Pular para o conteúdo principal

Porto Alegre e Salvador barram a campanha do ônibus ateu


A Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) foi impedida de veicular em ônibus de Salvador e Porto Alegre mensagens como “Religião não define caráter” e “Se Deus existe, tudo é permitido”. A campanha estava prevista para começar na segunda-feira (13).

A agência responsável em Salvador pelos anúncios comunicou à Atea que não poderia cumprir o contrato por temer uma ação judicial do Estado e dos empresários de ônibus.

Em Porto Alegre, a associação dos transportadores de passageiros barrou a campanha como o argumento de que uma lei municipal impede que o ‘busdoor’ ostente mensagem com conteúdo pornográfico, bebida alcoólica, manifestações religiosos, entre outros temas.

A Ateia também não conseguiu promover o ‘onibus ateu’ em São Paulo. A agência contratada para veicular a campanha recuou quando soube do teor das mensagens.

A associação vai decidir se recorre à Justiça contra os vetos. Para a campanha, ela obteve doações no total de R$ 10 mil. Uma única pessoa -- que quer permanecer anônima -- doou R$ 5 mil.

Daniel Sottomaior, presidente da associação, disse que a campanha foi concebida para combater a discriminação contra os ateus. Afirmou que os brasileiros ateus são 4 milhões, cerca de 2% da população.

“Muitos têm medo de se expor por causa do preconceito de amigos, chefes e familiares”, disse. “Isso tem de acabar.”

O primeiro ‘onibus ateu” surgiu na Gra-Bretanha em 2008 com a mensagem “Provavelmente Deus não existe. Então parem de se preocupar e aproveitem a vida”. Em 2009, a ideia foi adotada na Espanha. Em ambos países, houve tentativa de impedir a livre manifestação dos ateus.


Com informação da Atea, Folha.com, Zero hora e arquivo deste blog.

> 'Ateia parece cultivar uma espécie de religião dos descrentes.'
dezembro de 2010

> Hitler foi católico e nunca renunciou ao batismo, lembra Dawkins.
setembro de 2010

> Trajetória do ônibus ateu.     > Ateísmo.     > Publicidades polêmicas.

Comentários

Nadson Azevedo disse…
É, por aqui na Bahia o lobby religioso é forte... afinal, não é a "Bahia de todos os santos"?

Droga!
Anônimo disse…
Na Bahia não dá mesmo!!! É a terra de todos os santos!!
Anônimo disse…
É asqueroso vincular a figura de um demônio como Hitler a Deus.
Isso só faz é aumentar ainda mais a luta contra os infames ateus que se não acreditam, que fiquem calados.
Jamais iremos tolerar essa falta de respeito desses seres do esgoto contra nossa religião.
O mais interessante disso tudo é como mostra esses vermes o tipo de idolo que eles tomam como figura exemplar. Um transloucado comunista denominado Charles Chaplin.
Vão para o Inferno! Raça de víboras.
Anônimo disse…
O comentário do anômimo ficou ofensivo como o dos ateus.


A campanha dos ateus é muito ofensiva.

Mas oro para que Deus tenha misericórdia dessas pessoas e que elas tenham um encontro com Deus e conheçam a verdade sobre ele.

Deus não é um deus que nos tras o mau.
As coisas acontecem porque ele é tão bondoso que nos dá o livre arbirito, as pessoas podem escolher o mau e o bem.
Assim como existe Deus, existe o Diabo que leva as pessoas para o mau, engana elas.
Mas Deus é um deus bom, de amor.
Ele só quer o melhor para seus filhos.
Não podemos culpar somente Deus e o Diabo por tudo que acontece, as pessoas que tomam suas decisões.


E para combater qualquer tipo de preconceito, não podemos usar mais preconceito.
Senão tudo vira um ciclo sem fim.
steel blaxon disse…
tu deve ter sérios problemas, anônimo! seu intolerante! é por causa de gentinha como você que temos que mostrar nossa indignação e nos unirmos para sermos respeitados! raça de víboras são os padres e pastores que vivem alienando idiotas e reacionários como você!! ateus do brasil, uni-vos!!!
Adolfo disse…
o "anonimo-1" disse o seguinte: "Jamais iremos tolerar essa falta de respeito desses seres do esgoto contra nossa religião"... hahahahahaha, meu amigo, eu não pedi para vc me tolerar, se vc me tolera ou não, tanto faz... o outro anonimo diz que "ora pela misericórdia aos ateus"... não perca seu tempo também meu camarada, obrigado, não me lembro de ter pedido para alguém orar por mim...
.
sou muito muito feliz sendo ateu e morri de rir com tudo o que vcs escreveram... querem me ofender.... vão ter que se esforçar muito muito mais...
.
um abraço aqui do esgoto...
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ronaldo Benhur disse…
A campanha é ofensiva? É.
A campanha, em algum momento, fala algo que não é a verdade? Não.

Não querendo puxar pra um lado ou para outro, mas o pessoal leva muito naquela de 'a minha verdade é a que conta e a tua é uma bosta.'
Anônimo disse…
Aparentemente os países que os ateus gostam de louvar como exemplo de sociedades “funcionais” apesar da sua alegada irreligiosidade, são, ao mesmo tempo, países que não só normalizaram por completo o auto-destrutivo comportamento homossexual, como também não parecem ter problemas com o sexo entre seres humanos e animais.
Na Escandinávia, onde o “casamento” homossexual é legal, o bestialismo também é legal. E porque não? Afinal, ter relações sexuais com animais não é apenas mais uma “escolha de vida”? Se calhar as pessoas que abusam tem relações sexuais com os animais já nasceram assim, e portanto não há nada a fazer senão legalizar.

Uma nova regulamentação por parte da “Norwegian Animal Protection Act” está em consideração, e tem havido propostas por parte da “Norwegian Animal Welfare Alliance” entre outras para que o envolvimento sexual entre humanos e animais seja proibido.
Estes actos provocam repulsa moral. A questão é se a imoralidade deveria ser ilegalizada.
Esta frase em cima encapsula tudo o que há de mau no ateísmo. Como não tem um Ponto de Referência para comportamentos morais, as sociedades secularizadas ficam sem argumento absoluto contra comportamentos claramente auto-destrutivos como a homossexualidade ou o bestialismo dos ateus.
steel blaxon disse…
mostre quem você é, anônimo! me ofendendo só vai fortalecer o meu desprezo a tipos bitolados e alienados feito você! quem é tu para julgar os ateus ou qualquer denominação religiosa que seja? se és um cristão mesmo deverias saber que um dos princípios do cristianismo é o amor e o respeito ao próximo, ensinamentos que você ignora solenemnte. pense nisso antes de escrever tanta asneira!! ateus, uni-vos!!! pelo fim da intolerância de qualquer espécie!!
Gabriel disse…
Ronaldo Benhur falou tudo.

Odeio intorelerância de ateu quase tanto quanto odeio intolerância de gente religiosa. Gente, eles querem acreditar em um ser invisível que ama a todos mas manda todos pro inferno, deixa eles...

A maioria dos religiosos já fez sexo antes de se casar, não vai a igreja todos os domingos, alguns até trabalham nesse dia (de acordo com a bíblia devem ser apedrejados publicamente até a morte), fazem uns 10 pecados por dia, percebendo ou não (a bíblia é bem grande, há pecados pra caralho lá), se querem acreditar numa religião onde vão queimar pela eternidade, dexa eles...

Se souberem o que é bom pra eles, farão como os 2 pastores que recentemente, após 20 anos "trabalhando" em suas igrejas, resolveram ler a bíblia e viraram ateus com tantas dúvidas e coisas horríveis que leram :p

PS: foi provado com um teste nos EUA (país predominantemente cristão) que ateus entendem mais de religião que os cristãos (judeus e outras religiões menores acabaram tendo resultados do mesmo nível dos ateus), então vocês podem orar pela gente ou louvar o seu deus, mas a maioria de nós sabe muito mais sobre sua religião do que vocês ;]
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Amados: Sabemos que nós, os que cremos que Jesus Cristo é o Filho Deus, o Messias de Israel e nosso Salvador, não veremos a CARA desses ateus, na hora das pragas do Apocalipse desabando sobre o mundo inteiro! Aí eles vão ver o que é bom para uma boa crise de tosse causada pelo cheiro de enxofre!vermes imorais corruptos!!!voces nao tem ponto de referencia moral,seus amorais sujos,filhos do cao e do caos!!
Anônimo disse…
Quero ver o Lulinha reclamar de falta de liberdade de expressão nessa, assim como ele fez com o lance do Wikileaks.
steel blaxon disse…
você é um ridículo, anônimo! continuar me ofendendo só prova a tua acefalia e a tua intolerância contra quem pensa ou não crê no mesmo dogma que o teu!! tenho pena de ti! abortar a vida em troco de uma teoria rala que quer explicar o mundo de uma maneira maniqueísta, mesquinha e cheia de lendas ridículas de um povo que nada contribuiu para a nossa formação é de uma pobreza intelectual imensurável! tu não passa de mais uma alma nublada e sem cor. ateus do brasil, uni-vos!!!
Anônimo disse…
Foda-se as religiões,igrejas, judeus, judaismo, islã, arabes e etc, Algum dia vamos graças a internet e a facilidade de acesso a informação, logo vamos conseguir banir da nossas terras, essas espeluncas, geradoras de dementes, retardados e bandidos que infestam nossas cidades...
steel blaxon disse…
intolerante! idiota! imbecil! fanático! estúpido! você não passa disso, anônimo! és um tapado! um parvo que se rendeu ao obscurantismo! tenho pena de ti!!! e teu português é muito ruim! volte para a escola!!!!!! espelunca é a tua igrejinha, fabricante de misérias feito você ! seu "cristão" de merda.
Paulo Lopes disse…
Comentários com palavrão estão sendo deletados.
Anônimo disse…
Chaplin...um genio no cinema, mas um pedofilo tbm.kkk

