Pular para o conteúdo principal

Programa piloto introduz aulas de religião nas escolas russas

Religiões ocupam cada vez mais
espaço na sociedade russa    
O governo da Rússia adotou um programa piloto que introduz nas escolas aulas de religião.

O projeto contempla as quatro principais religiões do país: Igreja Ortodoxa Russa, Islã, Budismo e Judaísmo. O aluno tem de optar por uma delas.

O projeto tem sido muito criticado: há quem diga que o Estado russo é laico, como expressa a sua Constituição, e, por isso, não deveria gastar dinheiro dos contribuintes para financiar proselitismo religioso nas escolas.

Para outros, o projeto promove a discriminação contra estudantes de outras religiões e os ateus.

O projeto atinge 300 mil jovens, o que representa 2% do total dos  estudantes. Se for bem sucedido, as aulas de religiões serão implantadas em todas as escolas.

Com informação da EFE.

Procuradoria questiona ensino religioso nas escolas públicas.
agosto de 2010

Religião no Estado laico.

Comentários

Yuri S. C. disse…
é a dança do homem.

Há algum tempo na Rússia ateus comunistas perseguiam os religiosos, já hoje na mesma Rússia estão querendo ensinar religião nas escolas.

E diante de tal complexidade do ser humano há zé ruela achando que a humanidade está fadada ao ateísmo.
Anônimo disse…
Não, caro historiador dançarino, não é a dança do homem, mas a DANÇA DO CAPITAL. Deus, entidade abstrata, é uma categoria do pensamento, algo como a UNIVERSALIDADE, ou o UNIVERSAL, conceito pelo qual são mediadas todas as demais relações...Não sei se a sua cabecinha alienada consegue suportar. O filósofo social e economista político Karl Marx demonstrou empiricamente, que na sociedade ocidental, economicamente feudalista e depois metalista, mercantilista e por último capitalista, este UNIVERSAL foi sendo substituido paulatinamente pelo DINHEIRO. Tanto faz se o estado é ateu, ou religioso, pois a religião verdadeira é aquela ABSOLUTA E INQUESTIONÁVEL...Bingo? Isso mesmo, a única coisa inquestionável, absoluta, hoje, de verdade, não é Deus, pois você e eu o estamos aqui questionando...Intocável, inamovível, fixo e imutável, o OUTRORA SER, que Nietzsche dizia ter todas as características do MORTO, não é Deus, é O DINHEIRO. Todo o planeta serve a Ele, querido, e tem gente que literalmente o adora! Você, não?
Yuri S. C. disse…
Lukretia
Você gastou "tudo isso" apenas para fazer uma pregação do profeta Marx?
Em meu comentário citei algo de capitalismo? Eu achei que eu tinha comentado a noticia sem ter feito mega estrapolações à la Marx e seus discípulos.
Parece até que comentei errado por não ter atingido a meta-visão marxista de ver as coisas; mas não, ninguém é obrigado a “viajar na maionese”.
Mas é cada doido...
(caso sua idoneidade mental não tenha permitido perceber, estou apenas dizendo que meu primeiro comentário nada tem de errado)
Yuri S. C. disse…
errata:
extrapolações
Anônimo disse…
Desculpe, senhor, entendi a completa ausência de idoneidade sua. Trata-se de matriz verbolinguística deficitária, pobre. Além do ressentimento, característica dos ofendidos. Responda a três perguntas: o que eu penso que sei de Marx, aprendi de fato, como, e aonde?
O que eu escrevo, além de ilógico e contraditório textualmente, é passível de ser interpretado coerentemente, quando a incongruência discursiva não o é?
A pobreza do meu discurso é genética, hereditária, demonstra falta de vocabulário e lógica discursiva dos meus pais e alfabetizadores, além de lacunas de leituras em minha escola primária, na infância?
Em caso positivo, não desanime, com humildade, persistência e muuuuuuita paciência, o senhor há de escrever coisa que valha algum dia.
Anônimo disse…
Lukretia, com certeza o Yuri ou qualquer um pode escrever coisa que valha mais do que o que você escreveu.

Seu texto é pseudo-intelectual e verborrágico, não falando com um mínimo de coerência e achando que salpicando palavrinhas e adjetivos vai conseguir ofuscar.

Melhor dizendo, seu texto é "intelequituau".
Yuri S. C. disse…
Anônimo, ela está falando com o Paulo.

Do contrário ela apenas "descomeu" novamente.
Anônimo disse…
Verborrágico é uma palavra que você aprendeu e nunca esqueceu, neh? Assim como o neologismo intelequituau! huau huau hau! Desde o ano passado que você não sai da verborragia meu bem, que tal trocar por verborréia, soa mais analógico ao seu estado mental!
Anônimo disse…
Não Yuri, estou falando com você. Desculpe, não é nada pessoal, apenas você escreve mal.
E é óbvio que verborragicamente nem hemostaticamente você responderia às três perguntas;(também nada pessoal) porque não se trata de idoneidade mental, mas de dislexia, um problema BIOPSICOSSOCIAL.
Desmascarando enrolões disse…
Lukretia,

Traduz para o português isso aí que você escreveu em ENROLÊS.
Yuri S. C. disse…
Vamos lá lukretia, a divina.
Reconheço que minha escrita não é a melhor que há.

