando, se o pecado não muda, mulheres violentadas devem ser punidas, homens que plantam mais de 2 plantas, masturbadores, os que se separam...
Quer saber Fernando, vai se lascar! Hipocrisia tem limite!
Anônimo disse…
Fernando,meu caro,como sempre seus cometário são muito carregados de retaliações punitivas bíblico-judicas.Você sabe(sabia)que a bíblia nada mais é do que uma cópia judaica de mitologias dos egipcios,romanos e da Mesopotâmia?Já leu que existia um personagem numa dessas mitologias muito semelhante ao personagem de Jesus bíblico?
Dê uma pesquisada no google!!Meu amigo você está falando para uma plateia de ignorantes!!
Anônimo disse…
Completando: você fala para os ignorantes mas nem todos aqui são ignorantes!
Fernando disse…
Não se façam de desentendidos. O meu comentário está claro. Deus é contra o pecado aonde quer que esteja. Ele não tolera o pecado compulsivo mais se há humildade e arrependimento há perdão. O pecado dos EUROPEUS que foi mencionado é compulsivo e arrogante na hora certa haverá juizo. Mesmo que isso(humilhação e arrependimento) não aconteça com todo os habitantes do continente Europeu pois é impossível. Acontecerá com uma parte deles, aí haverá perdão para estes. Infelizmente não posso dizer o mesmo dos pecadores irreconciliáveis, para estes com certeza tal juizo virá.("Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade,e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade." Miquéias 7:18) Fernando SEMPRE A LUZ DA BÍBLIA.
Anônimo disse…
Fernando,não se faça de desentendido você!!.Saiba(e você sabe e finge não saber)que nem todo mundo acredita em bíblia para vc ficar inutilmente papagaiando seus versículos.Para mim o que vale é se é crime ou não é.Pecado nem existe!!
Ricardo Leite disse…
Acho interessante o debate em bom nível e com transparência. Fiquei curioso ao ler um dos comentários do Anônimo (ou o comentário de um dos “Anônimos”) onde fala sobre um personagem mitológico muito semelhante a Jesus. Gostaria de saber: - Qual seria este personagem mitológico? Quais as semelhanças entre o personagem mitológico e Jesus? As respostas seriam interessantes para me auxiliar em um estudo que estou fazendo. Desde já agradeço!!! Ricardo.
Anônimo disse…
Ricardo Leite pelo que eu pude investigar havia uma lenda egípcia 3000 antes de cristo que falava em um deus chamado deus hórus(deus do sol) nascido em 25 de dezembro e muito provavelmente foi o deus da mitologia egípcia que inspirou os judeus a fabularem sobre jesus.Vale lembrar que os judeus foram escravos dos egípcios.A bíblia mostra outras cópias(plágios)como os das epopeias de gilgamesh que tem o utnashpitnin o que deu origem ao noé da bíblia etc.São muitos exemplos que provam que a bíblia é uma farsa.
Anônimo disse…
Para maiores informações sobre as lenda da bíblia, procurem o documentário "Zeighest"
http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024
Rubia.
Anônimo disse…
A Anglicana antes aqui ja tinha apoiado no Reino Unido, um pastor foi preso pois pregava na rua com discriminação, aqui a junta israelita criticou a Martha Suplicy por nao incluir tambem as igrejas como alvo de discriminação.
Anônimo disse…
Se lerem Rama Krishna, a historia , milenios atras, vao pensar que Jesus e seus apostolos é um clone.
Anônimo disse…
Belo exemplo de Cristianismo. Pena que a igreja anglicana aqui no Brasil não é tão ampla.
Anônimo disse…
Faz o seguinte, Fernando. Apaga a luz e vai pregar noutra freguesia.
Anônimo disse…
I Samuel 18:1-4

E aconteceu que, assim que Davi acabou de falar ao rei Saul, a alma de Jônatas (filho de Saul) se ligou à alma de Davi, e Jônatas começou a amá-lo como à sua própria alma.
... Jônatas e Davi fizeram um pacto, pois aquele o amava como à sua própria alma. Além disso, Jônatas despiu-se da túnica sem mangas que usava e a deu a Davi, e também suas vestes, e até mesmo sua espada, e seu arco, e seu cinto.

I Samuel 19:1-7

I Samuel 20:1-43

Quando Davi estava sendo perseguido - v.41-42:
Davi saiu então detrás da colina, lançou-se com o rosto por terra
e curvou-se três vezes; e começaram a beijar-se um ao outro e a chorar um pelo outro . E Jônatas disse a Davi:
'Vai em paz. Quanto ao juramento que nós dois fizemos no nome do Senhor, que o Senhor seja testemunha entre mim e ti, e entre
a minha descendência e a tua.'

I Samuel 23:16-18

II Samuel 1:26

Do lamento de Davi na morte de Jônatas:
'Tenho o coração apertado por tua causa, meu irmão Jônatas. Tu me eras imensamente querido. Teu amor me era mais precioso que o amor das mulheres.'
Nem todos os anglicanos concordam com homossexualismo e outros pecados. Leia Verdades e mitos sobre a "igreja anglicana" em: http://bispomoreno.wordpress.com/2011/12/26/mitos-e-verdades-sobre-a-igreja-anglicana/
Johannes Mendel Cartesius disse…
A Igreja Anglicana está de parabéns!
Homofobia é injustiça, crime e pecado.
Se Jesus vivesse na nossa era, ele seria contra a homofobia, e defenderia os homossexuais que tanto sofrem na nossa sociedade!
Só isso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo...

Fé não pode influenciar decisões de Estado, afirma Mello

Mello: "Deuses e césares têm espaços apartados" Antes de anunciar o seu voto favorável ao fim da criminalização do aborto de fetos anencéfalos, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello (foto) fez hoje (11) uma enfática defesa do Estado laico. “Os dogmas de fé não podem determinar o conteúdo dos atos estatais”, disse, em uma referência à campanha de religiosos pela manutenção da criminalização desse tipo de aborto. Mello é o relator do processo sobre essa questão que tramita no STF há quatro anos. Ele afirmou que as concepções morais religiosas — unânimes, majoritárias ou minoritárias — não podem guiar as decisões de Estado, devendo, portanto, se limitar às esferas privadas. “Paixões religiosas de toda ordem hão de ser colocadas à parte da condução do Estado”, disse. Ele fez uma menção à Bíblia: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. [...] Deuses e césares tem espaços apartados”. Ao ressaltar que o preâmbulo “s...

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz

Revista "crucificou" jogador para defendê-lo da pecha de "cai-cai" Católicos e evangélicos criticaram nas redes sociais a capa da Placar onde Neymar aparece crucificado. A acusação é de que a revista foi desrespeitosa e sensacionalista para com a religião ao fazer uma comparação entre o jogador e Jesus. Placar “crucificou” o jogador em uma fotomontagem para defendê-lo da pecha de “cai-cai”, uma crítica injusta, segundo a revista, porque no futebol brasileiro “todos jogam sujo”. Placar publicou em seu site uma nota pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido, mas ressaltou que se trata de uma ilustração sem conotação religiosa. “A crucificação é um método histórico de execução pública”, diz. A revista foi, sim, oportunista ao colocar o jogador em uma cruz, porque a sua intenção é surfar na onda mediática envolvendo a religião. Quanto aos ofendidos, trata-se de uma postura de quem se coloca como vítima da liberdade de expressão — uma tendência retrô de com...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...

Psicóloga cristã afirma que tolerância religiosa é falta de fé

Marisa Lobo prega no Twitter a intolerância religiosa A psicóloga cristã Marisa Lobo escreveu ontem em seu perfil no Twitter que “nada é mais lógico do que a perseguição. A tolerância religiosa é uma espécie de falta de fé. #Prossigamos fazendo o bem.”  A evangélica Marisa Lobo se tornou uma subcelebridade da internet por misturar crença religiosa com a ciência da psicologia — com intensidade, ela é elogiada por uns e criticada por outros. Depois de ter sido advertida pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, ela passou a se apresentar na internet como “psicóloga e cristã”. No Twitter, Lobo não diz por que defende a perseguição e a intolerância religiosa. Talvez seja porque, de acordo suas postagens posteriores, tenha resolvido recorrer à polícia contra as ofensas das quais é alvo na internet. “Estou processando diretamente na delegacia de crimes virtuais uma cambada que passou dos limites comigo”, escreveu. “Ontem fui na delegacia e abri 17 processos contra afron...