Lendo os comentarios aki só digo isso:
Religiosos e ateus pq nao se calam?
Nenhum dos dois lados ta certo.
os dois sao intolerantes e chatos.
Anônimo disse…
Isso está parecendo a arquibancada de um GRENAL ou de Palmeiras x Corinthians....
Quanta intolerância e desprezo pelas opiniões e prefêrencias dos outros.
Acham que por serem ateus ou cristãos (ou crentes em qualquer outro deus) os fazem melhores ou piores?
Parem e reflitam o que nos faz crescermos e melhorarmos como pessoas.
Não seria nos preocuparmos com a felicidade e com o bem estar (seja ela físico ou mental) dos nossos semelhantes?
Creio que isso deva ser inerente ao ser humano, de sua própria natureza, que o faça sem esperar algo em troca, e não porque algo (um "livro" ou uma propaganda) ou alguém (ateus ou religiosos) diga que é o certo.
Abraços a todos.

Alberto Cristovão
THiAGO disse…
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim, no inicio século20, desafiou seus alunos com esta pergunta:"DEUS CRIOU TUDO QUE EXISTE? Um aluno respondeu valentemente:SIM,ELE CRIOU! O professor respondeu:SE DEUS CRIOU TUDO, ENTÃO DEUS FEZ O MAL?POIS O MAL EXISTE, E PARTINDO DO PRECEITO DE QUE NOSSAS OBRAS SÃO UM REFLEXO DE NÓS MESMOS, ENTÃO DEUS É MAU? O jovem calou-se diante de tal resposta e o professor sarcástico se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito... Foi quando outro estudante pergunta:PROFESSOR, O FRIO EXISTE? Responde o professor:QUE PERGUNTA É ESSA?LÓGICO, OU VOCE NUNCA SENTIU FRIO? O rapaz responde:O FRIO NÃO EXISTE.SEGUNDO AS LEIS DA FÍSICA FRIO NA REALIDADE É AUSENCIA DE CALOR.FOI CRIADA ESSA DEFINIÇÃO PARA DESCREVER COMO NOS SENTIMOS SE NÃO TEMOS CALOR. Continua o rapaz:E, EXISTE ESCURIDÃO PROFESSOR? O professor cabisbaixo:EXISTE... O rapaz:NOVAMENTE ERROU, A ESCURIDÃO NÃO EXISTE, NA REALIDADE A ESCURIDÃO É AUSENCIA DE LUZ.É UMA DEFINIÇÃO CRIADA PARA DESCREVER O QUE ACONTECE QNDO NÃO HÁ LUZ. Finalmente o jovem pergunta ao professor:SENHOR, O MAL EXISTE? O professor esbraveja:CLARO!VEMOS ESTUPROS, ATENTADOS,E VIOLÊNCIA NO MUNDO, ESSAS COISAS SÃO O MAL. E o estudante respondeu:O MAL NÃO EXISTE POR SI MESMO.O MAL É SIMPLESMENTE A AUSÊNCIA DO BEM, O MAL É UMA DEFINIÇÃO CRIADA PARA DESCREVER A AUSÊNCIA DE DEUS. DEUS NÃO CRIOU O MAL.NÃO É COMO A FÉ OU O AMOR, QUE EXISTEM COMO EXISTEM O CALOR E A LUZ. O MAL É RESULTADO DA HUMANIDADE NÃO TER DEUS PRESENTE EM SEUS CORAÇÕES. É COMO ACONTECE COM O FRIO QUANDO NÃO HÁ CALOR, OU A ESCURIDÃO QUANDO NÃO HÁ LUZ.
O professor, prostrado e calado só balança a cabeça diante do jovem que é aplaudido de pé! Albert Einstein era o nome do jovem...
Madilson disse…
Mais uma mentira deslavada que circula pela web... Einstein era ateu, como está claro na carta escrita de próprio punho endereçada ao seu amigo Erik Gutkind. Esta "singela" história acima é mais uma tentativa de pleitear Einstein para o rol das personalidaes que creem em "deus", a despeito do que já ocorreu com Nietzsche, Sagan e tantos outros. Uma lástima!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Escola Estadual Igreja Evangélica muda de nome e deixa de afrontar o Estado laico

