Pular para o conteúdo principal

Leitor diz que chamar a ayahuasca de 'chá maldito' é discriminação

do leitor Carlos a propósito de
Jovem morre afogado depois de tomar o 'chá maldito'

Primeiro: a ayahuasca tem vários nomes, mas "chá maldito" não é um deles. Tal referência é pejorativa e discriminatória, logo, criminosa.

Segundo, o cipó Banisteriopsis caapi, conhecido por Mariri ou Jagube entre as religiões modernas, não contém "dimetiltriptamina", mas sim inibidores da monoamina-oxidase (IMAOs), substâncias muito utilizadas no tratamento de depressão, ansiedade, fobias e outras doenças, sendo receitadas diariamente por psicólogos e psiquiatras para milhões de pessoas pelo mundo.

A dimetiltriptamina (DMT) está presente nas folhas da chacrona (Psychotria viridis), outro ingrediente da bebida. É um alcaloide muito comum e pouco tóxico. Ocorre em centenas de plantas, fungos e animais, inclusive no cérebro humano, que o produz naturalmente em pequenas quantidades para funções diversas. É uma molécula análoga à serotonina, que promove o bem estar, sendo ainda o combustível de diversos  processos neurológicos indispensáveis, especialmente a inteligência.

Terceiro: não havendo prova de relação entre a morte e o chá, torna o título do artigo um calunioso, constituindo propaganda enganosa e difamatória.

Quarto, a matéria, parcial e sem nenhum conteúdo, visa apenas atacar a imagem das únicas religiões  verdadeiramente brasileiras, e dos adeptos da bebida tradicional, cujo uso data de tempos pré-colombianos.  Isto se chama preconceito.

Por fim, meus pêsames à família pela morte do jovem imprudente, ao ignorante que cedeu a entrevista apenas para mostrar a própria estupidez, e ao e-paulopes/band news, pela morte intelectual do autor da matéria e de seus propagadores de lixo sensacionalista e segregacionista.

RESPOSTA

Quem chamou a ayahuasca de 'chá maldito', conforme mostrou a Band News, foi uma testemunha da morte de Alexandre Viana da Silva, 18,  que ocorreu após ele tomar a bebida. Testemunha que tem, vale lembrar, direito à opinião como qualquer outra pessoa.   

Lixo, difamação, texto criminoso? Não delire, Carlos. Crimes mesmo foram os assassinatos do cartunista Glauco e de seu filho por Carlos Eduardo Nunes, um doente mental e usuário da bebida.

Sobre os supostos benefícios da ayahuasca, trata-se ainda de um tema controverso, e as impressões de um apreciador não tem nenhum valor científico.

Quanto ao fato de a bebida ser usada pelas "únicas religiões brasileiras", e daí? Para mim, todas as religiões são iguais. Todas de um certa maneira contêm dimetiltriptamina.

‘Tomem o chá de ayahuasca, mas sabendo que é uma droga’
fevereiro de 2010

> Sobre ayahuasca.   > Opinião de leitores sobre o blog.   > Posts de leitor.

Comentários

Anônimo disse…
Diga-se de passagem, o preconceito que versa o texto da lei Nº 9.459, DE 13 DE MAIO DE 1997, é aplicável quando o sujeito passivo é a PESSOA, e não a coisa, neste caso o chá. Não se atribuiu em momento algum do texto o termo "maldito" quanto a qualquer usuário. Logo, não há preconceito neste caso, ou qualquer outro crime praticado pelo jornalista, ao meu entender!
Cabe ao leitor conhecer também o Art XIX da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, bem como o Art. 5°, Inc IV, da CF/88. Lembre, ainda, que o crime de CALÚNIA aplica-se a quem imputar falsamente a alguém fato definido como crime...
Bom post!
Everton Maciel disse…
religião é tudo igual e lunático tb.
Anônimo disse…
Vai me processar por eu chamar essa MERDA de chá de merda de chá?

FALSO MORALISTA
Anônimo disse…
Carlos, copiar texto do wikipédia pra mostrar conteúdo não vale de nada.

Você é uma pessoa totalmente ignorante.
Anônimo disse…
DROGA é tudo aquilo que altera o estado :

. fisico
. psicológico
. emocional
. neurológico
Do individuo, experimente tomar um LITRO DE CAFÉ EXPRESSO pra ver o que acontece ???
O chá do Santo daime é uma droga fortissima podendo induzir a quadros psiquiatricos gravissimos como daquele já maluco que matou o cartunista GLAUCO...
Vale lembrar que a DROGA mais MORTAL do mundo é a mais antiga tbm e mais usada o ´´ALCOOL´´....

Portanto esse chá ai é realmente uma MERDA !!!!
Anônimo disse…
só esprimentando pra saber se é uma coisa de outro mundo mesmo ,,pra mim tudo que é exagero é uma droga até alimento .......poriço tudo que é usado moderamente pode ser benefico valeu ....
Anônimo disse…
Vão estudar primeiro, bando de ignorantes. Façam um levantamento de todas as pesquisas existentes, de especialistas que a estudam há mais de quarentas. Vocês não passam de leigos falando do que desconhecem.

Esses estados psicóticos já existem previamente em algumas pessoas e não é a ayahuasca que os provoca ou cria, como vocês imaginam.

Aqui um pouco de informação para vocês:

http://imagensocultas.blogspot.com/2010/03/resposta-aos-inimigos-da-ayahuasca.html

E mais outro:

http://imagensocultas.blogspot.com/2010/04/sobre-ayahuasca-psicoses-e-alucinacoes.html
Anônimo disse…
Se a dimetiltriptamina é algo ruim e maldito, por que vocês não a arrancam do próprio cérebro? Façam assim: arranquem as próprias cabeças, joguem no vaso sanitário e dêem descarga, já que vcs tem tanto medo assim do DMT. Arranquem também o DMT que está também em vossos tecidos corporais, vossas células.
Os estudos não inconclusivos coisa nenhuma, vocês, inimigos da ayahuasca, é que ficam sabotando os estudos de todas as maneiras que podem, pois não querem que os seres humanos rompam com o paradigma materialista e não aceitam que a concepção de realidade dos povos indígenas sejam melhores que as vossas. Há não só preconceito, mas também ódio religioso e intolerância, além de um racismo, visto que vcs consideram que os índios e caboclos são todos uns ignorantes atrasados.
Anônimo disse…
Quanto à palavra "droga", seus falsos moralistas, porque não especificam que é um termo multissêmico? Se todas as drogas são ruins, inclusive as que curam, então fechem todas as farmácias e proíbam as pessoas de tomares remédios e de se alimentarem, pois quase todos os alimentos contém algum tipo de droga.
E quem foi que falou que todas as alterações de consciência são ruins? Isso é ignorância de vocês, que não estudam e não sabem nada sobre o assunto, mas se acham com competência para falar a respeito.
Desafio vocês a citarem um pesquisa que tenha constatado que um daimista que deixe de usar ayahuasca tenha síndrome de abstinência. Vamos, postem aí.
Anônimo disse…
Eu tive experiências fortíssimas com a ayahuasca, e inclusive a quase morte de um ente querido, pelo uso e abuso e ter entrado em uma seita que o levou a loucura. Existe um abuso e distorsão quanto ao uso da bebida, ela foi adulterada pelo homem branco, como a maconha(inicialmente uma erva de poder) e agora deixou de ser uma erva de poder. Agora, a ayahuasca pelo seu uso indiscriminado e por utilização de seitas e pessoas que querem o poder, ganhar dinheiro, o custo dos rituais e a mistura de crenças (umbanda, xamanismo, Shiva) dentro do local é uma margem para a espiritualidade negativa.Em vez de crescimento há uma confusão de idéias e pode ficar sujeito a manipulações, inclusive a loucura.
Anônimo disse…
trabalho serio com ayahuasca, deve ser feitos em cultos de correntes oficiais onde o daime e consagrado por pessoas serias fieis e leais a doutrina, e se formos analizar a grande quantidade de igrejas e grupos que se difundiram de maneira expansiva devemos levar em conta,que quantidade nao e qualidade,por exemplo tem patrinho(nene,bebe,sem noçao)servindo um copao de daime para uma pessoa que visita a doutrina pela primeira vez, isto e de uma imprudencia e irresponsabilidade absurda e a maior falta de respeito para com o corpo e o espirito de uma pessoa,mestre irineu serra jamais faria um absurdo desse... ass:mestre universal
Anônimo disse…
Mas é exatamente isso que alguns meios de comunicação querem que aconteça, que as pessoas acreditem fielmente em tudo o que eles falam e escreve. Que joguem no lixo o que nos faz pensar, o cérebro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...