Mas preciso saber: Meus argumentos estão errados? Onde está o erro do que escrevi? Somente no fato de não compartilhar a divina visão marxista??
Do contrário, chega de descomer.

Abs
Anônimo disse…
Eu traduzo: ao sugerir trocar verborragia, que sugere hemorragia ou perda de sangue, por verborreia, que sugere doença venérea ou disenteria, ela aludiu ao seu teor mental como analogicamente se deduz.
Quanto à dislexia, ou matriz verbolinguística deficitária, ela serviu-se de um eufemismo da psicopedagogia; quando não querem dizer que a origem vocabular da pessoa é inframedial.
Matriz é uma palavra derivada do latim matrix, quer dizer mãe, causa, origem,fonte. Todo indivíduo forma a matriz verbolinguística antes mesmo de aprender a ler, e isso influenciará sua pobreza ou prodigalidade literária e verbal.
Devido ao vocabulário das pessoas ser formado junto com elas na primeira infância, fatores como a formação e escolaridade dos pais, aporte literário e pictórico de historietas infantis, livros, gravuras, viagens, experiências musicais e teatrais vivenciadas pelas crianças; capacita-as. ao desenvolvimento em tempo hábil, da matriz verbolinguística de modo além do satisfatório; habilita-as à pródiga fluência verbal e literária.
No caso contrário traduz-se como pobreza discursiva. É isso.
Anônimo disse…
Alguém consegue argumentar contra o Yuri?

Eu também quero saber!
Anônimo disse…
Eu consigo...e melhor ainda, no bom português, que você vai entender:

soletra, vai: ma-triz, do latim MATRIX, lembra do filme?

significado: mãe, fonte.

ver-bo-lin-guis-ti-ca: conjunto oral ou verbal, e literário. Trocando em miúdos pra tu entender...falar , e ler e escrever.

de-fi-ci-tá-ria: pobre.

formação e escolaridade dos pais: pais analfas ou semiletrados.

aporte literário e pictórico: revistinhas, gibis, filmes, quadros, gravuras, brinquedos.

pródiga fluência verbal e literária. é o que tu não tens.

limitação discursiva: é o que revelas. Te chamou de pobre. É isso.
Anônimo disse…
A pergunta correta é ...alguém NÃO consegue argumentar contra o Yuri? Também quero saber.
Yuri S. C. disse…
Levando em consideração a direção que os comentários tomaram, farei alguns esclarecimentos.

Existem dois comentários que são pertinentes ao assunto post: os dois primeiros.
No primeiro eu exponho meu ponto de vista: o ser humano é um hipócrita, mau, podre.
Não há religião ou sistema filosófico que tenha conseguido mudar ou mesmo regrar esses aspectos da natureza humana.

O comentário de lukretia apresenta outro ponto de vista. O meu não invalida o dela e o dela não invalida o meu.
No entanto, não compartilho da visão de lukretia e jamais abrirei mão da minha. A direção que os comentários por aqui tomaram (e sempre tomam neste blog) deixa demasiadamente evidente minha visão: o ser humano é majoritariamente imprestável.

Aqueles que quiserem continuar com verborragia ou verborreia estejam à vontade, o puteiro não é meu.

Neste post eu não comento mais.

Abs
Yuri
Colocando ditador crentista no seu lugar... disse…
Cara se toca vc já encheu o saco demais com teu trollismo antitudo que não seja cristão.Vc foi refutado em todos os posts.
cindy nilseen disse…
acho que religião é coisa que cada um deve procurar ou não e o estado não deve se meter.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs...

MP estuda pedir demolição de templo da Mundial que roubou rua

O Ministério Público do Estado de São Paulo poderá enviar à Justiça um pedido para a demolição do templo que a Igreja Mundial está construindo em São Paulo, no bairro Santo Amaro, zona sul. Com a conivência de autoridades municipais, a construção roubou 137 metros de um terreno previsto em lei para ser o prolongamento da rua Bruges, até a Benedito Fernandes, conforme mostra o mapa acima.   Hussain Aref Saab, que foi diretor do Aprov (Departamento de Aprovação de Edificação), da Prefeitura, teria participado de manobras ilegais para permitir que a igreja de Valdemiro Santiago assumisse um pedaço da rua. A informação é de Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli, do Estado de S.Paulo. Saab se afastou do Aprov após denúncias de que ele se tornou proprietário de 125 apartamentos em 7 anos, levantando a suspeita de enriquecimento ilícito. As obras começaram em março de 2011 sem alvará, apenas com documento provisório chamado “direito de protocolo”. Os vizinhos alertaram as autoridade...