Pular para o conteúdo principal

Sobrinho afirma que atirador tinha um orientador espiritual

Na foto do MSN, o atirador está de barba 
Um sobrinho de Wellington Menezes de Oliveira (foto), 23, o atirador do Realengo, afirmou que o seu tio tinha um orientador espiritual sobre o qual fazia referência em e-mails.

“Os e-mails que ele me mandava eram muito grandes. Muitas das vezes eu não lia tudo, mas lembro de alguns em que falava que tinha um cara [o orientador]”, disse o sobrinho ao Jornal Nacional.

O sobrinho, cujo nome é mantido em sigilo, prestou ontem à noite depoimento à delegada Elen Sardenberg, titular da Delegacia de Combates aos Crimes de Informática do Rio, a quem entregou os e-mails para que a polícia verifique “quem era esse cara que dava conselhos para ele”.

Pelos manuscritos e publicações (incluindo a Bíblia) encontrados na casa do atirador, ele sofria de uma demência religiosa que se nutria do cristianismo da Testemunhas de Jeová e do islamismo extremado, com fixação pelo terrorismo. 

Em um manuscrito, afirmou estar fora do “grupo” [islâmico]. “Mas faço todos os dias a minha oração do meio dia, que é a do reconhecimento a Deus, e as outras cinco que são da dedicação a Deus e umas quatro horas do dia passo lendo o Alcorão. Não tenho o livro, porque ficou com o grupo, mas partes que eu copiei para mim. E o resto do tempo eu fico meditando o lido e, algumas vezes, meditando no 11 de setembro".

Nos papéis apreendidos em sua casa, cita dois nomes, Abdul e Phillip.

Oliveira era uma espécie de “cristão islâmico”. Aparentemente, conseguia conciliar Jesus com Maomé.  Ele estudava o Alcorão, mas em sua carta de suicida fez referência à vinda de Cristo.  

Frequentou um templo da TJs, de acordo com manuscrito dele e com um ex-fiel dessa religião, e, depois, uma mesquita do centro do Rio, segundo o sobrinho.

Sami Isbelle, diretor da Sociedade Beneficente Muçulmana, disse que o nome de Oliveira não consta de seus arquivos. “Ele nunca visitou nem frequentou esta mesquita do Rio.”

Antônio Marcos Oliveira, superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, reconheceu que o atirador tinha frequentado um templo da religião, mas até o início da adolescência dele. Na versão do ex-fiel, o atirador foi expulso da TJs em 2008 ou início de 2009, quando estava com 20 anos, por discordar do dirigente na época do templo.

A polícia obteve da Justiça a quebra de sigilo eletrônico de Oliveira para investigar quem seria orientador espiritual e outros contatos e se algum deles tem ligação com o terrorismo islâmico.

Na foto de seu perfil do MSN, o atirador está de barba comprida e usa o nome de “Wellington Treze”. Esse número seria uma referência a uma organização terrorista. Constam como seus contatos no comunicador pelo menos seis pessoas. Ele teria cortado a barba dois dias antes de invadir a Escola Municipal Tasso da Silveira e matar 12 estudantes e ferir mais de dez.

Consultor sobre o Alcorão


Com informação do Jornal Nacional e do arquivo deste blog.

por Arnaldo Jabor em abril de 2011

Comentários

Anônimo disse…
A PRINCIPAL CAUSA DESSE ATENTADO foi :

´´esquizofrenia´´ herdada por Wellington geneticamente da mãe....mas ? foi a RELIGIÃO com suas ideias absurdas e irracionais que o fez cometer esses atos de barbarie....

Uns ai dizem que a religião prega o AMOR ? a PAZ ?

QUE PAPO MAIS FURAAAAAADO ? todos os maiores crimes da humanidade teve motivos religiosos:

Atentados terroristas , nazismo, genocidio dos nativos nas 3 americas , cruzadas , atentados na Irlanda...

