Pular para o conteúdo principal

Madrid proíbe a procissão de ateus na Quinta-Feira Santa

O Conselho de Administração de Madrid, Espanha, anunciou hoje (14) a proibição da procissão ateia planejada para a Quinta-Feira Santa com o argumento de que seria “uma ofensa aos católicos”.

Além disso, segundo nota oficial, o evento convocado pela Associação de Ateus de Madrid colocaria em risco a segurança pública, porque foi programado para percorrer o trajeto da procissão católica no mesmo horário. Haveria a possibilidade de um confronto.

Argumentou, também, que o turismo da cidade tem de ser preservado de possíveis inconvenientes.

A notícia foi bem recebida por lideranças cristãs que vinham pressionando o conselho a vetar a manifestação dos ateus.

A associação, quando anunciou o evento, disse que seria uma forma divertida de denunciar a “hipocrisia” da Igreja Católica.

Luiz Domingo, presidente da associação, afirmou que a proibição foi um “chute” na liberdade de expressão. Acrescentou que há um “cheiro inquisitorial” porque houve uma intensa articulação de setores ligados à igreja para impedir a manifestação.

Informou que no próximo ano os ateus vão insistir em promover a procissão.

Com informação do Religión Digital e Unión de Ateos y Librepensadores.

Comentários

Anônimo disse…
"Luiz Domingo, presidente da associação, afirmou que a proibição foi um “chute” na liberdade de expressão"

Que safado! Ter que tirar os símbolos religiosos dos locais públicos, ter que tirar a burca, não poder mais rezar nas ruas... Não é também um "chute" na liberdade de expressão?

"A associação, quando anunciou o evento, disse que seria uma forma divertida de denunciar a “hipocrisia” da Igreja Católica."

MOLEQUES, IMBECIS, INCONSEQÜENTES... ARRUMEM UM SACO DE ROUPA PARA LAVAREM EM UM TANQUE!
oscar classic disse…
Sou ateu,mas não concordo com o confronto direto,pois assim,estaríamos negando aos outros o direito que estamos buscando,afinal,para mim,ser ateu não significa não ter educação,ser ateu não significa ser rude ou sem raciocínio,aliás,é o raciocínio que me fez ateu...
Anônimo disse…
Se houvesse o encontro, a agressão viria por parte dos inquisidores, digo, dos crentes.
Anônimo disse…
Sou ateu mas discordo viementemente com isso!
Os ateus espanhóis perderam credibilidade com esta idéia estúpida e infantil, passou do debate para agressão, seria a mesma coisa que num congresso ateu, viessem centenas de fiés com placas dizendo DEUS DSEJA LOUVADO, MISERICÓDIA POR ELES SENHOR, sentiriame exposto e ofendido, se estivesse a participar dessa suposta reunião.

Toda via, isso vive acontecendo com nós (ateus) mas não nos da o direito de nos comportarmos igual a teístas intolerantes.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Rede de prostituição operava dentro do Vaticano, diz jornal

La Repubblica publicou que o papa ficou abalado com o conteúdo de um dossiê Joseph Ratzinger (foto) estava disposto a renunciar havia algum tempo por causa de sua idade avançada, mas só tomou a decisão diante de um dossiê de 300 páginas e capa vermelha, em dois volumes, com o levantamento sobre a existência de uma rede de prostituição que funcionava dentro do Vaticano e em suas cercanias, além de casos de corrupção. A informação é do La Repubblica . O jornal italiano publicou que o dossiê foi elaborado por três cardeais — o espanhol Julián Herranz, o italiano Salvatore De Giorgi e o eslovaco Josef Tomko — designados por Ratzinger para uma investigação que durou nove meses. Tomko, 88, foi diretor do serviço de contraespionagem do Vaticano durante o pontificado de João Paulo II. La Repubblica  informou que o papa ficou abalado ao saber dos detalhes de uma descoberta de 2010:  Angelo Balducci, então presidente do Conselho Nacional Italiano de Obras Públicas, telefonava com frequ

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica