Pular para o conteúdo principal

Evangélico critica a lei do ‘Dia do Evangélico’: ‘Estado é laico’

Guilhermino Cunha
Cunha: "A República
nasceu laica"
O presidente da ELB (Academia Evangélica de Letras do Brasil), reverendo Guilhermino Cunha (foto), criticou a sanção na quarta-feira (15) pelo presidente Lula da lei 12.328 que institui o dia 30 de novembro como Dia do Evangélico.

“A iniciativa é simpática, mas a República nasceu laica e assim precisa continuar”, disse.

A ELB foi criada em 1962 pela Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, da qual Cunha também é presidente. Ele disse que a Constituição – que estabelece a laicidade do Estado – tem de ser respeitada. “O presidente Lula deveria estar atento para isso.”

O projeto de lei do Dia do Evangélico é de um deputado do Maranhão, Cléber Verde, filiado ao PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.

O teólogo e pastor Alexandre Marques disse que a lei, além de inconstitucional, é discricionária, porque privilegia uma única religião. Ele falou que, por uma questão de isonomia, teria de ser criado um dia para cada uma  das centenas de religiões que existem no país, incluindo as de tradições africanas e orientais, que foram perseguidas e demonizadas por um longo período.

Esse também é o ponto de vista do pastor Walmir Vieira, da Convenção Batista Carioca: “Se existe um Dia do Evangélico, deveria haver também um dia para os católicos, espíritas e assim por diante”.

A data não cria mais um feriado nacional nem estabelece ponto facultativo nas repartições públicas. Em Brasília já existia uma lei que introduziu a comemoração no calendário oficial do Distrito Federal. Lá, o dia é ponto facultativo.

Com informação do Extra e Correio Braziliense.

Procuradoria questiona o ensino religioso nas escolas públicas.
agosto de 2010

Religião no Estado laico.

Comentários

Pedro Lobo disse…
Em resumo: o Dia do Evangélico é, na verdade, o Dia da Igreja Universal. E o Lula mais uma vez passou por cima da Constituição para, desta vez, fazer média com o espertalhão do Edir Macedo.
Antonio Benaion disse…
Pessoas como o reverendo Guilhermino Cunha mostram que sim, pode haver vida inteligente e sensata no meio evangélico. Me faz ter um pouco mais de esperança na humanidade.

Sobre o tal feriado, fica a pergunta: quando vão criar o dia do satanista?
Anônimo disse…
Surpreendente.
Anônimo disse…
Lembrem se que :

Evangélicos são os populares ´´CRENTES´´ uma aberração religiosa que so perde em fanatismo para os muçulmanos, que acreditam piamente em um livro absurdo montado pelos homens da época que é um verdadeiro manual de crueldade e imbecilidade...:

. cobra que fala
. filha que trepa com o pai bebado por querer
. Deus confuso , vingativo , cruel etc

Crentes aplicam todo tipo de 171 religioso pra cometer todos aqueles crimes que a ICAR sempre cometeu e se enriqueceu muito...

Crentes são uma praga vide IURD e afins...
Anônimo disse…
Eu quero o Dia do Ateu !
.
A Constituição me garante o principio de isonomia !!
Anônimo disse…
"Estado laico"? Não existe, nem nunca existiu Estado laico no Brasil. Estar ou não estabelecido na Constituição é irrelevante.

Ainda assim, ele tem razão.
@xGuRDZx disse…
Temos que tomar cuidado ao generalizar a burrice. Toda instituição, seja ela religiosa ou não, que tenha um número considerável de participantes, tem a sua minoria inteligente.

Entretanto, é importante verificar como esta "inteligência" está sendo usada: para o bem ou para o mal.

Retomando o assunto, estabelecer um dia das mulheres traz à tona a "brincadeira" de que todos os outros são dias do homem. Pode ocorrer o mesmo, ou seja, dizerem: "Os outros dias são dos católicos", já que é óbvia a participação desta religião nas decisões tomadas.

Sou ateu, mas me policio para estudar caso a caso. Acho muito pertinente e inteligente as declarações do sr. Guilhermino Cunha, que faz jus à posição que ocupa.
Anônimo disse…
Se fosse criado o Dia do Ateu nenhum desses débeis se colocava contra. Estado laico não é estado ateu. E a ELB é uma cópia malfeita da ABL e não representa ninguém a não ser um grupeto de evangélicos metidos a sabidos.
Moyses Godoi disse…
Politicagem, coisa de cumpadre, assim como a tal marcha prá Jesus, há motivos muito mais escusos para tais coisas, querem usar a boa fé do povo para arrecadar algum...

Parabéns ao Guilhermino Cunha pela sua atitude, percebe-se que ainda há cérebros não atrofiados nesse meio.
Anônimo disse…
Em Rondônia, desde 2002 o dia do evangélico é em 18/06 e é feriado estadual.
Anônimo disse…
Dia do evangélico é uma patetice.
Anônimo disse…
Já existe o dia do ateu e ele é comemorado nas passeatas gay em todo o país.
Snowmeow disse…
Anônimo:
Na tua opinião, todo ateu é gay ou todo gay é ateu?

Isso é uma ofensa tanto para os ateus, maioria heterossexuais, quanto para os gays, maioria adeptos de alguma religião.

Mas claro, se fosse pra postar algum comentário coerente aqui, você não postaria como anônimo...
Anônimo disse…
e o dia do satanista/??
Anônimo disse…
todo gay é ateu, visto que todos repudiam a palavra de Deus e não a segue. Deus é justo, muitos utilizam como desculpa o versículo da Bíblia, Jesus disse: quem não tem pecado que atire a primeira pedra, mas esquece de continuar a ler na bíblia, Jesus disse: Vá e não peque mais.quando a pessoa reconhece que e pecadora e não as pratica nova criatura é, mas se ainda comete erros vera a Ira de Deus.
Anônimo disse…
Alguns homofobicos detectados acima...
Anônimo disse…
O dia do Toninho do diabo nao pode faltar,HAUSHUAS
Anônimo disse…
cada comentario um mais sem graça do que o outro só quem não tem o que faser fica cassando justificativa e explicações que nunca irão ter
Anônimo disse…
bingo...............
Anônimo disse…
kkkkkkk,como vc chegou a esta conclusão, que todo gay e ateu.........perguntou um a uma ou e por experiencia propria,,,,,,,,,,,
Concordo com o pensamento do pastor, mas quero ressaltar, que não é necessário criar um dia para os católicos, já que todo mês tem feriados católicos, de padroeiro disso ou daquilo, para que oficializar um dia para os católicos, sendo que um país inteiro para por causa desses tais feriados, isso sim é um ignorância total, como se o Brasil todo fosse obrigado a submeter a uma idéia que muita gente não acredita.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...