Pular para o conteúdo principal

Anglicana é a única igreja a apoiar a aprovação do STF da união de gays

Para o bispo Andrade,
decisão do STF foi avanço
O bispo primaz Maurício José de Andrade (foto), da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, considerou ser um “avanço” o reconhecimento do STF (Supremo Tribunal Federal) da união estável homoafetiva.

A Anglicana é única das grandes denominações religiosas a manifestar apoio à decisão do STF, cujos ministros têm sido acusados pela CNBB e por líderes neopentecostais, como Silas Malafaia, de extrapolar o seu poder.

Em texto publicado no site da igreja, Andrade afirmou que a decisão do STF demonstra “comprometimento com a dignidade humana” e com “a luta contra a discriminação”.

"A deliberação do Supremo Tribunal interrompeu a perpetuação de situações discriminatórias, preconceituosas ou desigualitárias fundadas nas preferências sexuais das pessoas. Entendeu a Suprema corte que tais tratamentos afrontam o objetivo constitucional de promover o bem de todas as pessoas e colidem com o princípio áureo da dignidade humana esculpido em nossa Carta Magna."

À imprensa, o bispo disse que os ritos da igreja no Brasil não preveem a celebração de casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas admitiu que poderá haver uma “ampla discussão interna sobre essa questão”.

Nos Estados Unidos, a Anglicana tem ordenado sacerdotes homossexuais, incluindo bispos. Seus sacerdotes não estão obrigados ao celibato.

A comunhão anglicana levantou a sua primeira igreja no Brasil em 1810 como parte de um acordo comercial firmado entre o Brasil e a Inglaterra. Foi preciso a interferência do governo da Inglaterra porque nas vezes anteriores que a denominação tentou se instalar no Brasil foi impedida pela Igreja Católica.

Atualmente, a Igreja Anglicana tem no Brasil 75 mil fiéis, a maioria no sul.

Com informação da Folha e do site da Igreja Anglicana.

maio de 2011

Comentários

Anônimo disse…
A Igreja Anglicana já está recebendo o seu galardão ( glória e aplausos dos homens) Está Escrito: ("Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens tem prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco"2 pedro 2:13) SEMPRE A LUZ DA BÍBLIA. Fernando.
Anônimo disse…
Aqui no Brasil é assim.A ignorância impera mas na Europa já há inúmeras igrejas que apoiam essas uniões tranquilamente.Porque o mundo evolui e não anda para trás ou fica estagnado.
Anônimo disse…
O Mundo pode evoluir o quanto quiser. Mais o pecado continua sendo pecado mesmo que as multidões aplaudam.("A justiça exalta os povos, mas o pecado é a vergonha das nações" Provérbios 14:34.) e ("Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda obra." Eclesiastes 3:17) Vamos ver em breve aonde reside a ignorância. Fernando. SEMPRE A LUZ DA BÍBLIA.
Anônimo disse…
ótimo Fernando, se o pecado não muda, mulheres violentadas devem ser punidas, homens que plantam mais de 2 plantas, masturbadores, os que se separam...
Quer saber Fernando, vai se lascar! Hipocrisia tem limite!
Anônimo disse…
Fernando,meu caro,como sempre seus cometário são muito carregados de retaliações punitivas bíblico-judicas.Você sabe(sabia)que a bíblia nada mais é do que uma cópia judaica de mitologias dos egipcios,romanos e da Mesopotâmia?Já leu que existia um personagem numa dessas mitologias muito semelhante ao personagem de Jesus bíblico?
Dê uma pesquisada no google!!Meu amigo você está falando para uma plateia de ignorantes!!
Anônimo disse…
Completando: você fala para os ignorantes mas nem todos aqui são ignorantes!
Fernando disse…
Não se façam de desentendidos. O meu comentário está claro. Deus é contra o pecado aonde quer que esteja. Ele não tolera o pecado compulsivo mais se há humildade e arrependimento há perdão. O pecado dos EUROPEUS que foi mencionado é compulsivo e arrogante na hora certa haverá juizo. Mesmo que isso(humilhação e arrependimento) não aconteça com todo os habitantes do continente Europeu pois é impossível. Acontecerá com uma parte deles, aí haverá perdão para estes. Infelizmente não posso dizer o mesmo dos pecadores irreconciliáveis, para estes com certeza tal juizo virá.("Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade,e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade." Miquéias 7:18) Fernando SEMPRE A LUZ DA BÍBLIA.
Anônimo disse…
Fernando,não se faça de desentendido você!!.Saiba(e você sabe e finge não saber)que nem todo mundo acredita em bíblia para vc ficar inutilmente papagaiando seus versículos.Para mim o que vale é se é crime ou não é.Pecado nem existe!!
Ricardo Leite disse…
Acho interessante o debate em bom nível e com transparência. Fiquei curioso ao ler um dos comentários do Anônimo (ou o comentário de um dos “Anônimos”) onde fala sobre um personagem mitológico muito semelhante a Jesus. Gostaria de saber: - Qual seria este personagem mitológico? Quais as semelhanças entre o personagem mitológico e Jesus? As respostas seriam interessantes para me auxiliar em um estudo que estou fazendo. Desde já agradeço!!! Ricardo.
Anônimo disse…
Ricardo Leite pelo que eu pude investigar havia uma lenda egípcia 3000 antes de cristo que falava em um deus chamado deus hórus(deus do sol) nascido em 25 de dezembro e muito provavelmente foi o deus da mitologia egípcia que inspirou os judeus a fabularem sobre jesus.Vale lembrar que os judeus foram escravos dos egípcios.A bíblia mostra outras cópias(plágios)como os das epopeias de gilgamesh que tem o utnashpitnin o que deu origem ao noé da bíblia etc.São muitos exemplos que provam que a bíblia é uma farsa.
Anônimo disse…
Para maiores informações sobre as lenda da bíblia, procurem o documentário "Zeighest"
http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024
Rubia.
Anônimo disse…
A Anglicana antes aqui ja tinha apoiado no Reino Unido, um pastor foi preso pois pregava na rua com discriminação, aqui a junta israelita criticou a Martha Suplicy por nao incluir tambem as igrejas como alvo de discriminação.
Anônimo disse…
Se lerem Rama Krishna, a historia , milenios atras, vao pensar que Jesus e seus apostolos é um clone.
Anônimo disse…
Belo exemplo de Cristianismo. Pena que a igreja anglicana aqui no Brasil não é tão ampla.
Anônimo disse…
Faz o seguinte, Fernando. Apaga a luz e vai pregar noutra freguesia.
Anônimo disse…
I Samuel 18:1-4

