Pular para o conteúdo principal

Avós não têm obrigação de pagar alimentação a neto, decide STJ

Os avós não têm obrigação de pagar a pensão alimentícia a neto. Essa foi a conclusão da 4ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) ao negar recurso especial a uma neta que reivindica o benefício de seus avós paternos. A pai da garota mora no exterior.

O avô afirmou não ter ganho suficiente para arcar com a pensão, até porque tem de sustentar uma filha pequena, e a avó disse estar desempregada.

Sentença do TJ (Tribunal de Justiça) do Espírito Santo já tinha sido desfavorável ao pedido de pensão. Essa Corte entendeu que nada impede de o pai arcar com o benefício, mesmo morando no exterior. Representada pela sua mãe, a neta recorreu, e agora perdeu de novo.

No entendimento do STJ, os avós só têm obrigação de assumir o pagamento do benefício nos casos em que ficar comprovado que o pai não possui condições de financeiras.

Com informações do STJ.

Pagamento parcial de pensão alimentícia não suspende prisão.
(março de 2010)

Casos de pensão alimentícia.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias