Pular para o conteúdo principal

Porto Alegre e Salvador barram a campanha do ônibus ateu


A Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) foi impedida de veicular em ônibus de Salvador e Porto Alegre mensagens como “Religião não define caráter” e “Se Deus existe, tudo é permitido”. A campanha estava prevista para começar na segunda-feira (13).

A agência responsável em Salvador pelos anúncios comunicou à Atea que não poderia cumprir o contrato por temer uma ação judicial do Estado e dos empresários de ônibus.

Em Porto Alegre, a associação dos transportadores de passageiros barrou a campanha como o argumento de que uma lei municipal impede que o ‘busdoor’ ostente mensagem com conteúdo pornográfico, bebida alcoólica, manifestações religiosos, entre outros temas.

A Ateia também não conseguiu promover o ‘onibus ateu’ em São Paulo. A agência contratada para veicular a campanha recuou quando soube do teor das mensagens.

A associação vai decidir se recorre à Justiça contra os vetos. Para a campanha, ela obteve doações no total de R$ 10 mil. Uma única pessoa -- que quer permanecer anônima -- doou R$ 5 mil.

Daniel Sottomaior, presidente da associação, disse que a campanha foi concebida para combater a discriminação contra os ateus. Afirmou que os brasileiros ateus são 4 milhões, cerca de 2% da população.

“Muitos têm medo de se expor por causa do preconceito de amigos, chefes e familiares”, disse. “Isso tem de acabar.”

O primeiro ‘onibus ateu” surgiu na Gra-Bretanha em 2008 com a mensagem “Provavelmente Deus não existe. Então parem de se preocupar e aproveitem a vida”. Em 2009, a ideia foi adotada na Espanha. Em ambos países, houve tentativa de impedir a livre manifestação dos ateus.


Com informação da Atea, Folha.com, Zero hora e arquivo deste blog.

> 'Ateia parece cultivar uma espécie de religião dos descrentes.'
dezembro de 2010

> Hitler foi católico e nunca renunciou ao batismo, lembra Dawkins.
setembro de 2010

> Trajetória do ônibus ateu.     > Ateísmo.     > Publicidades polêmicas.

Comentários

Nadson Azevedo disse…
É, por aqui na Bahia o lobby religioso é forte... afinal, não é a "Bahia de todos os santos"?

Droga!
Anônimo disse…
Na Bahia não dá mesmo!!! É a terra de todos os santos!!
Anônimo disse…
É asqueroso vincular a figura de um demônio como Hitler a Deus.
Isso só faz é aumentar ainda mais a luta contra os infames ateus que se não acreditam, que fiquem calados.
Jamais iremos tolerar essa falta de respeito desses seres do esgoto contra nossa religião.
O mais interessante disso tudo é como mostra esses vermes o tipo de idolo que eles tomam como figura exemplar. Um transloucado comunista denominado Charles Chaplin.
Vão para o Inferno! Raça de víboras.
Anônimo disse…
O comentário do anômimo ficou ofensivo como o dos ateus.


A campanha dos ateus é muito ofensiva.

Mas oro para que Deus tenha misericórdia dessas pessoas e que elas tenham um encontro com Deus e conheçam a verdade sobre ele.

Deus não é um deus que nos tras o mau.
As coisas acontecem porque ele é tão bondoso que nos dá o livre arbirito, as pessoas podem escolher o mau e o bem.
Assim como existe Deus, existe o Diabo que leva as pessoas para o mau, engana elas.
Mas Deus é um deus bom, de amor.
Ele só quer o melhor para seus filhos.
Não podemos culpar somente Deus e o Diabo por tudo que acontece, as pessoas que tomam suas decisões.


E para combater qualquer tipo de preconceito, não podemos usar mais preconceito.
Senão tudo vira um ciclo sem fim.
steel blaxon disse…
tu deve ter sérios problemas, anônimo! seu intolerante! é por causa de gentinha como você que temos que mostrar nossa indignação e nos unirmos para sermos respeitados! raça de víboras são os padres e pastores que vivem alienando idiotas e reacionários como você!! ateus do brasil, uni-vos!!!
Adolfo disse…
o "anonimo-1" disse o seguinte: "Jamais iremos tolerar essa falta de respeito desses seres do esgoto contra nossa religião"... hahahahahaha, meu amigo, eu não pedi para vc me tolerar, se vc me tolera ou não, tanto faz... o outro anonimo diz que "ora pela misericórdia aos ateus"... não perca seu tempo também meu camarada, obrigado, não me lembro de ter pedido para alguém orar por mim...
.
sou muito muito feliz sendo ateu e morri de rir com tudo o que vcs escreveram... querem me ofender.... vão ter que se esforçar muito muito mais...
.
um abraço aqui do esgoto...
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ronaldo Benhur disse…
A campanha é ofensiva? É.
A campanha, em algum momento, fala algo que não é a verdade? Não.

Não querendo puxar pra um lado ou para outro, mas o pessoal leva muito naquela de 'a minha verdade é a que conta e a tua é uma bosta.'
Anônimo disse…
Aparentemente os países que os ateus gostam de louvar como exemplo de sociedades “funcionais” apesar da sua alegada irreligiosidade, são, ao mesmo tempo, países que não só normalizaram por completo o auto-destrutivo comportamento homossexual, como também não parecem ter problemas com o sexo entre seres humanos e animais.
Na Escandinávia, onde o “casamento” homossexual é legal, o bestialismo também é legal. E porque não? Afinal, ter relações sexuais com animais não é apenas mais uma “escolha de vida”? Se calhar as pessoas que abusam tem relações sexuais com os animais já nasceram assim, e portanto não há nada a fazer senão legalizar.

Uma nova regulamentação por parte da “Norwegian Animal Protection Act” está em consideração, e tem havido propostas por parte da “Norwegian Animal Welfare Alliance” entre outras para que o envolvimento sexual entre humanos e animais seja proibido.
Estes actos provocam repulsa moral. A questão é se a imoralidade deveria ser ilegalizada.
Esta frase em cima encapsula tudo o que há de mau no ateísmo. Como não tem um Ponto de Referência para comportamentos morais, as sociedades secularizadas ficam sem argumento absoluto contra comportamentos claramente auto-destrutivos como a homossexualidade ou o bestialismo dos ateus.
steel blaxon disse…
mostre quem você é, anônimo! me ofendendo só vai fortalecer o meu desprezo a tipos bitolados e alienados feito você! quem é tu para julgar os ateus ou qualquer denominação religiosa que seja? se és um cristão mesmo deverias saber que um dos princípios do cristianismo é o amor e o respeito ao próximo, ensinamentos que você ignora solenemnte. pense nisso antes de escrever tanta asneira!! ateus, uni-vos!!! pelo fim da intolerância de qualquer espécie!!
Gabriel disse…
Ronaldo Benhur falou tudo.

Odeio intorelerância de ateu quase tanto quanto odeio intolerância de gente religiosa. Gente, eles querem acreditar em um ser invisível que ama a todos mas manda todos pro inferno, deixa eles...

A maioria dos religiosos já fez sexo antes de se casar, não vai a igreja todos os domingos, alguns até trabalham nesse dia (de acordo com a bíblia devem ser apedrejados publicamente até a morte), fazem uns 10 pecados por dia, percebendo ou não (a bíblia é bem grande, há pecados pra caralho lá), se querem acreditar numa religião onde vão queimar pela eternidade, dexa eles...

Se souberem o que é bom pra eles, farão como os 2 pastores que recentemente, após 20 anos "trabalhando" em suas igrejas, resolveram ler a bíblia e viraram ateus com tantas dúvidas e coisas horríveis que leram :p

PS: foi provado com um teste nos EUA (país predominantemente cristão) que ateus entendem mais de religião que os cristãos (judeus e outras religiões menores acabaram tendo resultados do mesmo nível dos ateus), então vocês podem orar pela gente ou louvar o seu deus, mas a maioria de nós sabe muito mais sobre sua religião do que vocês ;]
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Amados: Sabemos que nós, os que cremos que Jesus Cristo é o Filho Deus, o Messias de Israel e nosso Salvador, não veremos a CARA desses ateus, na hora das pragas do Apocalipse desabando sobre o mundo inteiro! Aí eles vão ver o que é bom para uma boa crise de tosse causada pelo cheiro de enxofre!vermes imorais corruptos!!!voces nao tem ponto de referencia moral,seus amorais sujos,filhos do cao e do caos!!
Anônimo disse…
Quero ver o Lulinha reclamar de falta de liberdade de expressão nessa, assim como ele fez com o lance do Wikileaks.
steel blaxon disse…
você é um ridículo, anônimo! continuar me ofendendo só prova a tua acefalia e a tua intolerância contra quem pensa ou não crê no mesmo dogma que o teu!! tenho pena de ti! abortar a vida em troco de uma teoria rala que quer explicar o mundo de uma maneira maniqueísta, mesquinha e cheia de lendas ridículas de um povo que nada contribuiu para a nossa formação é de uma pobreza intelectual imensurável! tu não passa de mais uma alma nublada e sem cor. ateus do brasil, uni-vos!!!
Anônimo disse…
Foda-se as religiões,igrejas, judeus, judaismo, islã, arabes e etc, Algum dia vamos graças a internet e a facilidade de acesso a informação, logo vamos conseguir banir da nossas terras, essas espeluncas, geradoras de dementes, retardados e bandidos que infestam nossas cidades...
steel blaxon disse…
intolerante! idiota! imbecil! fanático! estúpido! você não passa disso, anônimo! és um tapado! um parvo que se rendeu ao obscurantismo! tenho pena de ti!!! e teu português é muito ruim! volte para a escola!!!!!! espelunca é a tua igrejinha, fabricante de misérias feito você ! seu "cristão" de merda.
Paulo Lopes disse…
Comentários com palavrão estão sendo deletados.
Anônimo disse…
Chaplin...um genio no cinema, mas um pedofilo tbm.kkk

Lendo os comentarios aki só digo isso:
Religiosos e ateus pq nao se calam?
Nenhum dos dois lados ta certo.
os dois sao intolerantes e chatos.
Anônimo disse…
Isso está parecendo a arquibancada de um GRENAL ou de Palmeiras x Corinthians....
Quanta intolerância e desprezo pelas opiniões e prefêrencias dos outros.
Acham que por serem ateus ou cristãos (ou crentes em qualquer outro deus) os fazem melhores ou piores?
Parem e reflitam o que nos faz crescermos e melhorarmos como pessoas.
Não seria nos preocuparmos com a felicidade e com o bem estar (seja ela físico ou mental) dos nossos semelhantes?
Creio que isso deva ser inerente ao ser humano, de sua própria natureza, que o faça sem esperar algo em troca, e não porque algo (um "livro" ou uma propaganda) ou alguém (ateus ou religiosos) diga que é o certo.
Abraços a todos.

Alberto Cristovão
THiAGO disse…
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim, no inicio século20, desafiou seus alunos com esta pergunta:"DEUS CRIOU TUDO QUE EXISTE? Um aluno respondeu valentemente:SIM,ELE CRIOU! O professor respondeu:SE DEUS CRIOU TUDO, ENTÃO DEUS FEZ O MAL?POIS O MAL EXISTE, E PARTINDO DO PRECEITO DE QUE NOSSAS OBRAS SÃO UM REFLEXO DE NÓS MESMOS, ENTÃO DEUS É MAU? O jovem calou-se diante de tal resposta e o professor sarcástico se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito... Foi quando outro estudante pergunta:PROFESSOR, O FRIO EXISTE? Responde o professor:QUE PERGUNTA É ESSA?LÓGICO, OU VOCE NUNCA SENTIU FRIO? O rapaz responde:O FRIO NÃO EXISTE.SEGUNDO AS LEIS DA FÍSICA FRIO NA REALIDADE É AUSENCIA DE CALOR.FOI CRIADA ESSA DEFINIÇÃO PARA DESCREVER COMO NOS SENTIMOS SE NÃO TEMOS CALOR. Continua o rapaz:E, EXISTE ESCURIDÃO PROFESSOR? O professor cabisbaixo:EXISTE... O rapaz:NOVAMENTE ERROU, A ESCURIDÃO NÃO EXISTE, NA REALIDADE A ESCURIDÃO É AUSENCIA DE LUZ.É UMA DEFINIÇÃO CRIADA PARA DESCREVER O QUE ACONTECE QNDO NÃO HÁ LUZ. Finalmente o jovem pergunta ao professor:SENHOR, O MAL EXISTE? O professor esbraveja:CLARO!VEMOS ESTUPROS, ATENTADOS,E VIOLÊNCIA NO MUNDO, ESSAS COISAS SÃO O MAL. E o estudante respondeu:O MAL NÃO EXISTE POR SI MESMO.O MAL É SIMPLESMENTE A AUSÊNCIA DO BEM, O MAL É UMA DEFINIÇÃO CRIADA PARA DESCREVER A AUSÊNCIA DE DEUS. DEUS NÃO CRIOU O MAL.NÃO É COMO A FÉ OU O AMOR, QUE EXISTEM COMO EXISTEM O CALOR E A LUZ. O MAL É RESULTADO DA HUMANIDADE NÃO TER DEUS PRESENTE EM SEUS CORAÇÕES. É COMO ACONTECE COM O FRIO QUANDO NÃO HÁ CALOR, OU A ESCURIDÃO QUANDO NÃO HÁ LUZ.
O professor, prostrado e calado só balança a cabeça diante do jovem que é aplaudido de pé! Albert Einstein era o nome do jovem...
Madilson disse…
Mais uma mentira deslavada que circula pela web... Einstein era ateu, como está claro na carta escrita de próprio punho endereçada ao seu amigo Erik Gutkind. Esta "singela" história acima é mais uma tentativa de pleitear Einstein para o rol das personalidaes que creem em "deus", a despeito do que já ocorreu com Nietzsche, Sagan e tantos outros. Uma lástima!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Nova espécie de ave descoberta na Caatinga tem origem em variações do São Francisco

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado moderno, cuja

AdSense desmonetiza página do texto 'Ateísmo significa libertação do medo do sobrenatural'

Pastores do Malafaia têm salário de até R$ 20 mil, casa e carro

Pastores mais habilidosos  estão sendo disputados  pelas igrejas Silas Malafaia, 53, informou que o salário dos pastores de sua igreja, a Assembleia de Deus Vitória em Cristo, vai de R$ 3.000, para iniciantes, a R$ 20.000, com benefícios que incluem casa mobiliada, escola para filhos e plano de saúde. Pastores com experiência têm direito a carro do ano. É a primeira vez que um líder religioso neopentecostal revelou o salário dos pastores. Na falta de maiores informações, os valores citados por Malafaia podem ser tomados como referência do mercado de salários dos pregadores da Bíblia. As perspectivas desses profissionais são as melhores possíveis, considerando que não precisam ter formação universitária. Um professor de ensino médio não ganha tanto, nem sequer um médico em início de carreira, por exemplo. “Mas é preciso saber ler a Bíblia, pregar, explicar”, disse Malafaia à jornalista Daniela Pinheiro, que escreveu para a revista Piauí de setembro reportagem sobre o pastor.

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de

Livro conta em 300 páginas histórias de papas das quais poucos sabem

Padre explica seu vídeo sobre mulher apanha porque quer

O padre cantor Fábio de Melo tem tentado nos últimos dias, nas redes sociais, rebater as acusações de que é machista.

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi

A física moderna sugere que o tempo não avança, é apenas uma ilusão