E aconteceu que, assim que Davi acabou de falar ao rei Saul, a alma de Jônatas (filho de Saul) se ligou à alma de Davi, e Jônatas começou a amá-lo como à sua própria alma.
... Jônatas e Davi fizeram um pacto, pois aquele o amava como à sua própria alma. Além disso, Jônatas despiu-se da túnica sem mangas que usava e a deu a Davi, e também suas vestes, e até mesmo sua espada, e seu arco, e seu cinto.

I Samuel 19:1-7

I Samuel 20:1-43

Quando Davi estava sendo perseguido - v.41-42:
Davi saiu então detrás da colina, lançou-se com o rosto por terra
e curvou-se três vezes; e começaram a beijar-se um ao outro e a chorar um pelo outro . E Jônatas disse a Davi:
'Vai em paz. Quanto ao juramento que nós dois fizemos no nome do Senhor, que o Senhor seja testemunha entre mim e ti, e entre
a minha descendência e a tua.'

I Samuel 23:16-18

II Samuel 1:26

Do lamento de Davi na morte de Jônatas:
'Tenho o coração apertado por tua causa, meu irmão Jônatas. Tu me eras imensamente querido. Teu amor me era mais precioso que o amor das mulheres.'
Nem todos os anglicanos concordam com homossexualismo e outros pecados. Leia Verdades e mitos sobre a "igreja anglicana" em: http://bispomoreno.wordpress.com/2011/12/26/mitos-e-verdades-sobre-a-igreja-anglicana/
Johannes Mendel Cartesius disse…
A Igreja Anglicana está de parabéns!
Homofobia é injustiça, crime e pecado.
Se Jesus vivesse na nossa era, ele seria contra a homofobia, e defenderia os homossexuais que tanto sofrem na nossa sociedade!
Só isso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Maioria dos deputados evangélicos responde a processos judiciais

57% desses paladinos da moralidade alheia têm pendência na Justiça Os deputados federais evangélicos são de diferentes partidos, mas em questões que envolvem comportamento e moralidade — como o casamento de gays — agem como se fossem de uma única agremiação que se norteia pelos textos bíblicos. São da base de apoio do governo, desde que o governo siga a agenda cristã-conservadora deles. Discutir a liberação do aborto, por exemplo, não pode. Tampouco distribuir nas escolas públicas kit contra a homofobia. A maioria desses paladinos da moralidade alheia responde a processos na Justiça Eleitoral e no foro privilegiado do STF (Supremo Tribunal Federal). Dos 56 deputados que o blog Frente Parlamentar Evangélica lista como da bancada de evangélicos, 32 (57%) têm pendência na Justiça. Os processos apuram acusações como peculato (furto ou apropriação de bens ou valores públicos), improbidade administrativa, corrupção eleitoral, abuso de poder econômico, sonegação fiscal e formação...

Estudo revela que cultura de fumo contamina água e agricultores em SC

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...