Pular para o conteúdo principal

Programa piloto introduz aulas de religião nas escolas russas

Religiões ocupam cada vez mais
espaço na sociedade russa    
O governo da Rússia adotou um programa piloto que introduz nas escolas aulas de religião.

O projeto contempla as quatro principais religiões do país: Igreja Ortodoxa Russa, Islã, Budismo e Judaísmo. O aluno tem de optar por uma delas.

O projeto tem sido muito criticado: há quem diga que o Estado russo é laico, como expressa a sua Constituição, e, por isso, não deveria gastar dinheiro dos contribuintes para financiar proselitismo religioso nas escolas.

Para outros, o projeto promove a discriminação contra estudantes de outras religiões e os ateus.

O projeto atinge 300 mil jovens, o que representa 2% do total dos  estudantes. Se for bem sucedido, as aulas de religiões serão implantadas em todas as escolas.

Com informação da EFE.

Procuradoria questiona ensino religioso nas escolas públicas.
agosto de 2010

Religião no Estado laico.

Comentários

Yuri S. C. disse…
é a dança do homem.

Há algum tempo na Rússia ateus comunistas perseguiam os religiosos, já hoje na mesma Rússia estão querendo ensinar religião nas escolas.

E diante de tal complexidade do ser humano há zé ruela achando que a humanidade está fadada ao ateísmo.
Anônimo disse…
Não, caro historiador dançarino, não é a dança do homem, mas a DANÇA DO CAPITAL. Deus, entidade abstrata, é uma categoria do pensamento, algo como a UNIVERSALIDADE, ou o UNIVERSAL, conceito pelo qual são mediadas todas as demais relações...Não sei se a sua cabecinha alienada consegue suportar. O filósofo social e economista político Karl Marx demonstrou empiricamente, que na sociedade ocidental, economicamente feudalista e depois metalista, mercantilista e por último capitalista, este UNIVERSAL foi sendo substituido paulatinamente pelo DINHEIRO. Tanto faz se o estado é ateu, ou religioso, pois a religião verdadeira é aquela ABSOLUTA E INQUESTIONÁVEL...Bingo? Isso mesmo, a única coisa inquestionável, absoluta, hoje, de verdade, não é Deus, pois você e eu o estamos aqui questionando...Intocável, inamovível, fixo e imutável, o OUTRORA SER, que Nietzsche dizia ter todas as características do MORTO, não é Deus, é O DINHEIRO. Todo o planeta serve a Ele, querido, e tem gente que literalmente o adora! Você, não?
Yuri S. C. disse…
Lukretia
Você gastou "tudo isso" apenas para fazer uma pregação do profeta Marx?
Em meu comentário citei algo de capitalismo? Eu achei que eu tinha comentado a noticia sem ter feito mega estrapolações à la Marx e seus discípulos.
Parece até que comentei errado por não ter atingido a meta-visão marxista de ver as coisas; mas não, ninguém é obrigado a “viajar na maionese”.
Mas é cada doido...
(caso sua idoneidade mental não tenha permitido perceber, estou apenas dizendo que meu primeiro comentário nada tem de errado)
Yuri S. C. disse…
errata:
extrapolações
Anônimo disse…
Desculpe, senhor, entendi a completa ausência de idoneidade sua. Trata-se de matriz verbolinguística deficitária, pobre. Além do ressentimento, característica dos ofendidos. Responda a três perguntas: o que eu penso que sei de Marx, aprendi de fato, como, e aonde?
O que eu escrevo, além de ilógico e contraditório textualmente, é passível de ser interpretado coerentemente, quando a incongruência discursiva não o é?
A pobreza do meu discurso é genética, hereditária, demonstra falta de vocabulário e lógica discursiva dos meus pais e alfabetizadores, além de lacunas de leituras em minha escola primária, na infância?
Em caso positivo, não desanime, com humildade, persistência e muuuuuuita paciência, o senhor há de escrever coisa que valha algum dia.
Anônimo disse…
Lukretia, com certeza o Yuri ou qualquer um pode escrever coisa que valha mais do que o que você escreveu.

Seu texto é pseudo-intelectual e verborrágico, não falando com um mínimo de coerência e achando que salpicando palavrinhas e adjetivos vai conseguir ofuscar.

Melhor dizendo, seu texto é "intelequituau".
Yuri S. C. disse…
Anônimo, ela está falando com o Paulo.

Do contrário ela apenas "descomeu" novamente.
Anônimo disse…
Verborrágico é uma palavra que você aprendeu e nunca esqueceu, neh? Assim como o neologismo intelequituau! huau huau hau! Desde o ano passado que você não sai da verborragia meu bem, que tal trocar por verborréia, soa mais analógico ao seu estado mental!
Anônimo disse…
Não Yuri, estou falando com você. Desculpe, não é nada pessoal, apenas você escreve mal.
E é óbvio que verborragicamente nem hemostaticamente você responderia às três perguntas;(também nada pessoal) porque não se trata de idoneidade mental, mas de dislexia, um problema BIOPSICOSSOCIAL.
Desmascarando enrolões disse…
Lukretia,

Traduz para o português isso aí que você escreveu em ENROLÊS.
Yuri S. C. disse…
Vamos lá lukretia, a divina.
Reconheço que minha escrita não é a melhor que há.

Mas preciso saber: Meus argumentos estão errados? Onde está o erro do que escrevi? Somente no fato de não compartilhar a divina visão marxista??
Do contrário, chega de descomer.

Abs
Anônimo disse…
Eu traduzo: ao sugerir trocar verborragia, que sugere hemorragia ou perda de sangue, por verborreia, que sugere doença venérea ou disenteria, ela aludiu ao seu teor mental como analogicamente se deduz.
Quanto à dislexia, ou matriz verbolinguística deficitária, ela serviu-se de um eufemismo da psicopedagogia; quando não querem dizer que a origem vocabular da pessoa é inframedial.
Matriz é uma palavra derivada do latim matrix, quer dizer mãe, causa, origem,fonte. Todo indivíduo forma a matriz verbolinguística antes mesmo de aprender a ler, e isso influenciará sua pobreza ou prodigalidade literária e verbal.
Devido ao vocabulário das pessoas ser formado junto com elas na primeira infância, fatores como a formação e escolaridade dos pais, aporte literário e pictórico de historietas infantis, livros, gravuras, viagens, experiências musicais e teatrais vivenciadas pelas crianças; capacita-as. ao desenvolvimento em tempo hábil, da matriz verbolinguística de modo além do satisfatório; habilita-as à pródiga fluência verbal e literária.
No caso contrário traduz-se como pobreza discursiva. É isso.
Anônimo disse…
Alguém consegue argumentar contra o Yuri?

Eu também quero saber!
Anônimo disse…
Eu consigo...e melhor ainda, no bom português, que você vai entender:

soletra, vai: ma-triz, do latim MATRIX, lembra do filme?

significado: mãe, fonte.

ver-bo-lin-guis-ti-ca: conjunto oral ou verbal, e literário. Trocando em miúdos pra tu entender...falar , e ler e escrever.

de-fi-ci-tá-ria: pobre.

formação e escolaridade dos pais: pais analfas ou semiletrados.

aporte literário e pictórico: revistinhas, gibis, filmes, quadros, gravuras, brinquedos.

pródiga fluência verbal e literária. é o que tu não tens.

limitação discursiva: é o que revelas. Te chamou de pobre. É isso.
Anônimo disse…
A pergunta correta é ...alguém NÃO consegue argumentar contra o Yuri? Também quero saber.
Yuri S. C. disse…
Levando em consideração a direção que os comentários tomaram, farei alguns esclarecimentos.

Existem dois comentários que são pertinentes ao assunto post: os dois primeiros.
No primeiro eu exponho meu ponto de vista: o ser humano é um hipócrita, mau, podre.
Não há religião ou sistema filosófico que tenha conseguido mudar ou mesmo regrar esses aspectos da natureza humana.

O comentário de lukretia apresenta outro ponto de vista. O meu não invalida o dela e o dela não invalida o meu.
No entanto, não compartilho da visão de lukretia e jamais abrirei mão da minha. A direção que os comentários por aqui tomaram (e sempre tomam neste blog) deixa demasiadamente evidente minha visão: o ser humano é majoritariamente imprestável.

Aqueles que quiserem continuar com verborragia ou verborreia estejam à vontade, o puteiro não é meu.

Neste post eu não comento mais.

Abs
Yuri
Colocando ditador crentista no seu lugar... disse…
Cara se toca vc já encheu o saco demais com teu trollismo antitudo que não seja cristão.Vc foi refutado em todos os posts.
cindy nilseen disse…
acho que religião é coisa que cada um deve procurar ou não e o estado não deve se meter.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr

Mudanças climáticas ameaçam reduzir áreas das espécies silvestres de mandioca até 2100

Evangélicos retomam a crendice de que Xuxa fez pacto com o diabo

Sites e blogs, na maioria evangélicos, aproveitaram um gesto de Xuxa Meneguel (foto), 47, no show de Natal da TV Globo, dia 24, para reforçar a crendice de que ela tem um pacto com o diabo. Após cantar a música “Vem chegando o Natal”, ela fez "o sinal da cruz dos católicos", ressalta um dos blogs, e levantou os dedos mínimo e o indicador. Na linguagem dos sinais, o gesto significa “Eu te amo” -- a apresentadora tem muitos fãs entre os surdos. Para Notícias Cristãs, contudo, a apresentadora “mais uma vez” é “alvo de suposições de sua relação com Deus e o Diabo”. O blog, que não cita as suas fontes, postou o vídeo “Xuxa debocha de Deus” com o trecho em que ela faz o gesto. O vídeo foi deletado por quem o colocou no Youtube. O Gospel Mais noticiou – também sem citar fontes -- que “Xuxa causa polêmica após fazer sinal de “chifrinhos”. Ele reproduz um vídeo editado com a simulação de câmera lenta e uma música com o propósito de  incutir a mistificação. [Abaixo uma cópia das i

Vídeo de pastor mostra criança em situação de constrangimento

Imagens pegam menina em close se contorcendo no chão Um vídeo de 3 minutos [ver trecho abaixo] do ministério do pastor Joel Engel, do Rio Grande do Sul, expõe uma criança em situação de constrangimento ao mostrá-la se contorcendo no chão ao lado do seu pai, em uma sessão de descarrego. Pelo artigo 232 do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente), comete crime quem submete menor de idade sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexames ou constrangimento. É o caso deste vídeo. Na gravação, a mãe diz o nome da filha. Ao final, Engel afirma: “O que Deus está fazendo aqui é impressionante”. Em outra oportunidade, Angel já tinha passado por cima do Eca ao pegar como oferta o único par de tênis de um menino, deixando-o descalço e com o rosto de choro. . Se o Conselho Tutelar e o Ministério Público tivessem enquadrado na época o pastor, ele certamente agora pouparia a menina do vexame. Imagens vexatórias Pastor Joel Engel pega como oferta único par de tênis de

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Brasil já tem pelo menos dez igrejas dedicadas aos gays

Título original: Desafiando preconceito, cresce número de igrejas inclusivas no Brasil por Luís Guilherme Barrucho , da BBC Brasil As inclusivas se concentram no eixo São Paulo-Rio Encaradas pelas minorias como um refúgio para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas" - voltadas predominantemente para o público gay - vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras. Estimativas feitas por especialistas a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez diferentes congregações de igrejas gay-friendly no Brasil, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país. Concentradas, principalmente, no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, elas somam em torno de 10 mil fiéis, ou 0,005% da população brasileira. A maioria dos membros (70%) é composta por homens, incluindo solteiros e casais, de diferentes níveis sociais. O número ainda é baixo se comparado à quantidade de católicos e evangélico

Escola despreza Estado laico ao adotar projeto ‘Bíblia Sagrada’

  Em vez de estimular o pensamento crítico, escola faz lavagem cerebral nas crianças    Em vez de ensinar os alunos a respeitarem a Constituição, a escola pública de primeiro grau Monteiro da Silva, de Mimoso do Sul, transgride-a com a adoção do projeto “Bíblia Sagrada”, em atividades que incluíram proselitismo de pastores de diversas igrejas. Com cerca de 26 mil habitantes, a cidade fica no extremo sul do Espírito Santo. O prefeito é Ângelo Guarçoni Júnior (PMDB). A escola passou por cima do artigo 19 da Constituição, que veta o envolvimento direta ou indiretamente de qualquer instância do Estado brasileiro com crenças religiosas. O Mimoso Online informou que o projeto foi realizado na semana passada, havendo durante o horário das aulas, no salão da escola, louvores, pregação da palavra de Deus e teatro bíblico. O site destacou que o projeto foi uma iniciativa da diretora Elizabeth Astolpho para incutir nas crianças o “habito de se buscar a Deus, algo que é indispensável par

Colégio adventista ensina dilúvio em aula de história

Professor coloca criacionismo e evolução no mesmo nível No Colégio Adventista de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), o dilúvio é matéria de ensino não só nas aulas de religião, mas também nas de história, embora não haja qualquer indício científico de que tenha havido esse evento da natureza conforme está descrito na Bíblia. Para Toni, estudantes "confirmaram' a crença A foto do professor Toni Carlos Sanches  em uma sala de aula do 6º ano considerando na lousa a possibilidade de os fósseis terem se formado na época do dilúvio tem gerado acalorado debate no Facebook, a ponto de o colégio ter emitido uma nota tentando se justificar. O colégio informou que ministra aulas de criacionismo em conjunto com evolucionismo, admitindo, assim, que coloca os textos bíblicos no mesmo patamar de credibilidade da teoria do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), autor do livro "A Origem das Espécies". A nota procura dar ideia de