Os crentes tem odio da icar , os muçulmanos tem odio de todo mundo é uma putaria só...


Pode investigar que a AL QUAEDA tá por trás...
Anônimo disse…
Caro amigo onde foi que vc leu que esquizofrenia é herdada genteticamente?Isso nunca foi provado!!!Por favor,vamos estudar um pouco antes de falar bobagens.
Anônimo disse…
DOENÇAS MENTAIS graves ou não , sempre tem fatores geneticos ligados ...

O fato da mãe biologica de Wellington ser esquizofrenica , influenciou biologicamente na condição dele...

ou se haja que ele ´´surtou´´ do nada ???
Anônimo disse…
Chacinas como estas acontecem desde o começo dos tempos. Todos nós, seres humanos, temos crueldade e um pouco de loucura dentro de nós, infelizmente. Aliás, só espero que saia uma coisa boa disso tudo: que lancem um mod de GTA no qual você pode invadir uma escola e matar montão de crianças e professores. Sempre quis fazer isso na vida real como muitas pessoas também(porque todos nós temos um lado negro dentro de nós), mas não faço isso no mundo real porque não quero destruir minha vida indo pra cadeia. Mas queria fazer isso num mundo de faz-de-conta para desestressar! Com certeza muita gente também!

Eu sou adepto do Eagoisdedausfecatiaceilditdo!
Anônimo disse…
Amigo NUNCA foi provado que a origens das esquzofrenias de vários graus ou outras doenças da esfera mental têm origem genética!!!!Veja bem,NUNCA foi comprovado!!!!!As muitíssimas patologias da esfera mental,inclusive depressões,síndrome do pânico ou transtorno bipolar ou ainda psicopatias sociocomportamentais ou condutopatias sociopáticas são MULTIFATORIAIS!!!
Anônimo disse…
Sim,existem pessoas que transtornam do nada.Vc nada entende de psiquiatria.Seu comentário demonstra isso.
Anônimo disse…
Conheço um rapaz que adoeceu de esquizofrenia e não tem nenhum parente com a doença.NENHUM um único parente!!!!!Sem dúvida ,é multifatorial e extremamente complexo para achar que uma simples abordagem genética explicaria a doença tanto é que várias pesquisas foram feitas para estabelecer um elo genético ou hereditário com patologias mentais e TODAS FALHARAM!!!
Anônimo disse…
O que as pessoas estão precisando é d Jeus Cristo!.
Anônimo disse…
Será que assistia aquele lixo de programa do fanático do Malafaia?
Anônimo disse…
A principal causa desse atentado foi o FANATISMO RELIGIOSO.
Dúvida man disse…
Cadê Jesus Cristo?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

'Pessoa sem fé se torna muito só', afirma Christiane Torloni

Atriz diz que segue  preceitos  do budismo Ao falar que é católica por formação e que segue os “preceitos” do budismo, a   atriz Christiane Torloni (foto) afirmou que “sem fé a pessoa se torna muito só”.  “Leio a palavra de Cristo e acredito que ele e o Buda são duas manifestações de muita luz para o ser humano”, disse à coluna de Sonia Racy, no Estadão. Torloni comparou a vida a uma gincana. “É como uma novela”, afirmou. “Os budistas têm um termo muito bom para isso: rigor de continuidade.” Aos 54 anos, a atriz disse que o envelhecimento “traz benefícios incríveis para a alma e a sabedoria”. Tweet ‘Energia espiritual’ tem ajudado Gianecchini, diz médium setembro de 2011

Padre do Paraná se masturba diante de menina de 13 anos

A Polícia Rodoviária prendeu na quarta-feira (2) o padre Reginaldo Antonio Ghergolet (foto), 37, da Diocese de Jacarezinho (PR), por ter se masturbado diante de uma menina de 13 anos em Ribeirão do Pinhal.

Pesquisadores cristãos submetem o poder de cura da oração ao método científico. E ficam decepcionados

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs...