Pular para o conteúdo principal

Leitor diz que chamar a ayahuasca de 'chá maldito' é discriminação

do leitor Carlos a propósito de
Jovem morre afogado depois de tomar o 'chá maldito'

Primeiro: a ayahuasca tem vários nomes, mas "chá maldito" não é um deles. Tal referência é pejorativa e discriminatória, logo, criminosa.

Segundo, o cipó Banisteriopsis caapi, conhecido por Mariri ou Jagube entre as religiões modernas, não contém "dimetiltriptamina", mas sim inibidores da monoamina-oxidase (IMAOs), substâncias muito utilizadas no tratamento de depressão, ansiedade, fobias e outras doenças, sendo receitadas diariamente por psicólogos e psiquiatras para milhões de pessoas pelo mundo.

A dimetiltriptamina (DMT) está presente nas folhas da chacrona (Psychotria viridis), outro ingrediente da bebida. É um alcaloide muito comum e pouco tóxico. Ocorre em centenas de plantas, fungos e animais, inclusive no cérebro humano, que o produz naturalmente em pequenas quantidades para funções diversas. É uma molécula análoga à serotonina, que promove o bem estar, sendo ainda o combustível de diversos  processos neurológicos indispensáveis, especialmente a inteligência.

Terceiro: não havendo prova de relação entre a morte e o chá, torna o título do artigo um calunioso, constituindo propaganda enganosa e difamatória.

Quarto, a matéria, parcial e sem nenhum conteúdo, visa apenas atacar a imagem das únicas religiões  verdadeiramente brasileiras, e dos adeptos da bebida tradicional, cujo uso data de tempos pré-colombianos.  Isto se chama preconceito.

Por fim, meus pêsames à família pela morte do jovem imprudente, ao ignorante que cedeu a entrevista apenas para mostrar a própria estupidez, e ao e-paulopes/band news, pela morte intelectual do autor da matéria e de seus propagadores de lixo sensacionalista e segregacionista.

RESPOSTA

Quem chamou a ayahuasca de 'chá maldito', conforme mostrou a Band News, foi uma testemunha da morte de Alexandre Viana da Silva, 18,  que ocorreu após ele tomar a bebida. Testemunha que tem, vale lembrar, direito à opinião como qualquer outra pessoa.   

Lixo, difamação, texto criminoso? Não delire, Carlos. Crimes mesmo foram os assassinatos do cartunista Glauco e de seu filho por Carlos Eduardo Nunes, um doente mental e usuário da bebida.

Sobre os supostos benefícios da ayahuasca, trata-se ainda de um tema controverso, e as impressões de um apreciador não tem nenhum valor científico.

Quanto ao fato de a bebida ser usada pelas "únicas religiões brasileiras", e daí? Para mim, todas as religiões são iguais. Todas de um certa maneira contêm dimetiltriptamina.

‘Tomem o chá de ayahuasca, mas sabendo que é uma droga’
fevereiro de 2010

> Sobre ayahuasca.   > Opinião de leitores sobre o blog.   > Posts de leitor.

Comentários

Anônimo disse…
Diga-se de passagem, o preconceito que versa o texto da lei Nº 9.459, DE 13 DE MAIO DE 1997, é aplicável quando o sujeito passivo é a PESSOA, e não a coisa, neste caso o chá. Não se atribuiu em momento algum do texto o termo "maldito" quanto a qualquer usuário. Logo, não há preconceito neste caso, ou qualquer outro crime praticado pelo jornalista, ao meu entender!
Cabe ao leitor conhecer também o Art XIX da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, bem como o Art. 5°, Inc IV, da CF/88. Lembre, ainda, que o crime de CALÚNIA aplica-se a quem imputar falsamente a alguém fato definido como crime...
Bom post!
Everton Maciel disse…
religião é tudo igual e lunático tb.
Anônimo disse…
Vai me processar por eu chamar essa MERDA de chá de merda de chá?

FALSO MORALISTA
Anônimo disse…
Carlos, copiar texto do wikipédia pra mostrar conteúdo não vale de nada.

Você é uma pessoa totalmente ignorante.
Anônimo disse…
DROGA é tudo aquilo que altera o estado :

. fisico
. psicológico
. emocional
. neurológico
Do individuo, experimente tomar um LITRO DE CAFÉ EXPRESSO pra ver o que acontece ???
O chá do Santo daime é uma droga fortissima podendo induzir a quadros psiquiatricos gravissimos como daquele já maluco que matou o cartunista GLAUCO...
Vale lembrar que a DROGA mais MORTAL do mundo é a mais antiga tbm e mais usada o ´´ALCOOL´´....

Portanto esse chá ai é realmente uma MERDA !!!!
Anônimo disse…
só esprimentando pra saber se é uma coisa de outro mundo mesmo ,,pra mim tudo que é exagero é uma droga até alimento .......poriço tudo que é usado moderamente pode ser benefico valeu ....
Anônimo disse…
Vão estudar primeiro, bando de ignorantes. Façam um levantamento de todas as pesquisas existentes, de especialistas que a estudam há mais de quarentas. Vocês não passam de leigos falando do que desconhecem.

Esses estados psicóticos já existem previamente em algumas pessoas e não é a ayahuasca que os provoca ou cria, como vocês imaginam.

Aqui um pouco de informação para vocês:

http://imagensocultas.blogspot.com/2010/03/resposta-aos-inimigos-da-ayahuasca.html

E mais outro:

http://imagensocultas.blogspot.com/2010/04/sobre-ayahuasca-psicoses-e-alucinacoes.html
Anônimo disse…
Se a dimetiltriptamina é algo ruim e maldito, por que vocês não a arrancam do próprio cérebro? Façam assim: arranquem as próprias cabeças, joguem no vaso sanitário e dêem descarga, já que vcs tem tanto medo assim do DMT. Arranquem também o DMT que está também em vossos tecidos corporais, vossas células.
Os estudos não inconclusivos coisa nenhuma, vocês, inimigos da ayahuasca, é que ficam sabotando os estudos de todas as maneiras que podem, pois não querem que os seres humanos rompam com o paradigma materialista e não aceitam que a concepção de realidade dos povos indígenas sejam melhores que as vossas. Há não só preconceito, mas também ódio religioso e intolerância, além de um racismo, visto que vcs consideram que os índios e caboclos são todos uns ignorantes atrasados.
Anônimo disse…
Quanto à palavra "droga", seus falsos moralistas, porque não especificam que é um termo multissêmico? Se todas as drogas são ruins, inclusive as que curam, então fechem todas as farmácias e proíbam as pessoas de tomares remédios e de se alimentarem, pois quase todos os alimentos contém algum tipo de droga.
E quem foi que falou que todas as alterações de consciência são ruins? Isso é ignorância de vocês, que não estudam e não sabem nada sobre o assunto, mas se acham com competência para falar a respeito.
Desafio vocês a citarem um pesquisa que tenha constatado que um daimista que deixe de usar ayahuasca tenha síndrome de abstinência. Vamos, postem aí.
Anônimo disse…
Eu tive experiências fortíssimas com a ayahuasca, e inclusive a quase morte de um ente querido, pelo uso e abuso e ter entrado em uma seita que o levou a loucura. Existe um abuso e distorsão quanto ao uso da bebida, ela foi adulterada pelo homem branco, como a maconha(inicialmente uma erva de poder) e agora deixou de ser uma erva de poder. Agora, a ayahuasca pelo seu uso indiscriminado e por utilização de seitas e pessoas que querem o poder, ganhar dinheiro, o custo dos rituais e a mistura de crenças (umbanda, xamanismo, Shiva) dentro do local é uma margem para a espiritualidade negativa.Em vez de crescimento há uma confusão de idéias e pode ficar sujeito a manipulações, inclusive a loucura.
Anônimo disse…
trabalho serio com ayahuasca, deve ser feitos em cultos de correntes oficiais onde o daime e consagrado por pessoas serias fieis e leais a doutrina, e se formos analizar a grande quantidade de igrejas e grupos que se difundiram de maneira expansiva devemos levar em conta,que quantidade nao e qualidade,por exemplo tem patrinho(nene,bebe,sem noçao)servindo um copao de daime para uma pessoa que visita a doutrina pela primeira vez, isto e de uma imprudencia e irresponsabilidade absurda e a maior falta de respeito para com o corpo e o espirito de uma pessoa,mestre irineu serra jamais faria um absurdo desse... ass:mestre universal
Anônimo disse…
Mas é exatamente isso que alguns meios de comunicação querem que aconteça, que as pessoas acreditem fielmente em tudo o que eles falam e escreve. Que joguem no lixo o que nos faz pensar, o cérebro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Por que Deus puniu Adão e Eva antes de eles saberem do mal?

por Austin Cline , do About.com Adão e Eva não sabiam sobre o errado,  mas foram punidas Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, diz que Deus castigou Adão e Eva porque comeram do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Essa é mais uma contradição bíblica. Deus determinou que Adão não experimentasse o fruto, o que não faz sentido porque a criatura, até então, não tinha o discernimento para fazer qualquer juízo de valor. Pois é óbvio que, antes comerem o fruto,  Adão e Eva não podiam compreender que obedecer a Deus era o “bem” e desobedecer, o “mal”. Para eles, a desobediência não tinha nenhum significado em si, nem de certo nem de errado. Está em Gênesis 3: 17-19: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do t...

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Pai de vocalista dos Mamonas processa Feliciano por dizer que morte foi por ordem de Deus