Pular para o conteúdo principal

Pressão católica tira de exposição vídeo de Cristo sob formigas

Versão resumida do vídeo

Em Washington, o National Portrait Gallery deixou de exibir um vídeo por pressão da Liga Católica dos Estados Unidos e de congressistas. Trata-se do vídeo A Fire in My Belly (fogo na minha barriga), filmado em 1987 por David Wojnarowicz, que fazia parte de uma exposição sobre sexualidade.

Dos 30 minutos das imagens, o que incomodou mais os católicos foram os 11 segundos que mostram formigas caminhando sobre uma estátua de Jesus. Para William Donohue, presidente da Liga Católica, o vídeo é ofensivo aos cristãos e faz apologia do ódio à religião.

Wojnarowicz fez o vídeo em homenagem ao seu companheiro que morreu por ter contraído o vírus da Aids. Algumas das imagens são fortes porque, com elas, o artista quis retratar o sofrimento das vítimas do HIV.

Ao final dos anos 80, ainda não existia o coquetel de medicamentos que possibilita hoje que os portadores do vírus tenham boa qualidade de vida.

Cinco anos depois, o artista também morreu em decorrência da síndrome.

Artistas criticaram os responsáveis pelo National Portrait Gallery por permitir que uma entidade religiosa ultraconservadora determine o que pode ou não ser exibido em uma exposição de arte. Em protesto, a galeria Transformer, também em Washington, está exibindo o vídeo em sua vitrine.

Victoria Reis, diretora da galeria, disse que, para ela, o vídeo não contém nenhuma blasfêmia, mas, mesmo que houvesse, seria o ponto de vista do artista e teria de ser respeitado.

“Remover o vídeo só porque alguém não gostou é censura”, disse.


Com informação das agências e da BBC Brasil.

Comentários

Anônimo disse…
ou seja nem maior nem menor, tudo esta como estava,fora isso o resto é pura sombra da realidade que se perde no obscuro do infinito que retrata quem somos, apenas um ser, quem são eles, quem somos nós? imagem!!! que se opoe a realidade, e daqui a 200 anos será que estaremos dentro deste conceito pragmático?. só nos resta reafirmar nossas metas que as vezes nos deixam confusos, todos somos confusos parece que o mundo não foi feito para normais, sou um micro ou um macro? se sou teleguiado quem me guia? quem comanda esta manipulação? perguntas, perguntas, perguntas...quem poderá responder?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo