Pular para o conteúdo principal

Juiz manda evangélico recolocar crucifixo em Câmara Municipal

Crucifixo de Pirenópolis
Crucifixo de Pirenópolis
O juiz Evandro Cangassu, de João Monlevade (MG), expediu na tarde de hoje (5, terça-feira) liminar dando 24 horas ao presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Lopes (PV), o pastor Carlinhos, para colocar o crucifixo no plenário de onde tirou no começo do ano.  A cidade tem cerca de 75 mil habitantes e fica a 110 km de Belo Horizonte

A decisão do juiz atende a uma ação popular movida pelo advogado Teotino Damasceno Filho.

A justificativa do pastor Carlinhos para retirada do crucifixo foi de que o Estado é laico e, por isso, as repartições públicas não podem ostentar símbolos religiosos.

Contudo, católicos entenderam o gesto com intolerância de crença, porque, para eles, se houvesse na Câmara uma referência evangélica, o pastor a manteria intacta.

Na ação popular, o advogado Damasceno argumentou que a presença de símbolos religiosos em repartições públicas é uma expressão da cultura brasileira, não ferindo, portanto, segundo ele, a laicidade do Estado.

O expurgo do crucifixo da Câmara dividiu os evangélicos da cidade. Para alguns, o pastor Carlinhos tomou uma iniciativa belicosa sem necessidade, e, para outros, a reação dos católicos foi despropositada, impedindo que a Câmara se dedique a assuntos mais importantes.

O vereador poderá recorrer da decisão.

Com informação do DeFato Online.

'Sou evangélico e sou contra a retirada de crucifixo em João Monlevade'.
março de 2011

Religião no Estado laico.      Religião contra religião.

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Povo de Monlevade acumula falta do que fazer.
Anônimo disse…
Vamos deixar o crucifixo na parede, isso não fere a crença de ninguem, a não ser de religiosos FANATICOS como esse vereador.
Nelson Góes disse…
Eu quero um Oxóssi em cada repartição pública também. Salve meu pai São Jorge.

O meu brother aqui diz que quer um Bule de Chá de um tal de Russel.

Na boa, se abrir espaço para um tem que abrir para todos. Assim é um estado verdadeiramente laico.

O pastor pode até ser fanático, mas os argumentos dele apresentados aqui no post não têm a menor relação com isso, há menos que façamos juízo de valor, arguento cruel e frágil.

Não seria melhor tirar todas as imagens? Ou vai me dizer que acha agradável ver um homem magro de doer, sangrando, suado, maltradado, cruelmente crucificado e dando os seus últimos suspiros não é capaz de incomodar algumas pessoas? Agradar eu sei que agrada muitas, pois não é a toa que os telejornais sensacionalistas estão repletos de audiência, quanto mais corpo mutilado e cadáver filmado ou fotografado, melhor. Quase todo mundo quer parar para ver o acidente, sem se preocupar no perigo e incômodo que isso causa aos demais cidadãos.

Gosta de ver alguém se dando mal para se sentir um pouco melhor? Não tem problema, ninguém te proibe de colocar essa imagem numa corrente em volta do pescoço, tatuá-la no corpo ou colocá-la na carteira.
Anônimo disse…
Ele não tirou em nome de um Estado Laico.Ele retirou por rivvalismo contra os católicos.SOMENTE!!O crucifixo com Cristo pregado na cruz é símbolo católico.Já na cruz protestante não tem mais o cristo pregado porque já ressuscitou/teria ressuscitado...
Anônimo disse…
TIROU O CRUCIFIXO DA PAREDE PARA COLOCAR A FOTO DELE NO LUGAR QUER FICAR FAMOS
Gustavo M. Gomes disse…
Com representantes da lei assim, não há Estado laico que resista. Jamais conseguiremos ser um.
Marcos Souza disse…
"Contudo, católicos entenderam o gesto com intolerância de crença, porque, para eles, se houvesse na Câmara uma referência evangélica, o pastor a manteria intacta".

Esse argumento é fantástico. Basicamente, estão dizendo "quebramos a lei sim, mas você também quer quebrar pro seu lado, então volte a quebrar pro nosso lado"!
Marcelo disse…
"...o advogado Damasceno argumentou que a presença de símbolos religiosos em repartições públicas é uma expressão da cultura brasileira, não ferindo, portanto, segundo ele, a laicidade do Estado."

Ok. Mas usando esse raciocínio, deve-se permitir o apedrejamento de "bruxas" na Índia porque "é uma expressão da cultura" indiana.
Paulo Fetter disse…
Tinha que pedir pra ele colocar a imagem da mula sem cabeça, do bumba meu boi e do Saci também.
Anônimo disse…
Podemos nos identificar com o Jesus Crucificado. Cada qual carregue sua cruz.
Mas não nos é possível identificação com o Cristo Ressulcitado, pois nenhum de nós ressulcitou. Por isto a cruz católica tem o cristo crucificado. Para que todos lembrem que cada qual deve carregar sua cruz. O Cristo triunfalista não é o Cristo do evangelho. O cristo do evangelho é o DEUS que se apequenou, desceu do céu e sentiu as nossas dores e mazelas. Fez-se humilde e obediente até o fim. Esse negócio de crente que diz: Eu exijo, eu determino, eu profetizo, tomo posso da minha benção, este definitivamente não é o Cristo verdadeiro.

Jesus Cristo disse: "Pai se possível, afasta de mim este cálice. Mas não seja feita a minha vontade e sim a vossa."

Qualquer Cristo diferente deste não é o Cristo verdadeiro.
Anônimo disse…
Estado laico não favorece. Estado laico dá liberdade. Não houve restrição aos evangélicos. Houve liberdade aos católicos. É diferente. Se houvesse um gesto concreto de permanência do crucifixo e intolerância a postura evangélica, poderia se dizer que a lei foi "quebrada". Estado laico não é estado ateu. Estado laico é estado que não favorece.
Anônimo disse…
A expressão cultural é válida quando não fere a lei dos homens. No Brasil não é crime ser católico ou ser evangélico. Não é crime andar com a Bíblia ou com um crucifixo. No caso da Índia, se tal "cultura" fosse adotada no Brasil, estaria ferindo a lei dos homens que inibe o homicídio ou a lesão corporal que poderiam ser consequências de eventual apedrejamento. A expressão cultural é lícita sempre que atender aos ditames da lei. E foi o caso. Perfeito o juíz. Estado laico não é estado ateu. Liberdade religiosa inclui expressão da fé de cada um. Estado laico apenas não favorece crença de qualquer espécie. O Juíz não proibiu a entrada de evangélicos no recinto e nem determinou que todos devem reverenciar o crucifixo. Apenas deu liberdade para expressão da fé. No meu escritório tenho colegas católicos e evangélicos. Todos são livres para professarem a sua fé. Sou católico e não impeço que os evangélicos façam suas orações ou se dediquem nos tempos vagos a leitura da Bíblia ou de outra literatura. Não favoreço quem é católico e crio entraves para os demais que professam outra religião. O Brasil não é um estado laico. É um estado hipócrita, ateu e político que dança conforme a música.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs...

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...