Evangélico, chefão do tráfico no Rio manda fechar igrejas católicas

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Essência do totalitarismo é querer fazer o 'bem para todos'

Título original: Tentação totalitária por Luiz Felipe Pondé para Folha Você se considera uma pessoa totalitária? Claro que não, imagino. Você deve ser uma pessoa legal, somos todos. Às vezes, me emociono e choro diante de minhas boas intenções e me pergunto: como pode existir o mal no mundo? Fossem todos iguais a mim, o mundo seria tão bom... (risadas). Totalitários são aqueles skinheads que batem em negros, nordestinos e gays. Mas a verdade é que ser totalitário é mais complexo do que ser uma caricatura ridícula de nazista na periferia de São Paulo. A essência do totalitarismo não é apenas governos fortes no estilo do fascismo e comunismo clássicos do século 20. Chama minha atenção um dado essencial do totalitarismo, quase sempre esquecido, e que também era presente nos totalitarismos do século 20. Você, amante profundo do bem, sabe qual é? Calma, chegaremos lá. Você se lembra de um filme chamado "Um Homem Bom", com Viggo Mortensen, no qual ele é um cara

Ministro do STF critica a frase ‘Deus seja louvado’ do real

Marco Aurélio lembrou  que somente no  império  a religião era obrigatória  O ministro Marco Aurélio (foto), 65, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que não consegue conceber “que nas notas de moedas do real nós tenhamos ‘Deus seja louvado’”, porque isso fere a laicidade do Estado. Em uma entrevista ao UOL, lembrou que na argumentação de seu voto favorável à descriminalização do aborto de fetos anencéfalos, em abril, ressaltou que o Brasil não está mais no império, “quando a religião católica era obrigatória e o imperador era obrigado a observá-la”. “ Como outro exemplo de incompatibilidade com o Estado laico ele citou o crucifixo do plenário do STF. “Devíamos ter só o brasão da República.” Aurélio elogiou a decisão do Tribunal de Justiça gaúcho pela retirada do crucifixo de todas as suas dependências, o que demonstra, segundo ele, que o Rio Grande do Sul é um Estado que “está sempre à frente em questões políticas”. Celso de Mello, outro ministro do Supremo, já

Intel deixa de ajudar escoteiros que discriminam gays e ateus

Arcebispo afirma que vida dos descrentes não tem sentido

Para Battisti, o sentido da vida está no sobrenatural  O arcebispo Anuar Battisti (foto), 59, de Maringá (PR), escreveu um artigo onde aborda um tema recorrente por parte de religiosos, o de que não há sentido na vida dos descrentes em Deus. “Este ambiente de descrença, misturado com ateísmo, leva a pessoa a viver no deserto da vida sem gosto, sem rumo, vagando em busca de um sentido”, escreveu dom Battisti no artigo publicado no Diário.com. “A ausência de Deus cria na alma humana um vazio de sentidos que leva ao desespero, à negação de tudo o que diz respeito ao sobrenatural”, acrescentou. A americana Paula Kirby, consultora de organizações seculares, escreveu recentemente no Washington Post que quem precisa de Deus para que a sua vida tenha um significado é porque a sua família e amigos, em tese, não têm nenhum valor. O que, obviamente, é um absurdo. Ninguém precisa de Deus, por exemplo, para amar seus filhos. Kirby argumentou que é o cristianismo que tenta tirar todo

Médico acusado de abuso passa seu primeiro aniversário na prisão

Roger Abdelmassih (reprodução acima), médico acusado de violentar pelo menos 56 pacientes, completou hoje (3) 66 anos de idade na cela 101 do pavilhão 2 da Penitenciária de Tremembé (SP). Foi o seu primeiro aniversário no cárcere. Filho de libaneses, ele nasceu em 1943 em São João da Boa Vista, cidade paulista hoje com 84 mil habitantes que fica a 223 km da capital. Até ser preso preventivamente no dia 17 de agosto, o especialista em reprodução humana assistida tinha prestígio entre os ricos e famosos, como Roberto Carlos, Hebe Camargo, Pelé e Gugu, que compareciam a eventos promovidos por ele. Neste sábado, a companhia de Abdelmassih não é tão rica nem famosa e, agora como o próprio médico, não passaria em um teste de popularidade. Ele convive em sua cela com um acusado de tráfico de drogas, um ex-delegado, um ex-agente da Polícia Federal e um ex-investigador da Polícia Civil. Em 15 metros quadrados, os quatros dispõem de três beliches, um vaso sanitário, uma pia, um ch