Pular para o conteúdo principal

Padre e pastor reagem ao fim do proselitismo religioso em TV estatal

O padre Dionel Amaral e o pastor Flávio Lima, da Igreja Batista, criticaram a decisão do Conselho Curador da EBC (Empresas Brasileira de Comunicação) de acabar com os programas de proselitismo religioso dos quais eles são responsáveis na TV Brasil.

No domingo, após a transmissão da Santa Missa celebrada pelo arcebispo Orani Tempesta, do Rio, Amaral pediu aos fiéis para que mandassem à presidente Dilma Rouseff carta para que a decisão seja cancelada.

Como se a própria Igreja Católica não tivesse emissoras de TVs, o padre disse que os dois programas na TV estatal levam mensagens cristãs às pessoas que não podem sair de casa.

O padre argumentou que a extinção dos programas se opõe ao acordo assinado entre o Vaticano e o Brasil.

O pastor Lima, diretor do programa Reencontro, disse que os religiosos são vítimas de preconceitos. “[Os membros do Conselho Curador] nunca nos consultaram em nada.”

Por unanimidade, os membros do conselho conselho decidiram extinguir a programação de proselitismo religioso com o argumento de que as emissoras da EBC têm de estar alinhadas com o caráter laico do Estado.

No prazo de seis meses, os programas católicos e evangélicos serão substituídos por apresentações de cunho cultural sobre todas as crenças existentes no Brasil.

"Fizemos o que tínhamos de fazer", disse a presidente do conselho curador, Ima Célia Guimarães Vieira. "Ponderamos de vários lados. Apenas duas religiões usavam os meios públicos de comunicação. Estamos dando uma oportunidade para ampliar as religiões."

Com informação da Folha e do arquivo deste blog.

Órgãos públicos no Amazonas estão impregnados de símbolos católicos.
março de 2011

Religião no Estado laico.   > Religião na TV.

Comentários

Anônimo disse…
Pornô Gospel

Os programas veiculados por evangélicos não podem ser distinguidos dos programas ShopBUY, SHOPTIME, POLISHOP e outros que promovem o comércio gospel televisado
.
Os sabonetes milagrosos, sabonete consagrado, toalhinha molhada de suor, toalha ungida, toalha milagrosa, sal ungido, água ungida, óleo para unção, óleo de Israel, óleo da alegria, óleo santo, óleo de Rosa de Sarom e refrigerante evangélico são recomendados e “martelados” repetidamente á exaustão sobre o telespectador imobilizado mentalmente.

Nem Jesus resistiria a tanta pressão pastorizada na TV dos vendilhões do templo moderno.

Só vendo...
Anônimo disse…
Irônico não é?Qualquer coisinha eles logo reclamam de preconceito...Gozado né?!!Todo mundo é obrigado a ver programa religioso na tv aberta e as emissoras são obrigadas a negociar os horários com eles.Realmente,ele não têm moral para criticar ninguém.A religião defende e promove todos os preconceitos menos o religioso.Muito irônico!!!
Anônimo disse…
Religião tbm não é essa hegemonia tbm não!!!O que tem de crente e de católico decepcionado e fora das igrejas não é moleza.... Entre ser membro ativo,fiel e participativo nessas seitas e apenas declarar-se religioso existe uma diferença colossal.E esse proselitismo religioso via tv é uma indecorosidade!!!!!
Esses vagabundos vendedores de ilusão precisam é de ocupações eéria e que tragam mais benefícios para o País, do que para as suas já gordas contas bancárias. CHARLATANISMO É CRIME, seja qualquer título sob o qual seja praticado.
Carwp disse…
Meu parabéns a todos perseguidores das religiões. Agora quero ver vocês retirarem do ar os programas com temas violentos, especialmente os filmes e seriados que ensinam os psicopatas como agirem e matarem. Por qual motivo esses programas não são retirados do ar?
Anônimo disse…
todos que creticam a programação evangelica é pq são todos do mundo,e não querem ter conhecimento de Deus.mas um dia os tais vão ter que se ajoelhar diante de Deus para convessa que cristo é o senhor.até vc Dilma .cuidado vc pode morre daqui pra manhã...a vida pertence a Deus.
cuidado mentirosa.
vou fazer o povo ficar contra vc sua mentirosa.

ha eu não sou contra os reliosos não,eu sou a favor.
depois que ganhou faz esse papelão ai ne..
cuitado.
Anônimo disse…
A Dilma,assim como o Lula,não é marionete de igreja.Ela já tem minha simpatia ainda que o governo não preste!!Essa gente de igreja( principalmente seus líderes religiosos gananciosos)tem que reconhecer o lugarzinho deles!!
Anônimo disse…
o problema é o seguinte, a quem questionou o motivo de não se tirar filmes violentos do ar, em detrimento dos proselitismos televisivos.
voce nunca foi no teatro, provavelmente.
lá voce escolhe a peça e ve o que quer. na tv é o mesmo, se o filme é agressivo para voce, tem gente que adora, tanto que estes filmes são sucesso. veja o caso do exterminador do futuro.
hilander, filmes de gladiadores, etc.
voce tem a opção de mudar de canal, mas todos tem.
caso voce não saiba, filmes e teatro, são a transformação de peças literárias em outras mídias, no caso filmes.
agora, quando se trata da transmissão de programas religiosos, voce esta ferindo a constituição, já que o pais é laico.
seus troxas, f. d put.a, vão ler a constituição, seus p.o.rras e ve se para de encher o s.aco de quem não tem as mesmas idéias de voces. voces são uns pobres coitados, que só sabem ler um livro, se é que leram, pegam umas partes e partem pra cima de que leu tudo e viu um monte de erros crassos, como:
se Deus criou o mundo, fez adão, fez, eva. ele fizeram caim e abel, só os 4. ai caim mata abel, foge e vai se casar com uma mulher de "outras terras" p.orra. isto é chamar todos de idiotas. onde estava este povo.
depois vem a historia da sodoma e gomorra.
as filhas embebedam o pai e o estupram, legal, né.
ddepois vem o diluvio, matou todu mundo na terra. só que esqueceram que tinham culturas milenares nos andes. no japão, e outros lugares. como é que morreu todo mundo?
esta fé, estimula a matar quem pensa diferente, tá ai a inquisição, o proprio abraão, ou moises, sei lá, ao descer do morro, mandou matar todos que fizeram o bezerro de ouro.
não se tem nenhum registro de Cristo ou outros que aparecem nos livros. e os romanos eram tremendamente organizados.
voces acreditam em estórias da carochinha, lendas, e tem tanta fé(só assim para crer tanto) que não permitem que os outros não acreditem ou descordem.
pelo amor de Deus, parem de encher nosso s.aco.
Unknown disse…
deixa eu ver... filmes violentos...
Que tal aquelas dúzias de filmes bíblicos sangrentos...

Um lá de Sansão, outro de Sodoma/Gomorra
Outro ensinando como destrinchar a carne de jesus.

Ô coisa bem instrutiva...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Livros citados neste site

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...

Crânio de 20 milhões de anos registra começo da evolução do cérebro

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...