Pular para o conteúdo principal

Corte Suprema recusa pedido para a retirada de Deus do dólar

Pesquisa de 2003 diz que população
gosta da referência a Deus no dólar
A Corte Suprema dos Estados Unidos recusou na segunda-feira (7) o pedido de um ativista ateu para que seja retirada das moedas e das cédulas do dólar a inscrição In God we trust  ("Confiamos em Deus"). Como a Corte não colocou o assunto em apreciação, não há informação sobre a justificativa da recusa.

O advogado Michael Newdow, que é diretor da associação ateísta FACTS, entrou com um pedido de inconstitucionalidade com o argumento de que o Estado é laico e, além disso, a mensagem é discriminatória porque promove uma religião monoteísta.

A inscrição foi introduzida nas moedas nos anos 70 do século 19 e nas cédulas, nos 50 do século 20. Uma pesquisa feita pelo Instituto Gallup em 2003 revelou que 90% dos norte-americanos gostam da referência a Deus em seu dinheiro.

O advogado já tinha obtido uma sentença desfavorável em uma ação em que contestou o Juramento de Lealdade que faz menção a Deus e que é obrigatória em escolas de alguns Estados.

Newdow informou que vai encaminhar à Corte Suprema um pedido de reconsideração. Ele disse saber que o seu pedido tinha poucas chances de ser apreciado pela Corte, mas o seu objetivo, com a ação, foi manter na imprensa uma discussão sobre da laicidade do Estado, na expectativa de que um dia, quanto a isso, a Constituição venha a ser cumprida.

A inscrição já tinha sido submetida a um tribunal de instância inferior, o de San Francisco, que a considerou constitucional porque não advoga nenhuma religião. Para o tribunal, a frase “Confiamos em Deus” é “cerimonial e patriótica”.

Para Newdow, decisões como essa confirmam que os ateus são hoje o que os negros e homossexuais já foram nos Estados Unidos: vítimas de ferrenha discriminação.

Com informação das agências e da BBC.

Ninguém precisa de Deus para amar, diz anúncio; religiosos contestam
março de 2011

Ateísmo    Religião no Estado laico. 

Comentários

Anônimo disse…
Conheço um negro que é homossexual e ateu. Esse sim nasceu para ser gauche na vida.
Anônimo disse…
O dinheiro tem sido usado e roubado de maneiras tão sujas, que seria bom se tirasse esta referência mesmo. Jonas potialves@ig.com.br
Anônimo disse…
Quando eu morava em New York, eu pegava notas, riscava god e escrevia Tyler. In Tyler We Trust. Entendedores entenderão.
Bruno de Moura disse…
Poderia ser pior... uma mulher negra lésbica e ateia.
Há os non sense que dizer ser "nada de mais" essa menção a Deus. Parece insignificante, o seria se de fato fosse uma religião morta como as antigas romanas, gregas, egípcias... Mas não. É do Deus de tudo que é ruim em quase todas as vertentes monoteístas. Está-se utilizando um bem público para apologia religiosa. Garanto que se fosse "Lúcifer, nos ilumine", ou "Satã, oposição é fundamental numa Democracia", "Demônio é o que há", iriam protestar caso alguém mencionasse em colocar isso, e jamais seria permitido.
Obs.:
Demônio, do grego "daimon", conhecimento, inteligência.
Lúcifer, do latin "lucem ferre", portador da luz, claridade.
Satã ou Satanás, do hebreu "ha-shatán", questionador, opositor.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes