Pular para o conteúdo principal

Iurd terá de pagar R$ 2,6 mi a pastor expulso por adultério

A Justiça do Trabalho do Rio confirmou a condenação da Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) para que indenize um pastor expulso em 1994 por adultério sem que houvesse prova da acusação. A indenização é de R$ 2,6 milhões. Cabe recurso à sentença. O pastor estava na Universal havia 13 anos.

Pelo regimento interno da igreja, teria de ser instaurado um procedimento  para se provar o adultério, o que não ocorreu. O pastor recorreu à Justiça com a queixa de que sofreu danos morais, além de ter o seu casamento desfeito.

No entendimento do juiz substituto Glener Pimenta Stroppa, da 49ª Vara do Trabalho, a ex-mulher do pastor, quando deu depoimento como testemunha, mostrou-se “pressionada a firmar declarações mentirosas em relação à conduta infiel” do marido. Disse que o pastor foi exposto a “uma situação constrangedora e de vergonha” diante de sua família.

Stroppa reconheceu que a sentença extrapola a competência da Justiça do Trabalho porque considera aspectos (como adultério) que não fazem parte de uma relação trabalhista. Lembrou, contudo, que tal abordagem tem o amparo de uma emenda constitucional.

Há pelo menos outros dois pastores demitidos pelo mesmo motivo, ambos de cidades do interior paulista. Em uma das gravações de videoconferência de 2008 da Universal obtidas pela Folha de S.Paulo, o bispo Romualdo Panceiro, o segundo na hierarquia da igreja, aparece dispensando-os sumariamente.

Um dos pastores foi denunciado à igreja pela própria amante, uma "senhora casada". Como prova do adultério, ela citou uma particularidade dele. Nas gravações, o bispo questionou o pastor diante de seus colegas: “Como ela vai saber que seu saco é raspado?”

Demissões sumárias em show de Panceiro


Com informação do Tribunal Regional do Trabalho do Rio e do arquivo de Paulopes Weblog.

 Universal usa prova insólita para demitir pastor acusado de adultério.
junho de 2010


Comentários

Marcos Crecchi disse…
É mais do que justo pagar, se nada foi provado contra esse pastor, que sofreu esse constrangimento!
Mirtes Maria Zanini disse…
O tal panceiro utiliza-se desse tipo de canalhice para ferrar os seus desfetos, assim foi com o bispo Marcelo Pires,ex queridinho do macedão casado com a filha do bispo Randal pai e cunhado do bispo Randal filho, a amante jamais foi apresentada e a esposa garantiu que a ntraição jamais ocorrera. tudo armado por esse marginal travestido de bispo gangster panceiro, que nada fala sobre os oito casamentos com obreiras virgens da igreja e das surras que dava em todas elas.
Paulo mendes(ex dizimista da IURD) disse…
Quando assistiremos esses marginais que se autodenominam pastor,bispo sem qualquer formação ou curso, apenas o uso da malandragem que aprenderam quando eram bandidos nos morros cariocas?Existem muitas ações e inquéritos em andamento, cad~e os depoimentos?
Anônimo disse…
Pastor depilado tava pegando a mulher do bispo peludo.
Anônimo disse…
ISSO E TUDO MENTIRA PAULO MENDES
obreira da IURD disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cláudio Gonçalves Junior disse…
está mal informada, o bispo Marcelo Pires permanece na igreja e está na África do Sul, então não da pra acreditar em nada que diz aqui.
Unknown disse…
São dois Marcelos diferentes. Só o nome que é o mesmo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor